Verrugas no pénis o que pode ser

Muitos homens se queixam do aparecimento de verrugas no órgão genital, mas a maioria não sabe quais são as principais causas deste tipo de ocorrência. Grande parte dos casos são alterações causadas pelo HPV (Papiloma Vírus Humano).

A preocupação com o surgimento de verrugas se deve ao fato de que elas são relacionadas, num primeiro momento, a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Além disso, os pacientes geralmente sabem que o HPV está ligado a doenças mais graves, como câncer de pênis, do canal anal, da cavidade oral e também do colo do útero.

Segundo uma pesquisa recente, cerca de 60% da população sexualmente ativa já teve algum tipo de contato com o vírus, mas, por sorte, nem todas as pessoas estão propensas a desenvolver a doença.

Como o HPV se manifesta

No sexo masculino, o HPV costuma se manifestar através de uma verruga genital simples – chamada de condiloma – ou mais complexa – condilomatose peniana –, ou ainda por um tumor no pênis. Felizmente, a última opção é menos frequente.

O condiloma é caracterizado por uma verruga solitária, cujo tamanho pode se alterar, mas que não modifica o pênis. Diferentemente da condilomatose peniana, em que as verrugas são múltiplas e coalescentes, além de causarem a deformação do órgão.

Diagnóstico das verrugas genitais no homem

Em grande parte dos casos, apenas o exame clínico já é mais do que suficiente para detectar as verrugas genitais causadas pelo HPV.

O médico também pode indicar a peniscopia, caso as lesões não sejam perceptíveis. O exame é feito através de um aparelho que identifica anomalias causadas pela HPV e que não são visíveis a olho nu.

Já para os casos em que há suspeita de câncer de pênis, o ideal é realizar a biópsia na região.

Tratamento

A base do tratamento é destruir as verrugas e vacinar o paciente contra o HPV. No processo de eliminação das protuberâncias, o especialista pode optar pela cauterização química com ácidos, pelo mesmo procedimento com um bisturi elétrico ou pelo congelamento das verrugas.

Quanto à vacinação, está cientificamente comprovado que ela reduz as chances de volta do HPV, principalmente nos pacientes que já tiveram verrugas genitais de repetição.

Já para os casos de condilomatose, são indicadas algumas técnicas de reconstrução penianas mais complexas, a fim de preservar a funcionalidade e a estética do órgão.

Procure seu urologista

Ao primeiro sinal de anormalidade no seu órgão sexual, não deixe de procurar um especialista para saber se é algo grave ou não. Na Vivace Saúde do Homem, clínica de urologia no Rio de Janeiro, temos urologistas e outros especialistas para melhor atender nossos pacientes.

Vivace Saúde do Homem
Avenida Rio Branco, 185, Salas 403/404 – 4º andar – Centro, Rio de Janeiro

(21) 3199-0400.

As verrugas são lesões em alto relevo que podem surgir em diferentes pontos da pele do paciente. Geralmente apresentam bordas bem delimitadas e se elevam consideravelmente em relação ao restante da pele do paciente.

Quando presentes na região genital de pacientes de ambos os sexos, elas são chamadas de verrugas genitais ou de verruga genital, uma vez que o paciente pode apresentar apenas uma ou várias dessas verrugas em sua área genital. As verrugas genitais também podem ser chamadas de condiloma acuminado

Quais as causas de verruga genital?

Assim como as verrugas que surgem em outros pontos da pele, a verruga genital surge em decorrência do vírus HPV, o papilomavírus humano.  O principal meio de transmissão do vírus é através do contato sexual sem a devida proteção. Caso o paciente possua alguma ferida na pele, ainda que pequena e invisível aos olhos, e seu parceiro possua o vírus em seu organismo, sem que ele apresente sintomas claros, ele poderá ser infectado com o HPV e apresentar o surgimento de verrugas genitais. É importante ressaltar que, nem sempre, o paciente que foi infectado com o HPV poderá apresentar sintomas claros dessa condição.

Quais os sintomas de verruga genital?

Na verruga genital, o paciente apresenta lesões em alto relevo em sua pele, com bordas bem delimitadas e que podem sangrar se forem cutucadas, podendo surgir no ânus, no períneo, no pênis, na vulva e na vagina. Essas lesões não doem, mas podem arder e coçar.

Alguns pacientes podem desenvolver verrugas genitais na parte interna do canal urinário, sendo que elas podem causar dificuldades na hora de urinar e pode ser necessário buscar um médico para auxiliar na remoção.

Como é o tratamento da verruga genital?

Em alguns casos, depois de uma determinada janela de tempo, a verruga genital regride naturalmente, sem que haja a necessidade de se realizar tratamentos. Pode ser recomendado o uso de medicamentos e cremes tópicos para acelerar o processo, além de outros procedimentos para a remoção total das verrugas, como a crioterapia ou cirurgias para remoção da verruga genital.

 A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.

Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.

Marque uma consulta

O que provoca verrugas no pênis?

Assim como as verrugas que surgem em outros pontos da pele, a verruga genital surge em decorrência do vírus HPV, o papilomavírus humano. O principal meio de transmissão do vírus é através do contato sexual sem a devida proteção.

Como saber se minha verruga é HPV?

O ideal é fazer um exame de Colposcopia e Vulvoscopia para realizar a biopsia da verruga com o exame anatomopatologico da lesão. Poderá ser solicitado também o exame de Captura Híbrida para pesquisa do vírus HPV neste local, região vulvar, além da citologia através do exame de Papanicolau.

Como saber se a verruga é HPV no homem?

E o principal sinal da infecção pelo vírus são verrugas genitais, que têm a aparência parecida com uma couve flor. Mas, outros sinais como caroços ou feridas no pênis, escroto, ânus, boca ou garganta também podem indicar que você está infectado pelo HPV.

É perigoso verruga no pênis?

Verrugas no pênis não são comuns e devem ser avaliadas por um médico responsável. Quase sempre, serão sinal de que a infecção já está instalada.