Qual objetivo do condensador de refluxo?

A presente prática tem como principal objetivo esclarecer sobre o uso correto do aparelho condensador.

Material

- Aparelho de destilação (conforme ilustração abaixo);
- 30 ml de caldo de cana (garapa);

Procedimento

Qual objetivo do condensador de refluxo?

Monte a aparelhagem para destilar, acrescentando o caldo de cana ao balão.

Aprenda agora qual a utilidade a que se refere cada item ilustrado acima.

1. Bico de bunsen: espécie de chama que aquece o líquido, neste caso o caldo de cana.

2. Suporte universal: serve como apoio à aparelhagem.

3. Balão de destilação: é onde o líquido se encontra antes de ser destilado.

4. Condensador: faz com que o vapor de água se transforme em líquido.

5. Saída de água: também conjunta ao condensador, ela permite a saída de água quente.

6. Entrada de água: ela faz parte do condensador e permite a entrada de água corrente (fria) ao processo.

7. Kitassato: recipiente coletor do destilado.

Falamos até agora da função de cada aparelho no processo, mas como ele funciona num todo? A peça básica de um equipamento de destilação é o condensador. Ele recebe este nome porque funciona a partir da condensação: mudança do estado gasoso para o líquido.

O condensador permite uma troca de temperatura do líquido em seu interior, em razão da entrada e saída de água. A água fria que entra pela abertura 5 resfria o vapor quente, e logo em seguida, sai pela abertura 6.

Conclusão: O líquido que foi evaporado dentro do balão (em virtude do aquecimento) é revertido ao estado líquido através do resfriamento dentro do condensador. O líquido obtido no kitassato é referente ao álcool no estado puro.

Sugestão: aplique a presente prática durante o estudo do conteúdo “Métodos de separação de misturas homogêneas”.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual objetivo do condensador de refluxo?

Condensador Liebig

Um condensador tem como finalidade condensar vapores gerados pelo aquecimento de líquidos em processos de destilação simples. Ele é dividido em duas partes: Uma onde passa o vapor que se tem interesse em condensar e outra onde passa um líquido (normalmente água) resfriado para abaixar a temperatura interna.
Um vapor aquecido entra no condensador e encontra uma superfície com uma temperatura inferior ao seu ponto de ebulição, e então condensa (ou liquefaz).
O condensador Liebig deve o seu nome ao químico alemão Justus von Liebig (1803-1873), que foi o primeiro a introduzir, na formação universitária dos químicos, o trabalho prático de laboratório.
Eles são instrumentos que têm aplicação exclusiva na destilação e têm como função condensar (passagem do estado gasoso ao estado líquido) os vapores obtidos na destilação.

Condensador de Liebig

O condensador de Liebig ou reto é um instrumento laboratorial constituído por um tubo de vidro de forma cilíndrica no interior do qual se encontra outro tubo de vidro de menor diâmetro. O condensador de Liebig é utilizado nas destilações em que o líquido entra em ebulição mais rapidamente e produz grandes quantidades de vapor, percorrendo o tubo cilíndrico reto.

Condensador Allihn

O condensador Allihn ou condensador bola, a água é responsável pelo arrefecimento do sistema, circula externamente e o vapor internamente nas “bolas”, escorrendo e sendo recolhido na parte inferior. Nesse tipo a água deve ser injetada na parte inferior e recolhida na superior para que a câmara mantenha-se sempre cheia de líquido e torne o equipamento mais eficiente. A ebulição é mais lenta por percorrer as bolas.

Condensador Graham

No condensador Graham de serpentina geralmente um Balão de destilação é acoplado em cada bocal. O vapor gerado no primeiro balão circula na câmara maior e a água resfriada circula na serpentina. Ao entrar em contato com a superfície resfriada da serpentina, o vapor condensa e escorre pelas paredes internas, sendo coletado no segundo balão. Sua ebulição é mais lenta dos três tipos de condensadores.

onde comprar

Esta entrada foi publicada em Condensador, Sem categoria e marcada com a tag condensador, laboratório, vidro. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Qual a função de um condensador de refluxo?

Condensador Allihn ou de refluxo, é um aparelho, geralmente de vidro, utilizado em laboratório para destilação, onde a água,responsável pelo arrefecimento do sistema, circula externamente e o vapor internamente nas "bolhas", escorrendo e sendo recolhido na parte inferior.

Qual é a finalidade do condensador?

O condensador permite uma troca de temperatura do líquido em seu interior, em razão da entrada e saída de água.

Qual a função do aquecimento em refluxo?

O Refluxo é uma técnica utilizada quando uma reação é lenta à temperatura ambiente e necessita de aquecimento para que a reação ocorra mais rapidamente. O refluxo permite que a mistura seja aquecida à temperatura de ebulição do solvente, sem ocorrer perda dos reagentes nem dos solventes por evaporação.

Para que serve o condensador de laboratório?

O condensador para laboratório é um instrumento de alta valia para laboratórios, pois tem a função de realizar a condensação de vapores oriundos dos processos de aquecimentos de fluidos.