Dor no bico da mama é sinal de gravidez

Saiba quais são os primeiros sintomas de gravidez que podem sugerir que está grávida. Apesar de só um teste de gravidez confirmar que está à espera de bebé, há alguns sintomas, muito semelhantes ao que sente antes e durante o período menstrual, que podem indicar que foi bem-sucedida.

Sente-se cansada e sonolenta? O seu peito está mais “cheio” e sensível? Sente-se ansiosa? Tem necessidade de ir à casa de banho mais vezes? Estes são alguns dos sinais que podem indicar que está grávida mesmo antes de lhe faltar o período.

Preste muita atenção ao que se passa no seu corpo e às suas emoções. Logo após a conceção, o aumento da produção hormonal muda o seu corpo preparando-o para acolher e alimentar o bebé em desenvolvimento.

Muitos destes sintomas iniciais podem ser confundidos com certos incómodos que sente antes e durante o período. Se este lhe faltar, pode fazer um teste de gravidez em casa para confirmar se está à espera de bebé!

1. Aumento dos seios e tensão mamária

O peito é uma zona extremamente sensível às alterações hormonais e, por isso, a tensão mamária é um dos primeiros sintomas da gravidez.

A produção de progesterona e hCG (hormona gonadotrofina coriónica humana) estimulam o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos que irrigam fortemente toda a área de implantação do embrião e é este aumento do volume sanguíneo no seu corpo que faz com que o seu peito lhe pareça mais “cheio” e pesado.

As náuseas e vómitos são sintomas muito comuns nas primeiras semanas da gestação. Apesar de ser tradicionalmente conhecida como “doença da manhã”, as náuseas/vómitos podem ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite.

3. Alterações do paladar e do olfato

A acompanhar as náuseas e vómitos pode sentir mais fome e a aversão a certos alimentos e cheiros ou até começar a ter desejos por certos alimentos ou sabores. Também pode sentir um gosto metálico estranho na boca.

4. Fadiga e cansaço

Um dos sintomas de gravidez mais frequentes é a fadiga. Sente-se mais cansada ou com vontade de dormir depois do almoço? É normal. O aumento da produção de progesterona vai deixá-la mais fatigada e com falta de energia.

5. Dor abdominal, barriga inchada e desconforto intestinal

Sente-se inchada, com desconforto intestinal ou mesmo leves câimbras abdominais? Estes são alguns dos primeiros sintomas da gravidez, em tudo semelhantes às cólicas que ocorrem antes ou durante o período menstrual.

6. Sempre a correr para a casa de banho

Pouco tempo após a conceção a necessidade de ir à casa de banho aumenta, especialmente durante a noite. A produção da hormona hCG é a grande responsável.

7. Pequenas manchas na pele

Reparou numas pequenas manchas escuras na testa, ponta do nariz, lábio superior ou nas faces do rosto? Este é mais um sintoma de que pode estar grávida.

Mais uma vez, são as alterações hormonais as responsáveis por estas pequenas manchas acastanhadas com origem no aumento da produção de melanina (pigmentação escura da pele que se forma como defesa contra a radiação solar).

8. Ora triste, ora feliz!

Sente-se feliz e logo a seguir triste e deprimida? A mudança brusca de humor é mais um sinal de que as hormonas estão em alta.

9. Prisão de ventre

Sintoma comum desde o início da gravidez, a prisão de ventre é provocada pelos níveis elevados de progesterona, que relaxa o intestino e torna a digestão mais lenta.

10. Mamilos mais escuros

A área em redor do mamilo parece-lhe ligeiramente mais escura? Este é mais um sinal precoce da gravidez. A alteração da cor deve-se ao aumento da produção hormonal que induz o aumento da produção de melanina.

11. Dores de cabeça

O aumento da produção hormonal e do volume sanguíneo podem dar origem a dores de cabeça. Mas, assim que o seu corpo se ajustar a estas alterações, devem passar.

12. Temperatura corporal basal elevada

Se a temperatura oral ou axilar, medida logo pela manhã, antes de se levantar da cama e sem ter feito qualquer esforço físico (temperatura corporal basal) permanecer elevada é mais um sinal de que pode estar grávida.

O aumento da temperatura corporal basal ocorre logo após a ovulação (cerca de 24 a 72 horas depois).

13. Faltou-lhe o período

Entre os vários sintomas de gravidez, este é o sinal mais evidente de que pode estar grávida, caso o seu ciclo menstrual  seja regular. Se não for esse o caso, pode notar algum dos outros sintomas da gravidez antes de dar pela falta da menstruação.

Teads fallback - Discover inRead by Teads!

LEIA TAMBÉM

A dor na mama na gravidez pode se assemelhar com uma sensação de peso, tornando os seios mais sensíveis a partir da segunda semana de gestação. Além disso, a dor se assemelha com algo latejante, que vai e vem, fazendo com que o incômodo apareça mesmo sem a palpação, de fato.

O mamilo também pode apresentar alguns sinais concomitantes com a dor, como o escurecimento e o aumento de suas auréolas. A tendência é que as mulheres mais sensíveis nos seios, sintam-nos mais doloridos e “pesados”, embora a intolerância a dor possa ser variável em cada caso.

Se você tem percebido alterações nas mamas, mas ainda está em dúvida com relação à gestação, acompanhe o nosso conteúdo de hoje e saiba tudo sobre o tema.

Para ler mais tarde: Exames na gravidez: Conheça agora os mais importantes a ser feito

Dor no bico da mama é sinal de gravidez
Dor no bico da mama é sinal de gravidez

Mulher grávida com top e shorts. Foto: Freepik

Como vimos acima, a dor na mama na gravidez é latejante, o que se assemelha com alguns tipos de dores de cabeça que temos, por exemplo. É como se ela fizesse um movimento de “dilatação e contração”, que vai e volta, causando picos de dor e diminuindo.

Veja a dor no seio como uma “onda”, que chega, cresce, se intensifica e depois “quebra” e diminui. Essa analogia pode lhe ajudar a detectar a dor causada pela gestação. Lembre-se ainda que a dor pode aparecer apenas durante o toque nos seios ou pode acontecer sem que você o apalpe.

De qualquer forma, apenas a dor na mama na gravidez não é o suficiente para que seja confirmada a gestação. Apesar de ser um sintoma recorrente, os exames de sangue ou os testes de farmácia tendem a ser mais fidedignos, afinal, algumas mulheres podem sentir dor nos seios provenientes de alterações hormonais, uso de anticoncepcionais e até mesmo no período pré-menstrual.

Dor no bico da mama é sinal de gravidez
Dor no bico da mama é sinal de gravidez

Grávida de top sentada em posição de flor de lótus. Foto: Freepik

Sendo assim, para não cometer nenhum equívoco, observe as características das suas mamas, seguindo as nossas sugestões e, caso não tenha certeza se está grávida, faça um exame para isso. 😉

Para que você possa visualizar com mais clareza as suas mamas e assim saber se você realmente está com um sintoma de gravidez, observe se o mamilo ficou mais escurecido e sensível ao toque. Também é possível observar o que chamamos de “auréola secundária“, que cresce e se desenvolve em volta do mamilo. Essa mudança tem a função de preparar a mama para a amamentação mais tarde.

É normal sentir dor no bico da mama na gravidez?

Sim. Isso se deve ao fato de que as mudanças hormonais estão causando transformações no seu corpo. Dessa forma, no decorrer da gestação o seu organismo irá se adaptar à todas essas mudanças, ficando mais equilibrado e diminuindo as dores no mamilo e na mama propriamente dita.

Dor no bico da mama é sinal de gravidez
Dor no bico da mama é sinal de gravidez

Grávida de sutiã vermelho. Foto: Freepik

As alternações nas mamas podem variar de mulher para mulher, mas elas acontecem ao longo de toda a gestação. Para se ter uma ideia, existem mulheres que percebem mudanças nos seios logo após a concepção, enquanto outras gestantes relatam perceber inchaços e dores apenas a partir da segunda semana de gestação.

Como aliviar os seios doloridos na gravidez?

A dor na mama na gravidez pode ser bastante incômodo e pode causar, inclusive, a irritabilidade. Isso tudo é natural, ainda mais se considerarmos as mudanças de humor que acontecem repentinamente durante a gravidez.

De qualquer forma, algumas medidas tendem a diminuir a sensação de peso e de dor nos seios durante a gestação. Veja quais são:

Dor no bico da mama é sinal de gravidez
Dor no bico da mama é sinal de gravidez

Gestante medindo os seios. Foto: Freepik

  • Use sutiãs que sejam apropriados para gestantes, pois eles dão uma melhor sustentação para o seio que está ficando maior e mais inchado.
  • Durma de sutiã, pois isso dará mais sustentação até mesmo quando você se deitar de lado.
  • Os toques nos seios também devem ser mais leves e, se possível, evitados. Com isso em mente, comunique o seu parceiro ou parceira sobre a sensibilidade para que, durante às relações a dois, o toque na região seja evitado.
  • Tome banhos mornos e faça massagens suaves com óleos relaxantes, pois eles tendem a diminuir o dolorido e ainda causar sensação de bem-estar e conforto.

Os sutiãs utilizados durante a gestação precisam ser de tamanho apropriado. Para isso, meça as suas mamas antes de comprar um novo sutiã baseando-se apenas no que for medido neste momento, afinal, as suas lingeries antigas não serão tão adequadas e não acompanharão o crescimento da mama.

Dor no bico da mama é sinal de gravidez
Dor no bico da mama é sinal de gravidez

Grávida com top sentada sobre a cama. Foto: Freepik

A dor no seio na gravidez é normal

A dor na mama na gravidez é normal, mas merece atenção para trazer mais conforto e bem-estar para a gestante. Se você perceber que as dores estão atrapalhando muito a sua rotina, considere conversar com o seu médico para encontrar medidas de amenizar o problema.

Leia agora: