Por que o homem ejacula

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

Por que o homem ejacula

*Namorei um cara durante um ano, e terminamos. O sexo era ótimo. Agora, voltamos a sair e estou com dúvida se ele está ejaculando, porque sai muito pouco. Será que não tem mais tanto desejo assim por mim, e, por isso, sai pouco?

* Que fatores determinam o volume de sêmen? Estou com 62 anos e, cada vez, sinto que estou gozando menos. Mesmo assim, tenho muita satisfação quando faço sexo até sem ejacular. Isso tem a ver com a idade?

* Tenho 21 anos e, em alguns dias, me masturbo pelo menos umas três vezes. Comecei a ver que, nesses dias, a quantidade de ejaculação fica cada vez menor. Isso é normal?

Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis

Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook

O volume da ejaculação varia de homem para homem e de relação para relação. Muitas mulheres acham que isso tem relação com o nível de prazer sentido pelo seu parceiro. No entanto, a quantidade de esperma expelida independe da excitação do homem. O que pode interferir é o intervalo de tempo desde a última ejaculação.

Naquele homem que ejacula várias vezes em uma relação sexual ou no mesmo dia, a quantidade de líquido vai ser menor. Se ele está há muito tempo sem ter relação, será maior e apresentará uma cor diferente, pois o esperma estará mais concentrado.

Em média, os homens costumam expulsar entre 1,25ml e 5ml (1/4 de colher de chá a 1 colher de chá, respectivamente) de sêmen a cada vez que ejaculam. Mas esse valor varia de pessoa para pessoa.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o volume do ejaculado deve ser maior do que 1,5ml. Quem sempre ejacula menos do que 2ml pode ter algum problema de infertilidade e deve procurar um especialista para investigar.

Mas, na maioria dos casos, o volume da ejaculação não está ligado à fertilidade do homem. Alimentação e consumo de bebidas também não interferem diretamente, apesar de poderem causar alterações de cor, cheiro e gosto do esperma.

Homens mais velhos apresentam um esperma mais ralo devido a alterações biológicas. É isso que pode dar a falsa impressão de haver menos quantidade.

Chegar ao orgasmo rápido demais é uma das maiores preocupações dos homens no sexo. Segundo pesquisa do Datafolha em parceria com a Omens, 48% dos brasileiros relatam ter tido problemas com ejaculação precoce em alguma etapa de sua vida sexual. É um número expressivo.

Mas por que a ejaculação precoce atinge tantas pessoas? E por que pesa tanto na vida sexual masculina?

A resposta para a primeira pergunta é simples. A ejaculação precoce não é uma doença propriamente dita, mas uma dificuldade em controlar a velocidade da excitação, que leva a um reflexo natural do corpo, o orgasmo e a ejaculação.

É natural existir uma variação entre as pessoas, e também a mesma pessoa pode sentir que a velocidade de ejaculação mudou de acordo com uma fase da vida, a excitação e a ansiedade naquele momento, entre outros fatores.

+ LEIA TAMBÉM: O efeito das redes sociais e da pornografia na vida sexual

Afinal, é normal, no começo da vida sexual, que a excitação venha de uma forma inesperada e difícil de controlar. A falta de experiência influencia as coisas.

A mesma situação pode acontecer quando a pessoa está numa relação especial ou com muita expectativa, com um frio na barriga que faz parecer que aquilo é a primeira vez. Aí também entra a adrenalina: esse hormônio que liberamos em momentos de estresse ou ansiedade é justamente a molécula usada para deflagrar a ejaculação. Isso explica por que os ansiosos têm, no geral, mais ejaculação precoce.

Continua após a publicidade

O ponto é que o quadro gera angústias e frustrações. Muitos sentem vergonha ou receio de decepcionar uma parceira ou parceiro e desconhecem que o problema tem solução. A mesma pesquisa do Datafolha já citada mostra que a maioria dos homens com dificuldades sexuais nunca procurou ajuda profissional.

No caso da ejaculação precoce, existem possibilidades de tratamento, e elas englobam psicoterapia, exercícios específicos e até medicamentos.

Consulte remédios com os melhores preços

DISTRIBUÍDO POR

Além disso, é bom ter em mente que expectativas irrealistas atrapalham demais. Estudos indicam que uma relação com duração de 7 minutos já é considerada dentro da faixa ideal. Mas, mais importante do que a duração da penetração, é a experiência do sexo como um todo. Beijos, carícias, sexo oral, estimulação com as mãos ou brinquedos… Tudo entra na conta.

+ Leia também: O novo normal do sexo

O fato de o homem negligenciar todas as etapas que não envolvem a penetração é frequentemente a maior causa de frustração de parceiras ou parceiros, muito mais do que a duração da penetração propriamente dita. E, ao contrário do que se imagina, dar a devida atenção a essas etapas já alivia a ansiedade e a sensação de responsabilidade. Em outras palavras, a solução do problema pode estar nas preliminares.

* João Brunhara é urologista, médico do Hospital Israelita Albert Einstein (SP) e diretor da Omens, plataforma que trata problemas de saúde sexual masculina

Por que o homem ejacula
Por que o homem ejacula

É certo que a sexualidade vai se transformando com o decorrer do tempo, especialmente devido às mudanças hormonais que podem fazer a libido ficar baixa. Mas você sabe quantas vezes um homem de 50 anos ejacula?

Leia esse texto para entender melhor sobre esse tema.

Quantas vezes um homem de 50 anos ejacula? 

Essa é uma pergunta que muitos homens podem fazer para avaliar como anda o seu desempenho nesta idade.

Seja por relação sexual, masturbação ou sonho molhado (o que ocorre mais na puberdade), o fato é que não há um número específico correto para quantas vezes um homem de 50 anos ejacula. O processo é muito individual, esse número pode depender não só da idade, mas também de um histórico de doenças e até do status de um relacionamento.

O que se sabe sim é que aos 18 anos, os homens têm um período refratário (que é o tempo que leva para se recuperar após um orgasmo e ejaculação) de 15 minutos e que na casa dos 70 anos, esse intervalo pode ser até mais de 24 horas. 

Outros estudos apontam que um homem de 50 anos pode até ter duas relações sexuais seguidas, e uma terceira com um período refratário maior. Vai depender de como andam os hormônios, especialmente, a testosterona, e os seus estímulos sexuais.

Mas, antes de seguir no tema, vamos entender o que é e como funciona a ejaculação.

O que significa ejacular?

A ejaculação é a liberação do esperma produzido principalmente pela próstata e vesículas seminais, a partir de uma resposta mecânica do corpo, que provoca contrações que empurram o líquido para a uretra e para fora do pênis, em geral, após o clímax (orgasmo), que pode ocorrer com um sonho, masturbação ou relação sexual, com ou sem penetração. 

É comum que ejaculação e orgasmo ocorram juntos, mas, nem sempre isso ocorre, porque enquanto a ejaculação é uma resposta mecânica, o orgasmo está ligado a reações neurofisiológicas e físicas provenientes da excitação, e que vão provocar um prazer intenso. 

A ejaculação vai provocar a perda da ereção após a liberação do esperma, e cada homem terá um momento de recuperação para a próxima relação ou outro tipo de prática sexual, que é o período refratário.

Após os 50 anos, o declínio hormonal pode ampliar o período refratário, porque a funcionalidade dos testículos diminui. Além disso, essa baixa de testosterona também pode provocar uma diminuição do desejo sexual e da performance.

No entanto, homens que se cuidam e têm hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas, têm boa alimentação, sono de qualidade e gerenciam o estresse, podem continuar com uma boa performance sexual.

Leia mais sobre:

  • Ejaculação precoce
  • Pouco esperma

A ejaculação pode trazer benefícios para a saúde?

Não existe uma frequência específica para um homem de 50 anos ejacular. É certo que nas fases mais jovens, eles podem fazer isso com bastante frequência, em alguns casos, mais de 10 vezes por dia a partir da masturbação. No entanto, com o tempo, esse número vai diminuindo.

Apesar disso, também não é definido se existe algum mal em um homem não ejacular tanto, porque de alguma forma, as substâncias geradas irão ser reabsorvidas pelo corpo. No entanto, se o homem evitar ejacular intencionalmente seguidamente pode desenvolver problemas de ejaculação, além disso, pode sofrer hipertensão epididimal e sentir dores nos testículos.

Por outro lado, já foram comprovados alguns benefícios de ejacular com certa frequência mesmo que não exista uma resposta exata e abrangente para quantas vezes um homem de 50 anos ejacula. Conheça algumas vantagens de ejacular:

1 – Ajuda na qualidade do sono

Depois da relação sexual, masturbação e ejaculação, há uma liberação de tensão. Portanto, os homens relaxam e conseguem dormir melhor. Essa é uma constatação de um estudo com mais de 770 homens, que demonstrou que os orgasmos produzem uma melhor latência e qualidade geral do sono.

2- Ajuda no bom humor

As flutuações de hormônio que ocorrem durante e após a ejaculação, auxiliam no bom humor. 

Isso ocorre porque os níveis de dopamina e oxitocina aumentam durante o sexo, e embora caiam após o orgasmo e ejaculação, ainda permanece uma sensação de bem-estar e satisfação.

3 – Ajuda na frequência cardíaca

Sexo também é movimento, e o corpo precisa de movimento para atingir níveis saudáveis. 

Durante a prática sexual, e consequente ejaculação, a frequência cardiorrespiratória aumenta e aumenta o fluxo sanguíneo nos vasos, o que pode reduzir as chances de doenças cardiovasculares, especialmente quando o sexo ocorre em uma frequência semanal.

4 – Pesquisa aponta ejaculação frequente como prevenção ao câncer

Um estudo internacional, realizado por 10 anos, com mais de 31 mil homens de 20 a 49 anos e publicado na revista científica Europe Urology, revelou que os que ejaculam 21 vezes ao mês correm menos riscos de ter câncer de próstata.

Por que o homem ejacula

Conclusão

A frequência sexual com ejaculação de 1 a 3 vezes por semana é o que mais vemos no consultório nas consultas de rotina de pacientes com 50 anos.

Mas, quantas vezes um homem de 50 anos ejacula não parece ser o mais importante, especialmente quando se trata de uma questão de comparação. O que o homem precisa saber é que sim, ele precisa conhecer o seu corpo e ter condições de manter uma vida sexual de qualidade. 

Para isso, se estiver notando alguma disfunção sexual, o ideal é buscar ajuda de um especialista no tema, que é o andrologista, porque essa subespecialidade da urologia cuida da saúde sexual do homem.

O médico poderá indicar exames e recursos, como remédios, terapias e outras alternativas,  para que tenha uma vida sexual satisfatória, na qual a ejaculação será facilitada, para obter os benefícios já comprovados.

Home – Marco Túlio

Dr. Marco Túlio Cavalcanti Urologista e Andrologista. Disfunção Erétil e Impotência sexual: dê fim a esse tormento. Prótese do Pênis: a retomada da sua vida sexual. Doença Peyronie: correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis. Reposição Hormonal: retome o seu desempenho.

Instagram: @dr.mtcavalcanti

Youtube: Dr. Marco Túlio Cavalcanti