A mesma massa que faz o pão faz a pizza

Esta massa tanto serve para fazer  pão como pizza fofinha, pois é, esta receita é bem versátil, 1001 utilidades, e o melhor não precisa sovar e ainda dá para guardar a massa pronta na geladeira, na hora de usar a massa é só abrir de acordo como você queira usar.

Originalmente peguei a massa de pão e pizza fofinha  no blog  From Our Home to Yours querida Chris. Receita que fez bastante sucesso nos blogs anos atrás. Receita muito versátil, como falei não precisa sovar rende deliciosas pizzas, pães, focaccia. A pizza fica estilo massa da pizza hut.

A massa pode ser conservada crua na geladeira em um recipiente plástico fechado por até uma semana, na hora de usar retirar da geladeira abrir ou enrolar sem sovar e nem esperar crescer, pasmem, permanece tão saborosa quanto no dia que fez a massa.

A mesma massa que faz o pão faz a pizza

A mesma massa que faz o pão faz a pizza

Imprimir

Massa de pão e pizza fofinha

  • Receita medida em xícara de 240 ml
  • 01 envelope de fermento biológico seco para pão 01 colher de sopa
  • 1/2 xícara de chá de água morna
  • 01 colher sopa de açúcar
  • *02 xícaras de chá de buttermilk ou 02 xícaras de iogurte natural
  • 1/2 colher chá de bicarbonato
  • 05 colheres chá de fermento em pó
  • 01 colher chá de sal
  • 1/2 xícara de chá de óleo
  • 05 xícaras de chá de farinha de trigo

  • Para o buttermilk
  • 02 xícaras de chá de leite e adicionar 2 colheres de vinagre ao leite – deixar 10 minutos em repouso

  • 01- Dissolva o fermento e o açúcar na água morna. Adicione os ingredientes restantes na ordem indicada (de preferência acrescente 1 xícara de farinha antes de juntar o óleo) e mexa bem. A massa fica macia e não é preciso sovar, apenas incorporar tudo.

  • 02- Coloque a massa em um recipiente untado com óleo, tampe e guarde na geladeira por até 10 dias para usar aos poucos ou imediatamente.

  • A massa fica meio mole, o segredo está quando vai abrir a massa colocar bastante farinha na bancada.

  • Para montar a pizza:

  • Separe 1/4 da massa ou o suficiente para uma forma e abra em uma superfície com muita farinha, deixe com 1 a 1,5 cm de altura. (Devido a massa ser mole eu abro um pouco na bancada depois coloco na forma e e saio espalhando manualmente)

  • Asse em forno aquecido a 220°C por 15 a 20 minutos ou até começar a ficar ligeiramente dourada, retire do forno coloque a cobertura a gosto e leve novamente ao forno para derreter o queijo.

  • Para a focaccia abra a massa da mesma maneira como fosse fazer a pizza, coloque em forma untada com manteiga ou azeite e com as pontas dos dedos faça alguns furos em toda a extensão da massa.

  • Regue com azeite e polvilhe sal grosso ou flor de sal e espalhe alecrim e leve para assar em forno pré-aquecido a 220°C por aproximadamente 20 minutos ou até começar a dourar.

  • Para pães abra a massa do mesmo modo anterior e coloque recheio a gosto.

Fiz Cinnamon roll (enroladinho de canela) abri a massa, polvilhei uma camada de canela e açúcar enrolei como rocambole, cortei fatias de um dedo e levei para assar em forno preaquecido a 220 ° graus até ficar douradinho.

sexta-feira, 09 de julho de 2021

por Jornal A Voz da Serra

A mesma massa que faz o pão faz a pizza

Cozinhar combate a depressão e cria uma sensação de conforto e bem-estar. É o que diz o coração – ou estômago. Segundo um novo estudo, engajar-se em uma atividade que estimule a criatividade ativa os sentimentos positivos. Entre as atividades foi listada a terapia culinária. A pesquisa foi realizada em parceria entre as universidades de Otago (Nova Zelândia), Carolina do Norte e Minnesota (Estados Unidos).

A terapia culinária é usada para aliviar o estresse, melhorar as habilidades sociais e memória. Cozinhar melhora a capacidade de planejar e organizar, alivia o tédio e aumenta a autoestima. Que tal começar agora, e com uma receita bem fácil e gostosa?

Ingredientes

  • 1kg de farinha (900g para massa e 100g para enfarinhar a bancada ou corrigir a massa);

  • 2 colheres (sopa) de fermento biológico (20g);

  • 2 colheres (sopa) de açúcar (30g);

  • 1 colher (sopa) de sal (10g);

  • 50ml de óleo;

  • 450ml água morna. 

Modo de preparo

Em uma vasilha, misture bem os ingredientes secos e acrescente a água aos poucos. Amasse a mistura até desgrudar das mãos. Depois de sovada, deixe a massa crescer com um plástico por cima até dobrar de tamanho.

Após crescida, enfarinhe uma bancada e sove novamente. Divida a massa em duas partes. Uma parte é o pão. A outra, dividida em duas novamente, será para as pizzas. 

Enquanto o pão cresce, faça as pré-pizzas. Abra as massas com o rolo e fure elas com um garfo. Após, leve ao forno preaquecido e deixe assar até que fiquem levemente douradas por cerca de 15 minutos. 

Deixe as massas esfriarem e guarde na geladeira ou congele, por até cinco dias, para quando for fazer as pizzas. Em ambos os casos, coloque em um saco plástico antes de armazenar.

Com o pão já crescido, coloque-o em uma forma e leve para assar no forno à temperatura de 200°C por cerca de 35 minutos. Retire o pão do forno e pincele margarina por cima. Essa receita rende um pão e duas pizzas. 

A mesma massa que faz o pão faz a pizza

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 77 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS:

Qual a diferença entre a massa da pizza e a massa da esfiha?

Essencial, a massa. A da esfiha leva bem mais açúcar, é bem mais fofa que a da pizza. O preparo do recheio é diferente também. O recheio de queijo na esfiha é mais pastoso, pode levar creme de leite dependendo e tal.

Qual é a composição principal de massas de pizza?

Os principais produtos utilizados são: farinha de trigo, semolina, fermento, água, sal, vinagre, gordura, ingredientes para o molho e o recheio. A farinha de trigo é o principal ingrediente para a produção de massas para pizzas, uma vez que é a responsável pela forma e a consistência desejada.

Qual é a função do ovo na massa de pizza?

Na pizza, a principal função é dar liga aos ingredientes, fazendo com que a massa não fique farelenta depois de assada, e proporcionar maciez e sabor.

Para que serve o azeite na massa de pizza?

A função do Azeite é dar maciez à massa melhorando a textura do miolo e também serve para retardar o envelhecimento do produto mantendo a umidade e sua duração. Uma opção saudável e nutritiva no seu dia-a-dia.