Como dormir menos para estudar

Regular o sono estudando à noite é algo menos complicado do que parece. Muita gente acredita que pode enfrentar dificuldades, ficando sonolento e até dormindo em classe se fizer um curso universitário noturno. Mas, para quem trabalha durante o dia, principalmente, esta é a única opção para continuar os estudos.

No entanto, há uma série de coisas que podem ser feitas para termos um sono bem regulado e ficarmos atentos até as dez e trinta da noite. Essas medidas incluem uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos regulares. Confira essas e outras dicas no post de hoje.

1. Não vire noites

Isso mesmo: a primeira dica para manter o sono equilibrado e o corpo vivo, mesmo depois de um dia inteiro de estudos ou de trabalho, é ter tido uma boa noite de sono. Se você tem o horário de meia noite às seis para dormir, durma.

Varar a noite traz cansaço e uma série de problemas de rendimento que podem te perturbar durante todo o dia seguinte (ou além), como falta de concentração e alterações nas memórias de estudo e de trabalho e na memória de longo prazo. Noites sem dormir aumentam nossos índices de corticosterona, o hormônio do estresse.

Lembre-se sempre: é no sono que a gente grava no cérebro tudo aquilo aprendido no dia que passou. Ter os horários de sono regulados e usados em sua plenitude é um bom ponto de partida. O seu corpo precisa reconhecer um padrão de sono, que deve ter, pelo menos, seis horas por dia.

2. Mantenha a postura correta

O sono tem a ver com o relaxamento da musculatura do corpo (relacionada à liberação de um hormônio, a melatonina) e com a nossa presença em ambientes mais escuros. Manter a postura correta é uma forma de evitar que musculatura se relaxe e de chamar o sono para si.

Por isso, nada de deitar sobre a carteira para dar uma descansada: o corpo acaba encarando esse tipo de ação como um convite para o sono chegar. E lembre-se sempre de estudar em ambientes bem iluminados.

3. Alimente-se bem

A ingestão de alimentos gordurosos e pesados depois das 18h pode prejudicar a digestão e, por consequência, a concentração na hora da aula e de dormir. Opte por comer verduras, legumes, peixes e frutas à noite.

Durante as aulas, também tenha frutas e barrinhas de cereal para mastigar e matar a fome. Aliás, não fique faminto durante os estudos, porque isso prejudica a sua concentração.

4. Não consuma estimulantes à noite

Os estimulantes à base de cafeína causam ansiedade e insônia. Com isso, prejudicam o sono noturno. Além do mais, a duração do efeito da cafeína no organismo é prologada — um cafezinho no início do dia tem duração até a noite em nosso corpo.

Não é o caso de eliminá-los completamente da sua alimentação. Uma vez ou outra, eles podem ajudar depois de uma noite de estudos prolongada por conta de um trabalho ou prova, mas é preciso moderar.

5. Sente-se na frente da sala de aula

Fique próximo ao professor durante as aulas. Sente-se em uma carteira na parte da frente da sala de aula. Isso aumenta a sua atenção e te deixa mais aceso para prestar atenção no conteúdo que está sendo repassado.

Prestar atenção nas aulas aumenta a sua atividade cerebral e pode te deixar mais acordado. A voz do professor aumenta a sua percepção e, de forma inconsciente, até mesmo a motivação.

6. Movimente-se

Mexa os pés, masque um chiclete e mantenha o seu corpo em movimento, mexendo os dedos dos pés, por exemplo. Isso contribui para que você aumente a circulação. No caso do chicletes, ele ativa boa parte do fluxo sanguíneo no entorno da cabeça. Pouco tempo depois de iniciar a mascar, o seu sono já pode dar uma boa diminuída.

Se o sono apertar durante a aula, saia da sala para um passeio breve. Dê pulinhos pelo corredor, vá ao banheiro, ative a circulação e volte para a sala.

7. Aposte na água gelada

A hidratação é uma forma de garantir a redução da sonolência. Sempre tenha uma garrafinha de água junto de você, para o consumo durante a aula.

A água gelada ou fria também ajuda na hora do banho. Naqueles dias mais cansativos, tome um banho gelado ou lave o rosto com água fria antes de ir para a faculdade. Tudo isso ajuda a acordar.

8. Pratique exercícios físicos

Essa dica, também bastante comum, faz todo o sentido aqui. A prática de exercícios físicos, ao menos duas vezes por semana, aumenta a presença de hormônios que nos dão a sensação de prazer — como a dopamina e a serotonina. Isso faz com que a sensação de descanso e relaxamento melhorem, contribuindo para um sono mais profundo.

Só tome cuidado para praticar os exercícios pela manhã, à tarde ou no início da noite. A prática antes de dormir pode estimular o corpo e pode prejudicar a chegada do sono. Também não exagere na quantidade de exercícios. Se pegar pesado demais, o corpo ficará cansado e a noite será dolorida e não de descanso.

9. Durma de forma prazerosa

Deixe o ambiente do seu quarto bem cuidado. Sinta-se bem no lugar onde você dorme e estuda. Tome um banho relaxante antes de se deitar. Tudo isso contribui para que você tenha uma noite de sono mais agradável e acorde com maior disposição no dia seguinte.

Como dissemos, lembre-se sempre que o sono é um momento importante para a fixação do conteúdo que você aprendeu. Não abra mão dele e saiba reconhecer os limites do seu corpo. Busque sempre dormir bem e acordar descansado no dia seguinte. Isso fará toda a diferença no seu desempenho enquanto estiver cursando a faculdade.

E aí, o que achou das nossas dicas sobre como se manter acordado estudando à noite. Você sentiu falta de alguma coisa? Já passou por alguma experiência semelhante de ter que estudar à noite? Conta para a gente, comentando aqui no blog.

Se estiver se preparando para o vestibular, confira nosso site dedicado a tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Clique aqui.

Como fazer para não dormir: confira essas 7 dicas infalíveis que poderão fazer toda a diferença para o concurseiro!

Como dormir menos para estudar
Como dormir menos para estudar
Se for estudar, não durma!

Imagine esta situação: segunda feira, mesa arrumada, material separado, aluno senta-se na cadeira para iniciar os estudos. Lê o primeiro parágrafo, na ânsia de finalizar o conteúdo o mais breve possível. De repente, antes mesmo de terminar a primeira página, percebe que se perdeu. Retorna, tenta mais uma vez, mas os olhos começam a pesar. O cansaço vai consumindo-o aos poucos e ele se pergunta o porquê, afinal, havia programado tudo corretamente. Enquanto divagava quanto aos motivos que o levaram a ter tanto sono, já perdera o fio da meada, fechou os livros e voltou para cama. Mais um dia de estudos frustrado.

Muitos podem ter se sentido familiarizados com essa narrativa, que é muito corriqueira na vida dos concurseiros.

Dormir é fundamental para ter um bom metabolismo, pois é durante o sono que nosso organismo desenvolve as principais funções restauradoras do corpo, o que contribui para o raciocínio rápido e para a memorização.

Contudo, deve acontecer na hora e no tempo adequados. Por isso, ter sono durante os estudos não é recomendável para o estudante.

Neste artigo, apresentaremos algumas dicas de como fazer para não dormir durante os estudos para concursos públicos.

Como fazer para não dormir:

Noites de Sono

Noites bem dormidas são essenciais para que se tenha um dia produtivo. O sono é fundamental para o bom funcionamento do corpo. Diferentemente do que alguns podem vir a pensar, dormir com qualidade auxilia na concentração e não é perda de tempo. Tal fato influencia diretamente no rendimento durante o dia.

Recentemente, a Revista Forbes publicou um artigo sobre como melhorar a qualidade do sono pode ajudar a se livrar da exaustão. Nele, menciona-se que uma noite mal dormida constitui um ciclo vicioso: dormir mal leva a um dia ruim e, consequentemente, prejudica a próxima noite de sono.

Como solução, sugere-se a habitualidade, ou seja, dormir e levantar sempre nos mesmos horários e evitar compensações. Por exemplo, não durma até tarde porque acabou se atrasando na hora de se deitar.

Para se dormir bem, programe seu dia para que as atividades que levam à agitação fiquem distantes do horário de ir para cama e abra espaço para atividades mais tranquilas conforme a noite for chegando.

Dentre as atividades de baixo estímulo a serem praticadas antes de dormir, podemos citar:

  • Ioga e meditação
  • Leitura
  • Músicas relaxantes

Outrossim, evite celular, computador e tablet antes de dormir.

Com relação às horas diárias ideais de sono, artigo da Revista Abrale destacou uma pesquisa da National Sleep Foundation, na qual constatou-se que:

  • Adultos jovens (18-64 anos): 7 a 9 horas por dia e não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas.
  • Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir de 7 a 8 horas por dia.

Como fazer para não dormir:

Atividades Físicas

Atividades físicas aceleram a circulação sanguínea e ativam o sistema nervoso, o que ajuda a manter a mente alerta. Isto porque os exercícios acabam por estimular a capacidade do corpo de adaptação (sair da inércia), ao passo que um esforço do corpo é exigido.  

Além do mais, uma vez que o corpo fica mais cansado, o sono virá naturalmente na parte da noite. Além disso, a atividade física diminui o estresse e a ansiedade, grandes inimigas de quem precisa estudar.

Como fazer para não dormir:

Alimentação

O aumento da ingestão de água e de alimentos ricos em nutrientes, principalmente proteínas, contribuem para a melhor qualidade do sono durante a noite. Por sua vez, seu dia de estudos poderá passar ileso daquela preguiça e da vontade de dormir no meio da programação.

Também, deve-se ficar atento à ingestão excessiva de bebidas/alimentos energéticos, como a cafeína ou remédios para se manter acordado. De imediato, poderá até funcionar, mas, a longo prazo, será prejudicial à sua saúde.

Cochilo

O cochilo por alguns minutos (no máximo 20) também é uma técnica usada por alguns certos alunos antes de iniciar os estudos, como após o almoço, por exemplo.

Contudo, deve-se tomar cuidado para que esse cochilo não se transforme em um sono de horas (ligue o despertador!).

Como fazer para não dormir:

Ambiente de estudo

O local escolhido para estudar influencia diretamente em sua disposição. O ambiente deve ser bem iluminado, por dois motivos.

O primeiro deles é o fato de que o aconchego de uma meia luz pode estimular o sono. O segundo motivo é que o ambiente escuro, aliado a uma luz forte oriunda da tela do computador ou de uma luminária, por exemplo, a longo prazo, pode forçar a visão e levar ao cansaço mais rapidamente.

Estudar na cama, sofá ou rede também são locais extremamente nocivos quando o assunto é como não dormir! Busque o tradicional: mesa e cadeira confortáveis e que te deixem com boa postura para que se evitem dores musculares.

Além disso, procure manter seu local de estudos organizado para que não gere distrações desnecessárias.

Como fazer para não dormir:

Divisão das Disciplinas

A rotina de estudos do concurseiro exige que ele possua um cronograma com a divisão diária das disciplinas a serem estudadas. Matérias desinteressantes ou muito difíceis para o aluno tendem a desestimulá-lo e, consequentemente, levam à vontade de dormir.

Por isso, procure mesclar, no ciclo diário de estudos, matérias que possua mais facilidade com aquelas mais difíceis, para que, assim, a rotina se torne mais interessante e produtiva.

Pausas

Estudar de modo ininterrupto diminui o rendimento, pois leva à perda de concentração e aumento do cansaço, gerando sono. Portanto, depois de um determinado período, é essencial fazer pequenas pausas.

Sugere-se que, a cada 50 minutos de estudos, seja realizada uma pausa de 10 a 20 minutos, para que a produtividade não comece a cair.

O que fazer durante esta pausa é fundamental para que o descanso seja efetivo, então, tente evitar o uso de aparelho celular e busque fazer um alongamento ou meditação.

As pausas são muito importantes para recarregar as energias desde que bem aproveitadas.

Agora, se mesmo assim, a vontade de dormir não quiser ir embora, um método infalível, mas não muito agradável, seria tomar um banho bem gelado!

Como fazer para não dormir:

Conclusão

Como mencionado, o sono é essencial para a saúde do corpo. Sendo assim, não deixe de dormir, apenas organize seus horários para que haja tempo suficiente para uma boa noite de sono e também para a rotina de estudos.

Resumindo, para evitar o sono durantes os estudos, siga essas 7 dicas infalíveis:

  1. Procure dormir com qualidade durante a noite.
  2. Pratique atividades físicas
  3. Alimente-se bem e tome muita água durante todo o dia.
  4. Tirar um cochilo rápido no meio dia.
  5. Frequente um ambiente de estudos iluminado e funcional.
  6. Faça a divisão das disciplinas diárias a estudar de modo a alternar as matérias complexas das que possua mais facilidade.
  7. Realize pausas durante o estudo: a cada 50 minutos, descanse 10, por exemplo.

Assim, espero tê-lo ajudado.

Um abraço.

Heloísa Tondinelli

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!