São entidades membros do Comitê de Pronunciamento Contábeis exceto?

  • CONTATO
  • BUSCA
Resumo:

No presente Roteiro de Procedimentos analisaremos como está estruturado o CPC (composição, objetivos, administração e funcionamento, etc), bem como a relação completa e atualizada dos CPCs emitidos por esse órgão com suas correlações com outros atos normativos emitidos pelos diversos órgãos de classe regulamentadores que se utilizam destes Pronunciamentos.

Show

Hashtags: #cpc #pronunciamentoCPC #orientacaoCPC #interpretacaoCPC

1) Introdução:

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) foi idealizado a partir da união de esforços e comunhão de objetivos das várias entidades que regulam normas contábeis no Brasil, dentre as quais: i) a Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca); ii) a Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec Nacional); iii) a B3 S/A - Brasil, Bolsa, Balcão; iv) o Conselho Federal de Contabilidade (CFC); v) o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon); vi) o Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuarias e Financeiras (Fipecafi) e; vii) entidades representativas de investidores do mercado de capitais.

Criado pela Resolução CFC nº 1.055/2005, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) tem por objetivo o estudo, o preparo e a emissão de documentos técnicos sobre procedimentos de contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais.

Interessante registrar que sua criação se deu em função das necessidades de:

  • convergência internacional das normas contábeis (redução de custo de elaboração de relatórios contábeis, redução de riscos e custo nas análises e decisões, redução de custo de capital);
  • centralização na emissão de normas dessa natureza (no Brasil, diversas entidades o fazem);
  • representação e processo democráticos na produção dessas informações (produtores da informação contábil, auditor, usuário, intermediário, academia, governo).

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) possuí basicamente as seguintes características (lista não exaustiva):

  1. O CPC é totalmente autônomo das entidades representadas, deliberando por 2/3 de seus membros;
  2. O Conselho Federal de Contabilidade fornece a estrutura necessária;
  3. As sete entidades compõem o CPC, mas outras poderão vir a ser convidadas futuramente;
  4. Os membros do CPC, dois por entidade, na maioria Contadores, não auferem remuneração.

Além dos 14 (quatorze) membros atuais, serão sempre convidados a participar representantes dos seguintes órgãos:

  1. Banco Central do Brasil (BACEN);
  2. Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
  3. Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB);
  4. Superintendência de Seguros Privados (SUSEP);
  5. Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN);
  6. Confederação Nacional da Indústria (CNI); e
  7. Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC).

Outras entidades ou especialistas poderão ser convidados. Poderão ser formadas Comissões e Grupos de Trabalho para temas específicos.

São produtos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC):

  1. Pronunciamentos Técnicos;
  2. Interpretações;
  3. Orientações; e
  4. Comunicados.

Os Pronunciamentos Técnicos serão obrigatoriamente submetidos a audiências públicas. As Orientações e Interpretações poderão, também, sofrer esse processo.

No presente Roteiro de Procedimentos analisaremos como está estruturado o CPC (composição, objetivos, administração e funcionamento, etc), bem como a relação completa e atualizada dos CPCs emitidos por esse orgão com suas correlações com outros atos normativos emitidos pelos diversos órgãos de classe regulamentadores que se utilizam destes Pronunciamentos.

Base Legal: Arts. 1º e 3º da Resolução CFC nº 1.055/2005 e; Conheça o CPC (Checado pela Valor em 23/07/22).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2) Composição:

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) será composto de 2 (dois) representantes de cada uma das seguintes entidades:

  1. Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca);
  2. Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec Nacional);
  3. B3 Brasil Bolsa Balcão;
  4. Conselho Federal de Contabilidade (CFC);
  5. Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon);
  6. Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi);
  7. Entidades representativas de investidores do mercado de capitais (1).

Por aprovação de 3/4 (três quartos) das entidades representadas no Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), outras entidades ou instituições vinculadas a contadores, auditores, analistas de investimentos ou de Demonstrações Contábeis, relacionadas ao mercado financeiro, em geral, ou ao mercado de capitais, em particular, bem como representantes de universidades que possuam cursos de Contabilidade, reconhecidos como de alta qualidade ou institutos de pesquisas na área contábil vinculado a universidades que mantenham tais cursos, poderão vir a ser convidadas a integrar o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), assim como poderão ser excluídas do CPC, observada a manutenção de equilíbrio entre os setores nele representados.

Os representantes das entidades referidas neste capítulo serão aprovados de acordo com regulamentação específica.

Nota Valor Consulting:

(1) As entidades referidas na letra "g" podem indicar, em conjunto, no máximo 2 (dois) representantes.

Base Legal: Art. 2º da Resolução CFC nº 1.055/2005 (Checado pela Valor em 23/07/22).

3) Objetivos:

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) tem por objetivo o estudo, o preparo e a emissão de documentos técnicos sobre procedimentos de contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais.

Base Legal: Art. 3º da Resolução CFC nº 1.055/2005 (Checado pela Valor em 23/07/22).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3.1) Atribuições:

É atribuição do CPC estudar, pesquisar, discutir, elaborar e deliberar sobre o conteúdo e a redação de Pronunciamentos Técnicos.

O CPC poderá emitir Orientações e Interpretações, além dos Pronunciamentos Técnicos, sendo que todos poderão ser consubstanciados em Norma Brasileira de Contabilidade pelo CFC e em atos normativos pelos órgãos reguladores brasileiros, visando dirimir dúvidas quanto à implementação desses Pronunciamentos Técnicos.

O CPC dará ampla divulgação dos documentos que produzir, tanto na etapa de audiência quanto da emissão dos mesmos.

A aprovação dos Pronunciamentos Técnicos, das Orientações e de suas Interpretações dar-se-á, em conformidade com o regulamento interno, mas sempre por, no mínimo, 2/3(dois terços) dos seus membros presentes na reunião, observado o que dispõe o art. 7º, § 5º da Resolução CFC nº 1.055/2005:

Art. 7º (...)

§ 5º As reuniões do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) instalarse-ão com a presença de um número superior a 50% (cinqüenta por cento) dos seus membros.

(...)

A definição de suas diretrizes de atuação, sempre em consonância com suas finalidades.

Base Legal: Art. 4º da Resolução CFC nº 1.055/2005 (Checado pela Valor em 23/07/22).

3.2) Atividades permitidas ao CPC:

Para o cumprimento de seus objetivos, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) poderá realizar quaisquer atividades que com eles sejam compatíveis e necessárias, entre as quais:

  1. desenvolver e implementar ações educativas, tais como, cursos, simpósios, seminários, congressos, conferências, palestras ou quaisquer outros eventos;
  2. realizar pesquisas;
  3. manter serviço de divulgação e de distribuição de informações, dados, trabalhos, estudos técnicos e documentos relacionados com os seus objetivos;
  4. dar ampla publicidade, via sítio da entidade, de todos os seus atos praticados, com a disponibilização de atas das reuniões regimentais realizadas;
  5. colaborar ou participar de programas governamentais ou desenvolvidos por instituições privadas ou da sociedade civil que afetem ou sejam afins à sua área de atuação, podendo, para tanto, participar e/ou aceitar assentos em comitês, comissões, câmaras, fóruns, redes e outros;
  6. subsidiar o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) nas suas necessidades de firmar convênios, contratos, acordos ou recorrer a quaisquer outras formas de colaboração ou cooperação com pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, incluindo governamentais, associações de classe, organismos internacionais, setores acadêmicos, organizações não-governamentais e demais instituições assemelhadas;
  7. realizar quaisquer outras atividades ou praticar quaisquer outros atos necessários ao cumprimento de seus objetivos.

Base Legal: Art. 5º da Resolução CFC nº 1.055/2005 (Checado pela Valor em 23/07/22).

3.3) Audiência pública:

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) deverá submeter à audiência pública as minutas dos documentos técnicos.

No processo de audiência, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) consultará outras entidades e/ou instituições, como: Órgãos da administração tributária, agências reguladoras, associações ou institutos profissionais, associações ou federações representativas da indústria, do comércio, da agricultura, do setor financeiro, da área de serviços, de investidores, instituições de ensino e/ou de pesquisa de Contabilidade e outras que tenham interesse direto nas questões definidas nos objetivos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

Base Legal: Art. 6º da Resolução CFC nº 1.055/2005 (Checado pela Valor em 23/07/22).

4) Administração e funcionamento:

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) será formado, em sua maioria, por contadores, com registro ativo em Conselho Regional de Contabilidade (CRC), todos de ilibada reputação e reconhecido conhecimento técnico na área contábil e de divulgação de informações, aprovados nos termos do capítulo 2 acima.

As pessoas físicas, com a representação delegada pelas entidades referidas no capítulo 2 terão autonomia em todas as suas deliberações e votações.

Cada entidade indicará 2 (dois) membros efetivos para compor o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), devendo ser respeitada a maioria de contadores na sua composição.

O mandato dos membros do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) será de 4 (quatro) anos, permitindo-se uma recondução, encerrando-se com a assinatura do termo de posse do sucessor formalmente indicado pela correspondente entidade.

Os membros do Comitê de Pronunciamentos Contábeis que já tenham exercido dois ou mais mandatos completos, na data de publicação da Resolução CFC nº 1.055/2005, poderão permanecer até o final do mandato em curso, sendo permitida a recondução de que trata o parágrafo anterior.

As reuniões do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) instalar-se-ão com a presença de um número superior a 50% (cinqüenta por cento) dos seus membros.

Os membros indicados pelo CPC, em sua representação, deverão orientar-se pelo interesse público e pautar-se pelos padrões de ética, sobretudo no que diz respeito à integridade, à moralidade, à clareza de posições e ao decoro, com vistas a motivar o respeito e a confiança do público em geral.

É permitido a ex-membro do CPC voltar a integrar o Comitê após o intervalo mínimo de 4 (quatro) anos do término de seu último mandato.

Base Legal: Art. 7º da Resolução CFC nº 1.055/2005 (Checado pela Valor em 23/07/22).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

4.1) Coordenação:

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) elegerá, dentre seus membros, 4 (quatro) coordenadores (com respectivos vice-coordenadores), a saber:

  1. Coordenador de Operações;
  2. Coordenador de Relações Institucionais;
  3. Coordenador de Relações Internacionais; e
  4. Coordenador Técnico.

Cada corrdenador terá mandato de 2 (dois) anos, permitindo-se reeleições, fixando-lhes a competência em Regimento Interno.

Base Legal: Art. 8º da Resolução CFC nº 1.055/2005 (Checado pela Valor em 23/07/22).

4.2) Remuneração dos membros do CPC:

Os membros do CPC desempenharão suas funções e atribuições sem remuneração.

Base Legal: Art. 9º da Resolução CFC nº 1.055/2005 (Checado pela Valor em 23/07/22).

4.3) Extinção ou perda de mandato dos membros do CPC:

A extinção ou a perda do mandato dos membros do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) ocorrerá:

  1. em caso de renúncia;
  2. por superveniência de causa de que resulte inabilitação para o exercício da representação, mesmo que temporária;
  3. por ausência, no ano, a 3 (três) reuniões ordinárias consecutivas ou a 5 (cinco) intercaladas, exceto quando estiver representando oficialmente o CPC na mesma data;
  4. em caso de substituição da representação delegada pelas entidades que compõem o CPC;
  5. por falecimento.
  6. afastamento da função, deliberado pela Comissão de Ética do CPC.

Em caso de vacância, a entidade-membro indicará formalmente o sucessor, a fim de manter a composição de 2 (dois) membros efetivos por entidademembro, o qual completará o mandato do membro que deu a vaga.

O sucessor completará o mandato do membro do CPC em que se deu a vacância.

Base Legal: Art. 9º-A da Resolução CFC nº 1.055/2005 (Checado pela Valor em 23/07/22).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

4.4) Nomeação de Grupos de Trabalho:

O CPC, em conformidade com o Regimento Interno, poderá nomear Grupos de Trabalho para auxiliá-lo no desempenho de suas atribuições.

Base Legal: Art. 10 da Resolução CFC nº 1.055/2005 (Checado pela Valor em 23/07/22).

5) Conselho Federal de Contabilidade (CFC):

Ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC) competirá:

  1. convidar e firmar parcerias com as instituições referidas no capítulo 2;
  2. fornecer estrutura física, biblioteca, recursos humanos, tecnológicos e outros para o pleno atendimento dos objetivos da Resolução CFC nº 1.055/2005 que criou o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC);
  3. dar ampla divulgação das minutas dos Pronunciamentos Técnicos, das suas Interpretações e das Orientações emanadas do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC);
  4. viabilizar a promoção de audiências públicas para discussão das minutas de matéria técnica acima referidas;
  5. firmar convênios visando à adoção dos atos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) pelas instituições interessadas na matéria técnica;
  6. manter os contatos necessários para questionar, quando aplicável, as razões pelas quais uma entidade não aderiu e não aprovou ou aprovou os procedimentos técnicos recomendados pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC);
  7. firmar convênios, contratos, acordos ou recorrer a quaisquer outras formas de colaboração ou cooperação para o atendimento ao disposto na Resolução CFC nº 1.055/2005;
  8. proceder a divulgação, inclusive por via eletrônica, dos atos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e editar, no mínimo a cada seis meses, material de divulgação de tais atos;
  9. firmar convênios com os órgãos reguladores contábeis brasileiros para que estes implementem, em suas respectivas áreas de abrangência, os Pronunciamentos Técnicos, as Orientações e as Interpretações emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e/ou as Normas Brasileiras de Contabilidade, emitidas pelo CFC, deles derivadas; e
  10. fomentar a divulgação dos atos e decisões do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) nas instituições de ensino contábil no Brasil.

Base Legal: Art. 11 da Resolução CFC nº 1.055/2005 (Checado pela Valor em 23/07/22).

6) Prazo de Duração:

A duração do CPC é por prazo indeterminado.

Base Legal: Art. 12 da Resolução CFC nº 1.055/2005 (Checado pela Valor em 23/07/22).

Agradecimento:

Me chamo Raphael AMARAL, fundador deste Portal que a anos vem buscando ajudar advogados, contadores e demais interessados através de publicações técnicas de primeira qualidade e 100% gratuitos. São anos de estudos compartilhados com nossos amigos leitores.

Bom, estou aqui para agradecer seu acesso... Obrigado de coração, se não fosse você não teria motivação para continuar com esse trabalho... Bora com a Valor Consulting escalar conhecimento.

Doações via Pix:

Gosta do conteúdo?, que tal fazer um Pix, de qualquer valor, para ajudar a manter o Portal funcionando:

  • Chave Pix:

Doações mensais:

Cadastre-se na lista de doadores mensais. A doação é realizada através de ambiente seguro, protegido e pode ser cancelada a qualquer momento:

7) Posição dos Pronunciamentos, Orientações e Interpretações Técnicos do CPC:

7.1) Pronunciamentos Técnico CPC:

Para conhecer cada um dos Pronunciamentos Técnicos CPC (PT CPC) publicados até o momento, clique no link "Pronunciamentos Técnicos CPC (PT CPC)". Visando manter um histórico, estamos publicando inclusive as normas já revogadas (as normas revogadas estão marcadas em negrito). As normas ainda em vigor estão 100% atualizadas, conforme últimas publicações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

Base Legal: Equipe Valor Consulting.

7.2) Orientação Técnica OCPC:

Para conhecer cada um dos Orientações Técnicas CPC (OCPC) publicados até o momento, clique no link "Orientações Técnicas CPC (OCPC)". Visando manter um histórico, estamos publicando inclusive as normas já revogadas (as normas revogadas estão marcadas em negrito). As normas ainda em vigor estão 100% atualizadas, conforme últimas publicações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

Base Legal: Equipe Valor Consulting.

7.3) Interpretação Técnica ICPC:

Para conhecer cada um dos Interpretações Técnicas CPC (ICPC) publicados até o momento, clique no link "Interpretações Técnicas CPC (ICPC)" Visando manter um histórico, estamos publicando inclusive as normas já revogadas (as normas revogadas estão marcadas em negrito). As normas ainda em vigor estão 100% atualizadas, conforme últimas publicações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

Base Legal: Equipe Valor Consulting.

Informações Adicionais:

Este material foi escrito no dia 07/10/2011 pelo(a) Valor Consulting e está atualizado até a doutrina e legislação vigente em 23/07/2022 (data da sua última atualização), sujeitando-se, portanto, às mudanças em decorrência das alterações doutrinárias e legais.

Lembramos que não é permitido a utilização dos materiais aqui publicados para fins comerciais, pois os mesmos estão protegidos por direitos autorais. Também não é permitido copiar os artigos, materias e arquivos do Portal Valor Consulting para outro site, sistema ou banco de dados para fins de divulgação em sites, revistas, jornais, etc. de terceiros sem a autorização escrita dos proprietários do Portal Valor Consulting.

A utilização para fins exclusivamente educacionais é permitida, desde que indicada a fonte:

"Valor Consulting. Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) (Área: Contabilidade geral). Disponível em: https://www.valor.srv.br/artigo.php?id=51&titulo=comite-de-pronunciamentos-contabeis-cpc. Acesso em: 01/01/2023."

ACOMPANHE AS ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

São entidades membros do Comitê de Pronunciamento Contábeis exceto?

Norma Regulamentadora nº 38 (NR-38) - Segurança e saúde no trabalho nas atividades de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos

Publicamos aqui a Norma Regulamentadora nº 38 (NR-38), cujo objetivo é estabelecer os requisitos e as medidas de prevenção para garantir as condições de segurança e saúde dos trabalhadores nas atividades de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. (...)

Roteiro de Procedimentos atualizado em: 27/12/2022.

Área: Normas Regulamentadoras (NR)


São entidades membros do Comitê de Pronunciamento Contábeis exceto?

Anexo 5 da Norma Regulamentadora nº 15 (NR-15) - Radiações ionzantes

Veremos nesta publicação o Anexo 5 da Norma Regulamentadora nº 15 (NR-15) que trata de radiação ionizante. (...)

Roteiro de Procedimentos atualizado em: 27/12/2022.

Área: Normas Regulamentadoras (NR)


São entidades membros do Comitê de Pronunciamento Contábeis exceto?

Você sabia? Não precisa ter conta em banco para receber benefício previdenciário

O segurado que tem o direito a benefício previdenciário reconhecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não é obrigado a abrir conta corrente para receber os pagamentos. É possível optar por receber o benefício por cartão magnético. Nessa modalidade, o INSS localiza a agência bancária mais próxima à residência do cidadão e emite um cartão específico para o saque dos valores. Não há qualquer custo para a emissão do cartão nem para os (...)

Notícia postada em: 26/12/2022.

Área: Previdenciário (Aposentadoria)


São entidades membros do Comitê de Pronunciamento Contábeis exceto?

Entra em vigor lei que regulamenta setor de criptomoedas no Brasil

Entrou em vigor nesta quinta-feira (22) a Lei 14.478/22, que determina as diretrizes para a regulamentação da prestação de serviços de ativos virtuais (criptomoedas). A lei tem origem em projeto (PL 4401/21) do deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado. O texto foi sancionado sem vetos pelo presidente Jair Bolsonaro. A lei considera ativo virtual a representação digital de valor que pode ser negociada ou tr (...)

Notícia postada em: 25/12/2022.

Área: Economia e mercado (Economia e mercado)


São entidades membros do Comitê de Pronunciamento Contábeis exceto?

Governo mantém parcelamento em até 5 vezes para IPVA-2023 a proprietários de veículos paulistas

O Governo do Estado de São Paulo vai permitir o pagamento parcelado em até cinco vezes para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2023. A decisão mantém, pelo segundo ano consecutivo, um prazo maior aos proprietários de veículos paulistas para recolher o IPVA e aliviar as contas de início do ano. Já para os proprietários que decidirem quitar antecipadamente o tributo em janeiro, o desconto será de 3%, que é uma opção atrativa, (...)

Notícia postada em: 24/12/2022.

Área: Tributário Estadual (IPVA São Paulo)


São entidades membros do Comitê de Pronunciamento Contábeis exceto?

Aposentadoria por idade rural e salário-maternidade rural passam a ter análise automática

A autodeclaração rural mudou de formato. Agora ela é eletrônica e poderá ser preenchida diretamente no Meu INSS. Com os dados já inseridos no sistema, será possível checar automaticamente as informações do cidadão com informações já disponíveis nos sistemas do INSS e em outras bases de dados governamentais. O uso da autodeclaração vai acelerar e facilitar a análise do pedido de benefícios de aposentadoria por idade rural e salário-maternidade (...)

Notícia postada em: 24/12/2022.

Área: Previdenciário (Aposentadoria)


São entidades membros do Comitê de Pronunciamento Contábeis exceto?

Governo zera impostos do setor aéreo pelos próximos quatro anos

O presidente da República, Jair Bolsonaro, editou a Medida Provisória 1147/22 com a finalidade de zerar as alíquotas do PIS e Cofins sobre as receitas do setor aéreo, um dos mais prejudicados pela pandemia da Covid-19. Segundo o Ministério da Economia, a MP vai reduzir custos operacionais e tem potencial para fomentar um crescimento das atividades no setor pelos próximos quatro anos. Publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (21/12), a MP fa (...)

Notícia postada em: 24/12/2022.

Área: Tributário Federal (Assuntos gerais sobre tributação)


São entidades membros do Comitê de Pronunciamento Contábeis exceto?

Agência Brasil Explica: como funciona a revisão da vida toda

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ganharam uma oportunidade de rever o valor do benefício. No último dia 1º, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a revisão da vida toda. Por 6 votos a 5, os segurados ganharam o direito de recalcular os benefícios com base nas contribuições de toda a vida. A decisão, no entanto, não vale a pena para todo mundo e exige cuidados. Em tese, a revisão pode ser pedida por aposen (...)

Notícia postada em: 24/12/2022.

Área: Previdenciário (Aposentadoria)


São entidades membros do Comitê de Pronunciamento Contábeis exceto?

Anexo 2 da Norma Regulamentadora nº 15 (NR-15) - Limites de tolerância para ruído de impacto

Veremos nesta publicação o Anexo 2 da Norma Regulamentadora nº 15 (NR-15) que trata dos limites de tolerância para ruído de ipacto. Interessante mencionar que de acordo com a Norma Regulamentadora nº 15 (NR-15) é entendido como limite de tolerância a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral. (...)

Roteiro de Procedimentos atualizado em: 27/12/2022.

Área: Normas Regulamentadoras (NR)


São entidades membros do Comitê de Pronunciamento Contábeis exceto?

Anexo 1 da Norma Regulamentadora nº 15 (NR-15) - Limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente

Veremos nesta publicação o Anexo 1 da Norma Regulamentadora nº 15 (NR-15) que trata dos limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente. Interessante mencionar que de acordo com a Norma Regulamentadora nº 15 (NR-15) é entendido como limite de tolerância a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral. (...)

Roteiro de Procedimentos atualizado em: 27/12/2022.

Área: Normas Regulamentadoras (NR)


São entidades membros do Comitê de Pronunciamento Contábeis exceto?

Norma Regulamentadora nº 14 (NR-14) - Fornos

A Norma Regulamentadora nº 14 (NR-14) que visa estabelecer requisitos para a operação de fornos com segurança. (...)

Roteiro de Procedimentos atualizado em: 27/12/2022.

Área: Normas Regulamentadoras (NR)


São entidades membros do Comitê de Pronunciamento Contábeis exceto?

Empresa que não contratou aprendizes é condenada a pagar R$ 100 mil por danos morais coletivos

A Quarta Turma do TRT-MG manteve a condenação de uma empresa de terceirização de serviços gerais, que terá de pagar indenização de R$ 100 mil, por danos morais coletivos, por descumprir a cota legal de contratação de aprendizes. A determinação legal está prevista no artigo 429 da CLT. Foi acolhido o entendimento da relatora, desembargadora Paula Oliveira Cantelli, que negou provimento ao recurso da empresa, para manter sentença oriunda da 6ª Vara do T (...)

Notícia postada em: 18/12/2022.

Área: Judiciário (Direito trabalhista)


São entidades membros do Comitê de Pronunciamento Contábeis exceto?

INSS divulga calendário de pagamentos para aposentados e pensionistas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou hoje (8), em Brasília, o calendário de pagamento de 2023. Mais de 37 milhões de aposentados e pensionistas recebem benefícios do órgão. Para quem recebe um salário mínimo, os depósitos referentes a janeiro serão feitos entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro. Segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 1º de fevereiro. Os valores já se (...)

Notícia postada em: 18/12/2022.

Área: Previdenciário (Benefícios previdenciários)


São entidades membros do Comitê de Pronunciamento Contábeis exceto?

Codefat aprova calendário do PIS/Pasep 2023

Cerca de 23 milhões de pessoas que trabalharam com carteira assinada em 2021 poderão sacar o abono salarial de fevereiro a julho do próximo ano. O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou hoje (15) o calendário do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 2023. Segundo o Codefat, o abono salarial de 2023 será pago a 23,6 milhões de trabalhadores em todo o (...)

Notícia postada em: 18/12/2022.

Área: Economia e mercado (Economia e mercado)


São entidades membros do Comitê de Pronunciamento Contábeis exceto?

Relatora apresenta parecer sobre reforma tributária; pedido de vista adia discussão

A deputada Bia Kicis (PL-DF) apresentou nesta quinta-feira (15) o parecer à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 7/20, do deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), que altera o sistema tributário brasileiro. O texto foi lido à comissão especial da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Joaquim Passarinho (PL-PA), responsável pelo tema. Um pedido de vista do deputado Enio Verri (PT-PR) adiou a discussão e votação. O colegiado ain (...)

Notícia postada em: 18/12/2022.

Área: Tributário Federal (Assuntos gerais sobre tributação)


São entidades membros do Comitê de Pronunciamento Contábeis exceto?

Joalheria é condenada a indenizar empregada submetida a pesagem e medições corporais

Uma joalheria foi condenada a pagar indenização por dano moral, no valor de R$ 5 mil, a uma vendedora. A trabalhadora era obrigada a passar por processo de medição de peso e de circunferências corporais. Na sentença, o juiz titular da 5ª Vara do Trabalho de Barueri (SP), Laercio Lopes da Silva, pontuou que a situação viola o direito à intimidade. “Eis que a composição corporal da autora em nada influenciava na atividade da reclamada”, destacou o magi (...)

Notícia postada em: 15/12/2022.

Área: Judiciário (Direito trabalhista)


São entidades membros do Comitê de pronunciamentos Contábeis exceto?

São entidades-membro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, exceto: a) Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON). b) Comissão de Valores Mobiliários (CVM). c) Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI).

Quais são as entidades membros do Comitê de Pronunciamento Contábeis?

Conheça o CPC.
Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca);.
Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil (Apimec Brasil);.
B3 S/A - Brasil, Bolsa, Balcão;.
Conselho Federal de Contabilidade (CFC);.
Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon);.

São produtos do Comitê de pronunciamentos Contábeis CPC ):?

São produtos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC): Pronunciamentos Técnicos; Interpretações; Orientações; e.

Quais as características do CPC 00?

O CPC 00 possui duas características qualitativas fundamentais: a Relevância e a Representação Fidedigna. Estas são consideradas como fundamentais, pois são peças primordiais em qualquer relatório contábil-financeiro.