A habilitacao sair no mesmo dia

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) tem oferecido diferentes soluções para os condutores brasileiros. Em meio à pandemia do novo coronavírus, a agilidade do documento virtual pode auxiliar os novos motoristas e os habilitados que adicionaram uma nova categoria à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isso porque, de acordo com o Departamento Nacional Trânsito (Denatran), é possível utilizar da Permissão para Dirigir (PPD) e da Adição de Categoria na CNH assim que o Departamento Estadual solicita a emissão do documento físico.

Para tanto, basta instalar o app e portar a CNH digital enquanto conduz o veículo. Como a versão virtual tem a mesma validade legal da CNH física, não é preciso aguardar que o documento chegue pelos correios.

LEIA MAIS

  • Aprenda a cadastrar a CNH digital e quais são as funções do aplicativo CDT
  • Veículos novos podem circular temporariamente sem placa, diz Denatran
  • Confira as leis de trânsito alteradas pelo novo coronavírus

Em nota, o Denatran afirmou que “se o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) finalizou o processo e solicitou a emissão da PPD do candidato, é possível baixar o documento no CDT e dirigir normalmente”.

Para os casos de Adição de Categoria, o órgão explicou que a atualização da CNH eletrônica é automática e acontece sempre que o celular estiver conectado à internet. Isso, claro, depois da aprovação ser formalizada no sistema.

Assim como a PPD digital é válida para todos os efeitos, a CNH com categoria atualizada não depende de estar acompanhada do documento físico.

As confirmações são importantes porque durante o estado de alerta provocado pela Covid-19 os órgãos de trânsito têm operado de maneira reduzida, podendo causar atrasos na distribuição de PPD e CNH com Adição de Categoria.

Foto | AutoPapo

Newsletter

Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

Depois de aprovado nos exames médicos, psicotécnico, de legislação e de rua, o recém-formado condutor recebe a Permissão para Dirigir Veículos Automotores (PPD). O documento tem validade de um ano e funciona como um período probatório. Se o motorista não receber nenhuma multa grave, gravíssima ou for reincidente em infrações médias, tem direito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Apesar de muito ser dito sobre o tema, as regras da carteira de habilitação provisória consistem apenas em não cometer as infrações listadas acima. A permissão para dirigir dá direito aos recém-motoristas dirigirem em ruas e rodovias (BRs) e cometerem algumas infrações leves.

Caso uma infração grave, gravíssima ou duas ou mais médias sejam cometidas pelo recém-habilitado, é preciso começar todo o processo de obtenção de CNH novamente.

Vale ressaltar que o permissionário poderá dirigir com PPD vencido por no máximo 30 dias. A permissão poderá ser trocada para CNH definitiva a partir do 1º dia útil após o vencimento, desde que no prontuário do condutor não conste bloqueio (registros de infrações graves, gravíssimas ou reincidência em infração média).

Atenção! Os motoristas devem ficar atentos ao prazo de validade da carteira de motorista provisória. Isso porque dirigir com o documento de habilitação vencido há mais de 30 dias é uma infração gravíssima.

A habilitacao sair no mesmo dia
Campos indicativos de PPD e ACC na Carteira Nacional de Habilitação | AutoPapo
  • Leia mais: explicamos como funciona a Permissão Internacional para Dirigir (PID)

O motorista com permissão para dirigir também tem direito a recorrer de uma multa aplicada injustamente.

Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC)

Além da permissão para dirigir, que engloba os veículos automotores, existe a Autorização para Conduzir Ciclomotores. O documento habilita cidadãos para conduzir ciclomotores, veículos de duas rodas que tenham até 50 cilindradas.

A ACC obedece os termos e condições estabelecidos no Código de Trânsito Brasileiro para as carteiras de habilitação provisórias nas categorias A, B e AB.

Permissão para dirigir

O Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transportes reforça que os recém-motoristas devem dirigir de forma prudente, em vez de ficar longe do volante no período probatório.

Ao deixar de dirigir, os iniciantes acabam deixando de adquirir a experiência necessária para enfrentar as vias.

  • Você viu? Explicamos o que é, quem tem direito e como tirar a CNH especial

Newsletter

Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

Quanto tempo para pegar a Habilitação depois de aprovado RJ?

Após os processos legais para tirar a sua CNH, como exames, aulas teóricas e práticas, o aluno sendo aprovado, o DETRAN terá um prazo de 15 dias para recebimento da sua CNH Provisória. Durante este período é como se fosse um teste para que você possa ter a CNH definitiva.

Como saber se a carteira de Habilitação está pronta BA?

Para isso, siga os 04 passos abaixo:.
Antes de tudo, encontre o site do Detran do seu estado..
Procure por “Consultar envio da CNH”.
Preencha com os dados solicitados..
O rastreio é feito através do site dos Correios..

Quantos dias demora para pegar a permissão para dirigir MG?

O documento será entregue pelos Correios, em até 10 dias úteis, no endereço cadastrado pelo condutor no sistema do Detran-MG.

Quanto tempo demora para a CNH chega pelo correio SP?

São Paulo: nesse estado, é possível optar por receber o documento em casa ou retirá-lo no mesmo local onde o serviço foi solicitado. O prazo para a entrega pelo correio é de até sete dias úteis.