Nesse texto, há um complemento verbal no trecho a importância de preservar os recursos hídricos

    Atividade de português, indicada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, sobre o complemento nominal. Vamos estudá-lo? Para isso, responda às questões que se referem ao curioso texto Café não deve ser preparado com água fervente!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

    Faça o download desse exercício de português em:

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

CURIOSIDADE – Café não deve ser preparado com água fervente

    Estudos químicos indicam que a temperatura ideal para preparar o café é de aproximadamente 90°C. Isso significa que a infusão deve acontecer alguns instantes antes da ebulição.

    De acordo com pesquisas, a água fria não extrai óleos essenciais e cafeína suficiente dos grãos. Já a fervente provoca a perda do oxigênio, alterando o índice de acidez, o que prejudica o sabor e o aroma da bebida.

    O Brasil é líder no ranking mundial de produção e exportação, com parque cafeeiro estimado em 2 milhões de hectares, distribuídos em 15 estados, recebendo destaque Minas Gerais e Espírito Santo. A maior safra ___ café da história brasileira ocorreu entre 2012 e 2013, com 50,8 milhões de sacas.

Disponível em: <http://www.rankbrasil.com.br>. (Com cortes).

Questões

Questão 1 – Há um complemento nominal no trecho:

(     ) “Estudos químicos indicam que a temperatura ideal […]”

(     ) “[…] a água fria não extrai óleos essenciais […]”

(     ) “Já a fervente provoca a perda do oxigênio […]”

Questão 2 – No segmento “[…] o índice de acidez […]”, a parte destacada complementa:

(     ) um adjetivo.

(     ) um advérbio.

(     ) um substantivo.

Questão 3 – Sublinhe o complemento nominal neste fragmento do texto:

“[…] o que prejudica o sabor e o aroma da bebida.”

Questão 4 – Em “[…] com parque cafeeiro […]”, o termo grifado funciona como:

(     ) aposto.

(     ) adjunto adnominal.

(     ) complemento nominal.

Questão 5 – Na passagem “A maior safra ___ café da história brasileira […]”, o complemento nominal deve vir regido da preposição:

(     ) “de”.

(     ) “em”.

(     ) “com”.

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

  • Serieseuamo
  • há 4 meses
  • Português
  • 245

A água é fonte da vida, um recurso natural essencial seja como meio de vida de várias espécies vegetais e animais ou como fator de produção de bens de consumo [...]. Os recursos hídricos têm uma importância fundamental para a sobrevivência de todos os seres do planeta e têm sido tema de inúmeros debates internacionais, dada a gravidade que sua falta pode acarretar. [...]A agricultura, a pecuária e as indústrias dependem da água para obterem seus produtos e a falta desse recurso gera desemprego e aumento do preço no produto final. A falta de água produz um efeito dominó, afetando a população, a natureza e a economia.Recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia. [...] O mau uso dos recursos hídricos põe em risco a vida de todos os seres vivos e afeta diretamente diversas atividades humanas. [...]As águas subterrâneas são recursos naturais importantes para o meio ambiente, pois auxiliam na manutenção da umidade do solo, garantem o fluxo dos cursos d’água e também servem para uso humano. É por isso que conhecer e proteger as fontes de água subterrânea é tão importante. [...]A ação do homem vem causando danos à preservação da água. Seja por contaminação de rios, lagos e represas, ou pelo uso irrestrito e desnecessário desse recurso. [...]Educar e conscientizar as novas gerações sobre a importância de se preservar os recursos hídricos são ações fundamentais para se garantir a sobrevivência dos nossos rios e de todas as formas de vida na terra. [...]Disponível em: <https://bit.ly/3IOYYBd>. Acesso em: 7 mar. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.Nesse texto, há um complemento verbal no trecho:A)“... é fonte da vida...”. (1º parágrafo)B)“... produz um efeito dominó...” (2º parágrafo)C)“O mau uso dos recursos hídricos...”. (3º parágrafo)F)“...são recursos naturais importantes...”. (4º parágrafo)

RESPONDER

Respostas

1.

Este texto contém um complemento verbal à passagem: “Um mundo fictício surgiu com a ideia de uma boneca…”. Então mude C para ser a letra correta.

Sabemos disso porque o verbo “trazer” é classificado como um verbo transitivo direto. Portanto, é necessário adicionar. Portanto, a palavra “pense na boneca” é o objeto direto do verbo “trazer”, por isso dizemos que tal expressão pode ser utilizada como complemento da fala.

O fator A não tem vias aéreas, portanto não pode ser tomado por via oral. Os elementos b e d têm verbos e advérbios sem significado, portanto não há modificadores.

=========================================================================

2.

Há suplementos verbais no texto.

c) “…um mundo ficcional que evoca a ideia de uma marioneta…” (n.º 2)

O complemento do verbo é “ideia de boneca”. A palavra “trazer” completa o sentido do verbo: o que levar? ideia de boneca.

suplemento oral

Uma palavra em uma frase que adiciona o significado de um verbo, que pode ser direto ou indireto.

Se o complemento se referir a um verbo transitivo direto, ele é classificado como objeto direto. Esta adição não começa com uma preposição. Como:

Ouvi vozes de fora.

Se o complemento se referir a um verbo transitivo indireto, ele é classificado como objeto indireto. Esta adição é apresentada como uma preposição. Como:

“O partido precisa de mais dinheiro.”