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Pré-visualização | Página 7 de 18mas nossa língua é muito pobre e temos que nos resignar) que não me penalizem por isto, porque eu justo sigo a marcha inexorável da História, como oposta a estória, que é o equivalente em português, este idioma nefando, adequado apenas à expressão de pensamentos pedestres e filisteus, à indispensável palavra inglesa story. Se houverem (sic, sic, sic) reclamações, estou disposto a deletar tudo do meu hard disk e impedir que os usuários da hotpage deste jornal downloadem, ou mesmo acessem, minhas infelizes gags. Tudo pela satisfação do customer. RIBEIRO, J. U. Going global. O conselheiro come. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. O trecho da crônica se caracteriza pelo(a) A uso exagerado e indiscriminado de palavras de outros idiomas. B depreciação de nosso idioma e nossa cultura, da parte do autor. C constatação das limitações do vocabulário da língua portuguesa. D predomínio de frases que aparentam ser a tradução literal de um idioma estrangeiro. E tom irônico adotado pelo autor, com relação à exaltação feita pelo brasileiro à cultura de outros países. LC - 1o dia | Página 14 simulado Questão 27 O maior problema do preconceito é a falta de contato com essas pessoas, porque, quando você as conhece, se apaixona. Nossos atores têm uma incrível capacidade de entreter o público, fazendo-o rir e chorar. Antigamente, a família era a principal responsável pela exclusão social, pois escondia os filhos com Down, dificultando a interação. Hoje, muitos desses jovens frequentam escolas normais, trabalham e interagem de forma natural com a sociedade. Por isso, quanto mais pudermos expô-los a um convívio comum, mais iremos caminhar para uma vida justa e inclusiva. (Marcelo Galvão, diretor do filme Colegas) Entrevista com Marcelo Galvão, diretor do filme Colegas (2013). Disponível em: www.exame.com. Acesso em: 16 nov. 2020. De acordo com a proposta do diretor, o filme Colegas é um exemplo de expressão artística inclusiva da atualidade, que A aborda a dificuldade que algumas pessoas com defi- ciência têm em demonstrar comprometimento para com a arte, em função da deficiência que possuem. B procura favorecer a diversidade e a inclusão, permitindo que qualquer pessoa tenha a possibilidade de fazer e fruir arte. C determina a obrigatoriedade de vincular pessoas com deficiência às atividades artísticas, a fim de estimular a sua percepção cognitiva e a sua sociabilidade. D compreende uma pequena parcela da população com deficiência, oportunizando que essas pessoas desenvolvam a linguagem artística com os seus pares, fortalecendo-os entre si. E abre um nicho comercial da economia criativa que inclui pessoas com deficiência, incentivando o aumento do capital econômico que é revertido em financiamentos de campanhas e assistência a esses grupos. Questão 28 Mocidade independente Pela primeira vez infringi a regra de ouro e voei pra cima sem medir as consequências. Por que recusamos ser proféticas? E que dialeto é esse para a pequena audiência de serão? Voei pra cima: é agora, coração, no carro em fogo pelos ares, sem uma graça atravessando o estado de São Paulo, de madrugada, por você, e furiosa: é agora, nesta contramão. CESAR, A. C. A teus pés. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. Como procedimento de construção do texto literário, é explorada a utilização de um advérbio de tempo, o qual A estabelece um diálogo com um interlocutor. B reforça opinião contrária à do senso comum. C indica a autonomia das jovens da atualidade. D expõe a singularidade de um momento presente. E condiz com os princípios e morais expressos socialmente. Questão 29 Vício na fala Para dizerem milho dizem mio Para melhor dizem mió Para pior pió Para telha dizem teia Para telhado dizem teiado E vão fazendo telhados. ANDRADE, O. Obras Completas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972. O uso dos termos “milho” e “mio” no mesmo verso é adequado no poema pois A apresenta com diferentes exemplos a importância de se respeitar a norma-padrão da língua portuguesa. B reforça um olhar intransigente para com a norma-padrão da língua portuguesa associando o “erro” ao “fracasso”. C evidencia que as formas marginais de falar português no Brasil são próprias de grupos de pessoas associadas à arte e a poesia. D aproxima as diferenças regionais das sociais explicando os movimentos migratórios internos daqueles que cons- truíram as edificações das metrópoles do Brasil. E deixa em evidência duas realidades linguísticas inconci- liáveis no Brasil: a norma-padrão que é a forma correta e a realização errada da língua por certos grupos de falantes. LC - 1o dia | Página 15 simulado Questão 30 DRUMMOND, B. Disponível em: www.presencial.ifrj.edu.br. Acesso em: 20 set. 2020. Na charge, é apresentado um aspecto do sistema de comunicação instaurado com a cibercultura, isso pode ser identificado graças à: A nova dinâmica prevista para a educação, na qual os professores solicitam aos alunos que façam suas tarefas escolares com papel e caneta. B facilidade que a professora tem em acessar a Internet para consultar os deveres de casa de seus alunos, por isso questiona o aluno Umberto. C postura desafiadora e despreocupada de Umberto com os pés colocados em cima da carteira na sala de aula e a empolgação ao responder à professora. D dedicação dada aos deveres de casa e à postura em sala de aula por parte dos outros personagens que aparecem na história, já que todos estão presentes ali. E resposta de Umberto à professora, ao indicar que usa o site para hospedar seus deveres de casa, configurando uma tendência para a educação apoiada na tecnologia. Questão 31 Meu anjo Parece até que sobre a fronte angélica Um anjo lhe depôs coroa e nimbo... Formosa a vejo assim entre meus sonhos Mais bela no vapor do meu cachimbo. Como o vinho espanhol, um beijo dela Entorna ao sangue a luz do paraíso. Dá morte num desdém, num beijo vida, E celestes desmaios num sorriso! AZEVEDO, Á. Lira dos vinte anos. São Paulo: Martins Fontes, 1996. (Coleção Poetas do Brasil). Nesse poema, a figura da mulher deixa de ser apresentada unicamente como ser sublime, característica muito abordada no período ao qual pertence, sendo associada a A sujeitos heroicos nacionais. B animais fortes e independentes. C seres angelicais, puros e inocentes. D transformações nos períodos do dia. E elementos dos prazeres dos sentidos. Meu anjo tem o encanto, a maravilha Da espontânea canção dos passarinhos; Tem os seios tão alvos, tão macios Como o pelo sedoso dos arminhos. Triste de noite na janela a vejo E de seus lábios o gemido escuto É leve a criatura vaporosa Como a frouxa fumaça de um charuto. LC - 1o dia | Página 16 simulado Questão 32 A língua portuguesa além dos limites do Brasil Hoje em dia, percorrer certas localidades fronteiriças ainda é, seguramente, uma experiência curiosa. Em muitas cidades, fica claro o domínio exercido pelo Brasil, provavel- mente, devido à sua vantagem econômica. Exemplo disso é a cidade argentina de San Antonio, onde praticamente todos os argentinos podem falar português fluentemente, enquanto que mesmo os brasileiros residentes há mais de 30 anos mal podem comunicar-se em “portunhol”. Ali, como em outras cidades vizinhas, os principais clientes do comércio local vêm do Brasil. Desse modo, ao debruçar-nos sobre o panorama aqui esboçado, deslumbra-se a evidente relevância dos fatores sociopolíticos e econômicos nas questões linguísticas. A determinação da importância ou da insignificância de um determinado registro ou da aprendizagem desta ou daquela língua tem sido definida não somente por motivos afetivos, mas especialmente por razões monetárias. Contudo, ao tornar-se consciente de tal processo, cada falante pode re- pensar sua atitude e retomar a direção de sua relação tanto com seu próprio idioma quanto com os idiomas estrangeiros. SOUZA, M. R. Disponível em: www.museudalinguaportuguesa.org.br. Acesso em: 21 abr. 2020 (adaptado). Página1...34567891011...18 |