Quando um livro se encontra em repouso sobre uma mesa horizontal uma das forças que atuam sobre ele e a força peso a força que compõe o par ação reação?

Lembre quais são as 3 leis de Newton: 1 - Lei a inércia; 2 O princípio da dinâmica'3 -Lei da ação e reaçã. Veja no resumo e treine para as questões de Física com 10 exercícios que já caíram no Enem e em vestibulares!

As Leis de Newton estão entre os conteúdos de Física que mais caem no Enem. Confira um resumo rápido sobre a lei a inércia, o princípio da dinâmica e a lei da ação e reação, e, em seguida, teste seus conhecimentos com a lista de exercícios sobre as Leis de Newton!

Resumo sobre as Leis de Newton

As Leis de Newton são conhecidas como princípios basilares da mecânica clássica, que aborda o movimento e suas causas. Elas foram elaboradas pelo cientista Inglês Isaac Newton (1643-1727) na década de 1680.

Confira agora com o professor de física Antônio Martins, o Tonho de Florianópolis, as dicas básicas para você dominar geral as Três Leis de Newton:

Antes de vermos cada uma dessas leis, vamos relembrar 3 conceitos importantes da área da dinâmica: a força peso, a força normal e a força de atrito.

A força peso (P) constitui uma força de natureza gravitacional (“matéria atrai matéria”). Por ser uma força, o peso é uma grandeza vetorial, possui módulo, direção e sentido. O seu módulo é sempre calculado pela equação P = m.g, onde:

  • m é a massa do corpo (quantidade de substância que forma o corpo);
  • g é a aceleração da gravidade local.

A força normal, por sua vez, constitui uma força de contato entre o corpo e uma determinada superfície. Somente
haverá força normal quando existir um contato entre corpos ou entre um corpo e uma superfície.

A força de atrito é aquela que se opõe ao deslizamento ou a tendência de deslizamento de um corpo sobre uma determinada superfície. Caso o corpo possua uma tendência de deslizamento, atuará sobre ele o atrito estático, cuja função é evitar que o corpo inicie o deslizamento. Mas, se o corpo se encontrar deslizando, atuará sobre ele o atrito dinâmico ou cinético, cuja função é evitar a continuação do deslizamento.

A relação entre essas forças e o movimento é estruturada a partir das Leis de Newton.

1ª Lei de Newton (Lei da Inércia)

De acordo com a 1ª Lei de Newton, a inércia constitui uma característica natural do corpo em manter a sua velocidade vetorial constante até que uma determinada força atue sobre ele alterando a resultante. Em outras palavras, um corpo mantém o seu módulo, a sua direção e o seu sentido constantes, a não ser que outra força atue sobre ele. Por isso, não há aceleração neste tipo de movimento:

Quando um livro se encontra em repouso sobre uma mesa horizontal uma das forças que atuam sobre ele e a força peso a força que compõe o par ação reação?

2ª Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica)

A 2ª Lei de Newton diz que a força resultante de um determinado corpo é diretamente proporcional à aceleração e aponta na mesma direção dela. Essa lei é expressa na seguinte fórmula:

FR = m . a

Onde:

  • FR = força resultante;
  • m = massa;
  • a = aceleração.

Portanto, diferentemente da lei da inércia, neste caso há aceleração.

Quando um livro se encontra em repouso sobre uma mesa horizontal uma das forças que atuam sobre ele e a força peso a força que compõe o par ação reação?

3ª Lei de Newton (Ação e Reação)

De acordo com a 3ª Lei de Newton, toda ação corresponde a uma reação de mesmo módulo, mesma direção, sentidos contrários e que atuam em corpos diferentes.

Quando um livro se encontra em repouso sobre uma mesa horizontal uma das forças que atuam sobre ele e a força peso a força que compõe o par ação reação?
Observe que nos 3 exemplos há forças de mesmo módulo (T, N e f), mesma direção (vertical e diagonal), e sentidos contrários (baixo/cima, direita/esquerda).

Videoaula

Antes de partir para os exercícios sobre Leis de Newton, confira a videoaula do professor Rossetto. Ele explica cada lei e resolve exemplos de exercícios:

Por fim, resolva os 10 exercícios sobre Leis de Newton que já caíram no Enem e nos vestibulares:

Um dos nomes mais conhecidos e citados da física certamente é o de Isaac Newton. Esse grande físico fez contribuições importantíssimas, como a publicação do livro Princípios matemáticos da filosofia natural, onde as famosas três leis de Newton são enunciadas, ainda formulou a lei da gravitação universal e publicou trabalhos importantes nos ramos da óptica e da matemática.

As três leis de Newton (Inércia, Princípio fundamental da dinâmica e Lei da ação e reação) talvez sejam as contribuições mais famosas desse importante físico, isto por possuírem enunciados simples, mas alguns detalhes podem passar despercebidos e gerar erros conceituais gravíssimos.

Aqui trataremos da questão da força peso e reação normal não formarem um par de ação e reação.

A força peso é fruto da atração gravitacional estabelecida entre o planeta e um corpo qualquer e sempre tem direção vertical e sentindo para baixo. Quando esse corpo está apoiado sobre uma superfície, faz-se necessário que a superfície exerça uma força contrária ao peso, a fim de suportar o corpo. Daí é que vem a confusão!

A terceira lei de Newton diz que para toda ação de uma força existe uma reação de mesma magnitude, porém oposta. Como a força normal é contrária ao peso e, na maioria das vezes, de igual valor, sendo a superfície horizontal, somos levados a pensar que a força normal é a reação do peso. Mas esse pensamento está errado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Algo que está subentendido na terceira lei de Newton é que a ação e a reação atuam em corpos diferentes, por exemplo: se você der um tapa em uma parede estará utilizando essa lei. A ação foi feita sobre a parede e a reação sobre sua mão, então logicamente você sentirá dor! Mas perceba que a ação foi na parede e que a reação foi na sua mão.

Agora observe a imagem abaixo:

Quando um livro se encontra em repouso sobre uma mesa horizontal uma das forças que atuam sobre ele e a força peso a força que compõe o par ação reação?

Das forças mostradas, temos na vertical e para baixo a força peso (m.g), fruto da atração gravitacional entre a Terra e o bloco, e na vertical para cima a força normal, fruto da resistência da superfície em suportar o bloco. Repare que tanto peso quanto normal atuam sobre o mesmo corpo e por isso não podem ser consideradas como um par de ação e reação.

Quando um livro se encontra em repouso sobre uma mesa horizontal uma das forças?

As forças peso e normal atuando sobre um livro em repouso em cima de uma mesa horizontal formam um par ação-reação.

Quais as forças que atuam em um livro em cima de uma mesa?

Resposta: Em um livro sobre a mesa, atuam a força da gravidade e a força normal. Como a força da gravidade é fundamental ela não se constrói com nenhuma outra.

Quando um livro está sobre a mesa significa que estão atuando sobre ele as forças?

Vamos pensar em um livro em cima de uma mesa. O livro exerce uma força na mesa, esta força nos é conhecida como força peso. Ela é o resultado da massa do livro multiplicado pela ação da gravidade (P=m.g).

Quantas forças significativas são exercidas sobre um livro em repouso sobre uma mesa identifique as?

Bom, essa força surge pela terceira lei de Newton, quando o livro empurra a mesa (por causa da gravidade) a mesa vai empurrar o livro de volta com a mesma intensidade. Essa força a gente pode chamar de força de apoio. Então as forças significativas agindo sobre o livro são a força peso e a força de apoio.