Qual a importância das irmandades católicas no Brasil Colônia para os escravizados e forros

O Vento Assobiando nas Gruas

Romance de Lídia Jorge, publicado em 2002, que aborda questões sociais e políticas, salientando-se o...

Respostas

Além de manterem vínculo com sua ancestralidade, essas irmandades atuavam na arrecadação de recursos para compra da liberdade dos escravizados.

Resposta de: julliagatinhappan90k

1) Através da Brecha Camponesa, os escravizados começaram a obter mais direitos com a criação de normais legais. Com a obtenção disto, eles juntavam o dinheiro para adquirir a alforria para si ou para algum familiar.2)A Alforria Era Dada Pelo Senhor À Uma Mulher Escravizada,Que Passava A Viver Com Ele e Que Com Ele Tinha Filhos Que,Se Nascessem De Mãe Que Não Tivesse Sido Alforriada,Não Nasciam Livres,Mas A Alforria Podia Ser Dada A Eles Pelo Pai Em Qualquer Momento De Suas Vidas.3) os escravos tiveram uma chance de conseguirem sua liberdade.É importante descrever que, geralmente, o escravo conseguia a sua carta de alforria depois de juntar muitos trocados, dinheiro e ouro roubado nas minas onde tinham que trabalhar.4)O Censo,feito em 1872,foi realizado com sucesso como parte das políticas inovadoras de D.Pedro II.O Resultado Foi O Registro De 10 Milhões De Habitantes,Onde A População Escrava Correspondia A 15,24% Desse Total.Os 10 Milhões De Pessoas Estavam Distribuídos Em 21 Províncias,Sendo Cada Uma Subdividida Em Municípios Que,Por Sua Vez,Eram Divididos Em Paróquias.Ao Todo,Eram 1.440 Paróquias,As Unidades Mínimas De Informação,Que Serviram De Base Para O Mapa Disponibilizado.5) Numa sociedade industrial moderna, estratificada conforme as profissões e com classes sociais definidas conforme a renda, a mobilidade vertical ocorre quando, por meio da ascensão profissional, o indivíduo consegue mover-se de uma faixa de renda para outra.6) Para os escravos, as irmandades representavam uma cultura católica absorvida e resignificada. Com isso, cada irmandade escolhia um santo protetor específico, criando assim uma série de práticas de devoção daqueles santos, como o calendário de festas.Espero Ter Ajudado!!!❤️

alem de manterem vinculo com sua ancestralidade essas,irmandades atuavam na arrecadaçao de recurssos para a compra da liberdade dos escravizados.

Explicação:

espero ter ajudado

forte abraço!

Resposta de: michaeldouglas963696

Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta.

Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.

A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas (galpões que serviam de dormitório para os escravos) e tinha como funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão. Do nome deste lugar surgiu o nome desta luta.

Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas que praticavam esta luta. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro.

Explicação:

eu não vou saber responder mas se vc copiar a pergunta e colar,vc pode ter chance de acabar achando a resposta certa

Para os escravos, as irmandades representavam uma cultura católica absorvida e resignificada. Com isso, cada irmandade escolhia um santo protetor específico, criando assim uma série de práticas de devoção daqueles santos, como o calendário de festas.

Explicação:

espero ter ajudado


Para os escravos, as irmandades representavam uma cultura católica absorvida e resignificada. Com isso, cada irmandade escolhia um santo protetor específico, criando assim uma série de práticas de devoção daqueles santos, como o calendário de festas.

resposta:As irmandades são instituições religiosas compostas por leigos que tinham objetivo de ajudar os membros e a comunidade.As irmandades de negros foram lugares de proteção e apoio juridico dos irmões escravos e libertos.A principal irmandades a ser destacadas e de que essas irmandades ajudava a arrecadar recusos para compra de alforria...

Explicação:

ESPERO TER TE AJUDADO!

Att:Morenaah$2

Quando falamos na presença da Igreja no espaço colonial, muitas vezes restringimos essa presença ao conjunto de ações tomadas pelos órgãos de representação oficial. Não raro, a questão religiosa fica presa ao interesse dos jesuítas em promover a catequização dos índios e a participação da Igreja na construção dos valores morais da sociedade colonial. Exceto essas duas situações, vemos outras referências dos clérigos atuando como agentes que auxiliaram frequentemente na organização administrativa da colônia.

Sob essa perspectiva, temos a impressão de que a vivência religiosa colonial não ultrapassava a subordinação aos mandos da Igreja e ao cumprimento dos rituais litúrgicos oficiais. Era como se a população colonial somente tivesse a Igreja como exercício de sua religiosidade, e que a mesma não fosse espaço para criações, disputas, releituras e apropriações. Teríamos de tal modo, um cotidiano religioso desprovido de qualquer manifestação inteligente.

Contrariando a essa perspectiva, vemos que no Brasil Colônia as chamadas irmandades leigas tiveram um importante lugar no desenvolvimento e na história da religião brasileira. Na maioria das vilas, arraiais e cidades observavam-se a formação de irmandades consolidadas com os mais diversos objetivos. Mais que um lugar para a organização de festividades e eventos católicos, essas instituições serviam para a realização de caridade e a construção de importantes laços de sociabilidade.

Em muitos casos, o pertencimento a uma irmandade era pressuposto para que a pessoa tivesse um status social mais elevado. Congregar com seus irmãos e ser reconhecidos pelos mesmos como tal, sugeria a adoção de certos princípios morais e a obtenção da solidariedade de certos membros da sociedade. Costumeiramente, os membros das irmandades eram divididos entre os membros “de devoção”, que somente exprimiam seu respeito ao grupo e os “de obrigação”, que seguiam as normas da irmandade.

Não se desligando das habituais formas de distinção da sociedade colonial, observamos a presença de irmandades somente compostas pela elite econômica de uma localidade. Contudo, isso não quer dizer que as irmandades eram espaços de reprodução da exclusão social do período. Assim como a elite tinha seu espaço para formação das irmandades, os escravos e mestiços formavam suas próprias irmandades onde a formação de relações de solidariedade era bastante recorrente.

De modo geral, a irmandades atuavam como espaço de consolidação da fé católica, ao mesmo tempo em que também serviam de alternativa para a resolução e discussão de problemas e questões que não eram diretamente controladas pelas instituições políticas oficiais. Com isso, vemos que muitas irmandades operavam nesse tempo como locais marcados pelas discussões de tema social e político. Certamente, elas expõem um relativo grau de autonomia experimentado pela sociedade de tal época.

Por Rainer Sousa Mestre em História

Equipe Mundo Educação

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