Qual região do Brasil possui a maior reserva de água doce do planeta?

A distribuição da água no Brasil ocorre de maneira desigual: há regiões pouco habitadas e com grande disponibilidade hídrica e regiões com escassez desse recurso.

O território brasileiro encontra-se privilegiado quando o assunto é a disponibilidade de água: 12% de toda a água doce disponível para consumo no planeta encontra-se no território brasileiro, que possui o maior rio do mundo em vazão – o Rio Amazonas – e também dois grandes e representativos aquíferos – o Guarani e o Alter do Chão. Mas isso não necessariamente significa que a totalidade do território conta com água, pois há de se considerar a distribuição da água no Brasil.

Em termos naturais, os recursos hídricos não são bem distribuídos no país, ou seja, há uma disponibilidade irregular quando comparamos as diferentes áreas. A região Norte, por exemplo, apresenta quase 70% de toda a água doce do país, além de também possuir a maior quantidade de rios preservados, haja vista que se trata da região com as menores taxas de urbanização e densidade demográfica.

Se observarmos os dados de disponibilidade hídrica per capita para cada uma das unidades federativas, podemos visualizar melhor como esse recurso encontra-se mal distribuído. A seguir, temos o ordenamento dos estados conforme essa disponibilidade, medida em m3 de água para cada habitante no período de um ano:

Riquíssima disponibilidade de água (mais de 20.000 m³/hab/ano): Acre, Amazonas, Amapá, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Muito rica disponibilidade de água (mais de 10.000 m³/hab/ano): Maranhão, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná.

Rica disponibilidade de água (mais de 5.000 m³/hab/ano): Espírito Santo e Piauí

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Situação adequada em disponibilidade de água (mais de 2.500 m³/hab/ano): Bahia e São Paulo.

Pobre em disponibilidade de água (menos de 2.500 m³/hab/ano): Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Situação crítica (menos de 1.500 m³/hab/ano): Paraíba e Pernambuco.

Se considerarmos apenas a disponibilidade de água por região em termos proporcionais, teremos a seguinte relação:

Região Norte: 68%

Região Centro-Oeste: 16%

Região Sul: 7%

Região Sudeste: 6%

Região Nordeste: 3%

Como já ressaltado, a região Norte é a que mais possui recursos hídricos e, no entanto, é a menos habitada, com apenas 7% da população brasileira. A região Nordeste, por sua vez, é a que possui menos água, lembrando que esse recurso encontra-se mal distribuído também dentro da região, concentrando-se mais nas áreas litorâneas da Zona da Mata e também no Meio Norte. Já as regiões Sul e Sudeste contam, igualmente, com um montante bastante limitado ao passo em que seus níveis de consumo são bastante acentuados.

Historicamente, uma boa parte da região Nordeste, sobretudo a região do Polígono das Secas, sofre com as secas que se sucedem ciclicamente, embora existam projetos que possam atenuar o problema. Recentemente, a falta de água também afetou a região Sudeste e, em maior grau, a região metropolitana de São Paulo, causando uma grave crise hídrica que vem afetando a vida de mais de 20 milhões de pessoas.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Você sabe em quais países estão as maiores reservas de água do mundo? Olhe só!

1º. Brasil

Nosso país tem a maior reserva de água doce do mundo, com 6.950 quilômetros cúbicos do líquido (isso é o mesmo que 2,78 bilhões de piscinas olímpicas)! Uma enorme quantidade desse recurso (70%) está localizada na Amazônia – o Rio Amazonas e seus afluentes correspondem a 1/5 de toda água do mundo!

2º. Rússia

O segundo colocado no ranking possui 4.500 quilômetros cúbicos  (o mesmo que 1,8 bilhão de piscinas olímpicas) de água doce em seu território, cheio de rios e lagos. O maior reservatório russo fica no Lago Baikal – mas o local está com níveis de água mais baixos, e preocupantes, desde 2015, por causa da exploração descontrolada.

3º. Canadá

País mais ao norte das Américas, o Canadá tem 2.900 quilômetros cúbicos (equivalente a 1,16 bilhão de piscinas olímpicas) de água doce! O país tem 7% de toda a água doce do planeta (a maior parte está em lagos) e apenas 1% da população mundial!

Fontes: Associação Mundial para a Água, UNESCO e Relatório Mundial da ONU sobre Desenvolvimento de Recursos Hídricos.

O Brasil é considerado uma potência econômica mundial quando o assunto é a disponibilidade hídrica, haja vista que o território brasileiro concentra cerca de 12% de todas as reservas de água existentes no mundo. Mas isso não significa que o país não passe ou nunca tenha passado por crises de falta de água. E a principal razão é a questão da distribuição da água no Brasil e sua utilização.

Podemos dizer que as reservas de água encontram-se má distribuídas no país. A região Norte é a que apresenta a maior parte da disponibilidade, enquanto as regiões Nordeste e Sudeste apresentam um número menor dessas reservas, seguindo uma ordem inversamente proporcional ao número de habitantes dos respectivos lugares em questão. Observe a tabela a seguir:


Disponibilidade hídrica dos estados em metros cúbicos por habitante em um ano

Como podemos perceber, o índice per capta da disponibilidade hídrica, isto é, a quantidade de recursos hídricos disponíveis em relação ao número de habitantes, é maior em estados pertencentes à região Norte e Centro-Oeste do país (exceto o Rio Grande do Sul), pois essas áreas apresentam uma menor densidade populacional e bacias hidrográficas com maiores vazões. Nos demais locais, a disponibilidade é menor que 20000 m³ para cada habitante durante o ano, chegando, em alguns locais, a níveis inferiores a 1500 m³.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Se observarmos, por outro lado, o consumo frente à disponibilidade conforme as regiões, tal qual o gráfico a seguir nos apresenta, podemos chegar a novas conclusões a respeito desse cenário:


Gráfico da distribuição de água no Brasil por regiões

Portanto, a região Norte, que concentra menos de 7% da população, possui cerca de 68% das reservas hídricas do país, enquanto o Sudeste e o Nordeste, regiões mais populosas, apresentam apenas 6% e 3% das reservas, respectivamente. Mas isso não significa, é claro, que as regiões mais abastadas de água estejam livres de uma crise de água, haja vista que, além da disponibilidade, são necessários planejamento, gestão e infraestrutura para garantir a distribuição desse recurso para todos os habitantes, o que nem sempre acontece.

Um exemplo disso é a própria região Nordeste, pois os problemas históricos relacionados com a seca não ocorreram nas áreas mais populosas, que se situam perto do litoral, mas sim na área do chamado polígono das secas, onde as densidades demográficas são menores. Isso nos revela que o problema da falta de água não necessariamente está relacionado com a quantidade de habitantes, e sim com questões políticas e administrativas que permeiam as diferentes esferas governamentais.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Onde se encontra a maior reserva de água doce do Brasil?

No Brasil, um dos aquíferos subterrâneos de maior importância é o Aquífero Guarani, considerado a maior reserva de água doce do planeta, com um volume de água estimado em aproximadamente 55.000 km³ e uma profundidade máxima em torno de 1.800 m.

Qual a região do Brasil que concentra a maior parte da água doce do país?

De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, a Região Hidrográfica Amazônica representa cerca de 40% do território brasileiro e possui mais de 60% de toda a disponibilidade hídrica do País.

Onde está a maior reserva de água doce do planeta?

O Lago Baikal – no sul da Sibéria, na Rússia –, maior reserva de água doce do mundo, baixou para um nível considerado crítico, aumentando os temores de escassez para a população e de consequências negativas para o ecossistema.

Toplist

Última postagem

Tag