No que se refere a produção do território na amazônia pode-se afirmar que

A ocupação da Amazônia ocorreu primeiramente com os índios, que se interagiam de forma harmônica com a natureza. No entanto, a ocupação da área com intuitos gananciosos foi se intensificando, que desencadeou e desencadeia uma série de problemas ambientais, prejudicando a biodiversidade da Amazônia. Confira o histórico de ocupação e devastação do maior bioma do Brasil. 1494 – Portugal e Espanha assinam o Tratado de Tordesilhas, conforme esse documento os portugueses ficam com a porção leste do território brasileiro e os espanhóis com a poção oeste, o qual coloca a floresta Amazônica para os espanhóis. 1540 – Os portugueses descobrem a Amazônia, desbravadores lusitanos chegam à região para impedir a invasão de ingleses, franceses e holandeses, que cobiçavam a floresta. 1637 – Portugal encomenda a primeira grande expedição à região, com cerca de 2 mil pessoas. A exploração de frutos como o cacau e a castanha ganham uma forte conotação comercial. 1750 – Os reis de Portugal e Espanha assinam o Tratado de Madri - por meio deste, quem usava e ocupava a terra teria direito a ela. Com isso, os portugueses conseguem direito sobre a Amazônia. Deu-se início ao estabelecimento da fronteira do território brasileiro na região Amazônica. Fim do século XIX – Inicia-se o ciclo da exploração da borracha brasileira na Amazônia, motivado pela Revolução Industrial, as fábricas inglesas importam a matéria prima em grandes quantidades. Entre 1870 e 1900, aproximadamente 300 mil nordestinos migraram para a região para trabalharem nos seringais. 1940 – O então presidente Getúlio Vargas, inicia uma política para a ocupação do oeste brasileiro, a chamada Marcha para o Oeste. 1960 – Com o intuito de integrar a Amazônia com o resto do País, os militares pregam a unificação do País e a proteção da floresta contra a “internacionalização”. Utilizando um discurso nacionalista, os militares realizam várias obras em infraestrutura para a ocupação da região, a principal é a Transamazônica. É a política "Integrar para não Entregar". 1970 – A população da Amazônia Legal atinge a quantia de 7 milhões de habitantes, reflexo das políticas públicas para a ocupação do território, no entanto, os problemas ambientais gerados são desastrosos, a área desmatada da Amazônia chega a 14 milhões de hectares.

1980 – Os problemas ambientais na Amazônia, rotulada como “pulmão do mundo”, geram repercussões internacionais. O assassinato do líder sindical Chico Mendes, em 1988, agrava ainda mais as pressões internacionais em relação às políticas desenvolvidas no Brasil para a preservação da Amazônia.


Plantação de soja na Amazônia

1990 – Se intensifica o desmatamento na região para a produção de soja, estima-se que a extensão territorial desmatada atinja 41 milhões de hectares. 2000 – Conforme dados do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), a população da Amazônia é de 21 milhões de pessoas. A pecuária passa a ser a grande vilã e principal responsável pelo desmatamento. O rebanho bovino é de cerca de 64 milhões de cabeças.

2005 – 2009 - O assassinato da missionária estadunidense Dorothy Stang agrava ainda mais os problemas ambientais na região. A área desmatada chega à incrível marca de 70 milhões de hectares.


Missionária assassinada em 2005

(Ifal 2019) Sobre as características econômicas do território brasileiro, marque a alternativa correta sobre as características pertinentes à região Norte do Brasil.

A) Nos últimos anos, a economia dessa região vem apresentando crescimento. Com a guerra fiscal (concessão de benefícios fiscais), uma série de indústrias se instalou nos estados dessa região para fugir da carga tributária no Sul e no Sudeste.

B) Além do intenso extrativismo vegetal, de produtos como látex e madeira, a região é rica em minérios, e é nessa região que está localizada a serra dos Carajás, a mais importante área de mineração do país. Essa região conta também com um polo industrial, com segmentos: eletroeletrônicos, informática, motos, entre outros.

C) O crescimento econômico dessa região deve-se sobretudo ao bom desempenho do setor agropecuário. Na agricultura, os produtos mais importantes são o algodão, o milho e, principalmente a soja. O rebanho de gado bovino dessa região responde por um terço do total do país.

D) Essa região responde por mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Nessa região, estão instaladas as maiores montadoras siderúrgicas do país, e ela conta com uma significativa produção industrial de ponta.

E) A agropecuária é uma atividade de grande relevância nessa região, onde a principal atividade econômica é a criação de bovinos. O setor industrial também tem grande importância, com destaque para os setores automobilístico e têxtil. Essa região conta também com um grande potencial hidrelétrico.

Lista de questões de vestibulares sobre a Floresta Amazônica.
Ler artigo Floresta Amazônica.

Última postagem

Tag