Qual lição o filme ensina sobre desenvolvimento pessoal À Procura da Felicidade?

Olá.

Eu gosto muito dessa época do ano: pelo clima, céu azul, noites frias, roupas quentes… Para quem mora na região sul e sudeste é aquela hora de ter, algumas vezes, a oportunidade de ficar em casa, deitado no sofá e assistir a um bom filme.

Recentemente, assisti “Um filme muito bacana para aprender boas lições de vida é “À Procura da Felicidade”, com Will Smith, um filme maravilhoso, mas muito triste, que narra o drama de um pai que viveu uma grande crise financeira e precisou morar na rua por alguns meses junto com seu filho, o filme foi lançado em 2007  mas é uma ótima opção até hoje!

Eu o assisti diversas vezes e ao vê-lo novamente hoje resolvi escrever este artigo e mostrar os pontos que achei mais importantes dele e que podemos trazer ao nosso dia-a-dia pessoal e profissional. Will Smith representa o personagem Chris.

No filme assistimos o personagem passando por momentos cada vez piores em sua vida, não conseguindo vender o seu produto, logo, os problemas financeiros atingem sua família, acaba por se afastar de sua mulher, e sem lugar certo para morar, o vemos dormindo em hotéis, estações de metrô e albergues tudo isso junto com seu filho!

Ora em muitos momentos podemos ver a determinação e propósito em não desistir e continuar na luta

O que muita gente talvez não saiba é uma história verdadeira e que é inspirada na vida do empresário Chris Gardner, que passou por todos os problemas retratados no filme até chegar ao sucesso como corretor da bolsa de valores. ( foto abaixo empresário Chris Gardner, Will Smith e filho)

Na nossa luta de matar um leão por dia, muitas vezes nós também passamos por cima de situações que nos incomodam, nos chateiam e nos deixam infelizes no trabalho. Não fazer o que se gosta, não estar alinhado com os valores da empresa, ter um chefe difícil, e muitas outras coisas mais, tudo isso requer da gente energia, dedicação e esforço. Afinal, somos profissionais.

Mas e a nossa vontade? É preciso estar atento ao que queremos e como construímos, hoje, o nosso amanhã, tomando para si o compromisso da própria felicidade. Não podemos deixá-la ao acaso. O compromisso é de lutar pelo queremos. Não podemos abrir mão. Ou então, ao olharmos para trás, constataremos que foi somente um sonho que não virou realidade.

Fazendo uma reflexão sobre o filme podemos tirar algumas lições :

- Nunca desista (Por mais que a situação não esteja boa e pareça que não tenha um “fim”, continue e acredite em seus objetivos)

- Busque a eficiência (Por mais que isso signifique quebrar algumas regras, foque sempre no resultado)

- Não sofra por antecipação (Viva o hoje intensamente, lute e conquiste suas próprias vitórias)

- Se você não teve um Líder seja um (Muitas pessoas ainda não trabalharam com um líder, somente chefes, não é motivo para se desanimar! Busque e aplique as coisas em que você acredita que funcionem)

- Tenha um sonho (E corra atrás dele)

- Aceite desafios (E faça o máximo para passar por eles)

- Celebre suas conquistas (e compartilhe com pessoas queridas)

E por fim será que é só isso ?

Essa pergunta simples é para nos leva a pensar: "Como eu estou me desenvolvendo pessoal e profissionalmente ?", O que tenho feito para para alcançar o meu objetivo ? "Estou conseguido desenvolver minhas habilidades?". Buscando desenvolvimento e conhecimento é fundamental para, conhecer seus pontos fracos e potencializar o pontos fortes é indispensável para obter bons resultados.

No filme o personagem corre atrás do seu desenvolvimento, faz o curso se dedica ao máximo e consegue a vaga como corretor.

Nesta reflexão saiba que você é o maior conhecedor de si mesmo, priorize suas ações, foque nos pontos fracos, transforme em oportunidades de crescimento, análise quais as habilidades devem ser desenvolvidas primeiro, invista em treinamentos, cursos, workshop, busque conhecimento, o primeiro passo para o desenvolvimento é conhecer o conceito da habilidade que quer buscar. Para depender das oportunidades que o mercado oferece você precisa estra preparado.

E o como reagimos para :

• Mudar nossas frustrações e com os nossos desejos não correspondidos, na hora e do jeito que queremos?

• Como reagimos quando o nosso sonho não realiza? Batemos o pé? Choramos ou criamos uma forma diferente de resolver o nosso problema ou simplesmente desistimos de nossos sonhos?

• Como os nossos pais nos ensinaram a lidar com estes “nãos” da vida?

• O que aprendemos com os “nãos” da vida?

• Como fazemos em nosso ambiente de trabalho com os “não” que recebemos?

• Somos vítimas da vida? Ou lutamos por ela?

• Temos CORAGEM de ir atrás de nossos DESEJOS? Ou ficamos reclamando de tudo?

• O que eu faço hoje é o que realmente importa para mim?

Não deixem que lhe façam pensar que você não é capaz de fazer algo porque essa pessoa não consegue fazer.

 Se você deseja alguma coisa, se quer realmente, lute por isso.

Você pode ter sucesso, e além disso, ainda ter tempo para sua família. O sucesso não significa ter dinheiro e sim, ter tempo para viver, ter tempo com quem você ama. Ter os dois ao mesmo tempo então, seria melhor ainda. E já é possível.

Os grandes empreendedores conseguem e você também pode. O segredo são algumas características e maneiras que te ajudam a usufruir dos seus resultados de maneira saudável, sem precisar deixar nada de lado e apenas ficar focado no trabalho.

Se você não aproveitar a vida no momento certo, o tempo não irá voltar e você pode se arrepender por não ter acompanhado, por exemplo, o crescimento dos seus filhos e não ter brincado com eles da forma como gostaria. Aproveitar a disposição que você tem hoje é fundamental. Então não perca tempo!

Citando o professor Mario Sérgio Cortella – Se você quer algo : Pare com as enrolações e passe a tomar decisões “

Existem pessoas que passam a vida “arrastando caixão”, lamentando o passado. Como diz Miguel de Cervantes, “seja passado o passado. Toma-se outra vereda e pronto!”

 Ponto final!

E me fala, o que achou desse conteúdo? Se gostou, agradeço pelo seu precioso curtir, escreva seus comentários, fale o que sentiu e compartilhe sua opinião, ela é muito importante.

Em seus comentários, compartilhe e marque amigos da sua rede neste artigo para que eles possam receber também este conteúdo.

Se desejar lêr demais artigos publicados acesse aqui.

Se deseja conhecer nossa proposta sobre cursos, palestras para alta equipes de alta performance que a DNA  realiza, entre em contato conosco?

Pelo e-mail: 

Até breve!!

#competição #cooperação #trabalho #carreira #pessoas #vida #futuro #equipe #aprendizado #conhecimento #experiência #vida #sucesso #prosperidade #compartilhar #networking #trabalhoemequipe #evolução #mindset #crescimento #profissional #pessoal #evolução #coach #emprego #estudo #desenvolvimento #humano #líder #liderança #dnatreinamento #propósito #liderança

_____________________________________________________________

A procura da felicidade. Lançamento Fevereiro de 2007 (1h 58min Direção: Gabriele Muccino Elenco: Will Smith, Thandie Newton, Jaden Smith maisGêneros Comédia dramática, Biografia Nacionalidade EUA.

Qual a lição que o filme À Procura da Felicidade ensina sobre desenvolvimento pessoal?

Todo mundo que trabalha sabe o quanto é bom sentir-se produtivo e atuante. Importante também é receber os frutos desse trabalho e poder dividi-los com quem se ama ou ao menos com aqueles que dependem de nós.

Que lição o filme ensina sobre desenvolvimento pessoal?

Uma das principais lições do filme é a como definir metas. No longa, mesmo com todas as dificuldades, Chris tinha metas e objetivos bem claros em sua vida. Ele sabia o que queria, sabia por que se esforçava, e principalmente, ele vislumbrava como seria a sua vida quando alcançasse os seus sonhos.

Quais as lições do filme À Procura da Felicidade?

MARIANA CARVALHO GARCIA DE SOUZA.
As lições que aprendi do filme foram: ... .
Busque a eficiência - Foque sempre no resultado. ... .
Não sofra por antecipação - Viva o hoje intensamente, lute e conquiste suas próprias vitórias. ... .
Tenha um sonho - E corra atrás dele. ... .
Aceite desafios - E faça o máximo para passar por eles..

O que aprendi com Chris Gardner?

Pense no que pode fazer de melhor com o que tem nas mãos. Tenha disciplina. Mantenha-se no caminho mesmo quando encontrar dificuldades. Lembre-se: aprendemos com os erros e os acertos.

Toplist

Última postagem

Tag