Como fazer um grafico para comparar os sistemas de amortização

Gráficos são usados para exibir séries de dados numéricos em formato gráfico, com o objetivo de facilitar a compreensão de grandes quantidades de dados e do relacionamento entre diferentes séries de dados. Para criar um gráfico no Excel, comece inserindo os dados numéricos desse gráfico em uma planilha.

1.      Selecione os dados para os quais você deseja criar um gráfico.

2.      Clique em Inserir > Gráficos Recomendados ou no gráfico da sua escolha.

Os tipos de gráfico mais comuns e em que situação usar cada um deles

Os dados organizados em colunas ou linhas em uma planilha podem ser plotados em um gráfico de colunas. Em geral, um gráfico de coluna exibe categorias ao longo do eixo horizontal (categoria) e valores ao longo do eixo vertical (valor), como mostra este gráfico:

Gráficos de linhas


Dados organizados em colunas ou linhas em uma planilha podem ser plotados em um gráfico de linhas. Em um gráfico de linhas, os dados de categorias são distribuídos uniformemente ao longo do eixo horizontal, e todos os dados de valores são distribuídos uniformemente ao longo do eixo vertical. Gráficos de linhas podem mostrar dados contínuos ao longo do tempo em um eixo com escalas iguais e, portanto, são ideais para mostrar tendências de dados em intervalos iguais, como meses, trimestres ou anos fiscais.

Gráficos de pizza

Dados organizados em uma coluna ou linha de uma planilha podem ser plotados em um gráfico de pizza. Gráficos de pizza mostram o tamanho dos itens em uma série de dados, proporcional à soma desses itens. Os pontos de dados em um gráfico de pizza são exibidos como uma porcentagem da pizza inteira.

Considere a utilização de um gráfico de pizza quando:

§  Você tiver apenas uma série de dados.

§  Nenhum dos valores nos seus dados for negativo.

§  Quase nenhum dos valores nos seus dados for igual a zero.

Você não tiver mais de sete categorias, todas elas representando partes da pizza inteira.

Gráficos de barras

Dados organizados em colunas ou linhas de uma planilha podem ser plotados em um gráfico de barras. Gráficos de barras ilustram comparações entre itens individuais. Em um gráfico de barras, as categorias costumam ser organizadas ao longo do eixo vertical, enquanto os valores são dispostos ao longo do eixo horizontal.

Considere a utilização de um gráfico de barras quando:

§  Os rótulos dos eixos forem longos.

§  Os valores mostrados forem durações.

Gráficos de dispersão (XY)

Dados organizados em colunas e linhas em uma planilha podem ser plotados em um gráfico de dispersão (XY). Coloque os valores X em uma linha ou coluna e depois insira os valores Y correspondentes nas linhas ou colunas adjacentes.

Um gráfico de dispersão tem dois eixos de valores: um eixo horizontal (X) e um vertical (Y). Ele combina os valores X e Y em pontos de dados únicos e os exibe em intervalos irregulares, ou agrupamentos. Gráficos de dispersão costumam ser usados para exibir e comparar valores numéricos, como dados científicos, estatísticos e de engenharia.

Considere a utilização de um gráfico de dispersão quando:

§  Você desejar alterar a escala do eixo horizontal.

§  Você desejar tornar esse eixo uma escala logarítmica.

§  Os valores do eixo horizontal não estiverem uniformemente espaçados.

§  Existirem muitos pontos de dados no eixo horizontal.

§  Você quiser ajustar as escalas de eixos independentes de um gráfico de dispersão para revelar mais informações sobre dados que incluem pares ou conjuntos de valores agrupados.

§  Você desejar mostrar similaridades entre grandes conjuntos de dados em vez de diferenças entre pontos de dados.

Você quiser comparar vários pontos de dados sem se preocupar com o tempo — quanto mais dados forem incluídos em um gráfico de dispersão, melhores serão as comparações.

Gráficos de área

Dados organizados em colunas ou linhas em uma planilha podem ser plotados em um gráfico de áreas. Gráficos de áreas podem ser usados para plotar mudanças ao longo do tempo e chamar a atenção para o valor total no decorrer de uma tendência. Mostrando a soma dos valores plotados, um gráfico de áreas também mostra a relação de partes com um todo.

Analisar tendências em dados através de gráficos sparkline


Mostrar tendências nos seus dados da folha de cálculo pode ser útil, especialmente quando está a partilhar os seus dados com outras pessoas. Utilize gráficos sparkline, pequenos gráficos dentro de células individuais da folha de cálculo, para representar visualmente e mostrar uma tendência nos seus dados. Os gráficos sparkline podem chamar a atenção para coisas como subidas ou descidas sazonais ou ciclos económicos e realçar valores máximos e mínimos com uma cor diferente.

1.      Selecione uma célula em branco ao lado ou próximo dos dados que pretende mostrar no gráfico sparkline.

2.      Clique em Inserir > Linhas, Colunas, ou Perda/Ganho.

1.      Na caixa Intervalo de dados, introduza o intervalo de células que contém os dados que pretende mostrar no gráfico sparkline. Por exemplo, se os seus dados estiverem nas células A, B, C, e D da linha 2, introduza A2:D2.

1.      Clique em OK. As Ferramentas de Gráfico Sparkline são apresentadas no friso. Utilize os comandos no separador Estrutura para personalizar os seus gráficos sparkline.

//www.youtube.com/watch?v=O4uvz3fOdmw

O simulador de financiamento em planilha Excel apresentado neste artigo resolve vários problemas complexos como o cálculo de carência, parcelas extras fixas e também aleatórias, além de calcular os juros, amortização e poder comparar o financiamento ou empréstimo entre os métodos SAC e PRICE com uma simples seleção.

Simulação de financiamento Price e SAC com carência e pagamentos adicionais

Método de financiamento Price

A Tabela PRICE é um sistema de amortização de dívidas, também chamado de sistema francês de amortização. É conhecido por ter as parcelas constantes – e não a amortização, como no caso do SAC. É muito utilizado para calcular empréstimos de curto prazo (compras parceladas em geral) e financiamentos de curto e médio prazos (de veículos, por exemplo). WR.Prates.com

Método de financiamento SAC

O Sistema de Amortização Constante ficou bastante conhecido no Brasil por ser utilizado no SFH (Sistema Financeiro de Habitação). Sabe aquele financiamento, de um imóvel por exemplo, que a parcela vai reduzindo com o passar dos anos? Pois então, a definição das parcelas neste tipo de financiamento é baseada na tabela SAC. Entenda no decorrer deste artigo o que é tabela SAC e como funcionam os cálculos neste sistema. WR.Prates.com

Planilha de financiamento com métodos Price e SAC

Como demonstrado na animação acima, a planilha de cálculo do método Price e SAC muda automaticamente a simulação dos valores apenas mudando o sistema de amortização.

Planilha de financiamento

Planilha de financiamento SAC e Price com carência e parcelas extras

A planilha criada por Matheus Totte demonstrada acima realiza a simulação de financiamento utilizando os métodos Price e SAC automaticamente e ainda permite que seja definida a carência e também pagamentos fixos ou definidos manualmente na planilha.

O simulador de financiamento possui os seguintes campos de configuração.

Parâmetros do simulador

  • Valor: Valor total a ser financiado.
  • Entrada: Valor dado na entrada.
  • Taxa a.m.: Taxa percentual de juros ao mês.
  • Liberação: Data em que foi liberado o valor do empréstimo.
  • 1.º vencimento: Data do primeiro vencimento das parcelas.
  • Parcelas: Quantidade de parcelas.
  • Extras: Quantidade de pagamentos extras, balões.
  • Valores extras: Valor dos pagamentos extras, este valor será fixo para todas as parcelas extras.
  •  

Após a digitação dos parâmetros o relatório é automaticamente criado e também um resumo com os dados do financiamento escolhido com os seguintes campos.

Resumo do financiamento escolhido

  • Total financiado: Valor total do empréstimo.
  • Total pago: Valor total das parcelas.
  • Total juros: Valor total dos juros pagos.
  • Valor da primeira parcela: Valor da primeira parcela.
  • Valor última parcela: Valor da última parcela, no caso do método Price este valor será igual à primeira.
  • Juros em x meses: Soma dos juros calculados.

Carência Price e Sac

Carência é o tempo entre a data do empréstimo e a data em que será realizado o primeiro pagamento das parcelas. Esta carência é de até 6 meses.

Nota-se como carência quando a data do vencimento não é exatamente o dia do mês subsequente ao empréstimo, neste caso vemos como carência essa diferença de datas e é necessário que sejam calculados os juros também entre estas parcelas.

Na planilha de simulação de financiamento com Price e SAC este cálculo é realizado automaticamente.

Perceba na imagem o gráfico ficando azul. O azul é a parte dos juros das parcelas e o cinza a parte da amortização.

Quando há um período em que há a carência, não há amortização, pois não houve pagamento, por isso o gráfico demonstra apenas a parte dos juros que irão aumentar o saldo devedor e o valor das parcelas.

Parcelas Extras

É comum se desejar antecipar parcelas ou ainda realizar pagamentos extras, chamados balões.

Estes pagamentos são valores que são adiantados para baixar o saldo devedor e com isso baixar o valor do financiamento.

Parcelas extras no financiamento, balões

Como você pode perceber na animação acima, ao informar a quantidade de parcelas extras e o valor das mesmas, o sistema realiza o cálculo automaticamente de quando as parcelas deverão ser pagas, posicionando-as na planilha e exibindo no gráfico a parte aonde é paga uma maior parte da amortização.

Estes lançamentos também podem ser feitos manualmente na planilha, definindo na mesma aonde os valores serão pagos e que valores serão pagos.

Ao definir estes valores você verá que a planilha também automaticamente realizará a atualização dos cálculos demonstrando da mesma forma no relatório e no gráfico os valores.

Lançamento de parcelas extras no financiamento manualmente

Quantidade de parcelas

Este sistema de simulação é bastante robusto, podendo realizar cálculos de para até 420 parcelas, veja no link abaixo como os cálculos demonstram a diluição do valor do saldo até a parcela 300 por exemplo.

Simulador Price e SAC para mais de 450 parcelas

Proteção da planilha

A planilha de cálculo Price e SAC é totalmente desprotegida, ao adquirir a mesma você poderá realizar quaisquer modificações que desejar, como colocar a logo da sua empresa, mudar as cores, ver as fórmulas ou incluir colunas. O que quiser modificar irá poder fazer.

Como adquirir?

A planilha pode ser adquirida diretamente no link abaixo em nossa loja.

Após o pagamento a mesma é enviada automaticamente para o e-mail do comprador e o mesmo poderá acessar a loja e baixar a versão atual da planilha sempre que desejar.

Planilha de financiamento com carência

Quer aprender Excel do Básico, passando pela Avançado e chegando no VBA? Clique na imagem abaixo:

Última postagem

Tag