Quem é diabético pode comer tapioca

Sim, quem tem diabetes pode comer tapioca, beterraba, batata doce e ovo, desde que todos esses alimentos sejam consumidos nas doses certas e estejam inseridos numa dieta alimentar personalizada, balanceada e adequada para diabéticos.

A tapioca pode fazer parte da alimentação de quem tem diabetes, podendo inclusive substituir o pão em algumas refeições. Lembrando que a tapioca é fonte de carboidratos e, em excesso, pode aumentar os níveis de glicose no sangue. Assim, deve fazer parte de um plano alimentar equilibrado, de acordo com as necessidade calóricas do paciente.

A beterraba pode ser incluída num plano alimentar para diabetes, mas deve ser consumida em doses pequenas e junto com as refeições. A quantidade recomendada é de duas fatias finas ou uma colher de sopa de beterraba ralada no almoço e jantar. Já o suco de beterraba contém muito mais do que isso, pelo que é contraindicado para diabéticos.

A batata-doce é rica em carboidratos de baixo índice glicêmico. Isso significa que a batata-doce libera lentamente o açúcar para a corrente sanguínea, sem provocar picos de glicemia no sangue, o que é bom para quem tem diabetes.

Além disso, a batata-doce é uma boa fonte de fibras solúveis que atrasam a absorção de açúcar e gordura, auxiliando assim o controle das taxas de glicose e colesterol.Contudo, apesar dos benefícios, a batata-doce não pode ser consumida à vontade. A quantidade varia conforme as necessidades energéticas de cada paciente.

Leia também: 5 alimentos que ajudam a controlar a diabetes

Quanto ao ovo, apesar de não ter carboidratos e ser uma boa fonte de proteínas, deve ser consumido sem exagero. Em excesso, os ovos também elevam a glicemia e podem sobrecarregar os rins. Uma pessoa com diabetes pode comer até 6 ovos por semana, dentro de uma dieta balanceada, sem prejudicar a sua saúde.

Para saber ao certo o que pode ou não comer, bem como as quantidades certas de cada alimento, consulte um nutricionista. Este é o profissional indicado para elaborar um plano alimentar equilibrado e adequado para quem tem diabetes.

Também podem lhe interessar:

Quem tem diabetes deve evitar comer o quê?

Quem tem diabetes pode comer melancia e banana?

Que cuidados com a alimentação deve ter uma pessoa diabética?

A pergunta de milhões: diabético pode comer tapioca?

Quem tem diabetes precisa tomar cuidado com alguns alimentos, pois eles podem aumentar bastante a glicemia.

E a tapioca é um deles. Então, será que diabético pode comer tapioca? Se pode, como deixar a receita da tapioca menos danosa à glicemia dos diabéticos?

Vamos te explicar porque diabético até pode comer tapioca!

Mas com moderação e cuidado, além de te passar algumas receitas com tapioca para você matar a vontade e não prejudicar seu bom controle glicêmico!

Confira aqui no Receitinhas!

Diabético pode comer tapioca? Sim ou não?

Quem é diabético pode comer tapioca
Uma dúvida das pessoas com diabetes é sobre o tipo de alimentação mais adequada. Fonte: Canva

O diabético é alguém que ou o pâncreas não fabrica mais insulina (tipo 1), ou apresenta uma alta resistência insulínica (tipo 2).

Por isso, como parte do tratamento de diabetes, o ideal é reduzir bastante o consumo de alimentos com alto teor de carboidratos.

Assim, alimentos como pão francês, massas e tapioca tem alto teor de carboidratos e alto índice glicêmico.

Isso significa que assim que esses alimentos entram no organismo, a glicemia sobe bastante.

Para você ter uma ideia, a tapioca tem o índice glicêmico de 116, mais alto que do pão francês.

Portanto, saiba que cortar o pão francês, porque sobe a glicemia e comer tapioca no lugar, não vai melhorar seu controle da glicemia.

Mas, então, diabético não pode comer tapioca?

A resposta para isso é, depende. Se a tapioca faz parte de uma alimentação equilibrada, quando o diabético consome, terá que ajustar a dose de insulina, provavelmente.

Por isso, o consumo da tapioca deverá ser ocasional e não parte da rotina do diabético.

Ou seja, pode comer, contanto que não seja sempre e que nos demais dias, a alimentação seja baseada em um menor consumo de alimentos com alto índice glicêmico.

Além disso, existem maneiras nas quais o diabético poderá consumir a tapioca, diminuindo o estrago glicêmico causado por ela. Veja algumas sugestões abaixo!

Como deixar a tapioca mais saudável – receitas e dicas

Quem é diabético pode comer tapioca
Entenda se diabético pode comer tapioca. Fonte: Canva
  • Deixe para comer a tapioca em um dia que você fará bastante atividade física. Assim, o efeito da tapioca na glicemia será bem menor;
  • Adicione fibras na farinha da tapioca, pois, isso ajuda a reduzir o índice glicêmico e promove mais saciedade;
  • Procure tomar cuidado em como você vai rechear a tapioca. Fuja de recheios como doce de leite e leite condensado, por exemplo, pois isso só piorará o índice glicêmico, deixando a glicemia muito pior;
  • Opte por recheios com frutas vermelhas, por exemplo (morango batido com iogurte, por exemplo e adoçado com adoçante). Fica uma delícia e tem poucas calorias, não prejudicando a glicemia.

E agora, com moderação, você pode aproveitar que diabético pode comer tapioca, do jeito certo!

É verdade que a tapioca vira açúcar no sangue?

O problema é que, embora seja um produto natural, a tapioca tem índice glicêmico muito elevado. Isso quer dizer que quando você come uma delícia como essa, ela se transforma rapidamente em açúcar no sangue.

Como fazer tapioca para quem tem diabetes?

O mais indicado seria um pão integral, ou para controlar o índice glicêmico da tapioca pode se colocar no recheio da tapioca gergelim, chia ou aveia e flocos, pois acrescentando fibra na tapioca terá um menos índice glicêmico deste alimento. Uma outra opção é fazer uma crepioca e no recheio acrescentar chia.

Quem está com a glicose alta pode comer tapioca?

Ocorre que na tapioca, parte do amido está na forma de amido resistente, que funciona como uma fibra e que não é digerida e, desse modo, não libera moléculas de glicose. Portanto, a pessoa com diabetes pode fazer uso da tapioca em sua alimentação, mas de maneira moderada.

Qual o benefício da tapioca para o diabético?

Diabético pode comer tapioca? Por ter alto índice glicêmico, a tapioca deve ser consumida sempre junto com grãos, sementes e proteínas, que ajudam a diminuir a velocidade de absorção dos carboidratos, equilibrando os níveis de glicose no sangue e prevenindo situações, como resistência a insulina e diabetes.