Como estudar no ifes

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio são ofertados aos candidatos que tenham concluído o ensino fundamental. Nos Cursos Técnicos Integrados do Ifes, os alunos poderão obter, com uma única matrícula, a habilitação profissional técnica de nível médio escolhida, ao mesmo tempo em que concluem o Ensino Médio.

Nos Cursos Técnicos Integrados não será possível concluir o Ensino Médio de forma independente da conclusão do Ensino Técnico de Nível Médio ou o contrário, de acordo com o Decreto nº 5.154/04, o Parecer CNE/CEB nº 39/2004 e a Resolução CNE/CEB nº 6/2012.

Cursos técnicos integrados oferecidos pelo IFES em 2018 em cada campus:

Alegre – Agroindústria, Agropecuária e Informática.

Aracruz – Química e Mecânica.

Cachoeiro de Itapemirim – Eletromecânica e Informática.

Cariacica – Administração, Portos e Manutenção de Sistemas Metro ferroviários.

Centro Serrano – Administração e Agricultura

Colatina – Administração, Edificações, Informática para Internet e Meio Ambiente.

Guarapari – Administração, Eletrotécnica e Mecânica.

Ibatiba – Florestas e Meio Ambiente.

Itapina – Agropecuária e Zootecnia.

Linhares – Administração (matutino e vespertino) e Automação Industrial (matutino e vespertino).

Montanha – Administração e Agropecuária.

Nova Venécia – Edificações e Mineração.

Piúma – Aquicultura (matutino e vespertino) e Pesca (matutino e vespertino).

Santa Tereza – Agropecuária e Meio Ambiente.

São Mateus – Eletrotécnica e Mecânica.

Serra – Mecatrônica e Informática para Internet.

Venda Nova do Imigrante – Agroindústria e Administração.

Viana – Logística.

Vila Velha – Biotecnologia e Química

Vitória – Estradas, Eletrotécnica (matutino e vespertino), Edificações, Mecânica e Meio Ambiente.

Clique aqui para informações sobre cada curso específico no portal do Ministério da Educação

Cursos Técnicos Concomitantes do Ifes são ofertados a quem ingressa no Ensino Médio ou já o esteja cursando em alguma instituição de modo que a complementaridade entre a Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Ifes e o Ensino Médio pressupõe a existência de matrículas distintas para cada curso e em diferentes instituições de ensino.

Nesse regime, o aluno faz somente o Ensino Técnico no Ifes. A exigência quanto à etapa do Ensino Médio como pré-requisito varia de acordo com cada Projeto Pedagógico de Curso e deve ser observada no quadro de vagas ofertadas (normalmente, concomitante ao 2º ou 3º ano do Ensino Médio). Candidatos(as) que já tenham concluído o Ensino Médio também poderão concorrer às vagas dos Cursos Técnicos Concomitantes.

No Curso Técnico Concomitante, a certificação de conclusão do Ensino Médio é condição necessária para a obtenção do diploma de Técnico de Nível Médio.

Cursos técnicos concomitantes oferecidos pelo IFES em 2018 em cada campus:

Aracruz – Mecânica

Barra de São Francisco – Administração

Cachoeiro de Itapemirim – Eletromecânica, Mineração e Informática.

Cariacica – Logística e Portos.

Colatina – Manutenção e Suporte em Informática.

Guarapari – Administração e Eletrotécnica.

Linhares – Administração.

Nova Venécia – Meio Ambiente.

São Mateus – Eletrotécnica e Mecânica.

Serra – Informática, Automação Industrial e Manutenção e Suporte em Informática.

Vila Velha – Química (matutino e vespertino).

Vitória – Eletrotécnica , Estradas, Mecânica (matutino e vespertino) e Metalurgia.

Clique aqui para informações sobre cada curso específico no portal do Ministério da Educação.

Clique nos botões abaixo para baixar provas do Ifes de anos anteriores:

Como estudar no ifes

Como estudar no ifes

Dos alunos que fizeram Unipró em 2019, 350 foram aprovados no Ifes. Desses, 44 passaram em primeiro lugar. Foto: Divulgação

O 9º e último ano do ensino fundamental chegou! Além de todos os desafios e incertezas do ápice da adolescência, é hora de começar a pensar em um período que será definitivo para o início da vida profissional: o ensino médio. A alternativa que contempla ensino de alta qualidade, custo zero e a possibilidade de entrar no mercado mais cedo são os Institutos Federais, que unem o ensino tradicional com o profissionalizante. A boa notícia para os capixabas é que cinco Ifes (Institutos Federais do Espírito Santo) estão na lista dos 10 melhores do Brasil.

Se estudar no Ifes é o sonho do aluno, é preciso se preparar. Com provas cada vez mais concorridas, o Vest-Ifes é, na maioria das vezes, o primeiro concurso da vida do adolescente. Por isso, além de esforço acadêmico, é preciso preparo psicológico. Márcia Daniela, coordenadora pedagógica da Unipró, curso que preparou os primeiros lugares do Ifes dos últimos 10 anos, explica que planejamento, estratégia de estudos e apoio dos pais são imprescindíveis nessa empreitada.

“Cada aluno precisa de um cronograma de estudos personalizado. Para cada um, uma matéria é considerada mais importante. O segredo é sempre começar pela disciplina que se tem mais dificuldade e direcionar o cronograma para ela, porque é essa que vai abrir ou fechar a porta do Ifes para você”, aconselha Márcia Daniela.

Segredo

Como estudar no ifes

A Unipró também oferece orientação para os pais dos alunos, para que eles saibam como cobrá-los de uma maneira motivadora. Foto: Divulgação

Como a prova do Ifes cobra conteúdos de todo o ensino fundamental 2, apenas se dedicar a fazer um bom 9° ano na escola não é o suficiente. A melhor alternativa é investir em um curso preparatório. Com 25 anos de história, a Unipró é considerada um “fenômeno” quando o assunto é Ifes. No último vestibular de início do ensino médio, foram 350 alunos aprovados e 44 primeiros lugares.

O principal diferencial é a metodologia. “Nosso curso possui uma equipe de professores especialistas e materiais diferenciados. Os alunos recebem três apostilas: apostila de Teoria, que contém uma revisão geral dos conteúdos do 6º ao 9º ano, cobrado no edital do Ifes, destacando os conteúdos que mais aparecem nas provas. A apostila de Fixação e Aprofundamento, que possui 900 exercícios, para que o aluno resolva em casa durante o ano e as respostas comentadas ficam disponíveis no site da Unipró. Há também a Coletânea, que contém as 5 últimas provas do Ifes, essa apostila é fundamental nos meses que antecedem ao Vest-Ifes”, explica a coordenadora.

Além da parte prática, há dois pontos na metodologia que fazem a diferença no processo de preparação. A Unipró oferece aos alunos um trabalho de orientação. É feito um cronograma individual com o tempo de estudo adequado para cada matéria. Além disso, também é oferecida uma orientação para os pais, para que eles saibam como cobrar o aluno de uma maneira motivadora.

“Uma novidade é a ferramenta Unipró On. Uma plataforma online na qual os alunos poderão assistir dicas e aulas a qualquer momento. Se estiver tentando resolver uma questão e tiver dúvidas, por exemplo, pode reassistir a aula daquele conteúdo”, revela Márcia Daniela.

Metodologia

O curso é dividido em 3 apostilas:

1. Revisão – Essa apostila revisa todo o conteúdo aprendido do 6º ao 9º que é cobrado pelo Ifes, com destaque para o que é mais relevante.

2. Fixação e aprofundamento – Possui 900 exercícios que devem ser resolvidos em casa. As respostas comentadas ficam disponíveis no site da Unipró, mas o aluno também pode tirar dúvidas com os professores.

3. Reta Final – É uma coletânea com as 5 últimas provas do Ifes e deve ser bastante explorada nos meses que antecedem o vestibular.

Caminho de grandes oportunidades na vida

Professor do Ifes durante 22 anos e fundador da Unipró, Jaime Regatieri conhece de perto a diferença de estudar em um Instituto Federal. “Quando me aposentei, percebi que dei aula para 10 mil alunos e todos eles estavam empregados. Resolvi usar meu conhecimento a respeito da instituição para preparar estudantes para o melhor ensino médio do país”, afirma.

Ele explica as vantagens do Ifes sobre uma escola regular em duas partes: “primeiro, o ensino básico é feito com muita qualidade, na maioria das vezes, por professores doutores. Segundo que, por conta do técnico, o aluno já sai com uma profissão, preparado tanto para prestar vestibular para uma faculdade federal, quanto para ingressar no mercado de trabalho. É questão de escolha”, pontua o fundador da Unipró.

História

A Unipró foi criada no dia 15 de outubro de 1995 (Dia do Professor) e começou a funcionar no ano seguinte. Seu fundador, o professor aposentado Jaime Regatieri, trabalhou por 25 anos no Ifes, onde lecionou a disciplina de Matemática para mais de 10 mil alunos.

Bolsão

As inscrições para o bolsão na Unipró estão abertas até quinta-feira, dia 13, em todas as unidades do curso preparatório. As provas acontecem no domingo, dia 16 de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.cursosunipro.com.br ou pelo Facebook /cursosunipro ou Instagram @cursosunipro