Quando colocar o vinho no risoto

Sim, nós sabemos que às vezes a pressa pede que a gente prepare alguma receitinha daquele jeitinho só nosso, pulando algumas etapas importantes. Mas, nem sempre isso pode resultar em algo saboroso ou até em economizar tempo.

Por isso, o Guia da Semana reuniu uma lista com 10 etapas importantes que você precisa manter nas receitinhas. Confira a seguir e aproveite esta arte deliciosa que é a culinária.

Foto: Shutterstock

Descanse o chá

Sabe aquela etapa do preparo do chá que as receitas pedem para cobrir com um prato ou um paninho a chaleira por alguns minutos? Esta etapa é importante para manter o sabor do chá e concentrar as suas propriedades.

Foto: Shutterstock

Vinho branco no risoto

Sim, você pode fazer risoto sem o vinho branco. Mas a bebida traz um pouco de acidez para a receita, o que faz com que ela fique ainda mais gostosa. Além disso, o vinho faz com que o arroz cozinhe mais rápido.

Foto: Shutterstock

Sobremesas com álcool

Além de deixar a receitinha com sabor especial, o álcool também é utilizado para aperfeiçoar algumas técnicas culinárias como flambar um doce ou reduzir um molho.

Foto: Shutterstock

Brigadeiro com manteiga

Muitas pessoas, por falta de opção, acabam fazendo o brigadeiro com margarina. Mas tente sempre preparar o doce com manteiga, que é menos gordurosa e deixa o docinho mais consistente.

Foto: Shutterstock

Dessalgar o bacalhau

Sim, você precisa dessalgar o bacalhau. O peixe tem uma enorme quantidade de sal e se você prepará-lo pulando esta etapa, a receita pode ficar intragável. O ideal é deixar o peixe de molho em água filtrada por doze horas e trocar a água neste período pelo menos quatro vezes.

Foto: Shutterstock

Grãos de molho

Pode parecer frescura já que a panela de pressão dá conta de deixar os grãos macios mesmo que eles não tenham ficado de molho, mas nós te explicamos a importância desta etapa: além de fazer com que grãos como feijões cozinhem mais rápido, grande parte deste ingrediente conta com ácido fitato, que é responsável, entre outras coisas, por nos deixar com sensação de azia e estufamento. Por isso, ao deixar os grãos de molho por algumas horas antes do preparo da receita, você reduz a quantidade de ácido na receitinha.

Foto: Shutterstock

Rabanada com pão velho

Esta é uma etapa importante no preparo da rabanada. O pão amanhecido ou mais velho faz com que a rabanada não desmanche ao colocar no leite e nos ovos. Os pães frescos acabam se desintegrando nesta etapa.

Foto: Shutterstock

Cenoura no molho de tomate

Não se preocupe, o seu molho de tomate não vai ficar com gosto de cenoura. Esta é uma etapa importante e mais natural do que colocar açúcar no molho para tirar a acidez. A cenoura faz o papel do açúcar brilhantemente bem, com a vantagem de deixar a receitinha mais saudável.

Foto: Shutterstock

Marinada

A marinada é uma técnica culinária que geralmente mistura água, temperos, sal e alguma bebida alcóolica. A ideia é deixar carnes e peixes de molho nesta mistura para amaciar a carne, realçar sabores e também diminuir o tempo de cozimento, já que o ácido desnatura as proteínas.

Foto: Shutterstock

Não mexer no arroz

Sua avó ou sua mãe sempre te disseram para não mexer o arroz enquanto ele cozinha, certo? Pois saiba que elas estão certas. Se você mexe o arroz durante o cozimento, isso deixa a receita naquele aspecto papa. O ideal é deixá-lo cozinhar tranquilamente, sem interferência, para um resultado bem soltinho.

Atualizado em 14 Jan 2020.

Mais notícias

Porque tem que colocar vinho branco no risoto?

O vinho branco proporciona melhor cozimento, equilibrando o sabor dos ingredientes mais leves e refinados. São exemplos de produções com vinho branco: Vegetais, pescados e frutos do mar; carnes leves e risotos.

Pode usar vinho meio seco no risoto?

Use apenas vinho seco (doce ou suave jamais). O branco é o mais indicado por ser mais neutro e fácil de combinar, além de não tingir o arroz. A bebida é opcional, mas não substituível", afirma Justino.

Qual o vinho para risoto seco ou suave?

O melhor vinho para preparo de risotos são os vinhos brancos já que sua leveza se soma aos sabores do prato agregando textura densa e encorpada. Ainda sim, não são quaisquer tipos de vinho branco que podem ser usados. Leve sempre em consideração uma coisa: vinhos para preparo precisam ser obrigatoriamente secos.

Qual o vinho que usa para risoto?

Entre os vinhos mais indicados para o preparo do risoto, estão a Sauvignon Blanc e a Chardonnay. Os dois tipos de uva têm perfil aromático marcante, além de agregarem uma textura mais densa e encorpada aos pratos.

Toplist

Última postagem

Tag