Que tipo de relação há entre o caranguejo e seus predadores como o caranguejo e chamado neste caso

Lana Magalhães

Professora de Biologia

A protocooperação é uma relação ecológica harmônica e interespecífica.

Esse tipo de relação ocorre entre espécies diferentes e ambas obtém benefícios. Apesar disso, as espécies também podem viver de modo independente, sem nenhum tipo de prejuízo. Por isso, a relação não é obrigatória.

A interação entre as espécies na protocooperação envolve a troca de transporte, proteção, alimento ou camuflagem.

Exemplos

Confira alguns exemplos de protocooperação que ocorrem na natureza:

Anêmona-do-mar e o caranguejo-ermitão

Anêmona-do-mar e caranguejo-ermitão

O exemplo mais conhecido de protocooperação é da relação mantida entre as anêmonas-do-mar e o caranguejo-ermitão ou paguro.

As anêmonas oferecem proteção ao caranguejo-ermitão, ao mesmo tempo, ele transporta a anêmona sob a sua concha para outros locais.

A anêmona também pode se aproveitar dos restos de alimentos deixados pelo caranguejo-ermitão.

Pássaro-palito e jacaré

Nesse caso, o jacaré ao deixar a boca aberta permite que o pássaro-palito alcance o seu interior.

Assim, o pássaro alimenta-se dos restos de alimentos deixados entre os dentes do jacaré. Por sua vez, o jacaré ganha uma limpeza bucal.

Pássaros e bovinos

O pássaro anu costuma se alimentar dos carrapatos encontrados na pele de bovinos. Em troca, os bois se livram dos indesejados carrapatos.

Leia mais sobre as Relações Ecológicas.

Protocooperação e Mutualismo

A protocooperação e o mutualismo são duas relações harmônicas e interespecíficas. Elas são tão parecidas que a protocooperação também é conhecida como mutualismo facultativo.

A única diferença entre elas é que a protocooperação é uma relação não obrigatória. Enquanto isso, o mutualismo possui caráter obrigatório, onde as duas espécies precisam uma da outra para a sobrevivência.

Quando o mutualismo é obrigatório, ele também pode ser chamado de simbiose. Um exemplo de mutualismo são os líquens, uma associação entre algas e fungos.

A associação entre o peixe-palhaço e as anêmonas também é um tipo de mutualismo. As anêmonas possuem células urticantes que afastam os predadores.

Porém, o peixe-palhaço possui resistência a estas células e vive entre as anêmonas. Com isso, ele mantêm-se a salvo de seus inimigos naturais.

Saiba mais:

  • Ecossistemas
  • O que é Ecologia?

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

Outras matérias

Filosofia

Sigmund Freud

Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.

Literatura

Realismo fantástico

Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!

Química

Funções orgânicas

Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas

Tipos de relações ecológicas

  • Sociedade. Nesse tipo de relação, os indivíduos de uma mesma espécie vivem juntos, sem união física, e apresentam uma divisão de trabalhos entre eles. ...
  • Competição. ...
  • Canibalismo. ...
  • Mutualismo. ...
  • Comensalismo. ...
  • Amensalismo. ...
  • Parasitismo. ...
  • Predação.

Quais são as principais relações ecologicas?

Exemplos de relações ecológicas As relações ecológicas podem ser interespecíficas harmônicas, interespecíficas desarmônicas, intraespecíficas harmônicas e intraespecíficas desarmônicas.

Que tipo de relação entre o caranguejo e seus predadores?

Um exemplo de relação do tipo protocooperação é o que ocorre entre o caranguejo-ermitão e a anêmona-do-mar. ... Já a anêmona protege o caranguejo, afugentando predadores, devido à presença de suas células urticantes. A relação entre o caranguejo-ermitão e a anêmona-do-mar é um exemplo clássico de protocooperação.

Qual a relação ecológica entre o caranguejo?

A relação ecológica que ocorre entre o caranguejo-eremita e a anêmona-do-mar é a protocooperação. ... Ambos se beneficiam porque os tentáculos da anêmona servem como proteção para o caranguejo, enquanto este ajuda a anêmona a procurar alimentos.

Qual a relação ecológica entre o caranguejo é a anêmona?

Anêmona-do-mar e caranguejo-eremita: Nessa interação ecológica, o caranguejo-eremita transporta a anêmona-do-mar, o que confere benefícios para ambos. O caranguejo consegue proteção, uma vez que a anêmona-do-mar apresenta em seus tentáculos células que liberam substâncias urticantes.

Qual é a relação ecológica existente entre a árvore e a bromélia explique?

A relação ecológica entre a bromélia e a arvore é chamada de inquilinismo. O inquilinismo consiste em um relação interespecífica (entre diferentes espécies), em que o inquilino vive dentro ou sobre alguma outra espécie (chamada de hospedeiro), mas não gera nenhum prejuízo ao hospedeiro.

Como a bromélia é chamada e a árvore?

As orquídeas e bromélias são chamadas de epífitas, uma palavra de origem grega que significa “sobre planta”. Você deve estar se perguntando qual é a vantagem para essas plantas de morar sobre grandes árvores e não retirarem nada dela.

Qual a relação ecológica entre abelhas?

A sociedade é uma relação ecológica harmônica intra-específica. Na maioria das espécies de abelhas, esta forma de organização é altamente concisa, havendo divisão de atividades entre os organismos que possuem diferenciações anatômicas de acordo com a função que realizam, geralmente acompanhando o dimorfismo sexual.

Qual é o nome da relação ecológica entre orquídeas e bromélias e as árvores que servem de suporte?

A relação ecológica entre Orquídeas e Bromélias e as árvores que lhes servem de suporte, é chamada de comensalismo. O Comensalismo é uma relação que é estabelecida entre dois organismos de diferentes espécies; um deles é beneficiado (recebe o nome de comensal), enquanto o outro não é afetado.

Qual é a relação ecológica entre orquídeas e árvores?

A relação existente entre orquídeas e a árvore que lhe servem de suporte é chamada de epifitismo. ... Este tipo de relação ecológica também é conhecido como inquilinismo, sendo a denominação "epifitismo" mais utilizada para plantas.

Qual é o tipo de relação existente entre o Leão e A hiena?

As hienas e leões também são exemplos de comensalismo. Assim como os abutres, as hienas alimentam-se dos restos deixados pelo leão. Observe que, nesse caso, a hiena conseguiu o alimento sem o desgaste da caçada e também não prejudicou o leão que já havia se alimentado.

O que é uma relação ecológica interespecífica não obrigatória em que ambas as espécies envolvidas obtém benefícios?

Resposta. É a protocooperação. Nela, as espécies não dependem uma da outra para sobreviverem, como ocorre na simbiose, mas ambas saem no lucro.

Última postagem

Tag