Por que o planeta Terra tem mais água?

Um "rio" de hidrogênio que cruzou com a Terra no período de sua formação pode ser a origem da água no planeta. De acordo com a tese apresentada em artigo da publicação científica Journal of Geophysical Research: Planets, uma nebulosa produzida a partir do Sol carregou uma quantidade enorme de hidrogênio pelo sistema solar; quando colidiu com a Terra, o gás teria se combinado com o oxigênio, resultando em processo químico espontâneo que culminou na fórmula da água: H20.

Por que o planeta Terra tem mais água?

Foto: DINO / DINO

"Como a água nada mais é que hidrogênio mais oxigênio, e o oxigênio já era abundante no planeta, qualquer fonte de hidrogênio poderia ter servido como origem da água da Terra", afirma Steven Desch, coautor do estudo e astrofísico da Universidade Estadual do Arizona. "No entanto, a Terra deve ter se formado com uma fonte extra de hidrogênio que tenha menos deutério (hidrogênio pesado) na relação de átomos de hidrogênio: assim, a única fonte possível é o gás de uma nebulosa solar", justificou em entrevista à publicação Popular Science.

O argumento é de que o gás hidrogênio mantido dentro da nebulosa solar foi incorporado pelo interior do planeta, que até aquele momento era constituído de um núcleo sólido coberto de um oceano de magma. Este núcleo capturou uma grande quantidade de hidrogênio, o qual foi gradativamente liberado e, conforme se combinou o oxigênio já presente na atmosfera terrestre, formou os primeiros oceanos primitivos de água.

A maior parte do volume de hidrogênio ainda está presa no núcleo da Terra. Estima-se que o manto do planeta contenha o equivalente ao volume de água de dois oceanos terrestres; no núcleo, estaria retido o equivalente a até cinco oceanos terrestres de água.

Para chegar a esta conclusão, Desch e sua equipe criaram um modelo computadorizado da Terra no período referente a sua formação e acrescentou hidrogênio de composição equivalente ao das nebulosas solares. O modelagem simulada produzida pelo software chegou a um resultado que bate com amostras de rochas coletadas do manto de magma terrestre.

Desse modo, o resultado do estudo demonstra que uma de cada 100 moléculas de água da Terra veio de uma nebulosa solar - o resto, afirma o artigo, coincide com as hipóteses já mais aceitas de que a água chegou ao planeta via asteroides e cometas.

ASTEROIDES E COMETAS: OUTRA FONTE DE ÁGUA NA TERRA

A descoberta publicada no Journal of Geophysical Research: Planets não é a primeira a estabelecer uma explicação à presença da água na Terra. Ela, inclusive, oferece uma demonstração que está de acordo com a hipótese dos cometas e asteroides.

Um fator crucial para pensar a origem da água na Terra é a relação entre os átomos de deutério (hidrogênio pesado, sigla D) e hidrogênio convencional (sigla H). A água do oceano global tem relação D/H de 150 partes por milhão (ppm), similar à relação encontrada nas águas dos asteroides, cerca de 140 ppm na relação D/H.

Nas nebulosas solares, a relação D/H é bem inferior, de 21 ppm, e por isso a hipótese que a considerava foi abandonada. O modelo computadorizado que serviu de base para o estudo, no entanto, demonstra que a Terra pode ter passado por uma série de processos geoquímicos que aumentaram a relação D/H do hidrogênio captado dessas nebulosas. Assim, portanto, elas seriam a primeira fonte de água da Terra, depois somada a mais água oriunda dos asteroides.

"Desse modo, mesmo os planetas que se formam longe de fontes de asteroides ricos em água ainda podem ter água", afirmou o cientista. "Não tanta água quanto a Terra, talvez, mas há um piso de cerca de 0,1 a 0,2 oceanos de hidrogênio em Vênus, por exemplo, e em muitos outros exoplanetas", concluiu para a Popular Science.

Leia mais em: http://bluevisionbraskem.com/inteligencia/qual-origem-da-agua-que-existe-na-terra

Website: http://bluevisionbraskem.com/inteligencia/qual-origem-da-agua-que-existe-na-terra

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Por que o planeta Terra tem mais água?
Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

Muitas pessoas, sabendo da maior parte da composição do nosso planeta, afirmam categoricamente que ele não deveria se chamar “Terra”, e sim “Água”, uma vez que cerca de 70% de sua superfície é composta por essa substância. Mas como ocorre a sua distribuição? Onde há mais e onde há menos água no mundo? Qual tipo de água é predominante? Com tanta água no mundo, por que tantos morrem de sede e sofrem com terríveis secas?

Infelizmente, a maior parte da hidrosfera do planeta, 97%, é composta por água dos mares e oceanos que, por serem extremamente salgadas, são impróprias para consumo. Em alguns locais, pratica-se a dessalinização da água, mas esse processo é caro e pouco eficiente, sendo ainda pouco praticado.

Da água restante do mundo, 71% dela está em forma de gelo nas calotas polares. Como o processo de transporte dessas geleiras é caro e também pouco eficaz, quase não há atividades referentes ao abastecimento de localidades através do manuseio de icebergs. Os outros 29% restantes de água potável no mundo estão distribuídos em águas subterrâneas (18%), rios e lagos (7%) e umidade do ar (4%).

Observe os gráficos abaixo:

Por que o planeta Terra tem mais água?

Distribuição quantitativa da água na Terra

Assim, percebemos que o problema da água para o ser humano reside no fato de a sua maior parte não estar viável para consumo. Apesar disso, mesmo com o fato de a proporção de água potável disponível ser reduzida, ainda sim estamos falando de uma quantidade muito grande de água. No entanto, o seu mau uso vem reduzindo drasticamente a sua disponibilidade, seja através da péssima manutenção dos rios, seja pela sua poluição. Por esse motivo, estima-se que a água seja um dos principais fatores geopolíticos ao longo do século XXI.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro fato agravante é a má distribuição dessa água potável pelo mundo. Algumas regiões do Oriente Médio e da África, por exemplo, apresentam uma significativa crise quanto ao abastecimento de água, o que se agrava com a ausência de saneamento básico para boa parte da população.

No caso do Brasil, há certo privilégio, pois somos o país que possui a maior disponibilidade de água potável, com cerca de 11% do total. Porém, trata-se de uma falsa abundância, pois também em nosso território essa água é mal distribuída. A sua maior parte encontra-se na região Norte do país, zona menos habitada e com solos pouco agricultáveis. As regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste dividem a quantidade restante, sendo que essa última é a que mais sofre com os problemas de escassez de água.

Por esse motivo, além de se promover uma maior conscientização popular sobre o correto uso, armazenamento e preservação da água e de suas fontes naturais, é preciso também a realização de políticas públicas para garantir o seu acesso por toda a população, com ações de democratização estrutural, como o saneamento básico.

Por que a Terra tem tanta água?

Há a teoria de que parte da água existente atualmente na Terra tenha origem extratrerrestre, tendo sua origem em função do bombardeio de asteroides e cometas que atingiu nosso planeta em seus primórdios. O acúmulo do liquido ocorreu com o passar do tempo, após repetidas sequências desses episódios.

Tem mais água ou mais Terra no planeta?

Na verdade 71% do planeta se encontra coberto por água e 97% dessa água é marinha, ou seja, se o nosso planeta fosse uma grande casa, os oceanos representariam a maior parte dos cômodos e as planícies, florestas, desertos, tudo isso seria provavelmente apenas um quarto, onde nós todos os outros animais terrestres ...

Porque o planeta é chamado de Terra já que ele é formado por mais água do que Terra?

O Planeta Terra, também conhecido como mundo, planeta azul ou planeta água, tem cerca de 70% da sua superfície coberta por água. A existência dessa substância em seu estado líquido, juntamente à presença do oxigênio e a capacidade de reciclar gás carbônico fazem da Terra um planeta com características únicas.

Qual é o planeta que tem mais água?

Enquanto a Terra tem 1,335 ZL de água, Europa tem 2,6 ZL. Os demais astros com mais água do que o nosso planeta são Callisto (5,3 ZL), Titan (18,6 ZL) e Ganymede (35,4 ZL). Ganymede, ou Gamínedes, é a maior lua de Júpiter e se destaca porque 69% do seu volume pode ser composto de água.