Quem é a pessoa mais velha

Quem é a pessoa mais velha

Kane Tanaka morreu aos 119 anos

A japonesa Kane Tanaka, a pessoa mais velha do mundo, que morreu hoje, comemorou seu 119º aniversário na prefeitura de Fukuoka, no Japão.

Tanaka, que nasceu em 2 de janeiro de 1903, viveu durante as eras Meiji, Taisho, Showa, Heisei e Reiwa do atual Japão, e tinha como objetivo chegar aos 120 anos, segundo familiares. Para se ter uma ideia, outras pessoas nascidas em 1903 incluem o romancista britânico George Orwell, o filósofo Theodor Adorno e o poeta japonês Misuzu Kaneko.

LEIA MAIS: Esta é a melhor praia do mundo, segundo premiação

Tanaka foi reconhecida pelo Guinness World Records em março de 2019 como a pessoa viva mais velha do mundo, aos 116 anos, e também alcançou o recorde de máxima idade japonesa de todos os tempos quando completou 117 anos e 261 dias, de acordo com um artigo publicado no The JapanTimes .

Moradora de uma casa de repouso em Fukuoka , Tanaka interagia com a equipe por meio de gestos e muitas vezes se desafiava a resolver quebra-cabeças numéricos . Seus hobbies incluíam caligrafia e cálculoEla comia arroz, peixe e sopa , além de beber bastante água , dieta que seguia desde os 112 anos. A japonesa ainda tinha muito apetite, adorava doces e bebia três latas por dia de café enlatado, além de bebidas nutricionais. Gostava de chocolate e refrigerantes. A família, como ela nunca se cansava de repetir, significava tudo para ela, e dormir profundamente era seu segredo para a longevidade.

Quem é a pessoa mais velha

Kane gostava de comer chocolate e tomar refrigerante

Quando o governador de Fukuoka, Seitaro Hattori, enviou flores a ela no Dia do Respeito ao Idoso, Tanaka expressou sua felicidade fazendo um sinal de paz.

Tanaka, a sétima de nove filhos, casou-se aos 19 anos e teve cinco filhos. Sustentou sua família administrando uma loja de macarrão quando seu marido e filho mais velho foram lutar na Segunda Guerra Sino-Japonesa, que começou em 1937.

Depois que ambos morreram em combate, ela continuou a trabalhar na loja até se aposentar, aos 63 anos. Na década de 1970, visitou os Estados Unidos, onde tem vários sobrinhos e sobrinhas.

Aos 103 anos de idade, Kane foi diagnosticada com câncer de cólon, mas sobreviveu. Quando ele tinha 107 anos, seu filho escreveu um livro sobre sua vida e longevidade, intitulado “In Good Times and Bad, 107 Years” (“Em Bons e Maus Momentos, 107 Anos”, em tradução livre).

O Japão tem uma das sociedades mais antigas do mundo, com mais de 70.000 centenários. 88% dos japoneses com cem anos ou mais são mulheres, de acordo com dados do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do país.

>> Veja notícias da Argentina na Forbes Argentina

O recorde de longevidade de um ser humano foi estabelecido em 1997 pela francesa Jeanne Calment, mas um novo estudo realizado recentemente pela Universidade de Washington é categórico ao afirmar que um novo recorde será estabelecido ainda nesse século. A pesquisa se baseia nas informações levantadas a partir do International Database Longevity, um banco de dados sobre longevidade do Instituto de Pesquisas Demográficas Max Planck.

-Juntos há 79 anos, casal mais velho do mundo esbanja amor e carinho

Segundo publicação no site da Universidade de Washington, o número de seres humanos que superam a marca dos 100 anos de idade só aumenta ao longo das últimas décadas, com cerca de meio milhão de pessoas centenárias no mundo hoje. Já os chamados “supercentenários”, aqueles que passam da casa dos 110 anos, são consideravelmente mais raros. O estudo utiliza modelos estatísticos para examinar os extremos da vida humana e considera avanços tecnológicos e médicos para realizar esse cálculo.

Quem é a pessoa mais velha

Segundo pesquisa da Universidade de Washington, casos de pessoas que passam dos 110 anos são raros.

-Esta baterista de 106 anos arrasa com as baquetas desde os 12 anos de idade

A conclusão do estudo, publicado no final de junho na revista Demographic Research, garante que a probabilidade de alguém bater o recorde de Calment, 122 anos, é de 100%; a de alcançar os 124 é de 99% e de ultrapassar os 127 é de 68%. Quando o cálculo sugere a hipótese de alguém chegar a 130 anos, a probabilidade reduz consideravelmente, para a casa dos 13%. Por fim, sugere que a chance de alguém ainda nesse século alcançar a idade de 135 anos é “muito improvável”.

-A maravilhosa alagoana de 117 anos que está desafiando o Guinness com sua idade

A publicação no site da Universidade lembra que elementos variados influenciam a longevidade, como políticas públicas, variantes econômicas, cuidados médicos e decisões pessoais. Além disso, o cálculo segue o crescimento populacional, se baseando no aumento da população supercentenária. O banco de dados utilizado para realizar a pesquisa, financiado pelo National Institute for Child Health and Human Development, trabalha com informações de supercentenários de 10 países europeus, e ainda Canadá, Japão e EUA, e utilizou o método de estatística bayesiano para a conclusão.

Quem é a mulher mais velha do mundo?

Quem é a pessoa mais velha

Jeanne Calment em seu aniversário de 120 anos, em 1995.

O título oficial de mulher mais velha do mundo é da francesa Jeanne Calment, segundo o Guinness World Records. Ela faleceu em 1997, aos 122 anos de idade.

Natural de Arles, cidade do sul da França, Jeanne nasceu no dia 21 de fevereiro de 1875 e presenciou diversos acontecimentos históricos. Viveu a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, a invenção do cinema e a chegada do homem à Lua. Ela também afirmava categoricamente que conheceu o pintor Vincent Van Gogh quando ainda era adolescente.

Os últimos anos de vida de Jeanne foram solitários. Após perder o marido, a filha e o neto, ela vivia em um asilo na sua cidade natal. Limitada a uma cadeira de rodas, perdeu a maior parte da audição e da visão por causa da idade avançada, mas ainda era lúcida para fazer contas de cabeça.

Quem é a pessoa mais velha

Nascida em 1875, Calment tinha 20 anos quando essa foto foi tirada, em 1895.

Quem é a mulher mais velha do mundo atualmente?

Quem é a pessoa mais velha

Aos 119 anos, a japonesa Kane Takana é a pessoa viva mais velha do mundo.

Kane Tanaka é a mulher, e a pessoa, mais velha do mundo registrada no Guinness Book. Atualmente, ela tem 119 anos de idade.

A japonesa nasceu em 2 de janeiro de 1903 e enfrentou dois cânceres ao longo da vida. Hoje, vive em um lar para idosos na cidade de Fukuoka. 

Em 2020, foi convidada para carregar a tocha olímpica durante as Olimpíadas de Tóquio. Mas, como os casos de covid-19 aumentaram no Japão no ano seguinte, ela desistiu de participar do revezamento.

Quem é a pessoa mais velha

Takana aos 20 anos, em 1923.

Quem viveu mais de 120 anos?

Segundo o Guinness, a pessoa mais velha já conhecida foi Jeanne Louise Calment, da França, que viveu até os 122 anos e 164 dias de idade. Ela morreu em 1997.

Quem é a pessoa mais velha do Brasil?

Maria Gomes dos Reis, uma brasileira de 121 anos, pode ser a pessoa mais velha do mundo.

Quem é a pessoa mais velha do mundo hoje?

O título de pessoa mais velha da história é atribuído à francesa Jeanne Calment, que morreu em 4 de agosto de 1997, aos 122 anos e 164 dias. Atualmente, a pessoa mais velha do mundo é a francesa Lucile Randon, com 118 anos e 317 dias.

Quem é a pessoa mais velha do mundo 2022?

Lucille Randon, uma francesa de 118 anos, continua sendo a pessoa mais velha do mundo depois que o japonês Kane Tanaka morreu em 19 de abril aos 119 anos, de acordo com a lista do Grupo de Pesquisa Gerontológica (GRG) das pessoas mais velhas do mundo.