Chá para resistência à insulina

Plantas e raízes medicinais são boas alternativas para complementar o tratamento do diabetes. Conheça as melhores opções

Os chás para diabetessão boas opções para complementar o tratamento do diabetes, já que algumas plantas e raízes possuem propriedades que ajudam a reduzir a glicemia. Eles não são substitutos de remédios, mas podem fazer parte da rotina de pessoas com a condição, junto com a dieta e a prática de exercícios físicos.

De acordo com Letícia Marques Kovalski, nutricionista do Hospital Sapiranga, existe comprovação científica de que alguns chás podem ser aliados no combate ao diabetes. “Eles são complementares ao tratamento. A canela, por exemplo, é uma ótima aliada”, explica.

Leia mais: Remédios para diabetes: conheça as principais opções

Conheça, a seguir, 11 opções de chás bons para diabetes, que ajudam a diminuir a glicose e que trazem benefícios para a saúde.

“A canela é uma excelente aliada do controle de diabetes, principalmente o diabetes tipo 2”, afirma Letícia. “Ela possui efeito anti-inflamatório e antioxidante, aumenta a imunidade, acelera o metabolismo, tem ação antifúngica e melhora o trânsito intestinal”, elenca a nutricionista.

Então, se está querendo saber qual o melhor chá para diabetes, saiba que a canela é uma forte candidata. Estudos já comprovaram que o ingrediente é capaz de reduzir a resistência à insulina, hormônio que controla o açúcar no sangue, ajudando a tornar a glicemia em níveis adequados.

Para fazer o chá, coloque três paus de canela em um litro de água, deixando ferver por 10 a 15 minutos.

O chá de camomila é conhecido por suas propriedades calmantes, mas ele também pode entrar na lista de chás para pessoas com diabetes. Estudos realizados em animais e em humanos indicaram que a planta teve impacto positivo no controle glicêmico em pessoas com diabetes. Além disso, a camomila também possui efeito antioxidante, atuando no combate à ação dos radicais livres.

Para preparar o chá de camomila, coloque uma xícara de café com flores de camomila secas em meio litro de água já fervida. Tampe e deixe descansar por 15 minutos.

Saiba mais: Chá de camomila e outros 9 alimentos para diminuir o nível de açúcar no sangue

Entre os melhores chás para diabetes está o de carqueja. Essa é uma planta que já teve seus efeitos anti-hiperglicemiantes, ou seja, de reduzir a quantidade de açúcar no sangue, comprovados cientificamente.

A carqueja é rica em flavonoides, que têm ação antioxidante e que melhoram o metabolismo, reduzindo a absorção de açúcares ingeridos na alimentação. Para preparar o chá, aqueça a água e, quando estiver quente, adicione uma xícara de carqueja.

Leia mais: Chá de carqueja: para que serve e como fazer

O melão-de-são-caetano é outra fruta cujas folhas possuem, comprovadamente, efeitos positivos no controle do diabetes. Por isso, seu chá pode ser um aliado no tratamento da doença. Um estudo, publicado no periódico Complementary Therapies in Medicine, mostrou que o melão-de-são-caetano é seguro e eficaz para a redução de glicose no sangue em pacientes com diabetes tipo 2.

Para preparar esse chá para diabetes, coloque uma colher de sopa das folhas secas de melão-de-são-caetano em um litro de água fervente. Deixe repousar por cinco minutos, coe e sirva em seguida.

O ginseng é uma planta cultivada no oriente cuja raiz é conhecida por suas propriedades medicinais, principalmente para tratar doenças relacionadas ao coração e ao cérebro, além de possuir ação anti-inflamatória e relaxante.

Segundo estudos, a raiz possui um forte efeito no controle dos níveis de açúcar no sangue e é capaz de aumentar a produção de insulina no pâncreas. Por isso, é uma boa opção entre os chás para pré-diabetes e diabetes tipo 2.

Para preparar, você pode usar uma colher de sopa de pó de raiz de ginseng ou duas raízes pequenas de ginseng. Ferva 220 ml de água filtrada, adicione o ingrediente e deixe esfriar por até dois minutos.

Saiba mais: 10 alimentos para controlar o diabetes

A cúrcuma possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas e, também, hipoglicemiantes. Ou seja, a raiz é capaz de reduzir a resistência à insulina, prevenindo o diabetes tipo 2 em pacientes com pré-diabetes, e controlar a glicemia em pacientes que já foram diagnosticados com a doença.

Para preparar o chá de cúrcuma, ferva uma xícara de água e acrescente uma colher de café da raiz. Tampe e deixe a mistura descansar por cerca de dez minutos. Coe e sirva.

A pata-de-vaca é uma planta medicinal rica em flavonoides, taninos e alcaloides e possui propriedades antioxidantes, diuréticas e hipoglicemiantes. Isso acontece porque ela possui uma proteína que atua de maneira semelhante à insulina. Por isso, ela é uma das mais utilizadas para o controle da glicemia em pacientes com diabetes.

Para preparar o chá de pata-de-vaca para diabetes, é só adicionar duas folhas em uma chaleira com uma xícara de água. Deixe ferver por alguns minutos, espere repousar, coe e sirva em seguida.

A quebra-pedra é uma fruta amplamente consumida em áreas subtropicais, rica em polifenóis. Há evidências científicas que mostram que seu consumo diário pode ter um papel positivo no controle do diabetes, por melhorar o funcionamento da insulina e reduzir a resistência a esse hormônio.

Para preparar esse chá para diabetes, coloque uma colher de chá de folhas de quebra-pedra em uma xícara de água fervente. Deixe repousar por cinco minutos, coe e beba ainda morno.

Leia mais: Diabetes: Oito maneiras de controlar a vontade de comer doces

A insulina vegetal é uma planta medicinal rica em flavonóides, resveratrol, cumarinas e taninos. Por isso, ela possui propriedades antioxidantes e hipoglicemiantes, sendo benéfica para normalizar os níveis de glicemia. Por isso, ela é uma boa opção entre os chás para prevenir diabetes e tratar a doença.

Prepare adicionando duas colheres de sopa de folhas secas em um litro de água e ferva. Depois, deixe descansar por dez minutos, coe e sirva.

A sálvia é mais uma planta com propriedades antidiabéticas evidenciadas por estudos. Ela ajuda a reduzir a glicemia, regulando o nível de açúcar em pessoas com pré-diabetes e diabetes tipo 2.

Para tomar, ferva 250 ml de água e adicione, em seguida, duas colheres de folhas secas de sálvia. Deixe descansar por dez minutos e sirva.

Para fechar a nossa lista de chás para diabetes, a moringa é uma planta rica em fitoquímicos que ajudam a prevenir o surgimento e evolução da doença. Inclusive, a planta também pode ser consumida em formato de cápsulas, como um fitoterápico.

Para preparar o chá de moringa, ferva 250 ml de água e, em seguida, adicione uma colher de sopa de folhas de moringa, tampe e deixe repousar por cinco minutos. Sirva depois de coado.

Sharma S, Mandal A, Kant R, Jachak S, Jagzape M. Is Cinnamon Efficacious for Glycaemic Control in Type-2 Diabetes Mellitus? J Pak Med Assoc. 2020 Nov;70(11):2065-2069. PMID: 33341863.

Ríos JL, Francini F, Schinella GR. Natural Products for the Treatment of Type 2 Diabetes Mellitus. Planta Med. 2015 Aug;81(12-13):975-94. doi: 10.1055/s-0035-1546131. Epub 2015 Jul 1. PMID: 26132858.

Kim SK, Jung J, Jung JH, Yoon N, Kang SS, Roh GS, Hahm JR. Hypoglycemic efficacy and safety of Momordica charantia (bitter melon) in patients with type 2 diabetes mellitus. Complement Ther Med. 2020 Aug;52:102524. doi: 10.1016/j.ctim.2020.102524. Epub 2020 Jul 22. PMID: 32951763.

Bai L, Gao J, Wei F, Zhao J, Wang D, Wei J. Therapeutic Potential of Ginsenosides as an Adjuvant Treatment for Diabetes. Front Pharmacol. 2018 May 1;9:423. doi: 10.3389/fphar.2018.00423. PMID: 29765322; PMCID: PMC5938666.

Pivari F, Mingione A, Brasacchio C, Soldati L. Curcumin and Type 2 Diabetes Mellitus: Prevention and Treatment. Nutrients. 2019 Aug 8;11(8):1837. doi: 10.3390/nu11081837. PMID: 31398884; PMCID: PMC6723242.

Watanabe S, Okoshi H, Yamabe S, Shimada M. Moringa oleifera Lam. in Diabetes Mellitus: A Systematic Review and Meta-Analysis. Molecules. 2021 Jun 9;26(12):3513. doi: 10.3390/molecules26123513. PMID: 34207664; PMCID: PMC8229498.

Jia Q, Zhu R, Tian Y, Chen B, Li R, Li L, Wang L, Che Y, Zhao D, Mo F, Gao S, Zhang D. Salvia miltiorrhiza in diabetes: A review of its pharmacology, phytochemistry, and safety. Phytomedicine. 2019 May;58:152871. doi: 10.1016/j.phymed.2019.152871. Epub 2019 Feb 18. PMID: 30851580.

Qual o melhor chá para resistência à insulina?

O chá verde tem sido conhecido por ter benefícios para a saúde, incluindo a melhora da sensibilidade à insulina para pessoas com Diabetes Tipo 2.

Como tratar resistência à insulina de forma natural?

Manter a pressão sanguínea estável por meio de uma dieta equilibrada é a melhor forma de combater a resistência insulínica. Os hábitos saudáveis podem prevenir doenças como a pré-diabetes, diabetes, hiperglicemia e obesidade..
Grãos..
Ervilhas..
Lentilhas..
Feijão..
Vegetais..

O que tomar para diminuir a resistência à insulina?

Modere a ingestão de carboidratos. Quanto maior a quantidade de carboidratos ingeridos, maior a necessidade de insulina para transportar a glicose para as células; Dê preferência a alimentos ricos em fibras, cereais integrais e refeições mistas associando carboidratos a proteínas e/ou gorduras.

O que fazer para reverter a resistência à insulina?

Mais importante para reverter a resistência insulínica é perder peso e fazer exercício (e também, dormir bem).