Com relação a tendência da Pedagogia Histórico-crítica assinale a alternativa INCORRETA

Com relação à tendência pedagógica libertadora, cujo maior representante foi Paulo Freire, julgue o seguinte item.  O mais importante para a educação proposta por Paulo Freire são os conteúdos, predeterminados pelos currículos dos sistemas de ensino, pois eles enriquecem o saber popular. 

  • Certo

  • Errado

Oriundas em meio a movimentos sociais, em diferentes contextos históricos, as tendências pedagógicas influenciaram as práticas pedagógicas e buscaram atender às expectativas da sociedade, ora das classes dominantes ora de trabalhadores. Luckesi (1990) complementa que as diversas teorias filosóficas pretenderam dar conta da compreensão e da orientação da prática educacional em diversos momentos e circunstâncias da história humana. Sobre a tendência liberal tradicional, analise e relacione: coluna da esquerda A, B e C com as afirmativas expostas à direita.

  • A A-II, B-I, C-III

  • B A-V, B-III, C-IV

  • C A-III, B-II, C-V

  • D A-I, B-IV, C-II

Por volta dos anos de 1920 e 1930, o pensamento liberal democrático chega ao Brasil e a Escola Nova emerge no cenário brasileiro em defesa da escola pública para todas as camadas da sociedade. Sobre a Escola Nova, assinale a alternativa incorreta.

  • A Tem Jonh Dewey e Anísio Teixeira como representantes significativos

  • B Trata de mudar o rumo da educação tradicional, intelectualista e livresca, dando-lhe sentido vivo e ativo

  • C Do ponto de vista da Escola Nova, os conhecimentos já obtidos pela ciência e acumulados pela humanidade precisariam sim ser transmitidos aos alunos, pois se acreditava nos novos métodos propostos e organizados

  • D Essa tendência retira o professor e os conteúdos disciplinares do centro do processo pedagógico e coloca o aluno como fundamental

O chamado _____ foi inspirado nas teorias da aprendizagem e da abordagem do ensino de forma sistêmica. Constituiu-se numa prática pedagógica fortemente controladora das ações dos alunos e, até, dos professores, direcionadas por atividades repetitivas, sem reflexão e absolutamente programadas, com riqueza de detalhes. Defendia, além do princípio da neutralidade, já citada, à racionalidade, a eficiência e a produtividade.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna 

  • A instrumentalismo educacional

  • B tecnicismo educacional

  • C criacionismo pedagógico

  • D tradicionalismo pedagógico

Sobre a tendência progressista crítico social dos conteúdos ou histórico-crítica, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. Essa tendência se constitui no final da década de 70 e início dos 80 com o propósito de ser contrária à pedagogia libertadora, por entender que essa tendência não dá o verdadeiro e merecido valor ao aprendizado de certos saberes.
II. Esta tendência prioriza, na sua concepção pedagógica, o domínio dos conteúdos científicos, a prática de métodos de estudo, a construção de habilidades e raciocínio científico, como modo de formar a consciência crítica para fazer frete à realidade social injusta e desigual.
III. Trata-se de uma tendência pedagógica que vê o papel da escola como parte integrante do todo social; prepara o aluno para participação ativa na sociedade e vê o papel do aluno como sujeito no mundo e situado como ser social e ativo.

  • A Apenas a afirmativa I e II estão corretas

  • B Apenas as afirmativas I e III estão corretas

  • C Apenas a afirmativa II está correta

  • D As afirmativas I, II e III estão corretas


1. (IDECAN/IFPB/2019) “Os conteúdos são trabalhados através de temas geradores, utiliza grupos de discussão como método de trabalho, a relação entre professor x Aluno é de igual para igual, horizontalmente, a aprendizagem se dá através de resoluções de situações - problemas.” Essas características estão relacionadas à tendência

A) Progressista “crítico social dos conteúdos ou “histórico-crítica”.
B) Progressista Libertadora.
C) Progressista Libertária.
D) Liberal Renovadora não diretiva (Escola Nova).
E) Liberal Renovada

2) (IBEMA/PR 2017)O conhecimento das tendências pedagógicas e perspectivas de ensino por parte dos professores é fundamental para a realização de uma prática docente realmente significativa. Analise as afirmativas abaixo em relação às tendências pedagógicas:

As crianças são capazes de aceitar o ponto de vista do outro, levando em conta mais de uma perspectiva. Podem representar transformações, assim como situações estáticas. Tem capacidade de classificação, agrupamento, reversibilidade e conseguem realizar atividades concretas, que não exigem abstração.

a) II e IV apenas.

b) I, II e III apenas.

c) I, II, IV e V apenas.

d) III, IV e V apenas.


3 - (Colombo-2016/UFPR) Quanto às tendências pedagógicas na prática escolar, é correto afirmar:

a) A tendência liberal da pedagogia caracteriza-se por uma prática democrática, avançada e aberta, tendo em vista que vê a educação como possibilidade de superação da divisão de classes presente na sociedade.

b) A Pedagogia Progressista parte de uma análise crítica das realidades sociais e sustenta implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.

c) A tendência libertadora enfatiza o ensino escolar e a transmissão de conteúdos específicos pela escola como forma de liberdade e transformação dos sujeitos.

d) A tendência progressista libertária destaca o papel da escola para a transformação do indivíduo ao assegurar o acesso ao

conhecimento sistematizado, delimitado pelo Estado como relevante para a formação humana.

e) A tendência liberal renovada centraliza no professor e na sua prática pedagógica a possibilidade de superação das diferenças existentes na sociedade.


Publicidade


4 - (Almirante Tamandaré 2015/UFPR) Há um conjunto de tendências pedagógicas que predominaram na educação brasileira ao longo da nossa história. Sobre essas tendências, é correto afirmar:
a) A concepção tradicional de educação defende a tradição e a cultura como base do processo formativo, incentivando o
registro histórico e o uso da história como base do ensino.
b) A pedagogia liberal indica que a escola tem o papel de formar as pessoas para desempenhar papéis sociais, com base
nas aptidões individuais, as quais devem ser desenvolvidas por meio dos processos de ensino-aprendizagem.
c) O tecnicismo é uma tendência pedagógica voltada ao incremento da técnica, e, por isso, foi a base para a elaboração dos
currículos dos cursos profissionalizantes, nos quais o domínio da técnica é o objetivo principal.
d) A pedagogia libertadora foi elaborada no final do século XIX com vistas, inicialmente, a combater o princípio do escravismo
presente na sociedade brasileira. Posteriormente, esta concepção foi utilizada para se defender propostas educacionais
defensoras da liberdade de ensinar e aprender.
e) A concepção histórico-crítica da educação afirma que a escola tem o papel de contribuir complementarmente com a formação das pessoas, mas reconhece que a principal agência formadora é a família.

5 - (SEED/PR 2007) A Educação Brasileira, ao longo de sua história, foi marcada por diferentes pedagogias. Correlacione cada educador da coluna da direita com sua corrente pedagógica na coluna da esquerda.


1. Pedagogia Tradicional.                  ( ) Dewey

2. Pedagogia da Escola Nova.            ( ) Herbart
3. Pedagogia Libertadora.                  ( ) Dermeval Saviani
4. Pedagogia Histórico-Crítica.            ( ) Paulo Freire

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

a) 1 – 2 – 3 – 4.
b) 4 – 3 – 2 – 1.
c) 2 – 1 – 3 – 4.
d) 3 – 4 – 1 – 2.
e) 2 – 1 – 4 – 3.

6. (Palhoça 2011) A análise das tendências pedagógicas no Brasil mostra a influência dos grandes movimentos educacionais internacionais, da mesma forma que expressa as especificidades da história política, social e cultural

de nosso país. Vários pesquisadores identificam, na tradição pedagógica brasileira, a presença de grandes tendências:
a. ( ) A tradicional e a crítica dos conteúdos.
b. ( ) A tradicional, a renovada e a cientificista.
c. ( ) A tradicional, a tecnicista e a construtivista.
d. ( ) A tradicional, a renovada, a tecnicista e as marcadas centralmente por preocupações sociais e políticas.
e. ( ) A tradicional, a construtivista e as marcadas centralmente por preocupações sociais e políticas.


Confira também:

  • Simulado de Conhecimentos Específicos de Pedagogia para Concurso Público.
  • Questões de Legislação Educacional Lei 9.394/96 - LDB


7. (São José SC/2013) A tendência pedagógica chamada de “Pedagogia Liberal” tinha como intenção principal:

a. ( ) Prestigiar a escola por suas iniciativas pedagógicas oriundas de práticas de cooperação, de trocas, onde cada sujeito é considerado no contexto de sua cultura, na história de sua comunidade.
b. ( ) Não reconhecer o indivíduo como protagonista de seus sucessos e fracassos, remetendo as conquistas pessoais à inserção de cada um e de cada uma, nas relações com a coletividade.
c. ( ) Defender o sistema cooperativo entre todos os setores da sociedade capitalista, com base na fraternidade social e na igualdade de direitos para todos os cidadãos que habitem uma mesma nação.
d. ( ) Valorizar as ações pedagógicas altruístas, assentadas em princípios de solidariedade, de caridade, de reconhecimento das diferenças e de respeito às potencialidades dos seres humanos.
e. ( X ) Justificar o sistema capitalista, atribuindo ênfase na defesa da liberdade, dos direitos e dos interesses individualistas de cada pessoa que integra a sociedade, já que a sua forma de organização social é baseada na propriedade
privada dos meios de produção.

8. As diferentes concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: liberal e progressista.

Relacione as colunas 1 e 2 abaixo de acordo com a concepções pedagógicas da educação brasileira:

Coluna 1 Tendência

1. Liberal
2. Progressista

Coluna 2 Pedagogia


( ) tradicional

( ) tecnicista
( ) libertária
( ) renovada-progressista
( ) libertadora
( ) crítico-social dos conteúdos
( ) renovada não-diretiva

assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a. ( ) 1 • 1 • 2 • 1 • 2 • 2 • 1
b. ( ) 1 • 1 • 2 • 2 • 2 • 2 • 1
c. ( ) 1 • 2 • 2 • 1 • 2 • 2 • 1
d. ( ) 1 • 2 • 1 • 1 • 2 • 1 • 2
e. ( ) 1 • 2 • 2 • 2 • 1 • 1 • 1

9. (Tijucas 2015/P. Auxiliar) As Tendências Pedagógicas Liberais surgiram no século XIX e foram influenciadas pelas ideias do liberalismo no mundo ocidental e do sistema capitalista. Para os liberais, a educação e o saber já produzidos (conteúdos) são mais importantes que a experiência vivida pelos educandos no processo pelo qual ele aprende. Dessa forma, os liberais contribuíram para manter o saber como instrumento de poder entre dominador e dominado.

As tendências pedagógicas liberais mais importantes são:


  • 1. Liberal Tradicional.
  • 2. Liberal Educacional.
  • 3. Tendência Liberal Renovada.
  • 4. Tendência Liberal Formal.



Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.


a. ( ) São corretos apenas os itens 1 e 3.

b. ( ) São corretos apenas os itens 3 e 4.
c. ( ) São corretos apenas os itens 1, 2 e 3.
d. ( ) São corretos apenas os itens 1, 2 e 4.
e. ( ) São corretos apenas os itens 2, 3 e 4.


Publicidade



10. As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Essas formaram a prática pedagógica do país. Pesquisadores do campo educacional apresentam reflexões a respeito das tendências pedagógicas e mostram que as principais tendências pedagógicas, usadas na educação brasileira, se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico.

Elas são:
a. ( ) Pensamento Moderno e
Pensamento Transgressor.
b. ( ) Pensamento Conservador e Pensamento Liberal.
c. ( ) Tendências Tecnicistas e Tendências Liberais.
d. ( ) Tendências Liberais e Tendências Progressistas.
e. ( ) Tendências Transgressoras e Tendências Progressistas

11) Sobre as tendências pedagógicas liberais Segundo LIBÂNEO (1990), a pedagogia liberal sustenta a idéia, EXCETO:

a) Que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. 
b) Isso pressupõe que o indivíduo precisa adaptar-se aos valores e normas vigentes na sociedade de classe, através do desenvolvimento da cultura individual. 
b) Devido a essa ênfase no aspecto cultural, as diferenças entre as classes sociais não são consideradas, pois, embora a escola passe a difundir a idéia de igualdade de   oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições.
d) Que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho individual e técnico, de acordo com as aptidões pessoais. 


12) (IBEMA/PR 2017)As tendências pedagógicas influenciaram as práticas pedagógicas e

buscaram atender às expectativas da sociedade. A Pedagogia Progressista é no Brasil um paradigma educacional que propõe a transformação social por meio da educação. Analise os seus pressupostos abaixo:

I- Surge com a finalidade de contrapor-se as tendências liberais. A educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social.
II- Propõe uma analise crítica das realidades sociais, sustentando a parte sócio-política da educação.
III- Considera o indivíduo como ser que constrói a sua própria história onde o professor assume o papel de mediador entre o saber elaborado e o conhecimento a ser produzido.
IV- Propõe um ensino organizado em função de pré-requisitos onde a aprendizagem é simplesmente uma modificação de desempenho.

Está correto o que se afirma em:

a) II, III e IV apenas.

b) I, II e III apenas.

c) I e II apenas.

d) I, II e IV apenas.



13) No contexto das tendências pedagógicas em relação a tendência liberal tradicional analise os itens:



  • I. Quanto aos pressupostos de aprendizagem, a idéia de que o ensino consiste em repassar os conhecimentos para o espírito da criança é acompanhada de outra: a de que a capacidade de assimilação  da criança é idêntica à do adulto, sem levar em conta as características próprias de cada idade.
  • II. A criança é vista, assim, como um adulto em miniatura, apenas menos desenvolvida.



 Estão corretos


a) Somente I

b) Somente II
c) I e II
d) Nenhum

14) Considerando as tendências pedagógicas  para a tendência liberal tradicional  no ensino da língua portuguesa. È incorreto afirmar que:

a) predomina, nessa tendência tradicional, o ensino da gramática pela gramática, com ênfase nos exercícios repetitivos e de recapitulação da matéria, exigindo uma atitude receptiva e mecânica do aluno. 
b) Os conteúdos são organizados pelo professor, numa seqüência lógica, e a avaliação é realizada através de provas escritas e exercícios de casa.
c) predomina, nessa tendência tradicional, o ensino da gramática conforme o contexto do aluno, com ênfase nos exercícios de comunicação eficaz, exigindo uma atitude interativa do aluno.
d)  parte-se da concepção que considera a linguagem como expressão do pensamento


15) Na análise das tendências pedagógicas. Segundo a perspectiva teórica de Libâneo, a tendência liberal renovada (ou pragmatista) acentua o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais. Sobre o tema assinale V se verdadeiro ou F se falso


  • (  ) A escola continua, dessa forma, a preparar o aluno para assumir seu papel na sociedade, adaptando as necessidades do educando ao meio social, por isso ela deve imitar a vida. 
  • (  ) Se, na tendência liberal tradicional, a atividade pedagógica estava centrada no professor, na escola renovada progressivista, defende-se a idéia de “aprender fazendo”
  • (  ) Está centrada no aluno, valorizando as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, etc, levando em conta os interesses do aluno.



 Assinale a alternativa que corresponde as afirmações

a) V, V, V
b) V, F, V
c) F, V V
d) F, F, V

16) O Estudo das tendências pedagógicas é fundamental na formação do educador. Sobre a tendência liberal renovada não-diretiva é INCORRETO afirmar quebra-lhe


a) Acentua-se, nessa tendência, o papel da escola na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. 

b) Todo o esforço deve visar a um direcionamento do indivíduo, ou seja, a uma adequação ao meio social e seus padrões.
c) Aprender é modificar suas próprias percepções.  Apenas se aprende o que estiver significativamente relacionado com essas percepções.
d) A retenção se dá pela relevância do aprendido em relação ao “eu”, o que torna a avaliação escolar sem sentido, privilegiando-se a auto-avaliação.

17) Dentre as tendências pedagógicas temos a escola liberal tecnicista atua, EXCETO


a) no aperfeiçoamento da ordem social vigente (o sistema capitalista), 

b) articulando-se diretamente com o sistema produtivo; para tanto, emprega a ciência da mudança de comportamento, ou seja, a tecnologia comportamental. 
c) no interesse de produzir indivíduos “competentes” críticos se preocupando com as mudanças sociais.
d) vendo o aluno como depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser acumulados na mente através de associações.

18 - (UFPR/2015) Há um conjunto de tendências pedagógicas que predominaram na educação brasileira ao longo da nossa história.Sobre essas tendências, é correto afirmar:

a) A concepção tradicional de educação defende a tradição e a cultura como base do processo formativo, incentivando oregistro histórico e o uso da história como base do ensino.
b) A pedagogia liberal indica que a escola tem o papel de formar as pessoas para desempenhar papéis sociais, com basenas aptidões individuais, as quais devem ser desenvolvidas por meio dos processos de ensino-aprendizagem.
c) O tecnicismo é uma tendência pedagógica voltada ao incremento da técnica, e, por isso, foi a base para a elaboração doscurrículos dos cursos profissionalizantes, nos quais o domínio da técnica é o objetivo principal.
d) A pedagogia libertadora foi elaborada no final do século XIX com vistas, inicialmente, a combater o princípio do escravismopresente na sociedade brasileira. Posteriormente, esta concepção foi utilizada para se defender propostas educacionaisdefensoras da liberdade de ensinar e aprender.
e) A concepção histórico-crítica da educação afirma que a escola tem o papel de contribuir complementarmente com aformação das pessoas, mas reconhece que a principal agência formadora é a família

19 - (Matinhos2011) No Brasil, entre as tendências progressistas do pensamento educacional está a Pedagogia Histórico-Crítica, que temsuas formulações sustentadas no materialismo histórico-dialético. Com relação às proposições da tendênciaeducacional mencionada, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):



  • ( ) A educação é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo, a humanidade que é produzidahistórica e coletivamente.
  • ( ) A educação é concebida como mediação no seio da prática social global e deve assegurar a reprodução dasdesigualdades sociais.
  • ( ) A prática social é o ponto de partida e de chegada do processo educativo.
  • ( ) O método de ensino e aprendizagem baseia-se na memorização dos conteúdos, que são transmitidos aosalunos pelo professor.



Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) V – V – V – F.
b) V – F – V – F.
c) F – F – V – V.
d) V – F – F – V.
e) F – V – F – F.


Publicidade


20 - UFPR-Guaratuba-2008) Numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda, associando as tendências pedagógicas com asrespectivas características.


  • 1. Tendência tradicional ou conservadora.
  • 2. Tendência tecnicista.
  • 3. Tendência libertadora.
  • 4. Tendência histórico-crítica.
  • 5. Tendência escolanovista.



( ) O fundamental na educação é que os educandos sereconheçam como sujeitos capazes de transformar a realidade.

( ) Aprendizagem é modificação do desempenho.
( ) Aprender é uma atividade de descoberta. A aprendizagem é umato individual, uma construção subjetiva do conhecimento.
( ) A interação social é o elemento de compreensão e intervençãona prática social mediada pelo conteúdo.
( ) Valorização do conteúdo, do intelectual, da disciplina e dodiretivismo.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

a) 1 – 3 – 5 – 4 – 2.
b) 4 – 5 – 1 – 2 – 3.
c) 3 – 2 – 1 – 5 – 4.
d) 4 – 2 – 5 – 1 – 3.
e) 3 – 2 – 5 – 4 – 1.

21. (Brusque2013) As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movi-mentos sociais e filosóficos. Essas formaram a prática pedagógica do país. Pesquisadores do campo educa-cional apresentam reflexões a respeito das tendências pedagógicas e mostram que as principais tendências pedagógicas, usadas na educação brasileira, se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico.Elas são:


a. ( ) Pensamento Moderno e Pensamento Transgressor.

b. ( ) Pensamento Conservador e Pensamento Liberal.
c. ( ) Tendências Tecnicistas e Tendências Liberais.
d. ( ) Tendências Liberais e Tendências Progressistas.
e. ( ) Tendências Transgressoras e Tendências Progressistas.

22. (FEPESE/2017) Carl Rogers, psicólogo estadunidense, é um representante de uma das tendências pedagógicas decunho liberal, em que a ênfase dos conteúdos está no desenvolvimento das relações e não na transmissãode conhecimentos que serão buscados pelos alunos.


Assinale a alternativa que corresponde à tendência deRogers.

a. ( ) Tecnicista
b. ( ) Renovadora Não Diretiva
c. ( ) Crítico Social dos Conteúdos
d. ( ) Renovadora Progressista
e. ( ) Libertadora

23. (Fraiburgo2018)A respeito das tendências pedagógicas, podems er considerados desdobramentos da Tendência Liberal: 

1. A tradicional
2. A renovada: 
3. A renovada não-diretiva
4. A tecnicista
5. A libertadora
6. A libertáriaa 

a.( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 6.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
e. ( ) São corretas apenas as afirmativas 3, 4, 5 e 6.

24.(IDECAN/IFPB/2019) Nos últimos dois decênios do século XX, mais especificamente após o fim da Ditadura Militar no Brasil, com a abertura política, situação econômica desfavorável e resquícios da repressão, surgiram vários movimentos das classes operárias em busca de melhorias sociais. E nesse cenário, os professores sentiram-se também no direito de reivindicar participação junto às políticas públicas educacionais. Sobre esse assunto é correto afirmar, exceto:
A) Esses movimentos foram uma “tentativa de superar a cultura tecnicista instalada no meio educativo e politizar o pensamento pedagógico”.
B) O referencial marxista se firma nas análises do interior da  Pedagogia, tornando como princípio a relação entre realidade educacional e realidade social.
C) A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes da população, pois, embora difundida a ideia de igualdade de oportunidades, não se leva em conta a desigualdade de condições sociais existentes no País.
D) Da Pedagogia Tecnicista até os dias atuais, a Didática desfragmentou o seu fundamento, primeiro coma ruptura da sua função prescritiva e instrumental, depois com a variação entre as didáticas, criando várias didáticas e metodologias, principalmente nos cursos de Pedagogia e de Magistério.
E) A Pedagogia Histórico Crítica é ideal como proposta de ação concreta para a escola pública, pois preconiza a democratização dos conteúdos socioculturais, científicos e artísticos para as classes populares.

25. (IDECAN/IFPB/2019) Faça a correspondência entre as tendências pedagógicas abaixo e o método de ensino utilizado por cada uma delas:
1. Tendência liberal tradicional
2. Tendência liberal renovada
3. Tendência liberal renovadora não-diretiva (Escola Nova)
( ) Por meio de experiências, pesquisas e método de solução de problemas.
( ) Método baseado na facilitação da aprendizagem.
( ) Exposição e demonstração verbal da matéria e / ou por meios
de modelos.
Tem-se como sequência correta, obtida no sentido de cima para
baixo:
A) 2, 3, 1.
B) 2. 1, 3
C) 3, 2, 1
D) 3, 1, 2
E) 1, 3, 2


Leia também

  • Simulado de alfabetização e letramento com gabarito.
  • Questões sobre Avaliação da Aprendizagem.
  • Simulado sobre Paulo Freire

Com relação a tendência da Pedagogia Histórico-crítica assinale a alternativa INCORRETA



Gabarito das questões sobre tendências pedagógicas

1 B2 A3 B4 B5 E6 D7 E8 A9 A10 D

11.D
12.B
13.C
14.C
15.A
16.B
17.C
18.B
19.B
20.E
21.D
22.B
23.D
24.D
25.A


Questões sugeridas para:

  • questões sobre tendencias pedagógicas
  • tendencias pedagógicas para concurso
  • simulado tendencias pedagógicas
  • atividades com gabarito sobre as tendencias pedagógicas
  • exercícios tendencias pedagógicas com gabarito
  • questões discursivas sobre tendências pedagógicas

Questões sobre Tendências Pedagógicas, com  gabarito.  exercícios resolvidos considerando a tendência pedagógica em questão. Atividades com gabarito sobre concepção pedagógica tradicional, libertadora, tecnicista, liberal, tradicional, nova, renovada, renovadora, libertadora, crítica social dos conteúdos e progressista. Questões de provas de concurso público.

Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!

Qual a tendência pedagógica histórico

Sendo assim, a pedagogia histórico-crítica tem a compreensão de que o ato educativo deve ocorrer em sua totalidade, gerando uma visão ampla e complexa, relacionando os conteúdos com o processo de formação do sujeito (educando) com o cotidiano no qual ele está inserido (sociedade), tornando o ato de ensinar um processo ...

Quais são as características da pedagogia Histórico

A pedagogia histórico-crítica compreende que a escola é determinada socialmente e que a sociedade, fundada no modo de produção capitalista, é dividida em classes com interesses opostos, portanto, a escola sofre a determinação do conflito de interesses que caracteriza a sociedade.

O que seria a tendência pedagógica histórico

Idealizador da Pedagogia por ele denominada Histórico-crítica, Dermeval Saviani defende que uma das funções da escola é possibilitar o acesso aos conhecimentos previamente produzidos e sistematizados.

O que a pedagogia Histórico

A pedagogia histórico-crítica tem por proposta a ação pedagógica fundamentada na articulação entre a teoria e a prática (práxis), contribuindo para que os indivíduos ultrapassem a visão imediata dos fenômenos.