Qual o significado do filme Patch Adams?

O nome soa familiar? Você deve ter lembrado do filme "Patch Adams: o amor é contagioso" (Tom Shadyac, 1998), com o ator Robin Williams no papel do protagonista.

O longa-metragem é inspirado na história real de Hunter Doherty "Patch" Adams, um médico americano que revolucionou o atendimento a pacientes em hospitais do mundo inteiro em 1971, com a fundação do Instituto Gesundheit.

A ideia era simples, mas inovadora para a época: levar palhaços até os hospitais para divertirem os pacientes. A proposta inusitada iniciou um movimento mundial em instituições médicas de 120 países, que incluíram a palhaçoterapia no tratamento de doenças.

Desde então, Patch Adams se tornou uma referência mundial no atendimento humanizado e já escreveu dois livros, “Gesundheit” e “House Calls”, ambos traduzidos para 14 idiomas. Como palestrante internacional, nos últimos trinta anos, já visitou mais de 70 países e até hoje inspira profissionais de saúde a incluírem a diversão no tratamento de doenças.

Conheça a biografia de Patch Adams e o que a iniciativa do médico tem a ensinar no acolhimento de pacientes em hospitais, principalmente se você atua na área de saúde mental.

Qual o significado do filme Patch Adams?

Quem é o verdadeiro Patch Adams?

Filho de um militar e uma professora, Hunter Doherty Adams nasceu em 28 de maio de 1945, em Washington D.C., Estados Unidos. A morte do pai em 1961 e o bullying sofrido na escola por defender causas sociais fizeram Patch tomar uma decisão que mudaria toda sua vida: ele faria uma revolução do amor. Estudou medicina na Virginia Medical University e, no tempo livre, realizava apresentações como palhaço.

O sonho em espalhar a felicidade fez com que o jovem médico buscasse soluções para integrar o hospital e a comunidade. O resultado foi a fundação do Instituto Gesundheit, entidade sem fins lucrativos que promove a atenção médica holística. A instituição defende que a saúde do indivíduo não pode ser separada, e nem tratada, longe da família, da comunidade e da sociedade como um todo.

Patch Adams se define como um ativista pela paz, justiça e cuidado para todas as pessoas. Desde os 18 anos de idade, ele se comprometeu a demonstrar estas qualidades: feliz, divertido, amoroso, cooperativo, criativo e atencioso. E foi esta visão de mundo que ocasionou uma revolução nos hospitais.

Como Patch Adams revolucionou o atendimento em hospitais de todo mundo

Qual o significado do filme Patch Adams?

Patch Adams em visita ao Marrocos. The GeSundheit! Institute/Divulgação 

Patch Adams é um dos pioneiros da humanização da assistência hospitalar, processo desencadeado pelos estudos da relação entre humor e saúde no campo da medicina nas décadas de 1960 e 1970. A humanização envolve melhorar a relação entre profissionais de saúde, pacientes e instituições médicas, a partir do resgate da afetividade nas relações, da valorização das queixas e do cuidado com o outro.

O objetivo é praticar um cuidado mais humano, a partir de um conceito ampliado de saúde, que vai além do corpo físico. A doença e os sintomas deixam de ser a principal preocupação e dão lugar à pessoa, sua ambientação na instituição de saúde e sentimentos por estar internada. A prioridade são as necessidades subjetivas dos pacientes, que muitas vezes não são expressas em prontuários médicos. Dessa forma, a palhaçoterapia oferece uma melhora no humor e na saúde mental.

E esta é a missão do Instituto Gesundheit, que organiza desde 1985 excursões de voluntários para promover a alegria como ferramenta terapêutica ao redor do mundo. A Global Outreach atende principalmente comunidades pobres, zonas de guerra, campos de refugiados e áreas de desastre.

Em 2002, uma das viagens se tornou tema do documentário “Clown in Kabul”, que registrou ao trabalho de 22 palhaços para levar ajuda e insumos médicos ao Afeganistão.

Trajetória incrível, não é? E você pode aprender com o próprio Patch Adams como realizar um atendimento humanizado e promover a saúde mental entre seus colegas e pacientes.

Ele enfatiza a ideia de que não é só a ciência e a medicina que podem salvar vidas, mas também o amor, atenção e a compaixão, mostrando nos que somente atraves do amor e alegria se constroi e reconstroi vidas.

Como morreu o amigo de Patch Adams?

Em 1976 seu melhor amigo morreu atacado por um psicopata (e não sua namorada, como aparece no filme Patch Adams, de 1998). Ele ficou depressivo, mas reabilitou-se com o tempo.

Qual a mensagem principal do filme O Amor é Contagioso porque Patch Adams?

A mensagem transmitida é de que os pacientes não deveriam ser tratados somente como números, mas como pessoas e, por isso, tratadas com dignidade.

Qual é o assunto tratado no filme Patch Adams?

Para ele, mais do que espalhar alegria e carinho, é preciso agir para mudar o mundo. Adams acredita e defende que todas as pessoas devem se esforçar ao máximo para ajudar o próximo, independentemente do lugar e como. Patch Adams também afirma que a verdadeira missão de um médico é cuidar e não curar as pessoas.

Quem morreu no filme Patch Adams?

Robin Williams O americano Hunter Doherty, mais conhecido como "Patch Adams, o médico do riso", declarou estar "sentindo muita dor" pela morte do ator Robin Williams, que protagonizou um filme sobre sua vida, informaram nesta quarta-feira à Agência Efe os organizadores de um simpósio em Lima no qual participou.

Como é o início da vida de Patch Adams?

Desde a faculdade, acreditava que mais que tratar a doença, era preciso cuidar do paciente. Antes de pensar em virar médico, Patch Adams teve que superar um problema grave: aos 18 anos, perdeu o pai, ficou deprimido e chegou a se internar em três hospitais psiquiátricos.

Que lições podemos tirar do filme Patch Adams?

Enquanto os outros médicos estudavam apenas as doenças isoladamente, Adams valorizava seus pacientes e buscava oferecer um tratamento também para o emocional. Solidariedade, empatia e a necessidade de quebrar certos paradigmas são os principais ensinamentos deste filme que fez muitos chorarem no cinema.

Qual foi a grande luz que transformou Adams em Patch Adams?

Qual foi a 'grande luz' que transformou Adams em Path Adams? A grande luz foi a percepção dele de que outras pessoas tinham problemas e problemas grandes e que faziam com que os dele parecessem pequenos. O que lhe trouxe a visão de que ele deveria fazer algo para ajudar essas pessoas de uma forma humanista.

Quais comportamentos de patch expressam a humanização?

"Patch Adams recomenda que você ajude a manter sua saúde através da alegria, do riso e da gentileza. Ele também sugere que, às vezes, o tratamento mais eficaz é a esperança, o amor, o relaxamento e a simples alegria de viver,” Robin Williams.

O que é Patch Adams?

Hunter Doherty Adams, mais conhecido pelo apelido, Patch (que significa "remendo"), age como um palhaço, todos os dias, há 50 anos.

Qual a idade de Patch Adams?

76 anos (28 de maio de 1945) Patch Adams/Idade

Porque Patch Adams se internou?

Desde a faculdade, acreditava que mais que tratar a doença, era preciso cuidar do paciente. Antes de pensar em virar médico, Patch Adams teve que superar um problema grave: aos 18 anos, perdeu o pai, ficou deprimido e chegou a se internar em três hospitais psiquiátricos.

Qual a mensagem que o filme Patch Adams quer passar?

Ele enfatiza a ideia de que não é só a ciência e a medicina que podem salvar vidas, mas também o amor, atenção e a compaixão, mostrando nos que somente atraves do amor e alegria se constroi e reconstroi vidas.

Qual a principal mensagem do filme Patch Adams O amor é Contagioso *?

A mensagem transmitida é de que os pacientes não deveriam ser tratados somente como números, mas como pessoas e, por isso, tratadas com dignidade. Ele se negava a se referir aos pacientes como números.

O que é verdade no filme Patch Adams?

O longa-metragem é inspirado na história real de Hunter Doherty "Patch" Adams, um médico americano que revolucionou o atendimento a pacientes em hospitais do mundo inteiro em 1971, com a fundação do Instituto Gesundheit.

Quais comportamentos de Patch expressam a humanização?

Patch destacou-se por defender a idéia de que princípios como alegria, humor, amor, cooperatividade e criatividade devem estar presentes na boa medicina, sendo ele hoje o principal nome relacionado à luta pela humanização na saúde.