1. (UnB-DF) Marque a opção que identifica autor, obra e escola a que pertence o seguinte trecho. "Inda conserva o pálido semblante Um não sei quê de magoado e triste, Que os corações mais duros enternece. Tanto era bela no seu rosto a morte!" A) Gonçalves Dias/ I-Juca Pirama/ RomantismoB) Castro Alves/ vozes d'África/ Romantismo C) Santa Rita Durão/ Caramuru/ Arcadismo D) Basílio da Gama/ O Uraguai/ Arcadismo E) n.d.a. 2. (ESAN-SP) Assinale a alternativa correta quanto a autores e obras neoclássicas ou arcádicas: A) Vila Rica (1839), poema épico que trata da descoberta do ouro em Minas Gerais e a fundação de Vila Rica. Autoria: Cláudio Manuel da Costa. B) "Minha bela Marília, tudo passa: A sorte deste mundo é mal segura; Se vem depois dos males a ventura, Vem depois dos prazeres a desgraça." Fragmento de Marília de Dirceu (1792). Autoria: Tomás Antônio Gonzaga. C) Frei Santa Rita Durão, a exemplo de Os Lusíadas, de Camões, compõe Caramuru (1781), em dez cantos, em oitava rima, observando as unidades tradicionais: proposição, invocação, dedicatória, narrativa e epílogo. D) O Uraguai (1769) é poema épico escrito por Basílio da Gama. rompe o modelo camoniano, pois está dividido em cinco cantos, com estrofação livre e versos brancos. E) Todas são corretas. 3. (PUCC-SP) Pode-se afirmar que Marília de Dirceu e as Cartas chilenas são, respectivamente: A) altas expressões do lirismo amoroso e da sátira política, na literatura do século XVIII.B) exemplos da poesia biográfica e da literatura epistolar cultivadas no século XVII. C) exemplos do lirismo amoroso e da poesia de combate, cultivados sobretudo pelos poetas românticos da chamada "terceira geração". D) altas expressões do lirismo e da sátira da nossa poesia barroca. E) expressões menores da prosa e da poesia de nosso Arcadismo, cultivadas no interior das Academias. 4. (UFRS) Os fragmentos abaixo referem-se à questão abaixo: 1- Nise? Nise? onde estás? Aonde espera Achar-te uma alma, que por ti suspira (...) 2- Glaura! Glaura! não respondes? E te escondes nestas brenhas? Dou às penhas meu lamento; Ó tormento sem igual! 3- Minha bela Marília, tudo passa; A sorte deste mundo é mal segura; Se vem depois dos males a ventura, Vem depois dos prazeres a desgraça. Os poetas árcades brasileiros tinham as suas musas inspiradoras, a quem se dirigiam freqüentemente em seus poemas. Pelas musas evocadas nos versos acima, pode-se dizer que os seus autores são, respectivamente, A) Cláudio Manoel da Costa, Silva Alvarenga e Tomás Antônio GonzagaB) José Basílio da Gama, Cláudio Manuel da Costa e Alvarenga Peixoto. C) Tomás Antônio Gonzaga, Silva Alvarenga e Alvarenga Peixoto. D) Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Frei Santa Rita Durão. 5. (UNIFAP) "Já no calado monumento escuro Em cinzas se desfez teu corpo brando; E onde eu ver, oh Nise, o doce, o puro Lume dos olhos teus ir-se apagando! Hórridas brenhas, solidões procuro, Grutas sem luz frenético demando, Onde maldigo o fado acerbo e duro Teu riso, teus afagos suspirando: Darei da minha dor contínua prova, Em sombras cevarei minha saudade, Insaciável sempre, e sempre nova. No texto acima, de Manoel Maria Barbosa du Bocage, os versos refletem aproximação do autor com princípios das estéticas: A) árcade e parnasiana.B) árcade e barroca. C) romântica e simbolista. D) árcade e pré-romântica. E) parnasiana e pré-romântica. 6. (MACK-SP) Obra que apresentou os maiores ideais da poesia árcade brasileira, expondo aspectos bucólicos, relacionados, em boa parte, ao carpe diem, foi: A) Uraguai.B) Caramuru C) vila Rica D) Liras de Marília de Dirceu E) Mocidade e Morte. 7. (FESP) Aponte a alternativa cujo conteúdo não se aplica ao Arcadismo. A) Desenvolvimento do gênero épico, registrando o início da corrente indianista na poesia brasileira.B) Presença da mitologia grega na poesia de alguns poetas desse período. C) Propagação do gênero lírico em que os poetas assumem a postura de pastores e transformam a realidade num quadro idealizado. D) Circulação de manuscritos anônimos de teor satírico e conteúdo político. E) Penetração da tendência mística e religiosa, vinculada a expressão de ter ou não fé. 8. (CENTEC-BA) Quando o poeta neoclássico pinta uma paisagem como um "estado de alma", podemos dizer que estamos diante de uma paisagem: A) tipicamente neoclássica.B) sugestivamente simbolista. C) rebuscadamente barroca. D) prenunciadora do Parnasianismo. E) antecipadamente romântica. 9. (PUCCAMP-SP) A poesia pastoral não terá grande encanto se for tão grosseira quanto o natural ou limitar-se minuciosamente às coisas rurais. Falar de cabras e carneiros e dos cuidados que requerem nada tem de agradável em si; o que agrada é a idéia de tranqüilidade, ligada à vida dos que cuidam das cabras e dos carneiros. A busca do "encanto" acima referido, num momento em que a arte busca uma linguagem racional e simples, e o poeta tenta dissolver qualquer notação subjetiva, encontra-se nos versos: A) Se tu viesses, donzela, Verias que a vida é bela No deserto do sertão! Lá têm mais aromas as flores E mais amor os amores Que falam no coração! B) E sonho-me eu também me meio dos pastores. Menalcas é o meu nome, ou Hano, ou Tirses. Canto E cajado e surrão às plantas te deponho. Enastrado por ti o meu rabel de flores, Em contendas me travo a celebrar-te o encanto. Oh! tempos que lá vão! oh! vida antiga... oh! sonho! C) Longe, a tarde es estorce, em violácea agonia. Essas horas de susto e de melancolia, como é triste ao pastor transviado compreendê-las! D) Enquanto a luta jogam os Pastores, E emparelhados correm nas campinas, Toucarei teus cabelos de boninas, Nos troncos gravarei os teus louvores. E) Esta a imagem da vaca, a mais pura e singela que do fundo do sonho eu às vezes esposo e confunde-se à noite à outra imagem daquela que ama me amamentou e jaz no último pouso. 10. (VUNESP-SP) Leia atentamente o seguinte texto: Correi de leite e mel, Ó Pátrio cio, E abri dos seios o metal guardado; Os borbotões de prata, e de oiro os cios Saiam de Luso a enriquecer o estado. Esses versos do árcade, admirador de Pombal, Cláudio Manuel da Costa: A) mostram a revolta do poeta contra a corte portuguesa.B) usam o fingimento poético para exaltar a natureza pátria. C) desejam que surjam o ouro e a prata dos rios da pátria para enriquecer Portugal. D) fazem uma associação poética entre prata e leite, mel e oiro. E) desejam que Portugal devolva o oiro ao Brasil. |