A letra d e f mesmo tamanho bastão

Uma criança que tem letra feia e que já foi treinada por muito tempo a superar esta dificuldade sem grande sucesso ou que permanece com os mesmos garranchos e erros ortográficos pode não somente apresentar problemas motores ou espaciais de escrita, mas também outras condições que costumam se associar a isto. Nestes casos, é salutar investigar outras possibilidades que podem, neurologicamente e funcionalmente, influenciar negativamente no desenvolvimento e performance de escrita.
Para o ato de escrever, é necessário desenvolver requisitos funcionais e habilidades que permitam direcionar toda a percepção e energia para dar ritmo, persistência e controle inibitório às mãos para que esta redija adequadamente. Para isto, é importante a atenção seletiva e sustentada, a integridade da linguagem fonoarticulatória, lexical e semântico-pragmática, boa memorização operacional, coordenação visuo-motora preservada e capacidade de decodificação fonêmico-grafêmica. Tudo isto deve estar sendo operacionalizado e organizado por um bom funcionamento do sistema executivo e “regado a pitadas” de motivação e prazer. Fácil? Não! Complexo e repleto de detalhes? Sim, mas bem mais palatável e melhor administrado quando passamos a conhecer os mecanismos neurológicos e neuropsicológicos existentes na base do processamento da escrita.
A avaliação sistemática e interdisciplinar dos problemas de escrita é um dos passos mais importantes para se entender os reais motivos da persistência desta disfunção. Pode ser falta de estímulo ou de treino? Pode ser por utilização de método didático inadequado? Sim e sim. Mas é possível que esta criança tenha problemas de coordenação visuo-motora, a qual impede que a mesma venha a representar a escrita da mesma forma que percebe e vê as palavras num descompasso que resultará em garranchos, sobreposições de letras e alteração da escrita linear que respeite linhas ou limites.
Pode ser que ela tenha um Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) a qual, mesmo sem Hiperatividade, pode levar a problemas de atenção e falta de persistência motora, resultando em escrita com pouca atenção aos detalhes, perda de letras, “encavalamento” de palavras, disortografia, frases incompletas, alterações na disposição espacial das palavras, texto com pouco sentido além de cansaço e dor durante o ato de escrever. Se tiver uma hiperatividade associada, tais problemas ficam ainda mais evidentes e intensos. Crianças com TEA-Autismo, não persistem até o fim e costumam ter problemas sérios ao pegar no lápis com efeitos significativos na coordenação motora para escrever, pois ora não possuem boa propriocepção na “pega”, ora não conseguem coordenar a sequência da escrita.
A dislexia e os Transtornos Específicos de Linguagem (TEL) podem, com muita frequência, levar a problemas de escrita por refletir suas disfunções também no ato escrito. Os problema motores, de linguagem e de memória sequencial criam grandes obstáculos na persistência da atividade de escrever sem contar as trocas fonéticas e grafêmicas constantes. No tocante aos Transtornos do Desenvolvimento da Coordenação (TDC), as dificuldades de coordenação motora podem levar a caligrafia ainda pior com efeitos na organização, no esboço, no traçado e na postura adequada para a escrita.
Nem é preciso dizer, portanto, que estas condições abalam a motivação e geram grande desprazer para escrever reduzindo, aos poucos, toda a disposição da criança para este tipo de atividade. O professor, contudo, deve estar atento para estas situações encaminhando-a para uma avaliação e recuperando sua autoestima com atividades secundárias ou facilitando os registros por meio de outros caminhos.

Você também pode se interessar...

Quais são os 4 tipos de letras?

Cartazes alfabeto quatro tipos de letras: cursiva, bastão, minúscula, maiúscula!

Letra de fôrma, letra cursiva e letra de imprensa.

Qual é a letra de forma?

A letra de imprensa (também denominada letra bastão ou letra de forma) é um tipo de escrita manuscrita dos alfabetos latino, grego e cirílico em que as letras não são ligadas umas às outras e cujo traçado corresponde, grosso modo, àquele dos caracteres tipográficos utilizados na imprensa.

Qual é a letra de mão?

Em português, esta escrita pode ser denominada de escrita à mão. As letras cursivas costumam ser bastante diferentes das suas equivalentes impressas (“letras de forma”). Na cursiva hebraica e na cursiva romana, as letras não costumam ser conectadas.

Qual o nome das 4 letras do alfabeto?

Nomes das letras e representações fonéticas

LetraMaiúsculaMinúscula
4 D d
5 E e
6 F f

Qual é a letra cursiva?

Letra cursiva, também conhecida como “letra de mão”, é o nome que se dá ao estilo de escrita manual em que as palavras são formadas pela sequência de letras juntas, sem que o lápis ou caneta saia do papel durante o traço.

Qual tipo de letra mais bonita?

Em um consenso entre os tipógrafos e designers.

  • Helvetica (Max Miedinger, 1957) …
  • Baskerville (John Baskerville, 1757) …
  • Times (Stanley Morison, 1931) …
  • Akzidenz Grotesk (Brethold Type Foundry, 1896) …
  • Gotham (Hoefler and Frere- Jones, 2000) …
  • Bodoni (Giambattista Bodoni, 1790) …
  • Didot (Firmin Didot, 1784–1811)

Como fazer um m maiúsculo bem bonito?

0:003:03Clipe sugerido · 32 segundosTutorial como fazer letras LETRA “M” maiúscula – YouTubeYouTube

Como treinar a letra de forma?

3 – Aprenda a escrever de forma alinhada

  1. Tente escrever cada letra do mesmo tamanho.
  2. Tente alinha sua escrita com as linhas do caderno.
  3. Deixe sempre as frases alinhadas à margem da folha.
  4. Sempre escreva sobre a linha base do caderno.

Qual a diferença entre letra de forma e cursiva?

Os traços são resumidos a pauzinhos aglomerados uns nos outros. Já as letras cursivas exigem uma agilidade maior, uma vez que, além de outras finalidades, são utilizadas para tornar o registro mais rápido. Não pare agora…

Como se escreve a letra cursiva?

Escrevendo letras maiúsculas cursivas. Treine o A. Comece com um traço para baixo, a partir da linha de cima, indo para a de baixo. Curve-o e volte à linha de cima para fazer a forma oval.

Como se escreve em letra cursiva?

Letra cursiva, também conhecida como “letra de mão”, é o nome que se dá ao estilo de escrita manual em que as palavras são formadas pela sequência de letras juntas, sem que o lápis ou caneta saia do papel durante o traço.

Como se escreve o nome das letras do alfabeto?

Quanto aos nomes das letras do alfabeto, Selma, são eles os seguintes: á, bê, cê, dê, é, efe, gê, agá, i, jota, cá, ele, eme, ene, ó, pê, quê, erre, esse, tê, u, vê, dáblio, xis, ípsilon, zê. Alguns desses nomes ficam bem visíveis em palavras como á-bê-cê, á-é-i- ó-u, bê-á-bá, cê-cedilha, régua-tê.

Qual as letras do abecedário?

O alfabeto oficial da língua portuguesa é formado por vinte e seis letras, que podem ser representadas de forma maiúscula ou minúscula.

  • a – A (á)
  • b – B (bê)
  • c – C (cê)
  • d – D (dê)
  • e – E (é)
  • f – F (éfe)
  • g – G (gê)
  • h – H (agá)

Qual a diferença entre letra bastão e letra de forma?

A letra de imprensa (também denominada letra bastão, letra de máquina ou letra de forma) é um tipo de escrita manuscrita dos alfabetos latino, grego e cirílico em que as letras não são ligadas umas às outras e cujo traçado corresponde, grosso modo, àquele dos caracteres tipográficos utilizados na imprensa.

Quais são os tipos de letra bastão?

Letra de imprensa, letra bastão, letra de fôrma, caixa alta, script, cursiva, letra de mão, manuscrita, emendada, maiúscula, minúscula…

Como se faz uma letra bastão?

A letra bastão é melhor compreendida pelas crianças, elas aprendem mais fácil com elas, por serem simples, com linhas retas. O ideal é ensinar a letra cursiva depois que a criança já está alfabetizada, para que ela possa se dedicar ao desenho da letra sem ter que se preocupar em construir palavras.

Qual o nome da letra Bastao no Word?

A letra de imprensa, também conhecida como letra de fôrma, é assim chamada porque corresponde aos caracteres tipográficos utilizados na imprensa.

Toplist

Última postagem

Tag