Para estudar direito o que precisa

Muitas pessoas julgam que a faculdade de Direito é difícil e têm receio de iniciar a graduação. Por isso, viemos até aqui para desfazer esse mito, explicando como são asmatérias do curso de Direito e qual é o caminho que torna a formação acessível mesmo para quem tem problemas de aprendizado.

O curso é oferecido pela Anhanguera na modalidade presencial e pode ser concluído em 5 anos. Nele, vemos Direito Constitucional, Civil, Tributário, Penal e diversas outras disciplinas interessantes. Além disso, aprendemos Filosofia, Português, História, Sociologia e outros tópicos que ajudam a compreender o conteúdo.

Para estudar direito o que precisa

Sendo assim, você, pouco a pouco, será preparado para entender a legislação, decisões judiciais e teorias jurídicas. Continue a leitura e confira este guia que preparamos especialmente para tirar as suas dúvidas e explicar as principais matérias da faculdade de Direito!

O que dá a fama de o curso de Direito ser difícil?

A faculdade de Direito é difícil em um patamar parecido com as demais graduações, não sendo um ponto fora da curva. Na prática, tudo depende do interesse e esforço do aluno, que precisa utilizar dos recursos oferecidos pela instituição de ensino para desenvolver competências e tirar boas notas nas avaliações.

Por isso mesmo, o grande cuidado é buscar uma instituição de ensino de qualidade, com corpo docente qualificado e excelente infraestrutura. Com isso, receberá o auxílio necessário para superar os desafios de estudar Direito, e as matérias do curso de Direito não serão uma barreira para você mudar de vida.

Conteúdos e leituras extensos

Um dos pontos que mais contribuem para o Direito ser considerado difícil é a extensão dos materiais. Os livros técnicos são bastante específicos, com autores que dão explicações detalhadas sobre o conteúdo da legislação, teses jurídicas e decisões judiciais.

Aqui na Anhanguera, temos diversas iniciativas para facilitar o processo de aprendizagem dos nossos alunos e tornar os conteúdos mais objetivos:

  • professores com excelente didática;
  • abertura para tirar dúvidas dos alunos;
  • calendário bem-estruturado com tempo para estudar as disciplinas;
  • orientações sobre exames e provas, como OAB (Ordem dos Advogados) e concurso público;
  • biblioteca atualizada com as principais obras jurídicas.

Você não terá dificuldades se mantiver um cronograma de estudos para Direito, de acordo com as aulas e as orientações dos professores. É quando o aluno acumula um conteúdo de meses para a semana de provas que vêm as dificuldades com a extensão da matéria.

Exame da OAB

O Exame da OAB é outro ponto que contribui para a impressão de que a faculdade de Direito é difícil. A prova é realizada com o objetivo de obter a habilitação para a advocacia. Isso mobiliza mesmo os alunos que desejam uma vaga em concurso público, pois a advocacia é uma forma de adquirir prática jurídica e preencher os requisitos de carreiras como magistratura e ministério público.

Aqui, o planejamento é o ponto decisivo para sua aprovação. Como as provas cobram quase todas as matérias do curso de Direito,precisamos desenvolver uma rotina de estudos, exercícios, simulados e revisão das disciplinas. Ademais, na 2.ª fase, precisamos conhecer as peças jurídicas que caem no exame.

Na Anhanguera, damos o apoio necessário para que você consiga atingir esse objetivo profissional. Recentemente, por exemplo, fizemos uma semana de estudos intensivos, em um curso preparatório. Sem contar que, nas prova-aulas, você recebe orientações e dicas sobre como os assuntos caem nas provas.

Duração do curso

Algumas pessoas também encaram o tempo necessário para concluir a graduação em Direito como um desafio. Afinal de contas, a duração da faculdade de Direito está fixa em 5 anos, e somente após cumprir a carga horária você recebe o diploma.

Logicamente, o prazo é necessário. Estamos falando de uma ciência imprescindível para a vida em sociedade, que assegura direitos e deveres aos cidadãos e rege o Estado. Ademais, até mesmo questões econômicas, sociais, políticas e culturais fazem parte do estudo do jurista.

No entanto, a partir do terceiro ano de graduação, o curso de Direito muda de figura, e os alunos ganham um fôlego extra por participarem ativamente do mercado de trabalho. É quando passamos a desenvolver uma série de atividades práticas:

  • estágios curriculares; 
  • aulas de prática jurídica;
  • trabalho de conclusão de curso.

O curso de Direito também oferece inúmeras oportunidades de estágio em Direito em escritórios, empresas e órgãos públicos. Logo, muito antes do que imagina, você já estará inserido no ambiente profissional.

Vale ressaltar que só oferecemos a modalidade presencial para essa graduação, a fim de garantir a completa formação do aluno. Consequentemente, o convívio com os colegas e as interações em sala de aula fazem parte da rotina do curso e ajudam os alunos a estarem motivados ao longo da faculdade.

Qual é o perfil ideal do aluno do curso de Direito?

Gostar das matérias de Direito facilita a motivação e dedicação ao estudo. Portanto, evita que os conteúdos acumulem e faz os 5 anos de faculdade passarem voando. Mas qual é o perfil do aluno de Direito?

A faculdade está inserida nas Ciências Humanas. Logo, na maior parte do tempo, o pensamento crítico e a reflexão serão as suas ferramentas de estudo. Além delas, você estará envolvido em argumentações e debates, pois frequentemente não haverá uma única resposta para as questões.

Também temos a leitura como um instrumento importante. Você pode já gostar de ler ou criar esse hábito durante a faculdade. No geral, é mais uma tarefa de consistência e qualidade — dividindo-se bem as matérias no dia a dia — do que simplesmente a quantidade de páginas vistas.

Já a escrita costuma ser desenvolvida mais a fundo na parte prática do curso. Você não precisa ter medo, pois haverá oportunidades de repetir várias vezes a redação de documentos, peças jurídicas e argumentos nas aulas. Logo, é só se dedicar e seguir as orientações dos professores.

Por fim, lembre-se de que a faculdade é ampla, e o que se estuda em Direito pode variar bastante. Se você tem um perfil mais orientado para pessoas, por exemplo, haverá caminhos nessa direção, como Direito Criminal e Direito de Família. E haverá outros tantos caso o seu perfil seja mais voltado para tarefas, como Tributário, Empresarial e Administrativo. 

Quais são as principais matérias do curso?

Como visto, dizer que a faculdade de Direito é difícil não é verdadeiro, pois tudo depende da identificação e do esforço ao longo do curso. Por isso, neste tópico, listamos as matérias de Direito mais comuns nas grades curriculares das melhores faculdades do país. Confira e entenda como é o curso. 

Introdução ao Direito

Fornece conhecimentos fundamentais ao aluno, imprescindíveis para ele entender as bases do ordenamento jurídico e as matérias mais complexas que virão nos semestres seguintes. Essa é a razão pela qual costuma constar na grade curricular logo nos primeiros semestres.

Hermenêutica Jurídica e Filosofia de Interpretação das Normas são os tópicos normalmente contemplados nessa disciplina. O discente também deve aprender Direito Público e Privado, material e processual, sistemas legais como o Civil Law e o Common Law e fontes do Direito (entre elas, os costumes).

Além disso, aqui o discente tem os primeiros contatos com jargões jurídicos e a jurisprudência, ou seja, decisões dos magistrados proferidas em sentenças e acórdãos. Ele também é apresentado à doutrina, conjunto de estudos e de obras de juristas sobre o ordenamento jurídico.

Português Jurídico

É comum o aluno de Direito eleger o curso pelo seu perfil profissional comunicador ou afinidade com a escrita e a leitura. A área tem termos próprios utilizados em leis, audiências, petições, artigos e jurisprudências, demandando de quem deseja seguir carreira no ramo a capacidade de compreender e de extrair informações dali.

O Português Jurídico ensina noções de linguagem, coesão e coerência, retórica e gramática aplicadas à linguagem forense, além de promover a leitura crítica de textos jurídicos e trabalhar a redação jurídica, ensinando o discente a redigir peças comuns à esfera de atuação dos operadores do Direito.

Sociologia

Ressaltamos no início do post a importância de entender fatores sociais para ser um bom jurista. Essa matéria aborda o Direito como fato social, construindo e explicando a relação dele com a sociedade. Assim, discute sua função para os indivíduos, sua aplicabilidade e seu impacto na vida das pessoas e levanta debates construtivos sobre a Justiça, entre outros tópicos.

Ética

Idoneidade moral e reputação ilibada são tão importantes na área que estão previstas em lei como requisito para a posse em cargos nas grandes cortes do país. A disciplina em questão abrange ética pela perspectiva filosófica e sociológica desde Kant e Aristóteles até o Código de Ética da OAB, mostrando deveres e condutas morais esperados dos juristas.

Ciência Política

O Judiciário não atua sozinho na promoção da ordem e do bem-estar social. Embora tenha autonomia, está relacionado ao Executivo (presidente da República, governadores e prefeitos) e ao Legislativo (senadores, deputados federais, estaduais e vereadores). Política é uma esfera amplamente contemplada pelo Direito, objeto de estudo dos juristas.

A matéria é dada nos semestres iniciais e compreende tópicos como:

  • formas de governo (república e monarquia) e de Estado (unitário e composto);
  • sistemas de governo (presidencial e parlamentar);
  • regime político (democracia ou ditadura);
  • discussões sobre soberania estatal, assunto amplamente contemplado na disciplina a seguir.

Direito Constitucional

É a elementar entre as áreas do Direito, porque todas as outras leis devem estar de acordo com a Constituição Federal: se uma lei não é constitucional, ela não tem validade jurídica. Também conhecida como Carta Magna, esse instrumento assegura direitos fundamentais, além de reger as eleições, a organização do Estado e a sua atuação. Assim, o aluno estuda:

  • o Poder Constituinte e a evolução constitucional no Brasil;
  • a Teoria da Norma Constitucional (aplicabilidade e eficácia);
  • os princípios constitucionais;
  • a interpretação das normas constitucionais;
  • direitos e garantias fundamentais.

Direito Administrativo

A organização do setor público é estruturada na Administração Pública Direta e Indireta, principais tópicos dessa disciplina. Prepare-se para entender de políticas públicas, licitações, contratos públicos, sociedades de economia mista (como a Petrobras), empresas públicas (a exemplo dos Correios), seus agentes e serviços à sociedade.

Direito Civil

Geralmente, compõe a grade curricular a partir do 3.º semestre. Por ser uma matéria extensa, talvez você passe 1 ano ou mais estudando tópicos desse importante ramo do Direito Privado. Ele abrange Direito Imobiliário, Contratual e Securitário, além de ser a base para legislações importantes, como o Código de Defesa do Consumidor.

O Código Civil é o principal objeto de estudo, contemplando assuntos como direitos da personalidade, pessoas jurídicas e bens jurídicos. Aspectos de casamento, divórcio, posse, propriedade, obrigações, testamentos e herança são detalhados nessa disciplina.

Direito Tributário

O objeto de estudo dessa matéria são os tributos, gênero do qual impostos, taxas, contribuições e empréstimos compulsórios fazem parte. O aluno aprende o Sistema Tributário Nacional em todos os seus aspectos, fatos, casos, prazos e procedimentos referentes à tributação.

Direito Penal

É uma das mais polêmicas entre as matérias de Direito, levantando debates como o da redução da maioridade penal e ocupando manchetes com casos de segurança pública, de tráfico de drogas e de corrupção. Essa ciência trata os delitos e as condutas ilícitas previstas em lei, mostra como o Estado as pune e fala de:

  • crimes contra a pessoa (homicídio e aborto);
  • crimes contra o patrimônio (furto e estelionato);
  • crimes contra a dignidade sexual (estupro e assédio sexual).

Prática Jurídica

A Anhanguera entende como as matérias de Direito precisam ser aplicadas além da sala de aula para o discente tornar-se um bom jurista. Aqui você coloca à prova seu conhecimento no escritório-escola, no juizado especial e no núcleo de práticas jurídicas, jeito efetivo de transformar-se em um profissional completo.

A Prática Jurídica e as disciplinas citadas requerem atualização constante do aluno para correta aplicação da norma. Como as leis sofrem mudanças recorrentes, nosso curso de Direito com Vade Mecum otimiza seus estudos dando acesso digital a essa importante obra com as principais legislações.

A parceria entre a Anhanguera e a Saraiva Educação Jur também proporciona a você a Aula Destaque, ministrada por juristas renomados em seu campo de atuação. O melhor é que aqui você tem acesso a um ensino altamente qualificado sem pagar um absurdo de mensalidade.

Pesquisar a grade curricular e entender melhor as matérias de Direito são importantes na escolha da faculdade. A Anhanguera tem ótima infraestrutura, formas de ingresso facilitadas, custo-benefício, metodologia dinâmica e oferece apoio personalizado ao aluno para você se destacar no mercado de trabalho.

Se tiver dúvidas, recomendamos o guia completo com tudo sobre Direito.

Vale a pena fazer Direito?

Agora que você já sabe o que se estuda em Direito, podemos focar outras questões importantes para a sua escolha. Será que o curso realmente vale a pena? Por que escolher Direito? Quais são os benefícios dessa graduação? Veja a seguir.

Média salarial elevada

Você sabia que o curso de Direito apresenta uma das maiores médias salariais do ensino superior? Um advogado, por exemplo, ganha na faixa de R$ 4.466,00* por mês. Além disso, quando pensamos em concurso público, podemos ter remunerações altíssimas, como a magistratura, que traz salários acima de R$ 20.000* em muitos estados.

Diversidade de áreas de atuação

O Direito também se destaca pelas oportunidades de trabalho, que são bastante diversificadas. O diploma dá a chance de concorrer a diversos cargos públicos, como advogado público, juiz e promotor de justiça. Ao lado disso, no setor privado, a advocacia se desdobra em inúmeras especialidades, como Direito Civil, Direito de Família e Direito Criminal.

Significado do trabalho

Muitas pessoas escolhem a carreira jurídica pela importância do trabalho para a sociedade. Em qualquer das áreas de atuação, o profissional contribui para que as leis sejam respeitadas e aplicadas. Logo, é um trabalho em que as tarefas têm grande significado.

Essa faculdade, portanto, vale muito a pena, especialmente se você tem o perfil do estudante de Direito. Com o diploma, terá excelentes oportunidades de trabalho, que trazem boas remunerações e contribuem para a sociedade.  

 Será que eu tenho perfil para estudar Direito? 🤔 Faça o nosso teste e descubra!

Então, é importante buscar uma faculdade que crie as condições ideais para você desenvolver as competências e conquistar o seu lugar no mercado jurídico. Aqui na Anhanguera, temos inúmeros diferenciais. Alguns você já conferiu durante esta leitura. Aqui vai a lista completa:

  • corpo docente qualificado, com especialistas, mestres e doutores nas diversas especialidades jurídicas;
  • infraestrutura de ponta em todas as unidades, com biblioteca atualizada, laboratórios de informática e núcleos de prática; 
  • acesso ao Canal Conecta em que você pode buscar vagas de estágio e emprego;
  • parceria com a rede LFG para descontos nos cursos preparatórios para concurso público;
  • parceria a Saraiva Jur para curso preparatório da OAB e Vade Mecum Digital;
  • Aula Destaque com profissionais conceituados.

Você pode se inscrever no curso pelo vestibular online, presencial e agendado. Também é possível usar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), desde que tenha obtido no mínimo 200 pontos na prova objetiva e redação em um dos últimos três exames.

Estude Direito na Anhanguera!

Como visto, achar a faculdade de Direito é difícil pode colocar um obstáculo falso no seu caminho. Afinal, criamos as condições para que você se desenvolva e supere as dificuldades ao longo da graduação. Logo, você vai conseguir o seu diploma para mudar de vida.

Inscreva-se agora mesmo no vestibular e dê o primeiro passo na sua carreira de sucesso!

* Sujeito a alterações