A literatura serve para ela mesma

Propomos hoje algumas dicas de leitura e, simultaneamente, a leitura do livro de Antoine Compagnon, intitulado Para que serve a Literatura?

Neste livrinho de pequeno formato, Antoine Compagnon, professor Catedrático de Literatura Francesa Moderna e Contemporânea, apresenta um conjunto de grandes razões para responder à pergunta sobre a utilidade da literatura hoje.

Antes das respostas, assinale-se a pertinência de perguntas como estas:

Que valores pode a literatura criar e transmitir no mundo atual?

Que lugar dever ser o seu no espaço público?

Será benéfica para a vida’ por que defender a sua presença na escola?

Haverá ainda verdadeiramente coisas que só a literatura nos possa proporcionar?

Será a literatura imprescindível ou será antes substituível?

Qual será a relevância da literatura na vida?

Qual será o seu poder, não só de prazer como também de conhecimento, não só de evasão como também de ação?

Constatando que o lugar da literatura na sociedade atual tem vindo a diminuir, na escola, na imprensa e até nos tempos livres, Conpagnon enuncia e fundamenta um conjunto de «utilidades» que tornam poderosa a literatura, a saber:

1 – A literatura contribui para uma vida boa, porque deleita, instrui, educa moralmente (é insubstituível para configurar a experiência humana).

2 – A literatura constitui um remédio, na medida em que liberta o indivíduo da autoridade e cura-o do obscurantismo. A literatura (e a leitura) contribuem para a liberdade e para a responsabilidade pessoal e coletiva. A literatura contesta a submissão ao poder. A harmonia do universo é restaurada pela literatura.

3 – A literatura corrige os defeitos da linguagem. A literatura fala para toda a gente, recorre à língua comum, mas faz desta uma língua própria – poética ou literária. Nesta medida, a literatura torna-nos mais inteligentes, ou inteligentes de outra forma.

4 – A literatura, como dizia Roland Barthes, não permite caminhar, mas permite respirar e, por norma, não se deixa instrumentalizar, não se dando bem com usos supletivos, sejam pedagógicos, ideológicos ou mesmo linguísticos.

5 – A literatura deve ser lida e estudada pelo facto de proporcionar um meio – alguns dirão mesmo o único – de preservar e de transmitir a experiência dos outros e de nos expor a experiência e valores que não os nossos.

6 - A literatura desconcerta, incomoda, confunde, desorienta mais do que os discursos filosófico, sociológico ou psicológico, porque apela às emoções e à empatia. A literatura liberta-nos dos nossos modos artificiais de pensar a vida – a nossa e a dos outros. Ela arruína a boa consciência e a má fé. Ela resista à estupidez não com na violência, mas antes de forma subtil e obstinada

7 – a literatura é uma forma de pensamento; ela pensa, mas não à maneira da ciência ou da filosofia, mas heuristicamente. A literatura ensina-nos a sentir melhor, e como os nossos sentidos não têm limites, nunca conclui, antes permanece aberta. A literatura é um exercício de pensamento; a leitura, uma experimentação dos possíveis.

Boas leituras!

Para que serve a literatura, afinal? A arte literária é uma das mais ricas e cheias de expressões já produzidas pela humanidade. Através de vários períodos e divisões, a Literatura está presente desde muito cedo na história e é tão importante hoje como foi para os povos antigos e as grandes civilizações do passado. 

Mas como entender essa importância se a grande maioria das pessoas consegue viver sem se preocupar com os livros? Como perceber que a necessidade da literatura permanece ainda no nosso cotidiano? Vamos discutir para que serve a literatura e sua verdadeira importância para nossas vidas.

Índice

  • 1 Literatura: a arte da palavra
    • 1.1 Para que serve a literatura?
  • 2 Importância da literatura para a sociedade
    • 2.1 Importância da literatura infantil e formação do cidadão
  • 3 Divisão do hábito literário no Brasil: onde estão os leitores?

Literatura: a arte da palavra

Se a pintura é a arte de representar o que vemos e o que sentimos através de formas e cores, a literatura nada mais é que fazer a mesma coisa só que por meio das palavras. 

A literatura serve para ela mesma
Fonte/Reprodução: original

Dessa forma, podemos entender como a literatura não tenta apenas nos contar algo, mas também compor obras belas e sensíveis. Os escritores e autores estão sempre preocupados em imitar e representar algum aspecto da arquitetura, trazer o senso estético de uma pintura, construir estrofes e versos com musicalidade, como uma junção de todas as artes numa só. 

A expressão literária também possui o privilégio de retratar a vida humana nas suas formas e possibilidades quase infinitas. A literatura tem a missão de apresentar o valor das experiências que nós, seres humanos, vivenciamos, e essa, talvez, seja a grande função da literatura.

Para que serve a literatura?

No mundo de hoje, as pessoas estão sempre à procura da utilidade das coisas. Uma máquina de lavar, por exemplo, serve para lavar roupas, já um ar condicionado, para refrescar o ambiente num dia de calor. E para que serve a literatura? É fácil descobrir para que usamos a matemática, ou a biologia, ou a química, porém a utilidade da literatura não é tão clara no mundo contemporâneo. 

A literatura pode não ter uma utilidade prática, mas ela é muito importante na tentativa de nos conhecermos. Os livros antigos nos fazem conhecer e compreender os nossos antepassados, de onde viemos e os ensinamentos que aquelas pessoas deixaram para nós. 

Já os livros escritos agora, na nossa época, nos ajudam a entender a nossa cultura e enriquecer a forma como olhamos para a realidade que nos cerca. De toda forma, a literatura é o grande canal que serve para nos inserir e nos fazer parte desta comunidade tão abrangente chamada humanidade.

Importância da literatura para a sociedade

A propriedade da literatura de nos situar como membros da cultura humana é de extrema importância para todas as sociedades existentes. Não é atoa que a educação nas nossas civilizações está ligada, desde o princípio, com a poesia e as histórias que nos trazem lições de vida.

Importância da literatura infantil e formação do cidadão

Na infância, aprendemos que quando os adultos querem nos ensinar ou alertar sobre algo, eles nos contam uma história. Isso nos diz muito sobre a utilidade da literatura infantil como formação do caráter e da personalidade.

As escolas do nosso país têm o costume de incentivar a leitura logo nos primeiros anos do ciclo fundamental, mas é no ensino médio que isso é cobrado com rigidez. Nos anos finais, os alunos são apresentados aos romancistas e poetas mais importantes da língua portuguesa, sem se atentar muito à função de ler esses clássicos, a não ser a de passar no vestibular.

Divisão do hábito literário no Brasil: onde estão os leitores?

Se a dificuldade de leitura no Brasil já é vista nas escolas, onde o hábito de ler é apresentado insistentemente, não é complicado imaginar como esse hábito é pouco difundido entre nós. Pesquisas recentes afirmam que o Brasil perde milhões de leitores a cada ano.

É importante levar em conta a diferença social e a relação entre economia e os hábitos de leitura em nosso país. A maior parte dos leitores prefere o livro físico, porém consideram ler livros digitais por serem mais baratos e práticos. O fato é que a indústria do livro vem encolhendo, enquanto o produto fica mais caro. 

Por outro lado, é interessante notar que as porcentagens de maiores leitores no Brasil não se concentram necessariamente nas regiões mais ricas. A região centro-oeste e nordeste têm a maior porcentagem da população formada por leitores. Já a região com menor número de leitura entre a população é a região sul.

O brasileiro, assim como os outros povos, precisa finalmente perceber que a literatura é indispensável, porque ela nos traz experiências e vivências que nos ajudam na nossa própria vida, além de oferecer entretenimento e nos transportar para outros lugares através das palavras. 

Ela nos abre a possibilidade de entender nossos sentimentos e os das outras pessoas, para que a vida em comunidade fique mais fácil. Por isso, sua função é tão importante, pois com certeza a literatura deixa a vida mais prática e confortável quanto a máquina de lavar.

O que é e para que serve a literatura?

A Literatura é a arte da palavra. Podemos dizer que a literatura, assim como a língua que ela utiliza, é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.

Por que a literatura é importante para mim?

Além de nos enriquecer culturalmente, a literatura também é um ótimo entretenimento, nos liberando do estresse do dia a dia ao nos levar para um mundo novo, diferente do nosso, que nos permite sonhar com situações novas e diferentes que nos dão prazer e alegria, nos emocionam e nos fazem sentir bem após uma boa leitura ...

O que a literatura nos permite?

Sejam eles ficcionais, sejam verídicos, os textos têm o poder de provocar diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes: alegria, tristeza, diversão, emoção etc. Isso porque a Literatura permite-nos sair do mundo real e chegar ao mundo da fantasia.

O que a literatura representa para você?

O que é Literatura: Literatura é uma palavra com origem no termo em latim littera, que significa letra. A literatura remete para um conjunto de habilidades de ler e escrever de forma correta. Existem diversas definições e tipos de literatura, pode ser uma arte, uma profissão, um conjunto de produções, e etc.