Como comparar a eletronegatividade dos elementos

Eletronegatividade é uma propriedade periódica que indica a tendência do átomo para atrair elétrons. Ela acontece quando o átomo está numa ligação química covalente, ou seja, no compartilhamento de um ou mais pares de elétrons.

O que a determina é a capacidade do núcleo atômico para atrair elétrons vizinhos. A partir daí, segundo a Teoria de Octeto, são formadas moléculas estáveis.

A eletronegatividade é considerada a propriedade mais importante da tabela periódica. A sua importância decorre do fato de ela induzir o comportamento dos átomos, a partir do qual são formadas as moléculas.

As outras propriedades periódicas são:

  • afinidade eletrônica
  • eletropositividade
  • potencial de ionização
  • raio atômico

Variação da Eletronegatividade na Tabela Periódica

Os elementos mais eletronegativos são os que se encontram do lado direito e na parte superior da tabela periódica.

À medida que os elementos se distanciam dessa posição, ou seja, quanto mais se dirijam para o lado esquerdo e para a parte inferior, menos eletronegativos eles são.

Como comparar a eletronegatividade dos elementos
Como comparar a eletronegatividade dos elementos

O flúor (F) é o elemento químico mais eletronegativo. Embora ele não seja o elemento que está mais posicionado do lado direito da tabela, ele é o primeiro logo a seguir aos gases nobres.

Os gases nobres não fazem ligações químicas e, por esse motivo, a sua eletronegatividade é muito pouco significativa.

Enquanto isso, Césio (Cs) e Frâncio (Fr) são os elementos menos eletronegativos.

O inverso acontece quanto ao tamanho do raio atômico. Desta forma, pode-se dizer que quanto maior o raio atômico, menor a eletronegatividade de um elemento.

Leia também:

  • Propriedades Periódicas
  • Polaridade das ligações
  • Polaridade das moléculas

O que é Eletropositividade?

Eletropositividade é a tendência que os átomos têm em ceder elétrons.

É também conhecida como caráter metálico pelo fato de os metais serem os elementos mais eletropositivos.

Na eletropositividade os elétrons são perdidos, o que faz com que a carga dos átomos fique positiva.

Na eletronegatividade, por sua vez, os elétrons são acrescidos aos átomos. Logo, sua carga fica negativa.

Continue sua pesquisa! Leia:

Como comparar a eletronegatividade dos elementos

Veja, por exemplo, que os elementos mais eletronegativos são os que estão no canto superior direito da tabela, isto é, o flúor (4,0) e o oxigênio (3,5), e os menos eletronegativos são os que estão no canto inferior esquerdo, que são o frâncio (0,8) e o césio (0,8).

Como saber qual molécula é mais Eletronegativa?

Os elementos mais eletronegativos são os que se encontram do lado direito e na parte superior da tabela periódica. À medida que os elementos se distanciam dessa posição, ou seja, quanto mais se dirijam para o lado esquerdo e para a parte inferior, menos eletronegativos eles são.

Como se descobre a eletronegatividade?

Resumindo: Eletronegatividade é a capacidade que determinados átomos possuem de atrair elétrons. A maneira de saber sobre a eletronegatividade de um átomo é observando sua posição na Tabela Periódica, a Eletronegatividade cresce de baixo para cima e da esquerda para a direita.

Como saber se um elemento é eletronegativo ou eletropositivo?

A eletropositividade também está relacionada com o tamanho do raio atômico, a energia de ionização e a afinidade eletrônica da seguinte forma: quanto menor for o tamanho de um átomo, menor será sua eletropositividade. Quanto maior for a energia de ionização, menor será a sua eletropositividade do elemento.

Quais são os elementos mais Eletronegativos os metais ou os não metais?

Os elementos pertencentes a família 7A ou halogênios são os elementos mais eletronegativos da tabela periódica, tratando-se de serem substâncias com moléculas diatômicas e extremamente reativas, por esse motivo, são encontrados na natureza sempre combinados com outros elementos.

Qual a eletronegatividade do NA?

0,93 Sódio/Eletronegatividade

Qual a fila de eletronegatividade?

Consultando a Tabela Periódica, a eletronegatividade aumentará da esquerda para a direita e de cima para baixo; outro fator que indica o aumento dessa propriedade é a diminuição do raio de um átomo; entre os elementos mais eletronegativos, podemos citar em ordem decrescente: flúor (F), oxigênio (O) e nitrogênio (N).

O que quer dizer mais Eletronegativo?

A eletronegatividade é uma propriedade periódica dos elementos que indica a tendência que cada um tem de atrair os elétrons em uma ligação química. ... O átomo de oxigênio é mais eletronegativo que o carbono, o que significa que ele atrai os elétrons da ligação com mais força.

Porque a eletronegatividade aumenta de baixo para cima?

A eletronegatividade aumenta conforme o raio atômico diminui. ... Quanto maior o raio atômico, menor será a atração do núcleo pelos elétrons mais afastados e, então, menor a eletronegatividade.

Qual a classificação dos elementos da tabela periódica?

  • A classificação dos elementos da Tabela Periódica é: metais, ametais ou não metais, semimetais, gases nobres e hidrogênio. Aprenda a realizar a distribuição eletrônica dos elementos de transição e saiba quais são as principais diferenças entre os elementos representativos.

Qual a densidade dos elementos da tabela periódica?

  • Assim, quanto maior o número de níveis (elemento posicionado mais abaixo do outro elemento na família), maior a densidade. Veja um exemplo: Os elementos Boro (B) e Índio (In), pertencentes à família IIIA da Tabela Periódica, estão posicionados, respectivamente, no segundo e quinto períodos da Tabela.

Qual é a história da tabela periódica?

  • Em 2019, a tabela periódica completa 150 anos e foi criada uma resolução das Nações Unidas e da UNESCO para que esse seja o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos como forma de reconhecimento de uma das criações mais influentes e importantes da ciência. Veja também: História da Tabela Periódica.

Quais são as 18 colunas da tabela periódica?

  • A Tabela apresenta 18 colunas, que formam apenas 16 famílias divididas em oito do tipo A e oito do tipo B. Representação das 18 colunas verticais da Tabela Periódica As famílias A são formadas pelas duas primeiras e pelas seis últimas colunas verticais da Tabela. Sendo assim, cada uma das colunas recebe a seguinte indicação:

Observe que, quando consideramos os elementos pertencentes a uma mesma família (mesma coluna), a eletronegatividade aumenta de baixo para cima. Veja, por exemplo, os elementos da família 2 (Be, Mg, Ca, Sr, Ba). ... Portanto, esses valores comprovam que a eletronegatividade cresce de baixo para cima na Tabela Periódica.

Por que os átomos dos metais têm tendência a perder elétrons?

Essa ligação metálica se baseia no fato de que os metais são elementos altamente eletropositivos, tendo, portanto, a tendência de formar cátions. Assim, alguns átomos dos metais perdem os seus elétrons mais externos (da camada de valência) formando cátions. ... Depois eles voltam a perder elétrons e, assim, sucessivamente.

O que é ligação iônica como ela se forma?

Na ligação iônica, um dos átomos é obrigatoriamente um metal, e o outro, um ametal ou o hidrogênio. Os princípios que fundamentam uma ligação iônica são apenas dois: a perda de elétrons por um átomo (de caráter metálico elevado) e o ganho desses elétrons por outro átomo (de caráter ametálico elevado).

O que é uma ligação iônica Brainly?

As Ligações Iônicas são as ligações químicas que ocorrem entre os átomos quando estes reagem entre si a fim de alcançarem a estabilidade. A ligação iônica é um tipo de ligação química baseada na interação eletrostática que ocorre entre íons de cargas opostas. Exemplo: íons positivos (cátions) e íons negativos (ânions).