Beber água com limão todos os dias

A água com limão, além de hidratar, pode ser uma ótima alternativa para repor algumas vitaminas do corpo. Como explica a nutricionista Laís Gouveia, o limão é rico em vitamina C, que pode auxiliar a reforçar a imunidade, além de outros nutrientes. Além disso, frutas cítricas podem ajudar a aumentar a produção de saliva, beneficiando quem sofre com boca seca e pouca produção de saliva (xerostomia). A ingestão de limonada ou suco de limão, a longo prazo, pode trazer benefícios para alguns tipos de cálculo renal, pois, ainda de acordo com a nutricionista, pode aumentar o citrato urinário e diminuir a taxa de formação das chamadas pedras nos rins. Mas água com limão emagrece? E faz diferença tomar de manhã ou à noite, morna ou gelada? Alcaliniza ou desintoxica o organismo? Dá dor no estômago? A nutricionista nos ajuda a responder essas perguntas e explica que a bebida não é milagrosa, mas oferece alguns benefícios reais.

+ Água em jejum: com limão, pura ou com gengibre?
+ Água em jejum é bom para a saúde? Emagrece? Médicos respondem
+ Água aromatizada ou saborizada: 5 receitas caseiras e funcionais

1 de 2 Água com limão não é uma bebida milagrosa, mas oferece benefícios reais — Foto: iStock Getty Images

Água com limão não é uma bebida milagrosa, mas oferece benefícios reais — Foto: iStock Getty Images

Benefícios

O limão é um fruta com poder antioxidante, devido à presença de vitamina C, citrato, vitaminas do complexo B, flavonoides como hesperidina e limoneno, dentre outros compostos. Apesar de a água com limão ser muito disseminada nas redes sócias como algo quase "milagroso", Gouveia ressalta que não é possível encontrar na literatura científica artigos que comprovem todo esse poder. Mas há benefícios reais.

  • Auxilia na imunidade;
  • Aumenta a produção de saliva;
  • Auxilia no combate ao cálculo renal;
  • Aumenta a motilidade intestinal;
  • Antioxidante.

Mitos e verdades

2 de 2 Água com limão pode ser uma boa opção para quem precisa manter a hidratação e quer adicionar algum sabor — Foto: Getty Images

Água com limão pode ser uma boa opção para quem precisa manter a hidratação e quer adicionar algum sabor — Foto: Getty Images

Morna ou gelada?

A água morna com limão pode aumentar a motilidade intestinal, pois a temperatura quente estimula peristaltismo. Mas vale ressaltar que qualquer outra bebida quente poderia fazer o mesmo. Laís explica que não existe estudo que comprove a eficácia de uma temperatura quente ou fria, a preferência pode ser individual. Ou seja, tanto faz.

Em jejum ou à noite?

Mais uma vez, tanto faz, explica Laís. O importante é a hidratação.

– O horário da manhã ou da noite fica a critério da pessoa, já que não existem trabalhos que discutam se há diferença nisto. Porém, pela manhã poderia ajudar quem se sente um pouco enjoado, uma vez que frutas cítricas ajudam no enjoo. E à noite deve-se ter cuidado com excesso de líquidos antes de deitar, para não precisar ficar acordando para ir ao banheiro – explica a nutricionista, que vê uma vantagem na água tomada logo ao acordar: – O ritual de beber água com limão pela manhã pode trazer uma conexão com seu corpo e isso pode ajudar nas escolhas mais saudáveis ao longo do dia, como parte de uma rotina. O fato é que manter a hidratação é fundamental para ajudar a regular o intestino. Então se a pessoa prefere beber a água com limão, já é melhor do que não beber nada. A hidratação adequada também pode ajudar a liberar o excesso de sódio e toxinas do corpo, reduzindo o inchaço.

Água com limão alcaliniza o corpo?

Segundo a nutricionista, isso é um mito. E ela explica:

– Os órgãos responsáveis pelo equilíbrio do pH corporal são os rins e pulmões. O pH urinário pode sofrer influência da alimentação. Por exemplo, frutas legumes e verduras o tornam mais alcalino, enquanto proteínas animais podem deixá-lo mais ácido. Mas o pH sanguíneo não sofre mudanças diretas com os alimentos. Então não, limão não alcaliniza o corpo – destaca a nutricionista.

E desintoxica o corpo?

Outro mito:

– O processo de desintoxicação é complexo e ocorre por ação de vários órgãos, como o fígado, rins, intestino e pele, entre outros. Existem várias fases nesse processo que dependem de inúmeros nutrientes para ocorrer de forma mais efetiva. Portanto, somente beber água com limão não acelera e nem o faz sozinho. O melhor para a desintoxicação é se expor menos a compostos que causam danos, como agrotóxicos, aditivos alimentares etc. Bem como manter alimentação balanceada contendo todos os nutrientes envolvidos no processo de desintoxicação do organismo – acrescenta Gouveia.

Mito: água de limão acelera o metabolismo e emagrece

Mais um mito.

– Não existem estudos que comprovem ação direta da água com limão no aumento do metabolismo e na redução de peso. No entanto, considerando que a água com limão (sem açúcar) não é muito calórica e não eleva tanto a glicose como refrigerantes e sucos concentrados, ela pode ser uma opção a essas bebidas e ajudar a controlar o ganho de peso corporal – pondera a especialista.

Limão piora a dor no estômago?

Aí depende.

– Embora o suco de limão seja ácido, pequenas quantidades com água podem ajudar a neutralizar o ácido no estômago. Mas cada pessoa tem sensibilidade individual aos alimentos, então alguns podem sentir desconforto no estômago e refluxo , enquanto outros não sentem nada – ressalta, lembrando que o acompanhamento médico e nutricional individualizado, em casos de pessoas que sofrem com gastrite, faz toda a diferença para definir o que pode ou não ser consumido.

A mensagem da nutricionista é clara: se você se sente bem bebendo a água com limão e já criou este hábito, pode continuar a beber. Porém, tenha em mente que não existe um alimento específico milagroso, o que funciona são as mudanças de hábitos alimentares e estilo de vida.

O que acontece se eu tomar água com limão todos os dias?

A combinação da água com limão é benéfica para a manutenção da saúde, por ser rica em vitamina C, bioflavonoides (que agem no organismo como potencializadores vitamínicos), cálcio, magnésio e limoneno que, de acordo com estudos, promove a melhora do humor e o alívio do estresse, da queimação e do refluxo gástrico.

Pode tomar limão todos os dias?

O limão não faz mal para o fígado, mas o consumo do alimento em excesso pode gerar outros tipos de problemas para o organismo. Por ter uma alta concentração de acidez, o suco da fruta pode ferir a parede do estômago pelo excesso de líquidos corrosivos se ingerido com a barriga vazia.

Qual é a forma correta de tomar água com limão?

Existe uma maneira correta de ingerir a mistura: o limão deve ser espremido em um copo de 200 ml de água em temperatura ambiente, meia hora antes do café da manhã. "Isso vai ajudar o intestino e o fígado a começarem o dia funcionando melhor", afirma a nutricionista.

O que acontece se tomar água com limão todos os dias em jejum?

Além de eliminar substâncias tóxicas, essa combinação estimula os movimentos intestinais e ajuda o fígado a produzir a bile, ácido importante para a digestão. A bebida ainda ajuda a aliviar sintomas indesejáveis, como ardor no estômago e distensão abdominal.