A sonoridade do poema depende da repetição de sons esse som é representado por qual is letra s

Observe as expressões destacadas na letra da música de Vinícius de Moraes:

O Relógio

Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac
, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia

Como você deve ter notado, as expressões em destaque imitam o som de um relógio, não é mesmo? Esse recurso é muito utilizado para criar efeitos de sentido no texto, que são chamados de figuras sonoras, ou seja, são recursos que exploram os sons para produzir significados.

As figuras sonoras constituem-se em: onomatopeia, aliteração, assonância e paronomásia, entre outras. Vamos analisar cada uma delas!

  • Onomatopeia: é o recurso que se utiliza de uma palavra especial para representar um som específíco.

Exemplos:

  • Aliteração: é o recurso que se utiliza da repetição de sons consonantais para criar um efeito sensorial.

Exemplos:

Violões que Choram
(...)
Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.
Tudo nas cordas dos violões ecoa
E vibra e se contorce no ar, convulso...
Tudo na noite, tudo clama e voa
Sob a febirl agitação de um pulso.
(…)

CRUZ E SOUSA. Violões que choram.

Perceba que a repetição do fonema /v/ nessa estrofe do poema tem como objetivo remeter o leitor ao som do violão.

Observe mais exemplos:

O rato roeu a roupa do rei de Roma – sugere o som de roer

O sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar. – sugere o som do assobio

  • Assonância – é o recurso que se utiliza da repetição de sons vocálicos para criar um efeito de sentido.

Exemplo:

A linha feminina é carimá
Moqueca, pititinga, caruru
Mingau de puba, e vinho de caju
Pisado num pilão de Piraguá
(Gregório de Matos)

Perceba que o autor utiliza-se de assonância na repetição do fonema /a/ (aberto) com o objetivo de trazer a amplitude do feminino.

Observe outros exemplos:

Borboletinha tá na cozinha fazendo chocolate para a madrinha. – repetição de /a/

Venha, Vera, ver as velas ao vento! – repetição de /e/

  • Paronomásia – é o recurso que se utiliza de palavras que possuem o som e a escrita semelhantes, mas significados diferentes, ou seja, palavras parônimas, com o objetivo de remeter o leitor para a diferença de sentidos. É utilizada a semelhança sonora e gráfica para criar esse efeito de sentido.

Exemplo:

Quem conta um conto sempre aumenta um ponto. (dito popular)

Você está confundindo espinafre de caçarolinha com espingarda de caçar rolinha. (dito popular)

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Plano de Aula

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas

Introdução
Inicie a aula por videochamada e relembre o que aprenderam na aula anterior, caso este plao esteja sendo trabalhado em sequência. Caso não esteja, você pode falar um trava-línguas (por ex.: Três pratos de trigo, O rato roeu a roupa do rei, O peito do pé do Pedro etc.) e analisar rapidamente a repetição de um som no início das palavras, explicando que são escritos assim para marcar o ritmo, para ficar mais interessante e bonito. Explique que músicas, poemas, cantigas, trava-línguas, todos esses tipos de texto brincam com as palavras de diversas maneiras e de propósito. Em seguida, organize a turma em duplas, de modo produtivo, e explique que vão receber uma cantiga (pelo WhatsApp, e-mail ou impressa para ser retirada na escola) que devem ler, cantar e circular com lápis colorido as palavras que começam com o mesmo som. Junto com a cantiga, também devem exercitar e completar uma cartela pintando as palavras com fonemas iniciais iguais (deixe a dica de que são 4 cores). Se achar possível ou interessante, encaminhe também o vídeo da cantiga, disponível aqui. Explique que vocês farão as atividades 2 e 3 em conjunto, numa aula síncrona. O material para impressão está disponível aqui.

Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula e faça o compartilhamento de tela com a atividade no Google Jamboard ou Apresentações. Pergunte se alguma palavra ficou sem ser circulada. A palavra NAVIO é a única palavra que começa com N e, portanto, não faz parte de nenhum grupo (espera-se que todas as crianças tenham percebido). Faça a correção para descobrir se todos circularam as palavras com as cores certas e, após ouvi-los, confrontando as respostas, você pode mostrar a resolução da atividade, disponível aqui, e relacionar os sons encontrados para responder à segunda questão. Por fim, o desafio é recriar a cantiga com as palavras da cartela utilizando somente palavras com o mesmo som. Decida, junto com a turma, qual fonema utilizar; o professor deve digitar as palavras conforme as sugestões apresentadas pelas crianças. O mais importante e o foco dessa exercitação é que as crianças compreendam que a aliteração consiste em usar palavras que comecem com fonemas parecidos ou iguais. Leiam, depois de pronto, a recriação do texto para ver se ficou divertido e atingiu o objetivo proposto. Conforme o desenvolvimento da turma e da aula, você pode propor mais uma recriação com um fonema diferente.

Fechamento Ainda de forma síncrona, proponha uma reflexão e faça alguns questionamentos:     - Gostaram de exercitar a repetição de sons? Acham que este é um recurso interessante?     - Acham desafiador saber usá-lo?     - Vocês já conheciam todas essas palavras da cartela?     - Foi difícil identificar os sons parecidos e separá-los em grupos?

     - Quando foi que perceberam que o som /n/ não fazia parte de nenhum grupo?

Convite às famílias
Incentive a realização das atividades propostas para que a família divirta-se com a criança durante a leitura de cantigas e trava-línguas.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Isabella Patrícia Oliveira Madeira da Silva

Mentor: Gislaine Magnabosco

Título da aula: Aliteração na composição da cantiga

Finalidade da aula: Exercitar, através de um texto lacunado, a composição de uma cantiga e os fonemas utilizados para dar efeito sonoro nas aliterações presentes na mesma.

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição de textos poéticos

Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF12LP07

Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.  

É entendida como aliteração a repetição de fonemas consonantais no texto para estabelecer efeitos sonoros. A aliteração é uma figura de linguagem muito utilizada em textos versificados, mas também em textos em prosa. Diferente da aliteração, a assonância é a figura de linguagem que estabelece efeitos sonoros por meio da repetição de sons vocálicos.

Leia também: Paradoxo – figura de linguagem que expressa ideias contrastantes e contraditórias

O que é aliteração?

A aliteração é uma figura de linguagem que consiste na repetição de fonemas consonantais ou sílabas, para remeter a um som e estabelecer efeitos sonoros específicos no texto. Trata-se de um recurso linguístico muito utilizado em poemas ou letras de música, mas também pode ocorrer em textos em prosa.

A sonoridade do poema depende da repetição de sons esse som é representado por qual is letra s
A aliteração é uma figura de linguagem que consiste na repetição de fonemas consonantais.

Observe os exemplos abaixo:

“A brisa do Brasil beija a balança.”

(Castro Alves, em Navio Negreiro)

Note a repetição do fonema /b/. Trata-se de um efeito sonoro, marca do escritor Castro Alves, que traz plasticidade ao texto, ou seja, a repetição do fonema compõe o efeito de sentido da obra.

Veja outro exemplo de aliteração:

Pedro pedreiro penseiro esperando o trem

que já vem, que já vem, que já vem…”

(Chico Buarque, em Pedro Penseiro)

Note que a repetição dos fonemas no primeiro verso reafirma o fato de que Pedro é um trabalhador que está pensando na vida enquanto aguarda o trem. Assim, fica evidente o efeito de sentido que a aliteração quer estabelecer nesse trecho da música de Chico Buarque.

A aliteração também ocorre em textos em prosa. Veja o exemplo abaixo, extraído do texto “Mundo Moderno”, escrito por Chico Anysio:

Meu monólogo mostra mentiras, mazelas, misérias, massacres, miscigenação, mortinio – maior maldade mundial. Ela ocorre logo após a abertura: Mundo moderno, marco malévolo, mesclando mentiras […]. E tem esta conclusão: Merecemos. Maldito mundo moderno, mundinho.”

Aliteração e assonância

Enquanto a aliteração é a repetição de sons consonantais, a assonância promove repetições de sons vocálicos, especialmente as sílabas tônicas.

Veja o exemplo:

Sugar Cane Fields Forever

[…] Sou um mulato nato

No sentido lato

Mulato democrático do litoral […]

VELOSO, Caetano. Sugar Cane Fields Forever

No trecho da música de Caetano Veloso, temos a repetição do fonema / a /, configurando, assim, a assonância. No mesmo texto, temos a repetição do fonema / t /, o que configura aliteração.

Veja também: Pleonasmo – recurso linguístico que traz uma repetição de ideias ou de palavras

Exercícios resolvidos

Questão 1 – (UFPA)

Tecendo a manhã

Um galo sozinho não tece uma manhã:

ele precisará sempre de outros galos.

De um que apanhe o grito que um galo antes

e o lance a outro; e de outros galos

que com muitos outros galos se cruzem

os fios de sol de seus gritos de galo,

para que a manhã, desde uma teia tênue,

se vá tecendo, entre todos os galos.

se encorpando em tela, entre todos,

se erguendo tenda, onde entrem todos,

se entretendendo para todos, no toldo

(a manhã) que plana livre de armação.

A manhã, toldo de um tecido tão aéreo

que, tecido, se eleva por si: luz balão.

(MELO, João Cabral de. In: Poesias Completas. Rio de Janeiro, José Olympio, 1979)

Nos versos

“E se encorpando em tela, entre todos,

se erguendo tenda, onde entrem todos,

se entretendendo para todos, no toldo…”

tem-se exemplo de:

A) eufemismo.

B) antítese.

C) aliteração.

D) silepse.

D) sinestesia.

Resolução

Alternativa C. Aliteração — observe a repetição do fonema /t/.

Questão 2 – (FAU-Santos) Nos versos:

“Bomba atômica que aterra

Pomba atônita da paz

Pomba tonta, bomba atômica…”

A repetição de determinados elementos fônicos é um recurso estilístico denominado:

A) hiperbibasmo.

B) sinédoque.

C) metonímia.

D) aliteração.

E) metáfora.

Resolução

Alternativa D. Aliteração é a figura de som que estabelece repetição de fonemas consonantais.