Qual é a novidade evolutiva dos cridarios comparados ao poriferos

ZOOLOGIA PORÍFEROS E CNIDÁRIOS LISTA I 21 QUESTÕES PROFESSOR: CHARLES REIS CURSO EXPOENTE Questão 01 - (UFSC) Os recifes coralíferos são muitas vezes comparados às florestas tropicais em termos de biodiversidade. Basta escolher qualquer grupo e os resultados são inacreditáveis. Certa vez, um pesquisador australiano abriu um pedaço de coral do tamanho de uma bola de vôlei e descobriu, vivendo no seu interior, mais de 1.400 vermes poliquetas de 103 espécies diferentes. Mais recentemente, pesquisadores americanos abriram nacos de coral em busca de crustáceos e encontraram mais de cem espécies. KOLBERT, E. A sexta extinção, uma história não natural. 1. ed. Tradução de M. Pinheiro. Rio de Janeiro: Intrínseca, p. 148. [Adaptado]. Sobre os assuntos relacionados ao texto, é correto afirmar que: 01. os vermes poliquetas pertencem ao mesmo filo dos crustáceos. 02. recifes de coral são construídos pela ação dos poliquetas e dos crustáceos. 04. recifes de coral são formações que ocorrem em diferentes ambientes marinhos, incluindo águas tropicais, polares e regiões abissais. 08. recifes de coral são restritos às regiões costeiras dos continentes. 16. os corais suportam grandes variações na temperatura da água, justamente por viverem e se desenvolverem em águas tropicais. 32. nas formações coralíferas, existe uma relação simbiótica entre cnidários e algas zooxantelas. 64. os recifes coralíferos são locais de alimentação, reprodução e desenvolvimento de várias espécies do ecossistema marinho. Questão 02 - (UNCISAL AL) A equipe do Gerenciamento Costeiro do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) discute medidas para coibir a invasão de coral-sol em Alagoas. Para evitar que a espécie chegue à costa alagoana, um grupo formado por representantes de órgãos ambientais e de fiscalização vem realizando ações preventivas em navios-sonda e plataformas de petróleo que chegam ao Estado. A maior preocupação é que, uma vez inserido na costa de Alagoas, o coral-sol pode colocar em risco outras espécies existentes no Estado, causar sérios danos à biodiversidade marinha e ainda provocar impactos graves, como a destruição de bancos recifais e consequente aceleração do avanço do mar. Disponível em: <http://ima.al.gov.br/equipe-discute-medidas-para-coibir-invasao-de-coral-sol-emalagoas/>. Acesso em: 30 nov. 2016. O coral-sol é um tipo de Cnidário que não apresenta predadores naturais em ambiente brasileiro e é devastador para a biodiversidade. Um dos grandes fatores que auxiliam a proliferação do coral-sol é a) a eliminação de espécies nativas através da prática da simbiose. b) a metagênese, onde as medusas liberam toxinas, que reduzem a biota local, diminuindo a competitividade. c) a sua forma de reprodução, que pode ocorrer de maneira assexuada, não necessitando de colônias pré-existentes. d) o clima, que favorece o ciclo de alternância de geração da espécie, dificultando que predadores naturais o identifiquem.

e) a forma de vida do tipo medusa, que consegue nadar livremente, escolhendo o ambiente adequado para a reprodução. Questão 03 - (UECE) Os seres vivos incluídos no Filo Porífera não apresentam tecidos ou órgãos definidos, mas possuem células que realizam diversas funções relacionadas à sua sobrevivência no ambiente aquático. Com relação aos coanócitos, células que compõem o corpo dos poríferos, é correto afirmar que a) são responsáveis pela distribuição de substâncias para todas as demais células do corpo do animal, por meio de plasmodesmos. b) transformam-se em espermatozoides, sendo, portanto, essenciais para a reprodução sexuada nesses animais. c) são células totipotentes que originam todos os outros tipos de células que compõem os tecidos desses animais. d) são células flageladas que promovem o fluxo contínuo de água, promovendo a nutrição desses animais, pela a circulação da água no átrio da esponja. Questão 04 - (UEM PR) Com relação às características dos invertebrados, assinale o que for correto. 01. Considerando um animal com um par de parapódios por segmento, apêndices na cabeça e cutícula revestindo o tegumento, pode-se afirmar que é um representante da Classe Polychaeta, do Filo Annelida. 02. Cnidários incluem animais carnívoros que utilizam os tentáculos para capturar suas presas e as digerem na cavidade gastrovascular. 04. Ascaris lumbricoides é um parasito do intestino humano; tem sistema digestório incompleto e o hospedeiro intermediário é um molusco. 08. Nematoides são animais exclusivamente parasitos de animais, celomados e de sistema digestório incompleto. 16. A Classe Hirudinea, do Filo Mollusca, pertence à Ordem Pelecypoda. Questão 05 - (UNITAU SP) A metagênese, ou alternância de gerações, é uma estratégia do ciclo de vida nas classes Hydrozoa e Scyphozoa. Esse tipo de ciclo envolve uma fase de reprodução assexuada, que não inclui a recombinação genética, e outra fase sexuada, quando há a recombinação gênica. Para os cnidários, a alternância de gerações é diferente da observada entre as plantas e algas multicelulares, uma vez que, nos Cnidaria, ambas as gerações são diploides. Assinale apenas a alternativa que apresenta informações CORRETAS acerca da metagênese dos cnidários e das características de Hydrozoa e de Scyphozoa. a) No ciclo de vida dos Hydrozoa, a medusa é a forma predominante e a sua medusa jovem é chamada de Éfira. b) No ciclo de vida dos Hydrozoa, o pólipo é a forma predominante e a sua medusa jovem é chamada de Éfira. c) No ciclo de vida dos Scyphozoa, a medusa é a forma predominante e a sua medusa jovem é chamada de Éfira. d) A estrobilização é a reprodução assexuada mais frequente nos cnidários, e a larva plânula é exclusiva dos Hydrozoa. e) A estrobilização é a reprodução assexuada mais frequente nos Hydrozoa, e a larva plânula é ciliada, livre natante e exclusiva desse grupo.

Questão 06 - (UNIFOR CE) Os invertebrados podem pertencer a diferentes filos. Abaixo segue a descrição de um desses filos: Animais aquáticos simples, sem tecidos definidos nem sistema nervoso. Certas células cumprem a função de órgãos, tais como os coanócitos que fazem a água circular dentro do animal e células tais como amebócitos, que fagocitam o que passar por elas, digerindo e distribuindo alimento às demais células do organismo. O filo descrito acima compreende os a) platelmintos. b) poríferos. c) cnidários. d) celenterados. e) nemaltemintos. Questão 07 - (ACAFE SC) A próxima vítima do aquecimento global Mudanças climáticas estão prestes a eliminar a Grande Barreira de Corais da Austrália, classificada pela Unesco como um patrimônio global. A barreira engloba um conjunto de 3 000 recifes e 600 ilhas e serve de abrigo para 1 625 espécies de peixes. Fonte: Veja, 07/05/2017. Disponível em: http://veja.abril.com.br Considerando as informações do texto e os conhecimentos relacionados ao tema é correto afirmar, exceto: a) Os recifes são formações construídas a partir da deposição de carbonato de cálcio por diversos organismos marinhos, principalmente por corais, mas também por outros organismos, como algas calcárias. b) Os corais são animais do grupo dos cnidários, da classe Scyphozoa, pequenos e muito frágeis, que utilizam carbonato de cálcio da água para construir um exoesqueleto duro. c) As interações ou relações observadas entre os seres vivos estão divididas em homotípicas e heterotípicas. Como exemplo de relação heterotípica, temos a associação entre algumas espécies de peixes e os recifes de corais onde eles habitam. d) Uma das causas do aquecimento global é a emissão dos chamados gases de efeito estufa (GEE). Além do hidrofluorcarbono (HFC) e dos perfluorcarbonos (PFCs), gases regulados pelo Protocolo de Quioto, há quatro principais gases GEE: o dióxido de carbono (CO2), o gás metano (CH4), o óxido nitroso (N2O) e o hexafluoreto de enxofre (SF6). Questão 08 - (IFCE) Sobre os cnidários, é correto afirmar-se que a) sua digestão é exclusivamente intracelular. b) os tipos morfológicos denominados pólipos são considerados livre-natantes. c) os principais representantes são as medusas e as esponjas. d) possuem uma célula especial denominada coanócito. e) são animais que apresentam dois folhetos embrionários. Questão 09 - (UECE)

Quanto à organização dos espongiários, é correto afirmar que a) os coanócitos são células que, em seu conjunto, constituem o sistema nervoso simplificado desses animais. b) as esponjas que não possuem espículas em seu esqueleto apresentam uma rede de espongina bem desenvolvida. c) os amebócitos são células achatadas e bem unidas entre si, que revestem externamente o corpo desses organismos. d) por sua simplicidade morfológica, os poríferos somente conseguem se reproduzir por brotamento, fragmentação ou gemulação. Questão 10 - (UEM PR) Em relação à classificação e à caracterização dos grupos animais, é correto afirmar que 01. são exemplos de animais acelomados: as esponjas e as lombrigas; de pseudocelomados: as solitárias e as planárias; e de celomados: as minhocas e os macacos. 02. os cnidários apresentam duas estruturas corporais típicas e são os primeiros animais da escala evolutiva a apresentarem uma cavidade digestiva. 04. os insetos holometábolos passam pelas fases de ovo, larva, pupa, e de imago (ou adulta). 08. as minhocas são deuterostômios, celomados e triblásticos. 16. as estrelas-do-mar pertencem ao Filo Chordata, pois apresentam esqueleto interno. Questão 11 - (UNICAMP SP) O estudo do desenvolvimento embrionário é importante para se entender a evolução dos animais. Observe as imagens abaixo. Assinale a alternativa correta. a) O animal A apresenta simetria bilateral e é celomado. b) O animal B apresenta simetria radial e é celomado. c) O animal A apresenta simetria radial e é acelomado. d) O animal B apresenta simetria bilateral e é acelomado. Questão 12 - (ACAFE SC) O reino animal possui uma grande variedade de organismos, compreendendo cerca de um milhão de espécies catalogadas, embora acredita-se que este número possa ser superior a três milhões de espécies viventes.

A seguir está representa uma das hipóteses para explicar a filogenia animal. Fonte:https://netnature.wordpress.com/2014/11/17/ biologiaavancada- rumo-aos-vertebrados (adaptada). Considere as informações contidas na árvore filogenética e os conhecimentos relacionados ao tema. Assim, é correto afirmar, exceto: a) Uma árvore filogenética é uma representação gráfica que organiza os seres vivos de acordo com o seu grau de parentesco evolutivo. Pela análise da árvore filogenética pode-se concluir que a estrela do mar possui um ancestral comum com os animais do Filo Chordata. b) No Filo Chordata encontramos animais caracterizados pela presença de uma simetria bilateral, notocorda, um tubo nervoso dorsal, fendas branquiais e uma cauda pós-anal, em pelo menos uma fase de sua vida. c) Pode-se afirmar que pseudoceloma, metameria e presença de apêndices articulados estão presentes respectivamente nos Filos Nematoda, Annelida e Arthropoda. d) O Filo Porifera apresenta organismos extremamente simples, sendo desprovidos de tecidos e órgão, apresentando somente células nervosas difusas. Questão 13 - (UECE) Os organismos aquáticos que fazem parte dos ecossistemas marinhos e de água doce são classificados em três grupos de acordo com a sua capacidade de deslocamento. Considerando essa classificação, analise as colunas abaixo e numere a Coluna II (definição) de acordo com a classificação contida na Coluna I. Coluna I CLASSIFICAÇÃO 1. Plâncton 2. Nécton 3. Bentos Coluna II DEFINIÇÃO ( ) Conjunto de seres que têm um deslocamento passivo pela água, ou seja, são arrastados pelas correntes marinhas ou mesmo pelas ondas. ( ) Organismos que vivem no fundo do mar e que podem ser sésseis (esponjas, algas macroscópicas, cracas, ostras, anêmona) ou locomoverem-se no substrato (siris, caranguejos, caramujos e estrelas-do-mar). ( ) Seres dotados de movimento ativo e que são capazes de nadar e vencer as correntes. Os melhores exemplos são os peixes e os mamíferos aquáticos. A sequência correta, de cima para baixo, é: a) 2, 3, 1. b) 1, 2, 3. c) 1, 3, 2. d) 2, 1, 3. Questão 14 - (UECE)

Cnidoblastos ou cnidócitos são células de defesa observadas em a) pepinos-do-mar. b) paramécios. c) anêmonas. d) ascídias. Questão 15 - (UNIFOR CE) Em novembro de 2014, em apenas um dia, foram registrados 18 casos de pessoas queimadas por animais marinhos em Fortaleza. Segundo especialistas, o vento acaba trazendo esses animais para a beira da praia e acontecendo o contato com banhistas. Esses animais marinhos são pacíficos e se alimentam de peixe e, portanto, não usam a queimadura como defesa pessoal. Mas quem toca neles, mesmo que sem querer, acaba se machucando, pois eles possuem tentáculos com células especializadas que contém estruturas urticantes chamadas nematocistos. Fonte: http://tvdiario.verdesmares.com.br/noticias/regional Adaptado. Acesso em 04 nov. 2014. A qual filo animal pertence o animal marinho citado na notícia? a) Porifera. b) Cnidaria. c) Nematoda. d) Rotifera. e) Platyhelmintes. Questão 16 - (UNITAU SP) Entre as espécies do filo Cnidária, o processo de reprodução envolve mecanismos sexuados, com sexos separados, fecundação externa e desenvolvimento indireto, dando origem a uma larva ciliada, e, ainda, mecanismos assexuados como brotamento ou estrobilização, os quais, para muitas dessas espécies, ocorrem de modo sequencial. Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que se refere diretamente a esse fenômeno. a) Alternância de gerações ou metagênese. b) Alternância de gerações ou mutagênese. c) Homogamia ou metagênese. d) Heterogamia ou mutagênese. e) Heterogamia ou anfiximia. Questão 17 - (UNITAU SP) Os cnidários são animais tipicamente marinhos, apesar de existirem algumas espécies que vivem em água doce. No verão, em praias brasileiras, não é rara a ocorrência de acidentes envolvendo alguns desses animais e banhistas, causados pela presença de células urticantes, que são características desses animais. Assinale a alternativa que apresenta o nome da célula urticante dos cnidários. a) Mesogleia. b) Mioepitelial. c) Coanócito. d) Parenquimal. e) Cnidócito.

Questão 18 - (UEM PR) Sobre os poríferos, assinale o que for correto. 01. Nas esponjas asconoides, os coanócitos revestem a cavidade atrial. 02. Nas esponjas siconoides, os coanócitos revestem apenas os canais radiais. 04. As esponjas leuconoides são maiores e mais complexas, com dobramentos da parede formando inúmeras câmaras flageladas. 08. Nas esponjas asconoides, o trajeto da água é: poro ósculo átrio. 16. A gemulação é um processo assexuado de reprodução e ocorre principalmente nas esponjas dulcícolas. Questão 19 - (UFPE/UFRPE) O ambiente marinho possivelmente inclui a maior diversidade biológica do planeta. Dentre os organismos que habitam esse ecossistema, o ilustrado abaixo, popularmente conhecido como caravela, é bastante comum na região costeira do nordeste brasileiro. Sobre as características do filo ao qual pertence a caravela, considere as assertivas seguintes. 00. É formada por uma colônia de diferentes pólipos especializados, que exercem em conjunto funções de flutuabilidade, captura da presa, defesa, dentre outras. 01. Inclui animais da classe Anthozoa (antozoários), como os corais, cujos pólipos produzem um esqueleto de carbonato de cálcio que resiste mesmo após a sua morte. 02. É onívora, ou seja, se alimenta de animais e algas, que são arrastados para a cavidade gastrovascular, onde ocorre a digestão intracelular. 03. Possui o corpo formado por espículas, que não estão organizadas como um tecido verdadeiro; o contato com as espículas pode produzir queimaduras na pele. 04. Pode reproduzir-se por brotamento ou sexualmente, mas as espécies são monóicas, ou seja, hermafroditas. Questão 20 - (UNIVAG MT) Analise o ciclo de vida de uma espécie de cnidário.

A respeito do ciclo de vida dessa espécie, é correto afirmar que (http://azurra.wikispaces.com. Adaptado.) a) há uma nítida alternância de gerações ou metagênese, em que uma geração haploide (pólipo) alterna-se com uma diploide (medusa). b) as fases pólipo e medusa não apresentam variabilidade genética porque são formadas por brotamento. c) as fases de pólipo e medusa são produzidas assexuadamente e a medusa possibilita maior dispersão da espécie. d) o pólipo origina a medusa de forma assexuada e ela gera os gametas que, após a fecundação, permitem formar um novo pólipo. e) a larva é o resultado da fecundação entre os gametas, que são gerados por mitose no interior da medusa. Questão 21 - (Fac. Santa Marcelina SP) As esponjas são animais pertencentes ao filo Porífera. Durante muitos séculos foram classificadas como plantas aquáticas e reconhecidas como animais apenas em 1765. São os seres mais primitivos do reino Animalia e possuem determinadas características exclusivas que os diferenciam de todos os outros animais. Com relação às esponjas, é correto afirmar que a) não formam órgãos nem sistemas e apresentam células chamadas coanócitos, relacionadas com a nutrição. b) são triblásticas e acelomadas, com simetria bilateral e sistema digestório incompleto. c) se reproduzem unicamente de forma assexuada, principalmente por brotamento, ou, excepcionalmente, por gemulação. d) apresentam sistema digestório incompleto e possuem células urticantes, chamadas cnidoblastos, relacionadas à defesa e à captura de suas presas. e) possuem sistema ambulacral, responsável pelos movimentos de locomoção, transporte de substâncias e percepção do meio externo. GABARITO: 1) Gab: 96 2) Gab: C 3) Gab: D 4) Gab: 03 5) Gab: C 6) Gab: B 7) Gab: B 8) Gab: E 9) Gab: B 10) Gab: 06 11) Gab: C 12) Gab: D 13) Gab: C 14) Gab: C 15) Gab: B 16) Gab: A 17) Gab: E 18) Gab: 23 19) Gab: VVFFF 20) Gab: D 21) Gab: A