Qual o osso mais forte e mais longo de todo o corpo?

Autor: Rafael Lourenço do Carmo MD • Revisor: Lívia Lourenço do Carmo MD
Última revisão: 25 de Outubro de 2022
Tempo de leitura: 8 minutos

Os ossos formam o sistema esquelético do corpo humano, e são responsáveis pela rigidez somática, armazenamento de diferentes micronutrientes e por abrigar a medula óssea. Eles produzem ainda as hemácias e as várias formas de leucócitos, e participam do contorno estrutural e do movimento. Os ossos são essenciais para a postura bípede que os humanos têm desde o último grande avanço evolutivo.

Os duzentos e seis ossos do corpo humano adulto são divididos em grupos a partir de suas características gerais, como forma, localização e tipo de desenvolvimento.

Este artigo vai descrever os aspectos anatômicos e histológicos dos ossos.

Fatos importantes
Definição O osso é um tecido vivo e rígido do corpo humano que forma o sistema esquelético
Estrutura Osso cortical - camada externa
Tecido ósseo (osso esponjoso) - camadas internas
Canal medular - contém medula óssea vermelha (ativa) ou amarela (inativa)
Componentes celulares Osteoblastos - células formadoras de osso
Osteócitos - osteoblastos inativos
Osteoclastos - células que reabsorvem o osso
Tipos de tecidos Osso compacto (osso cortical) - composto por ósteons
Osso trabecular (osso esponjoso) - composto por trabéculas ósseas 
Tipos de ossos Ossos longos (ex.: fêmur)
Ossos curtos (ex.: ossos do carpo)
Ossos chatos (ex.: ossos do crânio)
Ossos irregulares (ex.: vértebras)
Ossos sesamoides (ex.: patela)
Notas clínicas Raquitismo, osteomalácia, osteoporose, fraturas

O que é um osso?

Um osso é uma estrutura formada por tecido conjuntivo calcificado. Substâncias inorgânicas e fibras colágenas formam uma matriz que contém células conhecidas como osteócitos. Essas células são as mais comumente encontradas em ossos maduros, e são responsáveis por manter o crescimento e a densidade dos ossos. No interior da matriz óssea, o cálcio e o fosfato são armazenados em abundância, fortalecendo a estrutura óssea e tornando-a mais densa.

Você sabe quantos ossos temos no nosso corpo? Sabe a diferença entre os sistemas muscular e esquelético? Dê uma olhada nos artigos abaixo e tenha a resposta para estas perguntas.

Cada osso se conecta com um ou mais ossos através de uma articulação (única exceção: osso hioide). A articulação, com seus tendões inseridos e a musculatura adjacente permite que o esqueleto aja como uma alavanca que direciona a força de movimento. O interior dos ossos (medula) contém medula óssea vermelha (sítio primário da hematopoiese) ou medula óssea amarela (formada por tecido adiposo).

Quer aprender todos os 206 ossos do corpo humano? Confira a nossa apostila de exercícios gratuita sobre o sistema esquelético.

As duas principais formas de desenvolvimento dos ossos são as formas endocondral e membranosa. Essa característica em particular, juntamente com o formato do osso é utilizada para classificar o sistema esquelético. 

Se você quiser aprender mais sobre as formas de desenvolvimento ósseo, confira o artigo a seguir.

Os principais tipos de ossos são:

  • longo
  • curto
  • plano
  • sesamoide
  • irregular

Tipos de osso

Ossos longos

Esses ossos se desenvolvem através de ossificação endocondral, um processo no qual uma placa de cartilagem hialina é lentamente substituída pelo tecido ósseo. Os ossos longos possuem uma diáfise, a parte média do osso, que conecta as suas duas extremidades, conhecidas como epífises. A cavidade medular é revestida pela diáfise, que é formada por osso compacto. A epífise é composta principalmente por osso esponjoso, e é revestida por uma fina camada de osso compacto.

A metáfise está situada na borda entre a diáfise e a epífise, no colo do osso, e é o local onde ocorre o crescimento ósseo.

Esse grupo de ossos inclui:

  • a clavícula
  • o úmero
  • a ulna
  • o rádio
  • os ossos metacarpais e metatarsais
  • as falanges
  • o fêmur
  • a fíbula 
  • a tíbia

Ossos curtos

Nos ossos curtos, geralmente o comprimento do osso é semelhante à sua largura.

Nesse tipo ósseo, uma fina camada externa de osso compacto cobre o osso trabecular e a medula óssea, criando uma forma que é mais ou menos cuboide.

A principal função dos ossos curtos é fornecer estabilidade e algum grau de movimento.

Os ossos curtos são encontrados no carpo e no tarso, respectivamente na mão e no pé. Alguns exemplos de ossos curtos são:

  • O escafoide
  • O semilunar
  • O calcâneo
  • O tálus
  • O navicular

Ossos planos

Nos ossos planos, duas camadas de osso compacto recobrem tanto o osso esponjoso como a medula óssea. Eles crescem substituindo o tecido conjuntivo. As suas superfícies articulares são revestidas por fibrocartilagem.

Esse grupo é formado por:

  • ossos do crânio
  • costelas
  • esterno
  • escápula

A principal função dos ossos planos é proteger os órgãos internos, como o cérebro, o coração e os órgãos pélvicos. Além disso, devido às suas formas planas, esses ossos fornecem grandes áreas para inserções musculares.

Ossos irregulares

Devido à sua forma e estrutura irregular e variável, os ossos irregulares não se encaixam em nenhuma outra categoria. Nesse tipo ósseo, uma fina camada de osso compacto recobre uma massa constituída principalmente de osso esponjoso.

A forma complexa desses ossos os permitem proteger estruturas internas. Por exemplo, os ossos irregulares da pelve protegem os órgãos dessa cavidade.

Alguns exemplos de ossos irregulares incluem:

  • os ossos da coluna vertebral (vértebras)
  • os ossos da pelve (ílio, ísquio e púbis)

Ossos sesamoides

Os ossos sesamoides são incorporados a tendões. Geralmente são pequenos e possuem formato oval.

Eles são encontrados na extremidade distal de longos ossos dos membros superiores e inferiores, ao longo do trajeto dos tendões.

Alguns exemplos de ossos sesamoides são a patela, no joelho, e o osso pisiforme do carpo.

A principal função dos ossos sesamoides é proteger os tendões de estresse  e desgaste excessivos, ao reduzirem o atrito no local.

Está se sentindo inseguro com toda essa informação sobre os ossos? Fazer testes e questionários é uma ótima forma de aprender mais, e mais rápido! E aqui no Kenhub você ainda pode personalizar os seus testes, criando um sob medida de acordo com suas preferências! Veja abaixo:

Nota clínica

Existem doenças que afetam a densidade óssea. O raquitismo, por exemplo, é uma deformidade óssea vista em crianças pequenas com carência de de vitamina D. Suas pernas são disformes e elas têm problemas para caminhar. Apesar da cirurgia poder ajudar, o dano é irreversível. 

Já nos adultos, a osteomalácia ocorre quando a falta de cálcio e fosfato leva à mineralização deficiente do osso. A densidade óssea se reduz e o osso se torna macio.  

A osteoporose tem sido identificada em todas as idades, mas é mais frequente em mulheres após a menopausa e, principalmente, nas mais idosas. Uma redução progressiva na densidade óssea aumenta o risco de fraturas. Pacientes com longo histórico de uso de esteróides estão sob especial risco.

Um outro tipo de alteração óssea muito comum são as fraturas que ocorrem devido a traumas. Nesses casos, as extremidades dos ossos têm que ser aproximadas para que o osso se remodele formando um calo ósseo, que é seu processo de cicatrização.

Referências

Todo o conteúdo publicado no Kenhub é revisado por especialistas em medicina e anatomia. As informações que nós fornecemos são baseadas na literatura acadêmica e pesquisas científicas. O Kenhub não oferece aconselhamento médico. Você pode aprender mais sobre nosso processo de criação e revisão de conteúdo lendo nossas diretrizes de qualidade de conteúdo.

Bibliografia:

  • Kyung Won Chung and Harold M. Chung, Gross Anatomy, Sixth Edition, Wolters Kluwer: Lippincott, Williams and Wilkins, Chapter 1, p.1-2.

Ossos - quer aprender mais sobre isso?

As nossas videoaulas divertidas, testes interativos, artigos em detalhe e atlas de alta qualidade estão disponíveis para melhorar rapidamente os seus resultados.

Com quais você prefere aprender?

“Eu diria honestamente que o Kenhub diminuiu o meu tempo de estudo para metade.” – Leia mais.

Kim Bengochea, Universidade de Regis, Denver

© Exceto expresso o contrário, todo o conteúdo, incluindo ilustrações, são propriedade exclusiva da Kenhub GmbH, e são protegidas por leis alemãs e internacionais de direitos autorais. Todos os direitos reservados.

Qual o osso mais forte e mais longo do corpo humano?

Fêmur: osso mais longo do corpo humano. É responsável por formar a coxa.

Qual é o osso que mais forte?

O osso mais forte do corpo humano está na sua cabeça Nada disso: o osso mais forte é a mandíbula, também chamada de maxilar inferior. Além de ser o único osso móvel do crânio, ele é capaz de manter os dentes, suportar grandes níveis de estresse e se movimentar repetidamente por toda a vida.

Quais os ossos mais fortes do corpo humano?

Essa é uma curiosidade um pouco mais conhecida, mas não por isso menos interessante: o maior osso do corpo humano é o fêmur, também conhecido como o osso da coxa. Além disso, ele também é o mais resistente, podendo aguentar uma pressão de até 1.230 kg sem se ferir.

Qual é o osso mais frágil do corpo humano?

Osso lacrimal
Osso lacrimal em verde, dentro da órbita ocular.
Latim
os lacrimale
Osso lacrimal – Wikipédia, a enciclopédia livrept.wikipedia.org › wiki › Osso_lacrimalnull

Toplist

Última postagem

Tag