Como ler o resultado do teste de gravidez?

A maternidade tardia é uma tendência crescente de abrangência mundial: atualmente 3 de cada 10 mulheres que iniciam tratamentos de fertilização assistida têm mais de 40 anos.

A fertilidade segundo a idade

A capacidade reprodutiva da mulher diminui de maneira acentuada a partir dos 37 anos. De fato, a probabilidade estatística anual de gravidez diminui de 73 a 61% entre os 30 e 35 anos, a partir dos 35 abaixo de 54%. Se considerarmos o tempo imediatamente anterior à gravidez, metade das mulheres vai engravidar em uma média de:

• 3 meses antes dos 35 anos
• 7 meses dos 35 aos 37 anos
• 13 meses aos 38 anos

O avanço da ciência

Diversos avanços científicos, médicos e técnicos buscam dar resposta a este crescente número de pares que iniciam a busca da paternidade ao chegar à quarta década de vida, quando a porcentagem de mulheres inférteis ronda 64% , diante dos 30% de mulheres que não conseguem a gestação entre os 35 e 39 anos. Além disso, as gestações depois dos 40 anos apresentam riscos maiores de aborto espontâneo e complicações durante a gravidez.

Os resultados dos avanços médicos, medidos na taxa de gestações que deram certo, parecem demonstrar que está por um bom caminho. Em 2009, 50% dos casais que iniciaram tratamentos de fertilização assistida conseguiram a gravidez, enquanto esta taxa em 2007 era de 33%.

O avanço das técnicas

A respeito da tecnologia, um avanço muito importante vem sendo a possibilidade de transferir os embriões no quinto dia no estágio de “blastócitos”, em lugar do terceiro dia, como ainda se faz hoje, já que permite uma melhor sincronização dos tempos naturais de fecundação. De fato, o procedimento de transferência ao quinto dia permite selecionar embriões mais saudáveis e com maior potencial de implantação. Graças a essa modificação técnica no processo prévio à implantação, se alcançou que 57% das mulheres de 40 anos ou mais (42 anos em média) para as quais se transferiu o embrião no quinto dia, conseguiram a gestação, comparados aos 22% de êxito no caso de pacientes que receberam a implantação no terceiro dia.

Em suma, existem propostas da ciência e da tecnologia para conseguir que aqueles casais que decidiram postergar a paternidade possam realizar o seu sonho de ter seu bebê, e o melhor conselho é não atrasar tão marcadamente a busca por um filho para acompanhar o relógio biológico da mulher ou, em caso de não haver encontrado ainda o momento ou pessoa adequada, criopreservar óvulos para seu uso mais adiante.

Como ler o resultado do teste de gravidez?
 Thinkstock/Getty Images

Publicidade

O método é simples: basta colocar o produto em contato com o xixi que em até cinco minutos a mulher sabe se está grávida – ou não. Para chegar a esse resultado, que geralmente tem precisão superior a 99%, os exames medem o beta HCG, fração do hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG), produzido durante a gestação.

Esse hormônio, que aparece na urina, é secretado pelo trofoblasto, estrutura do embrião responsável pela sua interação com o útero e que, depois, dará origem à placenta. “O HCG começa a ser secretado no momento da implantação do embrião no útero, o que ocorre cerca de cinco dias depois da fecundação”, explica Renata de Camargo Menezes, ginecologista especialista em reprodução humana, diretora da Clínica Engravide, em São Paulo.

A partir daí, os níveis dele sobem exponencialmente: dobram a cada 48 horas. Por exemplo, se estiverem em 15mUI/mL no final da terceira semana de gravidez, dali a dois dias deverão estar em 30mUI/mL e assim por diante. Para se ter uma ideia, por volta da quinta semana os níveis já estão acima de 1000mUI/mL. A quantidade varia ligeiramente de mulher para mulher.

O mecanismo do teste

Os testes de farmácia contêm anticorpos que encontram o HCG presente na urina em uma fita de papel absorvente. Nesse caso, ela deve ser coletada em um potinho ou na caneta, que possui na ponta o mesmo tipo de papel e dispensa os potes: pode ser colocada em contato direto com o jato.

Nas duas situações, o processo é o mesmo. Os anticorpos detectam o hormônio e se unem a ele, formando um novo composto. É essa reação que dá a cor à segunda listra e o sinal de positivo. Já se o teste for negativo, só uma listra aparece, graças ao contato do papel com a urina, o que significa que a análise ocorreu adequadamente.

Para garantir a precisão, vale usar o primeiro xixi do dia. “Se o teste for bom, tanto faz o horário, mas, como não sabemos, o ideal é usar a primeira urina da manhã, que tem uma concentração maior de HCG”, aponta Renata.

Depois de alguns minutos, o resultado aparece em um mostrador que varia de acordo com o produto: pode ter símbolos de + e – ou apenas listras paralelas, como as da imagem abaixo. Há, ainda, versões digitais, daí o resultado aparece como GRÁVIDA ou NÃO GRÁVIDA.

Como ler o resultado do teste de gravidez?
Geralmente, o mostrador está em branco até que o xixi entre em contato com o papel. Uma listra indica que o teste deu negativo, duas que ele é positivo. Se a segunda listra aparecer mais fraquinha, é muito provável que a gravidez exista, mas ainda esteja bem no começo. Oksana Filenkova/Thinkstock/Getty Images

Continua após a publicidade

Como interpretar os resultados

Os testes são, em geral, confiáveis, mas alguns são mais sensíveis a níveis menores de beta HCG, enquanto os menos sensíveis podem apresentar falsos negativos se a gravidez estiver muito no começo. A partir das quatro semanas de idade gestacional, contudo, todos são capazes de detectar o HCG.

É nesse período que ele deve ser feito porque atinge o máximo da eficácia. Para saber se está na hora, a dica é contar quatro semanas depois do primeiro dia da última menstruação. “Mas se o ciclo for irregular, mais longo ou mais curto que o de 28 dias, a mulher pode calcular cerca de 14 dias após a provável concepção”, afirma Luciana Taliberti, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz, de São Paulo.

Os falsos positivos são raros, mas acontecem. Apesar de ser praticamente exclusivo da gestação, o HCG é também produzido por alguns tumores de ovário, caso raríssimo, e injetado como método de emagrecimento, além de entrar em alguns tratamentos de fertilidade.

Se o exame deu negativo, mas a suspeita persiste, repita o teste em dois a sete dias. Como os níveis de HCG sobem rapidamente na gestação, ele deverá dar positivo na próxima vez se houver mesmo um bebê a caminho.

O teste que mede as semanas

Ele funciona da mesma maneira, mas tem uma fita de papel extra, de alta sensibilidade, e é capaz de quantificar o HCG relativo a três períodos após a concepção: 1 a 2 semanas, acima de 3 semanas e mais de 5 semanas. Vale lembrar que esse número não vai bater com o que o obstetra vai indicar posteriormente, pois o tempo de concepção é diferente da idade gestacional, que é calculada a partir do primeiro dia da menstruação.

O mostrador é digital e esse produto, assim como outros, encontra o HCG até quatro dias antes da data esperada da menstruação. Mas, nesse caso, a eficácia de quase 100% cai para cerca de 65%.

Exames de sangue

Em termos de eficácia, o de farmácia é praticamente igual ao de sangue. A diferença aqui é que a análise feita no laboratório consegue quantificar o HCG de maneira precisa, o que determina a idade gestacional verdadeira.

Por isso, esse exame sempre é solicitado, mesmo que a gravidez já esteja confirmada. “A partir dele, também conseguimos saber se a gestação está evoluindo ou não”, aponta Luciana. Os laboratórios hoje em dia conseguem detectar taxas baixíssimas de HCG, alguns acima de 2UI/mL, mas os especialistas recomendam que o período ideal seja respeitado.

Mas atenção: a ansiedade pelo resultado pode não interferir no resultado do teste, mas com certeza não fará bem à saúde da mulher, esteja ela tentando ou não engravidar.

Continua após a publicidade

  • Fertilidade
  • Gravidez
  • Maternidade

Como ver resultado teste gravidez é positivo?

Assim, as principais formas de identificar o resultado positivo são:.
Ter duas linhas no exame de farmácia, mesmo que a segunda seja clara. ... .
Sinal de "mais" (positivo), também pode surgir em alguns testes de farmácia, sendo indicativo de gravidez, uma vez que houve detecção de beta-HCG circulante..

Como saber o resultado do teste de gravidez de farmácia?

O método é simples: basta colocar o produto em contato com o xixi que em até cinco minutos a mulher sabe se está grávida – ou não. Para chegar a esse resultado, que geralmente tem precisão superior a 99%, os exames medem o beta HCG, fração do hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG), produzido durante a gestação.

Como saber se o teste de gravidez de farmácia é positivo?

Sim. Até mesmo uma linha clara no medidor indica um resultado positivo e significa que você está grávida. Os testes de gravidez detectam o hormônio da gravidez hCG (gonadotrofina coriônica humana), que o seu corpo começa a produzir quando você engravida.

Qual é a cor do teste de gravidez positivo?

Ela pode mudar de cor depois de um tempo do teste realizado, mas preste muita atenção na cor: essa linha de evaporação tem a cor acinzentada, e não rosa como a linha fraca do teste de gravidez positivo. Se a linha for rosa é positivo, seja qual for a intensidade!