O que se estuda em matemática

Continue lendo após a publicidade

A matemática é uma área do conhecimento responsável por estudar a aritmética, a álgebra, a geometria, a trigonometria, a estatística e o cálculo. Seu objetivo principal é a sistematização de quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações.

Nesse sentido, o termo mathema tem origem no grego e significa, em livre tradução, ‘aquilo que pode ser aprendido’. Seu principal objeto de estudo é a análise de estruturas e grandezas, feita a partir de um raciocínio lógico, permitindo a criação de padrões que são usados para postulação de hipóteses e conjecturas.

Ao longo do tempo, o conhecimento matemático foi desenvolvido e aperfeiçoado, seguindo uma constante evolução. Assim, investigou novas situações e estabeleceu uma relação direta com o ser humano e seu cotidiano.

História da matemática

Certamente, o conhecimento matemático esta instaurado na nossa sociedade desde os primórdios da nossa existência. Foi durante os tempos pré-históricos que surgiu a necessidade de relacionar o número de animais em um rebanho com algum tipo de objeto ou marcas, por exemplo.

Continue lendo após a publicidade

Séculos depois, por volta de 1500 a.C, os egípcios usaram as primeiras formas de escrita, criando um sistema de numeração. Este mesmo sistema, aliás, foi utilizado por outras civilizações. Como por exemplo, os romanos, que usaram o sistema de números egípcios para criar uma nova forma de contar. Porém, os romanos foram capazes de apresentar uma quantidade maior de números do que já existia na contagem egípcia.

O que se estuda em matemática
Medium.

O ramo da aritmética, por sua vez, teve seu surgimento nas escolas gregas, elaboradas por filósofos como Pitágoras, Tales de Mileto e Platão. Além desses filósofos, Euclides, Apolônio e Arquimedes, foram essenciais para o desenvolvimento da geometria.

Mas, foi durante a idade média que o sistema de numeração que conhecemos hoje, desenvolvida pelos árabes, foi implantada no Ocidente. Dessa forma, foi a partir dessa época que os números passaram a ser usados para solucionar problemas e utilizados na geometria.

Certamente, foi durante o século XVII que o conhecimento matemático teve o seu desenvolvimento aprofundado. Isso se deve ao fato do aparecimento dos logaritmos, do plano cartesiano, de cálculos de probabilidades e etc. Inegavelmente, todo esse desenvolvimento do conhecimento matemático foi em virtude dos esforços de Isaac Newton.

Continue lendo após a publicidade

Desde então, os físicos iniciaram a descrever situações da natureza a partir de equações. Entre elas, estão as equações do eletromagnetismo, elaboradas por James Clerk Maxwell, por exemplo.

Áreas da matemática

O que se estuda em matemática
CETECC.

É nítido que quase todas as atividades humanas têm algum tipo de relação com o conhecimento matemático e durante o dia-a-dia recorremos à ela de forma quase inconsciente.

Atualmente, o conhecimento matemático compõe a grade curricular das escolas e acaba sendo dividida em algumas áreas para facilitar a compreensão. Dentre elas estão:

  • Aritmética: Em suma, é a área responsável por estudar os números e as operações. Certamente, é a área mais antiga da matemática.
  • Álgebra: Esta área do conhecimento matemático é responsável por estudar as incógnitas que estão inseridas em equações e em outras formas algébricas.
  • Trigonometria: Em síntese, esse é o ramo da matemática responsável pelo estudo das equações trigonométricas. Além de investigar as relações entre as medidas angulares de triângulos.
  • Geometria: Basicamente, consiste no estudo das dimensões espaciais de figuras geométricas, como área e volume.

Importância

Inegavelmente, a matemática abrange diversas áreas do conhecimento. Desde as ciências da natureza até as engenharias. Isso ocorre porque o conhecimento matemático, como já mencionamos algumas vezes, permite analisar situações através da elaboração de estatísticas, facilitando a compreensão de processos  biológicos, físicos, químicos e até mesmo social.

Continue lendo após a publicidade

O que se estuda em matemática
Dom Total.

Ou seja, foi a partir do conhecimento matemático que conseguimos construir modelos que explicassem o funcionamento da natureza. Como por exemplo, a gravidade, a eletricidade, os fenômenos eletromagnéticos e etc.

Além disso, certamente esta ciência desempenha um papel fundamental em nosso cotidiano que não seria possível sem o conhecimento matemático. Como por exemplo, a contagem do tempo, controle de gastos, divisões e agrupamento de coisas em conjuntos. Com certeza, esse tipo de coisa só é possível graças a matemática.

Por fim, leia também nossa matéria sobre Pitágoras – Quem foi, biografia, contribuições para Filosofia e Matemática

Fontes: Brasil escola, Conceito de, Brasil escola, Wikipedia

Continue lendo após a publicidade

Imagens: Dataoutbox, Medium, CETECC, Unisul, Dom total

Antes de escolher a instituição onde você pretende estudar, é preciso considerar alguns fatores como qualidade do ensino, infraestrutura e valor das mensalidades. Porém, um ponto que precisa ser avaliado com atenção é a grade curricular da faculdade.

Afinal, o conhecimento adquirido na faculdade é extremamente importante para ter sucesso na profissão, e é a grade de matérias que vai fornecer o itinerário do curso, com as disciplinas obrigatórias e optativas, as horas de estágio e de atividades complementares e outras especificações do curso escolhido.

No caso da faculdade de Matemática, a grade curricular prevê, ao longo de 8 semestres, matérias teóricas e pedagógicas, estas específicas para a Licenciatura. O objetivo do curso é formar profissionais capacitados para lecionar no ensino fundamental II e no médio, em escolas públicas ou particulares.

Conheça mais a fundo as disciplinas que compõem o currículo do curso de Matemática e veja se essa é a melhor opção para você!

Introdução ao Cálculo

Entre as principais matérias da faculdade de Matemática estão as que se relacionam a Cálculo. O tema é tão complexo que precisa ser dividido em várias disciplinas ao longo do curso:

Basicamente, Cálculo é um ramo da Matemática que deriva da Álgebra e da Geometria. Seu estudo foca taxas de variação de grandezas, derivadas e antiderivadas. Na Introdução, você vai rever conteúdos do ensino médio, como funções, trigonometria, polinômios e geometria, que constituem a base da ciência.

À medida que vai se aprofundando, estuda o Teorema Fundamental do Cálculo.

Pré-cálculo

Alguns cursos de graduação em Matemática apostam nessa disciplina, anterior à Introdução, visto que muitos estudantes chegam ao primeiro período do curso sem dominar as noções básicas da Matemática que deveriam ter aprendido na educação básica.

Dessa forma, o Pré-cálculo envolve:

  • Conjuntos e Aritmética Básica;
  • Cálculo com Expressões Algébricas;
  • Equações e Inequações;
  • Funções.

Nessa fase, trabalha-se mais com exercícios do que com a teoria, a fim de que você seja preparado para os estudos da Matemática em nível superior.

História da Matemática

Praticamente em todos os cursos de graduação, existe uma disciplina que guarda a memória daquele campo de estudos. Quando surgiu, como e quem foi o primeiro a falar sobre o tema são questões presentes na História da Matemática.

Os estudos remontam à Pré-História, passando por civilizações egípcia, grega, babilônica e a forma como esses povos concebiam a Matemática, até chegar à matemática Moderna, pós-segunda guerra.

São tópicos da matéria:

  • História da Álgebra;
  • História dos Algarismos e Numeração;
  • História do Cálculo;
  • Tendências no Ensino da Matemática.

Hoje, a historiografia da Matemática procura relacionar a forma como se pensa a disciplina hoje e compará-la com outros tempos e sociedades.

Lógica Matemática

A Lógica Matemática é ensinada também em Elementos da Matemática, disciplina que tem por finalidade explorar as aplicações da ciência na sociedade. Relaciona-se, principalmente, à Ciência da Computação.

Análise Matemática

Essa matéria é dada no último ano do curso e já tem um teor mais aprofundado. É preciso ter cursado e compreendido outros temas para que ela faça sentido. Aquele Cálculo Diferencial e Integral que citamos lá atrás, por exemplo, vai ser aplicado aqui, junto com:

  • Conjuntos e Números Reais;
  • Medidas;
  • Limites;
  • Funções;
  • Séries e Sequências;
  • Topologia.

Álgebra

A Álgebra, assim como o Cálculo, é um campo vasto dentro da Matemática Pura e precisa ser segmentada em pontos mais específicos. Assim, o estudante de Matemática vê, durante o curso:

  • Álgebra Linear e Vetorial, que estuda matrizes e sistemas, vetores etc.;
  • Álgebra Elementar;
  • Álgebra Abstrata.

De modo geral, essa ciência se dedica a resolver equações, operações matemáticas e polinômios. É bem conhecida dos estudantes desde o ensino básico, e agora passa a ser mais aprofundada.

Estatística

Probabilidade e Estatística é uma disciplina estudada geralmente no sexto período do curso. Ela fornece conhecimentos para que o futuro profissional possa realizar medições numéricas, usar métodos tabulares e gráficos, além de fazer distribuições de probabilidade discretas e contínuas, inclusive em ambiente digital, no Excel.

Com a Estatística, coletamos, analisamos e interpretamos dados de diversas fontes e naturezas.

Geometria Analítica

A Geometria não pode faltar na grade curricular de Matemática, pois ela é um dos pilares do curso. Além da Analítica, você vai estudar Geometria Plana e Espacial. Se na primeira o foco é nas retas, circunferências, polígonos, círculos e triângulos, na segunda essas figuras ganham uma terceira dimensão além da altura e da largura: a profundidade.

Na Geometria Analítica, no entanto, os elementos geométricos são traduzidos por expressões algébricas. Também é chamada de Geometria Cartesiana. São estudados os seguintes conteúdos:

  • Sistema Cartesiano Ortogonal e Planos;
  • Equações de Retas no Espaço;
  • Equações de Cônicas no Plano;
  • Superfícies Quádricas;
  • Vetores.

Teoria dos Números

Vista como uma disciplina separada ou inserida em Estruturas Algébricas, a Teoria dos Números, ou Aritmética, é a mãe da Matemática. Ela se dedica ao estudo dos números inteiros e várias teorias decorrentes dela, por exemplo:

  • Teoria Elementar;
  • Teoria Analítica;
  • Teoria Transcendente.

Disciplinas Pedagógicas

Quem opta pelo curso de Licenciatura em Matemática tem o diferencial na grade de matérias didático-pedagógicas. Algumas fazem parte da formação de qualquer professor, outras são exclusivas do ensino de Matemática. Veja algumas:

  • Educação Inclusiva;
  • Educação e Tecnologias;
  • Psicologia da Educação e da Aprendizagem;
  • Didática: Planejamento e Avaliação;
  • Práticas Pedagógicas em Matemática: Modelagem e Resolução de Problemas;
  • Metodologia do Ensino da Matemática.

Além do que se estuda em Matemática, por lei, o futuro professor precisa cumprir 400 horas de estágio obrigatório em instituições de ensino fundamental e médio, além de gestão escolar.

Aqui na Anhanguera, oferecemos ainda a complementação de formação pedagógica para quem já tem o Bacharelado em Matemática e quer se tornar professor ou seguir carreira acadêmica.

Se você curte Ciências Exatas, gostou do que viu até aqui e tem perfil para se tornar professor, saiba que é possível fazer a faculdade EAD, ou seja, no modelo a distância.

A Anhanguera é referência quando se trata de educação a distância, sendo avaliada como uma das melhores faculdades do Brasil. E você pode escolher cursar Matemática na modalidade semipresencial ou na 100% online.

Não quer ser professor? Veja outras possibilidades!

Conheça mais sobre cursos e faculdades para quem gosta de Matemática, mas não combina com a profissão de professor, ou seja, pretende trabalhar em empresas, indústrias etc. A Matemática é uma ciência que está presente em várias profissões, mas lembre-se sempre de analisar a grade curricular antes de começar o curso!

Se a carreira ainda está sendo decidida, a Anhanguera já pode ser a escolhida! Inscreva-se no vestibular online e tenha acesso a todas as vantagens de estudar aqui!