Quantas horas o Acre está em relação a Brasília?

Brasília - A presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.876/2013, que alterou o Decreto 2.784/1913, para restabelecer os fusos horários do Acre e de parte do Amazonas, até então reduzidos para uma hora pela Lei 11.662/2008, que foi revogada. Com isso, Acre e a parte do Amazonas que fica a oeste da linha que, partindo de Tabatinga (AM) segue até Porto Acre (AC), voltam a ter duas horas a menos que Brasília. A lei foi publicada hoje (31) no Diário Oficial da União e entra em vigor no segundo domingo de novembro.

Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima e a parte do Amazonas que fica a leste da linha que, partindo de Tabatinga (AM) segue até Porto Acre (AC), permanecem com uma hora a menos de Brasília.

O Brasil é um país com dimensões continentais, ou seja, sua área territorial é correspondente à área de um continente. Por essa razão, o país possui, ao todo, quatro fusos horários. Em outras palavras, podemos dizer que há quatro regiões no Brasil que possuem horários diferentes umas das outras. Essa diferença na demarcação do horário deve-se, sobretudo, à extensão no sentido leste-oeste que o país possui, além da existência de algumas ilhas no Oceano Atlântico pertencentes ao Brasil.

Mas não foi sempre assim. Antigamente, quando o território brasileiro não era muito povoado, com uma concentração populacional maior somente ao longo da região litorânea, o país contava apenas com um fuso. Em 1913, no entanto, o decreto nº 2.784, assinado pelo então presidente Hermes da Fonseca, instituiu um conjunto de quatro diferentes horários para o país, medida que seguiu em vigor durante um longo período.

A região brasileira que se encontra mais a oeste do país, envolvendo os estados do Acre e do Amazonas, apresentava um fuso horário de duas horas de diferença em relação à capital Brasília (diferença que aumentava para três horas durante o Horário de Verão). Sob o argumento de que essa diferença traria grandes problemas econômicos para a região, em 2008, foi sancionada uma lei que alterava o fuso local, integrando-o às demais regiões próximas, sendo que a diferença para a capital do país era de apenas uma hora.

No entanto, essa alteração provocou certa polêmica, uma vez que não houve uma consulta à população local. Portanto, durante o segundo turno das eleições presidenciais de 2010, realizou-se um referendo sobre qual era a opinião pública sobre o horário local que deveria ser exercido. A população, então, votou para o restabelecimento do horário antigo, o que só foi executado em novembro de 2013.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Portanto, há, novamente, quatro fusos horários no Brasil, conforme podemos observar no mapa a seguir:

Quantas horas o Acre está em relação a Brasília?

Mapa atualizado dos fusos horários no Brasil

O primeiro fuso horário brasileiro encontra-se duas horas atrasado em relação ao Meridiano de Greenwich, considerado como o “marco zero” para a medição do horário mundial. Nesse fuso, encontram-se apenas algumas ilhas pertencentes ao Brasil, com destaque para Fernando de Noronha.

O segundo fuso horário encontra-se três horas atrasado em relação a Greenwich, abrangendo a maior parte do território brasileiro, incluindo a capital Brasília. Fazem parte desse fuso as regiões Nordeste, Sudeste, Sul e partes das regiões Norte e Centro-Oeste.

O terceiro fuso horário encontra-se quatro horas atrasado em relação ao horário oficial de Greenwich, estando uma hora atrasado em relação à capital do Brasil. Envolve parte das regiões Norte e Centro-Oeste.

O quarto e último fuso horário brasileiro encontra-se cinco horas atrasado em relação ao horário de Greenwich e duas horas atrasado em relação à capital Brasília. Conforme podemos observar no mapa anterior, ele abrange somente o estado do Acre e uma pequena parte do território do Amazonas.

Porque o Acre tem 2 horas de diferença?

Motivações para a mudança A mudança de fuso horário foi uma proposta do então senador Tião Viana (PT-AC), que defendia a alteração por julgar que a diferença de horário entre o Acre e os estados vizinhos prejudicava o estado econômica e culturalmente.

Quais são os 4 fusos horários do Brasil?

Os Fusos Horários do Brasil e o Horário de Verão O Brasil adotou este horário desde 1985, nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, onde se adianta o relógio em uma hora, fato que precisa ser observado ao calcularem-se os fusos, nos quais se diminui a diferença.

Quantas horas o Acre está em relação a Brasília?

Já o Acre, que tem três horas a menos que Brasília, terá a abertura dos portões às 9 horas, o fechamento às 10 horas e o início das provas às 10h30.

Qual o horário do estado do Acre agora?

A hora local em Rio Branco, Acre é 21 05:04:20. A hora local em São Paulo, São Paulo é 21 07:04:20. O horário local em Rio Branco é 2 horas a menos que o horário local em São Paulo.

Porque os horários são diferentes no Brasil?

O horário oficial é o de Brasília Os fusos horários no Brasil são divididos em quatro por causa da sua grande extensão (Leste-Oeste). Todos esses fusos estão atrasados em relação às regiões que estão localizadas a Leste, incluindo o Meridiano de Greenwich.

Porque Acre e atrasado?

Por causa dessa diferença, o estado do Acre, por exemplo, encontra-se a duas horas atrasado em relação a Brasília, diferença essa que se eleva para três horas na época do horário de verão, em que a capital brasileira, juntamente a alguns estados, adianta o seu horário em uma hora.

Quantos fusos horários tem o Brasil?

O país possui quatro fusos horários, pois são consideradas as ilhas oceânicas brasileiras de Fernando de Noronha, Trindade, Martim Vaz e Penedos de São Pedro e São Paulo.

Quantos fusos horários tem o Brasil Brainly?

No Brasil, existem 4 fusos horários.

Quais os Estados que têm horário diferente de Brasília?

Desde 2013 quatro estados usam dois fusos horários dentre suas fronteiras: Amazonas; Espírito Santo; Pernambuco; Rio Grande do Norte (e extraoficialmente Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

Que horas são na Amazônia?

Compare a Hora Local em Manaus, Amazonas e Cuiabá, Mato Grosso

Manaus (Amazonas)
Hora atual 03:03:43
Data atual 21
O horário de verão é iniciado horario de verano não utilizados
O horário de verão termina a hora horario de verano não utilizados

7 more rows

Quais estados do Brasil têm fuso horário diferente?

Desde 2013 quatro estados usam dois fusos horários dentre suas fronteiras: Amazonas; Espírito Santo; Pernambuco; Rio Grande do Norte (e extraoficialmente Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

Quais estados tem diferença de horário?

Desde 2013 quatro estados usam dois fusos horários dentre suas fronteiras: Amazonas; Espírito Santo; Pernambuco; Rio Grande do Norte (e extraoficialmente Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

O que fizeram os estudiosos para evitar horários diferentes no Brasil?

Inicialmente, apenas um único fuso cobria todo o território nacional, o que mudou em 1913, quando o decreto de lei nº 2.784 – sancionado pelo então presidente Hermes da Fonseca – determinou quatro fusos horários, de modo a organizar melhor a distribuição dos horários com base no Meridiano de Greenwich, criado algumas ...

Porque as pessoas falam que no Acre tem dinossauros?

A ideia, no mínimo curiosa, foi do repórter cinematográfico Moisés Santos, de 32 anos, que resolveu brincar com as piadas de que no Acretem dinossauro. ... "O pessoal de fora diz que aqui em Rio Branco só tem dinossauro. Levei na brincadeira e acabei comprando o dinossauro e até agora é exclusividade.

Porque o Brasil tem diferentes fusos horários?

O horário oficial é o de Brasília Os fusos horários no Brasil são divididos em quatro por causa da sua grande extensão (Leste-Oeste). ... O país possui quatro fusos horários, pois são consideradas as ilhas oceânicas brasileiras de Fernando de Noronha, Trindade, Martim Vaz e Penedos de São Pedro e São Paulo.

Qual o maior Fuso-horário do Brasil?

UTC+14 – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Quantos são os fusos horários do mundo?

Em 1884, representantes de 25 países se reuniram em Washington, nos EUA, e oficialmente dividiram o mundo em 24 fusos diferentes. Foi determinado que o fuso 0º, ou meridiano inicial, ficaria em Greenwich, cuja hora recebeu o nome de GMT. A partir dele, foram estabelecidos os outros limites para os fusos.

Quantos fusos horários tem o Brasil Quais são eles?

O Brasil, desde 2013, passou a contar novamente com quatro fusos horários. O Brasil é um país com dimensões continentais, ou seja, sua área territorial é correspondente à área de um continente. Por essa razão, o país possui, ao todo, quatro fusos horários.

Quantos fusos horários possui o Brasil Quais são eles?

Os fusos horários no Brasil são separados em quatro, o território brasileiro fica situado do lado Oeste do Meridiano de Greenwich. O país tem as horas atrasadas em relação a Londres, lugar o qual passa o meridiano principal.

Quais cidades possuem fuso horário diferente de São Paulo?

Cuiabá e Rio Branco. Explicação: São Paulo tem o fuso horário GMT -3:00. Cuiabá por sua vez, tem o fuso horário GMT -4:00 enquanto Rio Branco tem o fuso horário GMT -5:00.

Porque o Acre tem duas horas de diferença?

Motivações para a mudança A mudança de fuso horário foi uma proposta do então senador Tião Viana (PT-AC), que defendia a alteração por julgar que a diferença de horário entre o Acre e os estados vizinhos prejudicava o estado econômica e culturalmente.

Quantas horas o estado do Acre está atrasado em relação ao horário de Brasília?

Seu atraso é de quatro horas em relação a Greenwich (portanto, 60° oeste), uma hora em relação à “hora oficial do país” e duas horas em relação ao fuso das ilhas oceânicas. O quarto fuso horário ou fuso -5 GMT abrange o estado do Acre e o extremo oeste do Amazonas.

Porque o fuso horário do Acre é diferente de Brasília?

O Acre tem um um fuso horário diferente devido a sua localização geográfica, o que faz que tenha uma diferença de horário com as demais cidades.

Como funciona o horário do Acre?

4° fuso horário O quarto fuso brasileiro possui cinco horas de atraso em comparação com a hora oficial de Greenwich e em duas horas de atrasado em relação à Capital Federal. Esse fuso compreende o estado do Acre e o sudoeste do Amazonas.