Como a mídia pode influenciar a prática da ginástica de acordo com o texto

1 EIXO TEMÁTICO: GINÁSTICA Tema: O corpo na ginástica Tópico 14 B: Ginástica, consumo e mídia Habilidades: 1. Analisar os padrões de corpo impostos pela cultura. 2. Analisar a influência da mídia na prática da ginástica. 3. Analisar as implicações do consumismo nas práticas das modalidades da ginástica. Uma das maiores preocupações apresentadas por nossos alunos e alunas atualmente têm sido com o corpo. No país da diversidade e da desigualde social, convivemos de um lado, com a fome e a miséria atingindo 45 milhões de pessoas, e, de outro, um número também exorbitante de pessoas que, cada vez mais se preocupam com a beleza e a estética de seus corpos. Para tratar de um assunto extremamente complexo, reproduzimos aqui trechos do texto da professora Vânia F. Noronha Alves, escrito para a formação de professores do Projeto Veredas. O corpo na sociedade globalizada O fim do século passado e o início deste configuram um novo estágio do capitalismo, denominado por muitos globalização ou, ainda, ocidentalização do mundo. Nessa fase, a comunicação, o desenvolvimento tecnológico e a economia vêm trazendo uma acelerada transformação nas sociedades e, ao mesmo tempo, profundas mudanças no nosso modo de ser, viver, aprender, sentir, pensar e agir. Como veremos, o contexto sociocultural define quem somos nós, como são nossos corpos. Neste sentido, precisamos considerar os efeitos da tecnologia, que nos coloca diante da constatação de que os tempos e espaços foram completamente modificados. Temos a possibilidade de encontrar todo tipo de informações na Web sem nos levantarmos de nossas cadeiras e podemos ser localizados a qualquer momento pela telefonia móvel. Comunicamonos com as pessoas em qualquer parte do mundo, podendo até mesmo vê-las por meio de micro câmaras. As televisões via satélite nos mostram os acontecimentos em tempo real. O mundo inteiro pôde ver, ao vivo e a cores, o avião explodindo a segunda torre do World Trade Center, bem como a destruição provocada pelas bombas na guerra entre os EUA e o Iraque. As mensagens transmitidas pela televisão têm efeitos mais rápidos e eficazes sobre as pessoas do que as próprias intervenções institucionais como, por exemplo, a da escola. Aliás, a televisão atinge um número muito maior de pessoas do que a instituição escolar. Em nosso país, por exemplo, basta analisar, por um lado, as estatísticas sobre o número de crianças fora da escola e os analfabetos e, por outro, os dados dos últimos Censos a respeito do número de domicílios brasileiros, onde há aparelhos de televisão. Não existem mais fronteiras no mundo: as localidades se tornaram terras de ninguém e de todos, ao mesmo tempo. Os conflitos culturais provocados pelas diferenças também têm aumentado. As relações humanas estão se deteriorando, os encontros sociais se modificando. O acesso à tecnologia virtual tem facilitado reuniões, conferências e bate-papos com o mundo inteiro, mas, por outro lado, vem eliminando a possibilidade do toque e do afago. É neste contexto confuso, heterogêneo, que estamos vivendo e sendo educados. Além disso, as mirabolantes descobertas provocadas pelo desenvolvimento da tecnologia têm transformado os corpos em verdadeiros cyborgs mistura de carne e de máquina, que convivem com implantes, próteses, parafusos e outros. Estes cyborgs já fazem parte do nosso mundo, mesmo que seja na ficção, no imaginário, reforçado por novelas (quem se lembra de O Clone?), filmes (Blade Runner, Gattaca, a trilogia do Matrix) quadrinhos e desenhos animados (SuperMan, Capitão Marvel), fotografias e revistas. Diante desse desenvolvimento científico, daqui a bem pouco tempo, não será preciso, por exemplo, que o ser humano se alimente ou mastigue: bastará acoplar-lhe à pele um dispositivo eletrônico com a quantidade de carboidratos, lipídios e proteínas necessárias para nossas ações diárias. Já imaginou? Estamos preparados para todas essas mudanças? Qual o papel da educação nesse contexto? Você já parou para pensar porque entramos nesta roda viva? Vivendo num sistema capitalista, somos impulsionados a produzir e consumir produtos. Por isso, passamos a maior parte do tempo envolvidos com o trabalho, dimensão da vida humana que nos permite atender a toda ordem de necessidades as essenciais para nossa sobrevivência e as criadas pelo próprio sistema. O deus mercado, muitas vezes, interfere também em nossas opções de lazer com a família e amigos, principalmente, sobre a influência da indústria cultural.

2 É nesta lógica que nosso corpo está inserido: por meio dele estamos neste mundo. A partir de suas interações com outros corpos, espaços e culturas, construímos nossas identidades >e subjetividades, pensamentos e valores. Então, vamos focar nosso olhar sobre a corporeidade (ou as questões relativas ao corpo) no mundo contemporâneo. Como o corpo tem sido visto? Com que imagens de corpo convivemos em nosso dia-a-dia? Que mensagens são transmitidas por essas imagens? Que conceitos de corpo estão subjacentes à elas? Você deve ter observado que os corpos presentes na telinha (principalmente nas propagandas e novelas) são, em sua maioria, corpos bonitos, sarados, brancos, louros, jovens, viris, belos, bem cuidados, ágeis e felizes. Corpos gordos, velhos, flácidos, rígidos, não são reproduzidos, mas escondidos, disfarçados e dissimulados. Quase sempre, apenas nos telejornais, é comum aparecerem os corpos do cotidiano, de gente simples, ligados muitas vezes à pobreza, violência, tragédia e assim por diante. Isto nos faz pensar que existe um modelo de corpo desejado e suscitado pela mídia, que o transforma em objeto a ser conquistado e comprado. Torna-se algo idealizado e, na atualidade, é sinônimo de saudável, belo, atlético, como se esse modelo de corpo fosse a única possibilidade de ser. Vivemos uma verdadeira tirania da aparência em que o corpo tem sido mais valorizado por suas próteses, enfeites, vestuário, enfim, pelo que tem e não pelo que é. Assim, o corpo se torna uma mercadoria como qualquer outra. Compram-se seios, nádegas, narizes, orelhas. Eliminam-se os sinais de envelhecimento mudando a cor dos cabelos, injetando produtos para minimizar as rugas, etc. O corpo é o principal estímulo da indústria da beleza associada à imagem de juventude que esbanja saúde, alegria. Em nome da beleza (veja bem, da beleza e não da saúde e da qualidade de vida) consomem-se roupas, alimentos, adereços, aparelhos, suplementos, silicones, imagens e exercícios físicos. Essa mercantilização dos corpos tem estimulado o comércio e o consumo de produtos. O próprio corpo tornou-se veículo utilizado para vender os mais variados tipos de produtos. Nesse mercado do corpo, aqueles que não têm acesso aos produtos de consumo tornam-se, muitas vezes, mercadorias baratas. Num país marcado pela desigualdade social, e também racial, como é o nosso, os representantes de etnias negras e indígenas são os mais atingidos. Leia a poesia do poeta mineiro Carlos Drumond de Andrade, escrita no início da década de 40, no século XX, período em que o Brasil estava vivendo o início de seu processo de industrialização: Sensível às mudanças que vinham ocorrendo em nossa sociedade naquela época, o poeta antecipa seu olhar sobre suas implicações para os corpos. Eu, etiqueta Em minha calça está grudado um nome que não é meu de batismo ou de cartório, um nome... estranho. Meu blusão traz lembrete de bebida que jamais pus na boca, nesta vida. Em minha camiseta, a marca de cigarro que não fumo, até hoje não fumei. Minhas meias falam de produto que nunca experimentei mas são comunicados a meus pés. Meu tênis é proclama colorido de alguma coisa não provada por este provador de idade. Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro, minha gravata e cinto e escova e pente, meu copo, minha xícara, minha toalha de banho e sabonete, meu isso, meu aquilo, desde a cabeça até o bico dos sapatos, são mensagens, letras falantes, gritos visuais, ordem de uso, abuso, reincidência, costume, hábito, preemência, indispensabilidade, e fazem de mim homem-anúncio itinerante, escravo da matéria anunciada. Estou, estou na moda. É doce estar na moda, ainda que a moda seja negar minha identidade, trocá-la por mil, açambarcando

3 todas as marcas registradas, todos os logotipos de mercado. Com que inocência demito-me de ser eu que antes era e me sabia tão diverso de outros, tão mim-mesmo,ser pensante, sentinte e solitário com outros seres diversos e conscientes de sua humana invencível condição. Agora sou anúncio, ora vulgar, ora bizarro, em língua nacional ou em qualquer língua (qualquer, principalmente). E nisto me comprazo, tiro glória de minha anulação. Não sou - vê lá - anúncio contratado. Eu é que mimosamente pago para anunciar, para vender em bares festas praias pérgulas piscinas, e bem à vista exibo esta etiqueta global no corpo que desiste de ser veste e sandália de uma essência tão viva, independente, que moda ou suborno algum compromete. Onde terei jogado fora meu gosto e capacidade de escolher, minhas indiossicrasias tão pessoais, tão minhas que no rosto se espelhavam, e cada gesto, cada olhar, cada vinco de roupa resumia uma estética? Hoje sou costurado, sou tecido, sou gravado de forma universal, saio da estamparia, não de casa, da vitrine me tiram, me recolocam, objeto pulsante mas objeto que se oferece como signo dos outros objetos estáticos, tarifados. Por me ostentar assim, tão orgulhoso de ser não eu, mas artigo industrial, peço que meu nome retifiquem. Já não me convém o título de homem, meu nome novo é coisa. Eu sou a coisa, coisamente. Assim como denunciado pelo poeta, podemos perceber que é uma tendência do mundo moderno reproduzir a mesma lógica do mercado, isto é, o corpo é explorado economicamente e utilizado para vender e consumir produtos de toda natureza, mesmo que não sejam tão recomendáveis como as bebidas e os cigarros. Mulheres sedutoras vendem produtos destinados ao público masculino e, o contrário, recentemente, também tem acontecido. É o caso, por exemplo, das propagandas de cerveja. Como as mulheres já constituem parte considerável do público que usufrui o produto, é hora de usar modelos, atores e outros ícones da beleza e do sucesso masculino, com o fim único de vender mais e mais, lucrar mais e mais. São comerciais planejados e preparados para atingir uma determinada camada da população, cada vez mais vulnerável a essa visão estereotipada propagada pela mídia corpos jovens perfeitos, como modelos a serem copiados e reproduzidos. Entretanto, essa onda do corpo não proporciona resultados que nos coloquem em condições humanas dignas de existência, pois, apesar de os sujeitos estarem cada vez mais conectados a seus corpos-máquinas, tornam-se tanto mais isolados do coletivo da sociabilidade. Além disso, desconsidera-se o caráter original do corpo, sobretudo porque se promove e dissemina a idéia de que a construção do padrão está ao alcance de todos e é tarefa fácil (Souza, 2002). Para alcançá-lo, as pessoas precisam submeter-se a sacrifícios e cuidados, vale tudo: adesão a dietas milagrosas, remédios emagrecedores, malhação excessiva, uso de anabolizantes-bombas, excesso de cirurgias plásticas, silicones, implantes, próteses, gastos com cosméticos (diga-se de passagem, esta é uma das indústrias que mais crescem no mundo), dentre outros. Várias revistas semanais e mensais trazem receitas, entrevistas, fórmulas, produtos, técnicas que prometem a tão sonhada fonte da juventude, construindo um imaginário social em torno do que seja este corpo belo.

4 Essas práticas e intervenções, com maior ou menor grau de adesão dos sujeitos, podem comprometer a saúde do corpo bem como revelar um constrangimento social provocado pela sensação de nunca se atingir o padrão. A percepção do corpo nos dias atuais remete, muitas vezes, a um ideal impossível. É comum encontrarmos, no dia-adia, pessoas insatisfeitas, mesmo quando seus corpos atendem aos padrões. Vive-se um culto exacerbado ao corpo, incentivado principalmente pela mídia. As academias de ginástica, apesar de serem um espaço importante para o trato do corpo, na perspectiva da qualidade de vida, têm, muitas vezes, se transformado no palco por excelência de seu culto e idolatria. Geralmente são os locais onde circulam e são (esculpidos) produzidos os corpos esculturais. Seus consumidores querem o que existe de mais atual, e aquilo que vai proporcionar ao corpo as sensações, o tônus, a densidade, enfim, a imagem em voga (Rosa, 2003). Tem que correr/ tem que suar/ respiração/abre o pulmão, estes versos de Marcos Vale traduzem as palavras de ordem destes templos do corpo. Com efeito, os veículos de comunicação de massa, em especial a TV, têm provocado este boom também com as crianças, que passaram a ser vistas como pequenos consumidores, e a cada dia são alvo constante de propagandas. Tudo é meticulosamente pensado e planejado para atingir o objetivo único de aumentar o consumo entre elas. Veja só o que foi preparado para esse público neste novo ano: a boneca mais desejada, a Barbie, fez plástica, está mais bronzeada, de biquíni e com novas amigas. Adotou um guarda-roupa moderno e atitudes ousadas - até trocou Ken por outro namorado. O motivo? Evitar a perda de mercado para a nova geração de brinquedos. Além da padronização, os corpos vêm sendo instigados a uma crescente erotização, amplamente veiculada pela TV, o cinema, a música, os jornais, as revistas, as propagandas, outdoors, e, mais recentemente, a Internet. Assim, tem sido possível vivenciar novas modalidades de exploração dos corpos e da sexualidade, mesmo para públicos de pouca idade, o que produz uma cultura infantil adultizada e consumista. Basta ver a influência das apresentadoras de televisão, verdadeiras barbies brasileiras, ou mesmo as coreografias propostas pelos divulgadores da axé music, cujos cantos e gestos as crianças sabem, tão bem, reproduzir. Sem falar nos produtos de maquiagem, roupas, calçados, perfumes que introduzem as crianças, principalmente as meninas, no mundo da beleza e da vaidade. Este processo de erotização tem produzido efeitos significativos na construção de identidades sexuais e de gênero, particularmente na infância e na pré-adolescência (Neckel, 2003:56). Já deve estar ficando mais clara nossa função como educadores nesse contexto. Se estamos defendendo uma educação que torne os sujeitos mais humanos a partir da compreensão de sua corporeidade no mundo, não podemos nos furtar da tarefa de questionar todos esses valores impostos pela sociedade. Não estamos querendo negar essa realidade, mas entendemos que, ao nos tornarmos sujeitos críticos, adquirimos as ferramentas necessárias para questioná-la, compreendê-la e, até mesmo, transformá-la. Neste sentido, poderemos chegar à conclusão de que, mais importante do que ter um corpo bonito, atlético, que atenda aos interesses do mercado, do consumo, etc, devemos nos conhecer melhor e nos aceitar como somos, reconhecer nossos limites e possibilidades de mudanças com consciência e criticidade, na perspectiva da melhoria da qualidade de vida. Como tratar do assunto? Todas as discussões desenvolvidas no texto podem (e devem) ser discutidas com os alunos e alunas em todos os eixos temáticos aqui propostos. O professor poderá lançar mão de revistas como Boa Forma, Veja, Isto é, entre outras, que lidam sobre o assunto. Ler as matérias e discutir. Assistir TV, propagandas, novelas, filmes, identificando as concepções de corpo presentes. Recentemente um professor relatou que fotografou espaços do cotidiano da cidade, como os out doors, bancas de revistas, propagandas nos ônibus coletivos, fachadas de prédios, catálogos de lojas e shoppings, com o objetivo de problematizar os modelos de corpos que de forma sutil estão construindo nosso imaginário de corpo. Relata que o debate com seus alunos a partir das fotografias, foi bastante instigante. Quem tiver o recurso da máquina digital poderá encontrar maior facilidade. Para avaliar o tópico, o professor pode solicitar a análise por escrito de filmes, propagandas, charges, debates, construção de cartazes, dramatizações a partir da poesia do Drumond, entrevistas com a comunidade escolar sobre a temática. Para saber mais: ALVES, Vânia de F. Noronha. A construção dos sentidos de corpo na sociedade ocidental. In: SALGADO, Maria Umbelina C.; MIRANDA, Glaura Vasques de. (Orgas.). Veredas; formação superior de professores: módulo 6, v. 1/SEE-MG, p Belo Horizonte: SEE-MG, 2004 Leia a bibliografia indicada no artigo da Professora Vânia F. Noronha Alves, disponibilizado no site do PDP 2004.

5 Orientação Pedagógica: Ginástica, consumo e mídia "Corpo ideal": padrões impostos pela cultura Currículo Básico Comum - Educação Física Ensino Médio Autor(a): Vânia de Fátima Noronha Alves Centro de Referência Virtual do Professor - SEE-MG/2005

Qual é a influência da mídia na prática da ginástica?

A prática da Ginástica Artística (GA), assim como das demais modalidades esportivas, é influenciada pela mídia de massa, especialmente, quando há exposição direta dos atletas de destaque nos principais meios de comunicação.

O que a mídia promete Sobre ginástica rítmica?

“A ginástica rítmica está ganhando espaço e trazendo atletas bem treinadas e de qualidade para as provas competitivas, enquanto a equipe de ginástica artística está em uma fase de transição, com atletas experientes deixando as competições e atletas novos com pouca vivência no esporte”, conta Ayesha.

O que os meios de comunicação propõe em relação a ginástica?

Os diferentes meios de comunicação propõem, em geral, que a ginástica é uma prática que estimula a saúde. Se observamos, por exemplo, uma revista de fofocas, veremos que a ginástica é vista como meio de obter beleza. Em uma revista de esportes, veremos a ginástica como meio para obter títulos em competições.