Quando nos dedicamos a estudar a disciplina de fundamentos históricos

Mostrar registro completo

Título: Disciplina: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191414
Data: 2018

Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização
Programa FHTMSS 2_Aline Justino_manhã_2018.2.pdf 403.8Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • 2018.2 [27]

Mostrar registro completo

As ciências sociais são uma ampla área de estudos voltada a entender a forma de funcionamento, desenvolvimento e organização das sociedades.

Nas ciências sociais são estudados todos os aspectos importantes relacionados a uma sociedade: suas origens, processos históricos, funcionamento, aspectos de desenvolvimento, transformações sociais, conflitos, características culturais e hábitos.

Qual a área de estudo das ciências sociais?

As ciências sociais trabalham com a investigação e a pesquisa sobre os diversos aspectos relacionados ao comportamento humano ao longo do tempo e como esses comportamentos podem influenciar a estrutura de uma sociedade.

Para compreender o funcionamento da sociedade, além de estudar os fenômenos sociais atuais, também são estudadas as origens históricas da sociedade, os processos de desenvolvimento e os diversos comportamentos humanos.

Estuda-se como os aspectos sociais de um local influenciam e individualizam a identidade de uma determinada sociedade. São pesquisados os acontecimentos sociais, comportamentos individuais e coletivos, identidades do povo, hábitos culturais, familiares e econômicos.

As três áreas de estudo das ciências sociais

As ciências sociais abrangem três diferentes áreas de estudo: a antropologia, a sociologia e a ciência política.

  • Antropologia: estuda as características da sociedade, como os hábitos culturais, religiosos, econômicos e as estruturas familiares.
  • Sociologia: estuda o funcionamento dos relacionamentos sociais entre os indivíduos que fazem parte de uma sociedade.
  • Ciência política: estuda o funcionamento da política, as ideologias, os regimes e sistemas de governo e a forma como se desenvolvem as relações de poder.

Estas áreas de estudo, cada uma com suas particularidades, buscam compreender os diferentes aspectos sociais para poder entender as diferenças da realidade humana dentro de um determinado contexto social.

Qual a importância das ciências sociais?

A existência das ciências sociais é importante para ajudar a compreender melhor o funcionamento de uma sociedade, sua diversidade cultural e o modo de comportamento dos indivíduos, como seres que fazem parte de um grupo social.

Isto é importante para interpretar melhor as diferentes realidades sociais existentes, assim como para entender quais são os valores morais e sociais que fazem parte de um determinado contexto social. Da mesma forma, os estudos das ciências sociais são importantes para compreender os ciclos históricos e as transformações sociais que acontecem ao longo do tempo.

Os resultados destes estudos podem ser usados para muitas finalidades. Por exemplo: na avaliação de atividades dos governos, em projetos educacionais, na implementação de políticas públicas, em pesquisas de mercado, na política e em projetos sociais.

Quem é o profissional dos estudos sociais?

Quem tem formação nesta área é chamado de cientista social. Este profissional é o responsável pela elaboração de estudos e pesquisa em ciências sociais.

Fazem parte do trabalho do cientista social o estudo dos processos e modificações históricas e a análise de comportamentos dos diferentes grupos sociais. A coleta de dados e a pesquisa sobre o funcionamento de instituições políticas também fazem parte do trabalho desse profissional.

O mercado de trabalho de um cientista social pode ser bem abrangente. Além de ser um pesquisador, ele também pode atuar como palestrante, como consultor ou assessor em diversos ramos da sociedade, tanto na esfera pública como na esfera privada.

Curso de ciências sociais

O curso na faculdade de ciências sociais tem a duração média de quatro anos e abrange as disciplinas das três áreas que fazem parte das ciências sociais: sociologia, antropologia e ciência política.

Dentre outras disciplinas, fazem parte do currículo do curso matérias como geografia, história, antropologia, economia, estatística, sociologia, filosofia, política e metodologia científica. O curso também contempla disciplinas práticas que incluem pesquisa de campo e coleta e análise de bases de dados.

O curso pode ser obtido com duas habilitações diferentes: bacharelado e licenciatura. O bacharel em ciências sociais atua prioritariamente na área de pesquisa, análise de dados e consultoria. Já o licenciado em ciências sociais, além de trabalhar com pesquisa, também é habilitado para trabalhar com o ensino nesta área.

Diferença entre ciências sociais e ciências humanas

As ciências sociais estudam os mais variados aspectos da sociedade e a influência do comportamento humano em uma determinada sociedade. Já as ciências humanas, embora também estudem o ser humano, são mais voltadas aos seus aspectos individuais, como é o caso da psicologia.

Portanto, a maior diferença entre elas é que as ciências sociais estudam o comportamento humano como parte de um coletivo, como um ser social; enquanto as ciências humanas estudam aspectos do homem que são mais considerados em sua individualidade.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que é o órgão responsável pelas normas do ensino superior no Brasil, considera que muitas das disciplinas estudadas no curso de ciências sociais fazem parte da área de ciências humanas, como é o caso da filosofia, história e sociologia.

Assim, embora sejam consideradas pertencentes à diferentes áreas de conhecimento, é importante saber que se tratam de áreas interdisciplinares e que, em conjunto, estudam os inúmeros aspectos sociais.

Ciências sociais aplicadas

Ciências sociais aplicadas é uma denominação de uma área de conhecimento, criada pela Capes.

De acordo com o órgão são incluídos na área das ciências sociais aplicadas cursos como administração, arquitetura e urbanismo, biblioteconomia, ciências contábeis, comunicação social, direito, serviço social, entre outros.

Veja também os significados de Antropologia, Sociologia e Filosofia.

Quando nos dedicamos a estudar a disciplina de Fundamentos Históricos teóricos?

Quando nos dedicamos a estudar a disciplina de Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social compreendemos diferentes influências. Assim, analise as alternativas abaixo e em seguida assinale a correta. Alternativas: a)

O que significa fundamentos históricos?

Parte do pressuposto de que a profissão e o conhecimento que a ilumina, se explicam no movimento histórico da sociedade.

Quais os fundamentos históricos do Serviço Social?

Os fundamentos teórico-metodológicos do serviço social podem ser explicados, a partir do olhar dos métodos, técnicas e instrumentos utilizados pelo profissional, no exercício diário de sua função, no qual, com um posicionamento direcionado ao projeto ético-politico, este, diante das manifestações e expressões da ...

Para que estudar a história da educação?

O estudo da História da Educação é importante devido o seu potencial formativo, autor reflexivo e cognitivo. Ou seja, o estudo da história da educação tem a capacidade de fazer com que os alunos raciocinem de forma a compreender o porquê de se estudar determinada matérias e temas.