A musica popular e folclorica da suécia

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A música folclórica sueca é um gênero de música baseado em grande parte no trabalho de coleção folclórica que começou no início do século XIX na Suécia.

O principal instrumento da música folclórica sueca é o violino.

Outro instrumento comum, único nas tradições suecas, é a nyckelharpa.

A maior parte da música folclórica instrumental sueca é música de dança;

a forma de música e dança característica da música folclórica sueca é a polska.

Tradições vocais e instrumentais na Suécia tendem a compartilhar músicas historicamente, embora tenham sido executadas separadamente.

Começando com o renascimento da música folclórica da década de 1970, vocalistas e instrumentistas também começaram a se apresentar juntos em conjuntos de música folclórica.

História

A história da coleção de música folclórica sueca começou com a formação de uma organização chamada Sociedade Gótica (Götiska Förbundet) em 1811, logo após o estabelecimento da Suécia como uma monarquia constitucional moderna em 1809. A primeira transcrição publicada de uma música folclórica sueca saiu em seu jornal Iduna em 1813. Os homens da Sociedade Gótica estavam principalmente interessados ​​em coletar os materiais mais antigos que pudessem encontrar entre os camponeses do campo sueco.

A coleção no século XIX seguiu amplamente esse modelo;

a música era geralmente arranjada para apresentação por pessoas cuja formação principal era a música artística. folclore sueco.

O primeiro concurso sueco de spelman foi realizado em 1906, e o primeiro encontro nacional de spelman suecos em 1910. Com o tempo, os concursos começaram a desaparecer, e as reuniões menos formais tornaram-se o principal local para os músicos folclóricos suecos interagirem uns com os outros.

A música folclórica instrumental ainda era principalmente uma tradição solo durante a primeira metade do século 20, e os jogadores mais conhecidos eram violinistas virtuosos da província de Hälsingland. associado principalmente com a música de Dalarna.

O primeiro grande projeto de gravação de música folclórica sueca também foi lançado no final da década de 1940.

Algumas das gravações mais populares foram de spelmanslag em Dalarna, e durante a década de 1950 o fenômeno spelmanslag se espalhou por todo o país.

Os primórdios do renascimento da música folclórica já podiam ser vistos em meados da década de 1960, influenciados por álbuns como Jazz på svenska ("Jazz em sueco") de Jan Johansson lançado em 1962 (EP) e 1964 (LP).

O movimento ganhou força em 1970 após o Gärdesfesten, a resposta da Suécia a Woodstock.

O renascimento da música folclórica sueca atingiu o pico no final dos anos 1970.

Nos anos seguintes, a música folclórica sueca mais uma vez recuou para um nicho subcultural, mas o renascimento efetuou várias mudanças.

Estes incluem a adição de uma série de novos instrumentos (saxofone, flauta, pandeiro, violão e mandola, para citar alguns), bem como alguns instrumentos revividos (por exemplo, gaita de foles sueca, viela de roda e härjedalspipa).

A inclusão desses instrumentos significou a invenção de novas formas de música de conjunto (dado que a música folclórica sueca era antes principalmente uma tradição de melodia solo).

Um renascimento da dança polska, começando no início dos anos 80, significou novos contextos para a música ser tocada. A música folclórica sueca entrou no sistema educacional em todos os níveis;

os músicos estão se tornando cada vez mais habilidosos em idades cada vez mais jovens.

Veja também

Lista de músicos folclóricos suecos Spelman (música) Riksspelman Spelmanslag Polska (dança) Música de dança nórdica tradicional Música da Suécia Sveriges Medeltida Ballader

Notas

Referências

Ivarsdotter-Jonsson, Anna (1992).

"A descoberta da música folclórica."

Em Musiken i Sverige III, editado por Leif Jonsson e Martin Tegen, 53-70.

Estocolmo: Fischer & Co.

(em sueco) Ivarsdotter-Jonsson, Anna e Märta Ramsten (1992).

"A música popular como símbolo nacional e provincial."

Em Musiken i Sverige III, editado por Leif Jonsson e Martin Tegen, 237-250.

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(em sueco) Jersild, Margareta (1976).

"Sobre a relação entre vocal e instrumental na música folclórica sueca. Swedish Journal of Music Research 58 (2): 53-66. (Em sueco) Kaminsky, David (2005)." Hidden Traditions: Conceptualizing Swedish Folk Music in the Twenty- Primeiro século. "Dissertação de doutorado, Universidade de Harvard. Ling, janeiro (1980)." 'Upp, Bröder, Kring Bildningens Fana:'

Estocolmo: Prisma: 11-43.

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Fataburen 1979: 127-158.

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Echo: música folclórica sueca em mudança 1950-1980.

Estocolmo: Arquivo Sueco de Vistos.

(em sueco) Roempke, Ville (1980).

"'Um novo ano para a música folclórica sueca:' Sobre o movimento violinista."

Em Folkmusikboken, editado por Jan Ling, et al., 263-296.

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(em sueco) Ternhag, Gunnar (1980).

"'Para salvar alguns vestígios preciosos da música dos tempos antigos:' Sobre as fontes da música folclórica. '

Em Folkmusikboken, editado por Jan Ling, et al., 44-65.

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Estocolmo: Prisma.

(em sueco)

links externos

A música sueca é tipicamente escandinava e compartilha muitos aspectos com a música norueguesa em particular, país com o qual a Suécia se uniu de 1812 a 1905. Encontramos, de fato, música indígena (sueca ou sami) além da dance music importada da Europa.

A música tradicional ainda ocupa um lugar importante, principalmente do ponto de vista da prática vocal e da identidade nacional. A música clássica, por outro lado, não encontrou grandes compositores ali, mas grandes intérpretes líricos.

A Suécia ocupou silenciosamente por anos a cena musical criativa internacional logo atrás dos países anglo-saxões. O grupo ABBA ocupa assim o segundo lugar atrás dos Beatles em número de álbuns vendidos no mundo e a cena rock é amplamente exportada.

Música tradicional

As datas tradição instrumentais suecos voltar para o XIV th  século com o nyckelharpa (violino key) e säckpipa (gaita) e do XVII °  século para Fiol (violino). Há, portanto, uma rica variedade de gammaldan dança música ( polska , schottis , minueto , marche , valsa , polonaise , mazurka , springlek , reinlander , hambos , polkett e ganglåt ) importado ao longo dos séculos, mas parou na beira do XIX °  século por fundamentalistas religiosos que assimilaram o violino ao demônio (daí o aparecimento do acordeão em seu lugar). Entre as melodias ( låtar ), encontramos também o skänklåt que acompanha a festa de casamento. Uma determinada técnica vocal às vezes acompanha as danças: o trallning , que consiste na solmização de sílabas.

Vocal música folkvisor é depois e permaneceu separado de música instrumental com Balladen (ou kämpavisor ) (diretório skillingtryck data do XIX °  século ), o shanties sjömansvisor e rallarvisor , beber canções Snapsvisor ou kulning (a canção do sexo feminino de chamada dos animais na montanha pastagens, representado por Lena Willemark agora) ou locklåtar que é uma variante silábica.

A recolha destas datas repertório voltar para o XIX th  século com a formação do gotiska Förbundet " ( 'sociedade Gothic') em 1811 e da publicação de um folclore com arranjos. Em 1890 tiveram lugar as primeiras apresentações de música folclórica sueca ( spelmansmusik ) por spelmän (músicos folclóricos), seguido em 1906 pelos primeiros encontros folclóricos dominados por vielistas de Hälsingland . Depois da guerra, grupos de spelmanslag amadores apareceram em Dalarna . Somente na década de 1960 surgiu o movimento de revivalismo folclórico , incluindo instrumentos modernos e formando conjuntos até então desconhecidos. Grupos como Hedningarna e Garmarna fazem parte desse avivamento.

Ao mesmo tempo, há também música indígena de inspiração Sami , semelhante à da Noruega ou da Finlândia . Os lapões são conhecidos por suas canções joik , lavlu e vuelie, bem como por suas tradições xamânicas com o "tambor troll".

Instrumentos musicais

Ventos:

  • bjårskpipa ,
  • Bockhorn ,

  • dragspel ,
  • clarinete ,
  • concertina ,
  • durspel ,
  • härjedalspipa ,
  • gaita ,
  • kohorn ,
  • näverlur ,
  • offerdalspipa ,
  • säckpipa ,

Cordas:

Percussão:

Música clássica

A Suécia não produziu grandes compositores clássicos, mas existem alguns menores como Carl Michael Bellman , Wilhelm Stenhammar , Wilhelm Peterson-Berger , Hugo Alfvén , Franz Berwald , Lars-Erik Larsson , Allan Pettersson e Johan Helmich Roman . Per Boman Conrad e Jacob Niclas Ahlström publicar incluindo Svenska folksånger, folkdanser och folklekar , mais conhecidas colecções de música popular suecos do XIX °  século .

Ele tem uma boa escola de canto lírico, incluindo Jenny Lind , Jussi Björling , Birgit Nilsson , Nicolai Gedda , Anne Sofie von Otter e Nina Stemme . Além disso, a música coral também está muito desenvolvida e contribui para a preservação da música sueca e para a identidade nacional.

Em outro gênero, Evert Taube e Povel Ramel são trovadores modernos considerados clássicos.

Música atual

A música ocidental experimentou um grande desenvolvimento no país, onde muitos artistas são reconhecidos internacionalmente.

Seguindo o movimento de revivificação das raízes desencadeado 10 anos antes pelo jazzman Jan Johansson misturando elementos folk com jazz, músicos como Anekdoten , Janne Schaffer , Kaipa , Landberk , Pain of Salvation , The Flower Kings e Änglagård viriam a seguir. É o termo fup (abreviatura de folk under päverkan , "folk underhood ") que designa a música sueca misturada entre tradicional, jazz, mundial, etc.

O jazz sueco é representado por Jan Johansson , Alice Babs , Esbjörn Svensson Trio , Jacob Karlzon , Nils Landgren , Bobo Stenson , Mats Gustafsson , Anders Jormin , Koop , Monica Zetterlund , Palle Danielsson , Lars Danielsson , Torbjörn Zetterberg , Jonas Hellborg , Ulf Wakenius , Jonas Hellborg , Ulf Wakenius , Mats Rondin , Magnus Lindgren e Putte Wickman .

Em 1970, surgiu a cultura dansband inspirada na dança e no rock, mas foi especialmente na música pop que o talento musical dos suecos ficou mais evidente, notadamente com o grupo vencedor do Eurovision 1974, ABBA (composto por Agnetha Fältskog , Björn Ulvaeus , Anni- Frid Lyngstad e Benny Andersson ). Roxette , Ace of Base , Kent , Carola Häggkvist , Élena Paparízou , Army of Lovers , Neneh , Eagle-Eye Cherry , Robyn , A * Teens , Nanne Grönvall , The Cardigans , Europe e Alcazar seguiram este sucesso.

Junto com esse gênero, a música de variedade schlager encontrou verdadeiro sucesso popular na Suécia .

O cenário do rock sueco viu recentemente os nomes de Eskobar , Clawfinger , The Sounds , Peter Bjorn e John , The Hives , Hardcore Superstar , Millencolin , Loney, Dear , The Hellacopters , Mando Diao , Shout Out Louds , José González , Stefan Olsdal , The Knife , The Ark, Jens Lekman e Royal Republic . Seu sucesso é tal que existem clubes especializados em rock sueco em muitas capitais europeias .

A música progressiva é chamada de progg e tem muitos seguidores, como Träd, Gräs och Stenar e Nationalteatern . No gênero de audição fácil, também podemos citar Lill-Babs Svensson , Marie Fredriksson , Per Gessle , Ted Gärdestad e Lena Philipsson . Quanto ao hip hop, teve que encontrar no Snoopy seu representante digno, ainda que como Timbuktu , Petter e The Latin Kings .

Para hard rock também podemos citar Refused , The (International) Noise Conspiracy , The Hellacopters , Dungen , Sugarplum Fairy , Vains of Jenna , Eu sou de Barcelona , Kent e Backyard Babies . O punk rock é representado por Joakim Thåström ( Ebba Grön , Imperiet , Peace, Love e Pitbulls ), Radioaktiva räker e Raised Fist .

Finalmente, o gênero mais difundido é o heavy metal ( death metal , black metal , folk metal , death metal melódico , metal progressivo e power metal ) com:

Apêndices

Artigos relacionados

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