Quando estou dentro do cinema, tudo me parece perfeito, como se eu estivesse dentro de uma máquina

Quando estou dentro do cinema, tudo me parece perfeito, como se eu estivesse dentro de uma máquina

LISTA DE EXERCÍCIOS GABARITAGEO – CUPOM: PASSEIDIRETO GABARITAGEO.COM.BR FILOSOFIA PARA A UNESP 1. (Unesp 2017) Concentração e controle, em nossa cultura, escondem-se em sua própria manifestação. Se não fossem camuflados, provocariam resistências. Por isso, precisa ser mantida a ilusão e, em certa medida, até a realidade de uma realização individual. Por pseudoindividuação entendemos o envolvimento da cultura de massas com uma aparência de livre-escolha. A padronização musical mantém os indivíduos enquadrados, por assim dizer, escutando por eles. A pseudoindividuação, por sua vez, os mantém enquadrados, fazendo-os esquecer que o que eles escutam já é sempre escutado por eles, “pré-digerido”. Theodor Adorno. “Sobre música popular”. In: Gabriel Cohn (org.). Theodor Adorno, 1986. Adaptado. Em termos filosóficos, a pseudoindividuação é um conceito a) identificado com a autonomia do sujeito na relação com a indústria cultural. b) que identifica o caráter aristocrático da cultura musical na sociedade de massas. c) que expressa o controle disfarçado dos consumidores no campo da cultura. d) aplicável somente a indivíduos governados por regimes políticos totalitários. e) relacionado à autonomia estética dos produtores musicais na relação com o mercado. 2. (Unesp 2017) Quando estou dentro do cinema, tudo me parece perfeito, como se eu estivesse dentro de uma máquina de sensações programadas. Mergulho em suspense, em medo, em vinganças sem-fim, tudo narrado como uma ventania, como uma tempestade de planos curtos, tudo tocado por orquestras sinfônicas plagiando Beethoven ou Ravel para cenas românticas, Stravinski para violências e guerras. Não há um só minuto sem música, tudo feito para não desgrudarmos os olhos da tela. A eficiência técnica me faz percorrer milhares de anos-luz de emoções e aventuras aterrorizantes, que nos exaurem como se fôssemos personagens, que nos fazem em pedaços espalhados pela sala, junto com os copos de Coca-Cola e sacos de pipocas. Somos pipocas nesses filmes. (Arnaldo Jabor. “A guerra das estrelas”. O Estado de S.Paulo, 18.11.2014. Adaptado.) Esse texto pode ser corretamente considerado a) uma crítica de natureza estética aos apelos técnicos e sensacionalistas no cinema. b) uma análise elogiosa do alto grau de perfeição técnica das imagens do cinema. c) um ponto de vista valorizador da presença da música erudita no cinema atual. d) um elogio ao cinema como mercadoria de entretenimento da indústria cultural. e) uma crítica ao caráter culturalmente elitista das obras cinematográficas atuais. LISTA DE EXERCÍCIOS GABARITAGEO – CUPOM: PASSEIDIRETO GABARITAGEO.COM.BR GABARITO: Resposta da questão 1: [C] O conceito de pseudoindividuação proposto por Adorno no texto expressa a concepção de que a produção cultural de massa é apresentada, de forma ilusória, como gosto individual e livre escolha, criando a falsa ideia de autonomia no consumo de produtos culturais. Assim, o caráter de controle da indústria cultural sobre o indivíduo seria ideologicamente camuflado, de forma a evitar a resistência. Resposta da questão 2: [A] O texto aponta o modo pelo qual os aspectos técnicos da produção cinematográfica, a partir de apelos estéticos, se apresentam de forma espetacularizada e sensacionalista, criando, dessa forma, sentimentos no espectador que o “prendem” intensamente à narrativa produzida.

Quando estou dentro do cinema, tudo me parece perfeito, como se eu estivesse dentro de uma máquina
Quando estou dentro do cinema, tudo me parece perfeito, como se eu estivesse dentro de uma máquina
Quando estou dentro do cinema, tudo me parece perfeito, como se eu estivesse dentro de uma máquina

Quando estou dentro do cinema, tudo me parece perfeito, como se eu estivesse dentro de uma máquina de sensações programadas. Mergulho em suspense, em medo, em vinganças sem-fim, tudo narrado como uma ventania, como uma tempestade de planos curtos, tudo tocado por orquestras sinfônicas plagiando Beethoven ou Ravel para cenas românticas, Stravinski para violências e guerras. Não há um só minuto sem música, tudo feito para não desgrudarmos os olhos da tela. A eficiência técnica me faz percorrer milhares de anos-luz de emoções e aventuras aterrorizantes, que nos exaurem como se fôssemos personagens, que nos fazem em pedaços espalhados pela sala, junto com os copos de Coca-Cola e sacos de pipocas. Somos pipocas nesses filmes.

(Arnaldo Jabor. “A guerra das estrelas”.

O Estado de S.Paulo, 18.11.2014. Adaptado.)

Esse texto pode ser corretamente considerado

VESTIBULARESACAFEAFAALBERT EINSTEINANHEMBI MORUMBICEFET-MGCEFET-RJCENTRO UNIVERSITÁRIO FEICESMACCMMGEEAREFOMMENEMENEM DIGITALENEM LibrasENEM PPLESCOLA NAVALESCSESPCEXESSAFAAFAAPFACULDADE CIÊNCIAS MÉDICASFACULDADE PEQUENO PRINCIPEFAMECAFAMEMAFAMERPFAMPFATECFEEVALEFEPARFGVFMABCFMCFMJFUNDAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICOFURGFUVESTIFALIFBAIFCIFCEIFMAIFMGIFNMGIFPBIFPEIFSCIFSPIMEIMEDIMEPACINSPERITAITACMACKENZIEPEQUENO PRINCIPEPUCSANTA CASAUCBUCPELUCSUDESCUEAUEAPUECEUEFSUEGUELUEMUEMAUEMGUENPUEPAUEPGUERJUERRUESBUESCUFABCUFACUFALUFAMUFBAUFCUFCGUFESUFFUFFSUFGUFGDUFJFUFMAUFMGUFMSUFMTUFOPUFPAUFPBUFPEUFPELUFPIUFPRUFRGUFRGSUFRJUFRNUFRRUFRRJUFSUFSCUFSCARUFSJUFSMUFTUFTMUFUUFVUFVJMULBRAUNAERPUNBUNCIAMPUNCISALUNEBUNEMATUNESCUNESPUNESPARUNIARAUNICUNICAMPUNICENTROUNICESUMARUNICEUBUNICHRISTUSUNICIDUNIFALUNIFENASUNIFESOUNIFESPUNIFORUNIFRAUNIGUNIGRANRIOUNIMONTEUNIMONTESUNINORTEUNINOVEUNIOESTEUNIPUNIPAMUNIRUNIRIOUNISAUNISCUNITUNITAUUNIUBEUNIVAGUNPUPEUPE SSAUPFURBSUSFUSSUTFPRUVVVUNESP

ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB