Quando tocamos um objeto metálico que se encontra em temperatura ambiente?

Questão 01 sobre Propagação de Calor: (Mackenzie-SP) Numa noite de inverno, o dormitório de Serginho apresentava uma temperatura ambiente de 10 ºC. Para não sentir frio durante a madrugada, ele esticou sobre a cama três cobertores de lã bem espessos e aguardou alguns minutos. Em seguida, deitou-se e percebeu que a cama continuava muito fria. Após certo tempo na cama, bem coberto, sentiu que o “frio passou” e que a cama estava quente.

Tal fato explica-se, pois:
A) o frio não existe e a sensação de Serginho era apenas psicológica.

B) os cobertores não são aquecedores, mas isolantes térmicos. Depois de Serginho deitar-se, seu corpo aqueceu a cama.

C) a cama provavelmente não tinha lençóis de lã e, então, o calor produzido pelos cobertores foi perdido para o ambiente. Quando Serginho se deitou, interrompeu esse processo.

D) os cobertores de lã provavelmente eram de cor clara e, por isso, demoraram muito para aquecer a cama. Após Serginho ter-se deitado, foi necessário mais algum tempo para que a cama ficasse quente.

E) a lã utilizada para a confecção dos cobertores é um aquecedor natural muito lento e a temperatura de Serginho, de aproximadamente 37 ºC, não era suficiente para aquecer a cama.


Questão 02. (CEFET-MG–2007) As modernas panelas de aço inox possuem cabos desse mesmo material, que é um _______ condutor de calor. Eles não queimam as mãos das pessoas, porque possuem um formato vazado, facilitando a troca de calor por _______ do ar através deles.

A alternativa que completa, CORRETA e respectivamente, as lacunas é:
A) mau / irradiação.
B) bom / irradiação.
C) bom / convecção.
D) mau / convecção.


Questão 03. (UFV-MG) Um resistor R é colocado dentro de um recipiente de parede metálica, no qual é feito vácuo e que possui um termômetro incrustado em sua parede externa. Para ligar o resistor a uma fonte externa ao recipiente, foi utilizado um fio com isolamento térmico que impede transferência de calor para as paredes do recipiente. Essa situação encontra-se ilustrada na figura a seguir:

Quando tocamos um objeto metálico que se encontra em temperatura ambiente?

Ligando o resistor, nota-se que a temperatura indicada pelo termômetro aumenta, mostrando que há transferência de calor entre o resistor e o termômetro.

Pode-se afirmar que os processos responsáveis por essa transferência de calor, na ordem CORRETA, são:
A) primeiro convecção e depois radiação.
B) primeiro convecção e depois condução.
C) primeiro radiação e depois convecção.
D) primeiro radiação e depois condução.
E) primeiro condução e depois convecção.


Questão 04 sobre Propagação de Calor: (FUVEST-SP) A figura ilustra um sistema de aquecimento solar: uma placa metálica P, pintada de preto, e, em contato com ela, um tubo metálico encurvado; um depósito de água D e tubos de borracha T ligando o depósito ao tubo metálico. O aquecimento da água contida no depósito D, pela absorção de energia solar, é devido, basicamente, aos seguintes fenômenos, pela ordem:

Quando tocamos um objeto metálico que se encontra em temperatura ambiente?

A) condução, irradiação, convecção.
B) irradiação, condução, convecção.
C) convecção, condução, irradiação.
D) condução, convecção, irradiação.
E) irradiação, convecção, condução.


Questão 05. (UFPE–2006 / Adaptado) Deseja-se isolar termicamente uma sala, de modo que as paredes devem permitir uma transmissão máxima de calor, por unidade de área, de 10 W/m2. Sabendo-se que o interior da sala é mantido à temperatura de 20 ºC e o exterior atinge uma temperatura máxima de 35 ºC, CALCULE a espessura mínima de lã, em centímetros, que deve ser usada nas paredes. O coeficiente de condutividade térmica da lã é K = 0,04 W/mºC. Considere que as temperaturas nas faces da parede sejam iguais às dos respectivos ambientes e que a condutividade efetiva da parede seja igual à da lã.


Questão 06. (PUC-SP) Analise as afirmações referentes à condução térmica:

I. Para que um pedaço de carne cozinhe mais rapidamente, pode-se introduzir nele um espeto metálico. Isso se justifica pelo fato de o metal ser um bom condutor de calor.

II. Os agasalhos de lã dificultam a perda de energia (na forma de calor) do corpo humano para o ambiente, devido ao fato de o ar aprisionado entre suas fibras ser um bom isolante térmico.

III. Devido à condução térmica, uma barra de metal mantém-se a uma temperatura inferior à de uma barra de madeira colocada no mesmo ambiente.

Podemos afirmar que:
A) I, II e III estão corretas.
B) I, II e III estão erradas.
C) apenas I está correta.
D) apenas II está correta.
E) apenas I e II estão corretas.


Questão 07 sobre Propagação de Calor: (UFMG) Em uma experiência, colocam-se gelo e água em um tubo de ensaio, sendo o gelo mantido no fundo por uma tela de metal. O tubo de ensaio é aquecido conforme a figura. Embora a água ferva, o gelo não se funde imediatamente. As afirmações a seguir referem-se a essa situação:

Quando tocamos um objeto metálico que se encontra em temperatura ambiente?

I. Um dos fatores que contribuem para que o gelo não se funda é o de que a água quente é menos densa que a água fria.

II. Um dos fatores que concorrem para a situação observada é o de que o vidro é bom isolante térmico.

III. Um dos fatores que concorrem para que o gelo não se funda é o de que a água é bom isolante térmico.

A) Apenas a afirmativa I é verdadeira.
B) Apenas a afirmativa II é verdadeira.
C) Apenas a afirmativa III é verdadeira.
D) Todas as afirmativas são corretas.
E) N.d.a.


Questão 08. (UFMT–2006) Após fazer um bolo, um cozinheiro coloca um cobertor sobre o bolo para que não esfrie. Do ponto de vista da Física, pode-se explicar a atitude do cozinheiro da seguinte forma:

A) O cobertor tem a propriedade de aquecer os corpos que estão por ele cobertos.
B) Há transmissão de calor do cobertor para o bolo, de forma a mantê-lo aquecido.
C) A temperatura é transmitida do cobertor para o bolo, mantendo-o aquecido.
D) A forma predominante de transmissão, nesse caso, é a irradiação de calor pelo cobertor.
E) O cobertor dificulta a transmissão de calor do bolo ao meio ambiente.


Questão 09. (UFV-MG–2009) É comum termos sensações diferentes, de quente e frio, quando tocamos com a mão objetos em equilíbrio térmico entre si, dentro de uma sala.

Em relação à afirmativa anterior, é CORRETO dizer que:
A) é falsa, pois a quantidade de calor trocada entre cada um dos objetos e a mão é diferente já que, nesse caso, os objetos se encontram a temperaturas diferentes.

B) é falsa, pois se um objeto parece mais quente em relação ao outro, então eles não estão em equilíbrio térmico.

C) é verdadeira, pois a quantidade de calor trocada entre cada um dos objetos e a mão pode ser diferente se os dois objetos tiverem condutividades térmicas diferentes.

D) é verdadeira, pois a quantidade de calor trocada entre cada um dos objetos e a mão é sempre igual se eles estiverem em equilíbrio térmico.


Questão 10 sobre Propagação de Calor: (UFLA-MG) Numa sala de aula, à temperatura de 27 ºC (T0 = 300 K), estão acomodados 30 estudantes. Cada estudante apresenta a temperatura 37 ºC (T = 310 K) e possui uma área efetiva de irradiação de 1,5 m2. A lei de Stefan-Boltzmann trata do poder emissivo dos corpos e diz que a potência líquida irradiada por estudante pode ser escrita por: Pe = t.A.4T03.ΔT, em que t é uma constante de proporcionalidade igual a 6 x 10-8 W/m2K4; A é a área efetiva de irradiação em m2; T0, a temperatura absoluta da sala e ΔT, a diferença entre a temperatura absoluta da sala e do estudante.

Então, a potência líquida total irradiada pelos estudantes nessa sala é de, aproximadamente:
A) 2,9 kW.
B) 29 kW.
C) 0,1 kW.
D) 1,0 kW.
E) 10 kW.


🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.


Gabarito com as respostas do simulado com 10 exercícios sobre Propagação de Calor:

01. B;

02. C;

03. D;

04. B;

05. 6 cm;

06. E;

07. D;

08. E;

09. C;

10. A

Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína

Quando tocamos em objetos metalicos que se encontram em temperatura?

Quando tocamos em objetos metálicos que se encontram em temperatura ambiente, eles nos parecem mais frios que os demais objetos ao redor. Essa característica se deve ao fato de: a) metais apresentarem alta capacidade térmica.

Porque as peças metálicas parecem mais frias a temperatura ambiente?

2) Por que peças metálicas parecem maisfrias” à temperatura ambiente que um pedaço de madeira ou de plástico? R: Os metais são melhores condutores de calor que plástico e a madeira, pois suas moléculas conseguem se agitar com mais facilidade com a presença do calor ou do frio.

O que acontece quando um objeto de metal fica muitas horas exposto ao sol?

A dilatação térmica ocorre em materiais, como metal e vidro, que são expostos a temperaturas elevadas, assim eles sofrem uma variação de tamanho.

O que acontecerá se ambos os metais ficarem expostos à temperatura ambiente de 27 C?

a Principio nada, mas dependendo da elevação de temperatura ele vai ocupar uma área maior, se expandir !