Como a Terceira Revolução Industrial influencia o espaço geográfico?

Como a Terceira Revolução Industrial influencia o espaço geográfico?
A modificação do espaço geográfico

O espaço geográfico está em constante transformação, e esse fato é consequência das relações sociais nele estabelecidas. O homem, por intermédio do desenvolvimento de técnicas, modifica a organização dos elementos espaciais, sendo que uma das transformações mais significativas é a industrialização.

Os estudantes devem ter consciência das causas e consequências das transformações espaciais promovidas pelo processo de industrialização. Portanto, aborde esse tema em sala de aula de forma que o conteúdo se torne interessante e, principalmente, promova a conscientização dos alunos acerca do tema proposto.

Inicie a aula questionando sobre a influência exercida pelas indústrias no nosso cotidiano. Em seguida, explique que a atividade industrial promove grandes alterações no espaço geográfico: desmatamento, poluição atmosférica, poluição hídrica, etc. Elucide que o processo de industrialização se manifesta não somente no espaço físico, mas também nos produtos consumidos pela população, nos meios de comunicação, nos meios de transporte, além da infraestrutura desenvolvida por tal atividade.

Posteriormente, apresente os aspectos positivos do processo de industrialização: desenvolvimento econômico, geração de empregos, melhoria da infraestrutura, etc. Aproveite o momento e promova uma discussão acerca dos benefícios gerados mediante a instalação de uma indústria.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após esse debate, pergunte aos alunos quais são as principais transformações no espaço geográfico causados pela industrialização e, de modo a despertar o senso crítico sobre o tema, entregue-os a seguinte tira:

Como a Terceira Revolução Industrial influencia o espaço geográfico?
http://www.cbpf.br:80/~eduhq/html/tirinhas/tirinhas.php

Por meio de uma análise é possível detectar que no primeiro quadro há uma presença maior de elementos naturais, destacando, com exclusividade, o Sol. Já na segunda etapa da tira, os elementos naturais ainda são predominantes, no entanto, eles têm menor destaque; o terceiro quadrante, por sua vez, representa a instalação de uma indústria no local, onde há uma grande modificação no espaço geográfico: edificação, poluição atmosférica, asfaltamento, poluição hídrica e desenvolvimento de infraestrutura.

Após tal procedimento, realize um debate sobre as mudanças espaciais provocadas pelo processo de industrialização, atendo-se aos elementos expostos na tira. Em seguida, proponha a busca de possíveis soluções para os problemas ambientais oriundos da atividade industrial, aproveitando também para enfatizar o conceito de desenvolvimento sustentável.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

A Terceira Revolução Industrial é o processo de informatização dos meios de produção e das tecnologias industriais é também chamada de Revolução Técnico-Científica-Informacional, iniciou-se em meados do século XX;

Publicidade

Até o século XVIII, apesar da existência de determinadas técnicas, a transformação do espaço foi bastante limitada e o meio geográfico permaneceu, em grande medida, natural

Com o transcorrer da história humana, o espaço geográfico foi sendo transformado e ganhando cada vez mais objetos artificias – edificações, ruas e estradas, plantações, etc. Mas isso se deu muito lentamente até a eclosão das revoluções industriais.

Desde então, o meio geográfico recebeu grande quantidade de infra-estruturas – fábricas, ferrovias, rodovias, linhas telefônicas, máquinas na agricultura, barragens e usinas hidrelétricas, etc. O meio geográfico tornou-se crescentemente artificial, transformando-se assim em meio técnico.

A Terceira Revolução Industrial e seus desenvolvimentos tecnológicos

No atual Terceira Revolução Industrial, desenvolveu-se um novo meio geográfico, adaptado às exigências da economia globalizada. Incorporam-se crescentemente ao espaço geográfico objetos que apresentam um conteúdo cada vez mais alto de ciência, técnica e informação, tais como:

  • modernas redes de telecomunicações – antenas parabólicas e de telefonia móvel, cabos de fibra óptica, redes de computadores, etc.
  • grandes infra-estruturas de transportes – aeroportos, sistemas portuários, rodovias, etc.
  • agropecuária com base na biotecnologia – alimentos geneticamente modificados (transgênicos), animais clonados, etc.
  • fábricas robotizadas, prédios comerciais e residenciais inteligentes, bolsas de valores eletrônicas, etc.

Esse novo meio geográfico é chamado de meio técnico-científico-informacional e serve para dar suporte para à aceleração do fluxo de capitais, mercadorias, informações e pessoas.

Esse meio tanto na cidade quanto no campo, incorporado na agricultura, indústria e serviços. Abrange o mundo inteiro e funciona como um sistema. Autores afirmam que vivemos em um sistema-mundo, no qual os fenômenos sociais, econômicos e culturais mais importantes não acontecem isoladamente porque há uma interdependência entre os diversos lugares do planeta.

Publicidade

Isso só é possível porque existe um sistema técnico unificado que serve ao planeta inteiro. Há vários exemplos disso: o funcionamento da Internet, da rede mundial de telecomunicações, dos aeroportos internacionais ou das bolsas de valores.

Os tecnopólos

Os técnopolos estão para o capitalismo da Terceira Revolução Industrial como as regiões carboníferas estavam para a primeira, ou as jazidas petrolíferas para a segunda.

Constituem os pontos de interconexão dos fluxos mundiais de conhecimento e informações, sendo interligados por uma densa rede de telecomunicações e computadores. São também os centros irradiadores das inovações tecnológicas.

Publicidade

Como a Terceira Revolução Industrial influencia o espaço geográfico?
Imagem: Reprodução

Geralmente, situam-se em cidades pequenas e médias, longe dos antigos centro de industrialização, porém próximo das cidades mais importantes do mundo. Muitos localizam-se na região metropolitana das cidades globais, como Tóquio, Londres, Paris, Los Angeles ou São Francisco, por exemplo.

Dependem da infra-estrutura de transportes e telecomunicações dessas cidades, além de sua estrutura administrativa e financeira.

Nesses tecnopólos encontram-se as industrias da economia informacional, fortemente baseadas na microeletrônica: semicondutores (chips para computadores), informática (equipamentos e sistemas), robótica, telecomunicações e biotecnologia. Esses setores compõem a chamada nova economia da Terceira Revolução Industrial.

Referências

Geografia – João Carlos Moreira, Eustáquio de Sene

A Terceira Revolução Industrial: Estudos do Futuro – Arnoldo José de Hoyos Guevara

Como a Terceira Revolução Industrial influencia o espaço geográfico?

Por Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Como referenciar este conteúdo

Bernardes, Luana. Terceira Revolução Industrial. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial. Acesso em: 12 de December de 2022.

Teste seu conhecimento
  • Questões
  • Respostas

01. [UFSCAR]: A Terceira Revolução Industrial gerou mudanças profundas na configuração espacial do mundo, a qual o geógrafo Milton Santos denominou de meio técnico-científico-informacional. Sobre essas mudanças, são feitas quatro afirmações. Analise-as.

I. O avanço do sistema de comunicações e de informática permitiu uma organização do espaço geográfico através de redes, que ampliam os fluxos possíveis, mesmo sem a fixação concreta das atividades produtivas em muitos pontos do espaço.

II. Apesar da ciência, da técnica e da produção estarem irregularmente distribuídas no espaço geográfico, as inovações tecnológicas estão disponíveis para todos, visto que elas transitam em fluxos que circulam por todo o mundo.

III. Embora a ampliação das relações internacionais, entre países da economia capitalista, tenha se iniciado há alguns séculos, essas mudanças alteraram o ritmo das interações espaciais, aumentando as trocas de mercadorias e a difusão de hábitos de consumo.

IV. A organização do espaço, através de redes, permitiu uma distribuição multiterritorial das atividades produtivas, gerando maior equilíbrio entre nações ricas e pobres, na divisão internacional do trabalho.

Estão corretas as afirmações:

a) I, II, III e IV.

b) I, II e III, apenas.

c) II, III e IV, apenas.

d) I e III, apenas.

e) II e IV, apenas.

 02. [UFC]: A chamada Terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científica fez surgir novos processos de produção e grandes mudanças nas relações de trabalho dentro das empresas capitalistas. A esse respeito, marque a alternativa correta.

a) As novas tecnologias favoreceram a informatização do processo produtivo e a ampliação do emprego de modo geral.

b) Surgiu o fordismo: conjunto de métodos para a produção em série, com os quais o operário produz mais em menos tempo.

c) O sistema de trabalho repetitivo foi ampliado e a especialização do operário torna-se fundamental.

d) Um método mais ágil e flexível foi desenvolvido e adaptado ao mercado que prioriza o controle de qualidade, conhecido por just-in-time.

e) A habilidade do trabalhador está restrita a uma única tarefa, favorecendo o aumento da produtividade, método conhecido como “taylorismo”

01. [UFSCAR]

Resposta: D

I. Verdadeiro – A melhoria das técnicas nos sistemas de transporte e informação articulou a formação de espacialidades constituídas em redes geográficas através da descentralização dos serviços e da não fixação permanente das atividades.

II. Falso – As inovações tecnológicas não atingem homogeneamente todos os lugares, o que está relacionado com as desigualdades nos acessos aos espaços e suas constituições.

III. Verdadeiro – Há em curso uma intensificação nas relações comerciais e políticas em todo o mundo, o que se percebe pelo aparente “encurtamento” das distâncias.

IV. Falso – Apesar da emergência de novos atores no contexto internacional, como os BRICS, ainda é grande a diferença entre o mundo desenvolvido e o subdesenvolvido.

02. [UFC]

Resposta: D

A Terceira Revolução Industrial instituiu no mundo do trabalho uma mecanização mais acentuada, com a atuação do processo de automação, isto é, do funcionamento automático do sistema produtivo. Com isso, reduziu-se a oferta de emprego, diminuíram-se o espaço de atuação do fordismo e o seu sistema de trabalho repetitivo, além de ter sido elevada a flexibilização do trabalho com a implantação de medidas de adequação da produção à demanda do mercado por meio do sistema just in time.

Compartilhe

Qual a influência da Revolução Industrial do espaço geográfico?

Um dos principais agentes de produção e transformação do espaço geográfico na sociedade atual, sem dúvidas, é a atividade industrial, pois ela provoca efeitos sobre os movimentos populacionais e o crescimento das cidades; interfere nos tipos de produção no meio urbano e também no meio rural, entre outros.

Como se caracteriza o espaço geográfico a partir da Terceira Revolução Industrial?

Os recursos naturais passaram a ser explorados de maneira irracional. Muitos encontram-se ameaçados na natureza, o que compromete o suprimento das gerações futuras. Os problemas ambientais e as mudanças climáticas também são temas de discussão desde o início da Revolução Industrial.

Como a Revolução Industrial contribuiu para alterar a paisagem geográfica?

As indústrias modernizaram o ambiente além de urbanizar o espaço, o qual recebeu uma quantidade maior de pessoas em detrimento das oportunidades que as fábricas ofereciam diferentes do espaço do campo.

Qual a influência da Terceira Revolução Industrial na globalização?

A partir do crescimento do processo de globalização, o modelo capitalista passou a ser o mais utilizado no mundo e o uso de tecnologias que promoviam dinamização e massificação da produtividade industrial neste sistema foi cada vez mais incentivado.