Por que comparar palavras co ássaros

Os macacos acabam de ganhar um forte oponente na disputa entre os mais inteligentes do mundo animal: as gralhas. Os pássaros da mesma família dos corvos já eram conhecidos por terem uma esperteza acima da média, mas, agora, cientistas confirmaram que o bicho está no seleto grupo de espécies capazes de fazer analogias, uma habilidade que só havia sido comprovada em humanos e nos seus parentes símios. A conclusão é resultado de um estudo feito com essas aves por russos e norte-americanos e publicado na revista especializada Current Biology.[SAIBAMAIS]O raciocínio por analogia é muito utilizado na resolução de problemas. Ele consiste em fazer relações lógicas entre elementos como figuras, letras, palavras e números. Essa habilidade pode ser medida com alguns testes. Por exemplo, o conjunto AB se relaciona mais adequadamente com as opções CD ou E2? A resposta certa seria CD, pois se trata de duas letras, como AB.Antes de terem essa habilidade testada, duas gralhas-cinzentas (Corvus cornix) receberam aulas de como reconhecer diferentes formas geométricas. Na gaiola onde ficavam, eram colocadas três cartas. Uma delas ficava no centro e servia de referência. As outras, à esquerda e à direita, encobriam potes, dos quais só um continha alimento. Os animais foram treinados para saber que, se a carta do meio tivesse a figura de um quadrado, a comida seria encontrada no recipiente encoberto pela carta que também mostrava essa figura.O treinamento ajudou os bichos a compreenderem melhor formas, cores e quantidades de figuras ilustradas em desenhos, e a comparar essas características em ilustrações distintas. Esse conhecimento era necessário para a segunda e mais importante parte do estudo, que desafiou as gralhas com relações menos óbvias entre as cartas ilustradas.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Os poemas
  Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês.

Quando

fechaso livro, eles alçam voo como de um alçapão. Eles não têm pouso nem porto alimentam-se um instante em cada par de mãos e partem. E olhas, então, essas tuas mãos vazias, no maravilhoso espanto de saberes

que o alimento deles já estava em ti...

Mário Quintana

Ao nos situarmos diante de tal criação, a definição de poema- alvo de nossa discussão- parece se perder em meio à grandiosidade e eloquência das palavras, em meio ao sentido simbólico que elas representam. Ora, simplesmente porque o poema, literalmente retratado na criação, caracteriza-se pela ideia expressa por Mário Quintana, ou seja, ele, utilizando-se de uma linguagem metafórica, descreve acerca dos pressupostos que norteiam a linguagem poética propriamente dita, como em:

Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês.

Quando

fechaso livro, eles alçam voo

[...]

Ao comparar os poemas com os pássaros, sobretudo porque eles simbolizam a liberdade, atingem grandes alturas, enfim, de forma simbólica, o poeta faz alusão à capacidade imaginativa, à habilidade de criação advinda de quem se propõe ao trabalho de ourivesaria com as palavras¸ com a linguagem de uma forma geral. Em outro verso, Mário nos revela que:

Quando fechaso livro, eles alçam voo como de um alçapão. Eles não têm pouso nem porto alimentam-se um instante em cada par de mãos

e partem.

Tais versos atestam que esse manuseio, por vezes, não se define como algo fácil, ao contrário, como os pássaros, a imaginação, o poder de criação pode alçar voo e se tornarem inatingíveis, não palpáveis. Daí a razão de se alimentarem em cada par de mãos, embora tão logo partam, pois a fruição para a escrita pode ser algo fugaz, por isso a importância de darmos vazão aos sentimentos e deixar que eles

falem por nós mesmos.

Posicionamentos como esses elucidam acerca do caráter subjetivo que permeia a linguagem poética, a linguagem literária de uma forma geral. Contudo, em se tratando dos aspectos estruturais, um poema, ao ser comparado com outras modalidades de texto, diverge-se pelo fato de não ser construído em forma de prosa, mas sim em forma de verso (afirmamos ser essa uma das particularidades básicas). Prosseguindo com as demais características, temos que, a começar pela finalidade discursiva, pela função que se atribui à linguagem poética, nela prevalece (como não poderia deixar de ser) o sentido conotativo, aquele voltado para a multiplicidade de interpretações, para a subjetividade, acima de tudo.  

Se a modalidade em questão se define, como antes dito, pelo trabalho especial com a linguagem, não era de se estranhar que o emprego de determinados recursos tendem a incrementar, a dar maior vivacidade ao que se pretende dizer. Assim, outros aspectos, também não menos importantes, revelam, digamos assim, sua parcela de contribuição, sendo que esses, por sua vez, dizem respeito à métrica, rima, além de outros recursos ligados à sonoridade, tais como a paronomásia, aliteração, paralelismo, assonância, entre outros. Acerca deles, os textos “Recursos da linguagem poética” e “Recursos sonoros do texto literário” trazem a você, em primeira mão, importantes elucidações que poderão complementar ainda mais as noções aqui expostas, aprimorando de forma efetiva o seu aprendizado.

Pardal-de-garganta-branca, em Bryant Park, Nova York (Mary Margaret Miller)

Sarah Earp, graduanda da Emory University no momento, liderou um estudo sobre os cérebros de pardais-de-garganta-branca escutando canto de pássaros. Os resultados mostraram que o cérebro dos pássaros responderam de maneira similar a como o cérebro humano reage à música.

“Nós descobrimos que o mesmo sistema neural de recompensa está ativo em pássaros fêmeas no período de procriação quando escutam o canto de pássaros do sexo masculino e em pessoas que escutam música que gostam”, disse Earp num comunicado de imprensa.

Pássaros machos no período de procriação não acham o canto de pássaros macho tão atraente. Quando eles o escutam, seus cérebros respondem como cérebros humanos respondem à música de filme de terror.

Esse foi o primeiro estudo a usar a imagem cerebral dos ouvintes para comparar o canto dos pássaros com a música humana.

“A maioria das tentativas de comparar os dois centraram-se na qualidade do som, como melodia e ritmo”, Earp Explica.

Earp aponta que um problema ao tentar comparar o cérebro de pássaros com o de humanos é que eles são muito diferentes. Algumas partes do cérebro humano que correspondem à música nem existem nos pássaros.

No entanto, eles são semelhantes o suficiente para os pesquisadores verem que eles reagem à música quase da mesma maneira.

“Tanto o canto dos pássaros e a música produz respostas não apenas em regiões cerebrais associadas diretamente à recompensa, mas também em regiões interconectadas que servem para regular emoções”, afirma Earp.

O estudo foi publicado no jornal Frontiers no Evolutionary Neuroscience, dia 28 de novembro.

Epoch Times publica em 35 países em 21 idiomas.

Siga-nos no Facebook: //www.facebook.com/EpochTimesPT

Siga-nos no Twitter: @EpochTimesPT

Passarinhos: Substantivo

O que é Passarinhos:Diminutivo de pássaros.

Forma popular de designar qualquer espécie de ave de porte pequeno.

Exemplo de uso da palavra Passarinhos:
O menino fotografou os passarinhos que pousaram na sua janela.

Pássaros: Substantivo

O que é Pássaros:
Todos os pássaros são aves, mas nem todas as aves são pássaros. Os pássaros estão incluídos na ordem Passeriformes, constituindo a ordem mais rica, ou seja, com maior número de espécies dentro do grupo das aves.

Exemplo de uso da palavra Pássaros:
Na casa do meu avô há diversos pássaros, ele é apaixonado por aves em geral

Diferença entre Passarinhos e Pássaros

passarinhos ou pássaros: Sinônimos, Antônimos e Palavras Relacionadas

Sinônimos de Passarinhos:

 pássaros   aves  mais...

Antônimos de Passarinhos:

Palavras relacionadas a Passarinhos:

 pássaros   aves  mais...

Palavras relacionadas a Pássaros:

Diferença entre Passarinhos e Pássaros

Compare com outras palavras. Diferença entre outras palavras.

Compare Passarinhos com outras palavras. Diferença entre Passarinhos e outras palavras.

 passarinhos ou pássaros  passarinhos ou aves  passarinhos ou pássaros  passarinhos ou aves 

Compare Pássaros com outras palavras. Diferença entre Pássaros e outras palavras.

comparar pássaros com outras palavras

Última postagem

Tag