O que é povo e população

O que é povo e população
 Nota: Para outros significados, veja Povo (desambiguação).

Povo é o nome, concebido como um conjunto de indivíduos que, num dado momento histórico, constitui uma nação. Se, por vezes, esta coincide com a totalidade de um território a ela associada, como normalmente acontece, é também o conjunto dos cidadãos de um país, ou seja, as pessoas que, mesmo que constituindo-se de diferentes etnias, estão vinculadas a um determinado regime jurídico, a um Estado. Na linguagem vulgar, a palavra "povo" pode referir-se à população de uma cidade ou região, a uma comunidade ou a uma família; também é utilizada para designar uma povoação, geralmente pequena.[1]

 

O Wikiquote possui citações de ou sobre: Povo

 

O Wikiquote possui citações de ou sobre: Etnia

 

O Wikiquote possui citações de ou sobre: Grupo étnico

  • Plebe
  • Nação
  • Lista de grupos étnicos
  • Censo demográfico

  1. Dicionário Michaelis – Povo

  • Ricardo & Ricardo Advogados Associados – Direito Constitucional

Obtida de "https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Povo&oldid=63487504"

Povo é o conjunto de indivíduos, ligados a um determinado território por um vínculo chamado nacionalidade. No conceito de povo estão incluídos os brasileiros natos e naturalizados. Distingue-se do conceito de população, pois neste incluem-se, além dos natos e naturalizados, os estrangeiros e os apátridas.

Qual a diferença entre povo e população Brainly?

Povo: é o conjunto de indivíduos que estão ligados a um território, chamado nacionalidade. População: são pessoas que pertencem a um determinado território.

Qual é a diferença entre pessoa e população?

Povo é o conjunto de pessoas ligadas a um território pela nacionalidade. Por exemplo, o povo do Brasil inclui todos os brasileiros nascidos aqui e os nacionalizados. Já a população inclui todos as pessoas de um território, sendo elas nacionalizadas, estrangeiras, etc.

Qual a diferença entre população povo e nação?

Povo: elemento humano, pessoas com vínculo jurídico/político com o estado. População: pessoas num território; nacionais ou estrangeiros, conceito numérico. Nação: pessoas com laços históricos e culturais, conceito sociológico.

O que é Estado-nação território povo e população?

Conceito de Estado O Estado pode ser definido como o conjunto de instituições públicas onde estão inclusos o próprio governo, as escolas, os hospitais públicos, etc. ... Um Estado é uma instituição constituída pelo governo, povo e território e o exercício da soberania territorial é feito pelo Estado.

Qual a diferença entre pátria e nação?

Se a expressão nação começou por significar aqueles que nascem da mesma raiz, já a expressão pátria vem do latim patrius, isto é, terra dos antepassados. ... Isto é, se a expressão nação apela ao nascimento, à raiz de onde se vem, já a expressão pátria invoca mais o passado e, fundamentalmente, os mortos passados.

O que que é a pátria?

Pátria salienta um país ou território enquanto realidade afectiva a que grupos e indivíduos estão ligados — «país em que se nasce e ao qual se pertence como cidadão; terra, torrão natal; terra natal»; ex.: «a minha pátria é Portugal».

Qual é o significado de pátria e de pais?

Significado de Pátria substantivo feminino País onde alguém nasce ou vive como cidadão. Terra natal; local do país onde alguém nasceu: sua pátria é Minas Gerais.

Qual a diferença entre governo e nação?

Qual a diferença entre Estado e governo? O Estado é o conjunto de instituições que controlam e administram uma nação e o seu ordenamento jurídico, como já explicamos. Por outro lado, o governo é a liderança que controla estas instituições, especialmente o Poder Executivo.

Qual a diferença entre o conceito de Estado e nação?

Estado: É a pessoa jurídica formada por uma sociedade que vive num determinado território e subordinada a uma autoridade soberana. ... Nação: Agrupamento humano, cujos membros, fixados em um território, são ligados por laços históricos, culturais, econômicos e lingüísticos.

Qual a diferença entre estado governo e soberania?

Governo seria apenas uma das instituições que compõem o Estado, com a função de administrá-lo. ... A soberania interna significa que o poder do Estado é o mais alto existente dentro do Estado. A soberania externa significa que, nas relações recíprocas entre os Estados, não há subordinação nem dependência, e sim igualdade.

O que é povo e população

Povo é o conjunto de indivíduos, ligados a um determinado território por um vínculo chamado nacionalidade. No conceito de povo estão incluídos os brasileiros natos e naturalizados. Distingue-se do conceito de população, pois neste incluem-se, além dos natos e naturalizados, os estrangeiros e os apátridas. O cidadão, por sua vez, é a pessoa que goza de direitos políticos.

• Conjunto de pessoa que detém o poder político, a soberania

• Pode ser designado como expressão da cidadania

• São as pessoas titulares de direito político

• A noção de povo exclui os estrangeiros

• É o substrato humano do Estado

• Não existe Estado sem povo

• O que determina se alguém faz parte ou não do povo de um Estado é o Direito

• É o conjunto de nacionais de um Estado

• É um grupo de indivíduos que se sentem unidos pelos ideais e aspirações comuns

• Raça, língua, costumes, religião não são fatores para a constituição de uma nação

• Identidade histórica, tradição, passado em comum são condições indispensáveis para a formação nacional

• Nacionalidade – conjunto de traços morais que dão fisionomia peculiar a cada nação

• Permanência no mesmo espaço físico, lutas e sofrimentos, trabalhos e vitórias comuns é que vão formando o sentimento de pertencimento de nacional

• É mera expressão numérica, demográfica ou econômica que não revela o vínculo existente entre a pessoa e o Estado

• A população é formada por nacionais e estrangeiros residentes

• Formam um todo orgânico (família, grupos profissionais, étnicos etc.)

• É uma massa de indivíduos que em certo momento vivem dentro da jurisdição de certo Estado

O conceito de população e povo são diferentes e sem dúvida há uma complexidade que um dicionário não pode resolver, como sugeriu um colega nosso. População refere-se aos habitantes de um território e Povo aquelas pessoas que realmente participam de um processo político, jurídico ou mesmo legislativo; é povo de um território, por exemplo, o povo ativo; aquele que realmente participa dos processos democráticos do país, ou o povo como destinátario do poder, mas o que dizer do povo ícone, aquele povo que representa a maioria da população e é mitificado em épocas políticas, mas não tem a sua dignidade respeitada constitucionalmente por políticas globalizantes, que conseguem excluir mais da metade da população mundial que não têm o mínimo necessário para sua sobrevivência e a de seus filhos? - As Constituições dão ênfase aos direitos sociais e humanos, mas geralmente são normas analogicamente comparadas as orações,-quem sabe um dia aconteçam? Para melhor aprofundar o assunto sugiro que leia "Dalmo de Abreu Dallari, Müller, Habermas e J. J. Canotilho"