Qual e a relação entre a Guerra dos Sete Anos ea mudança?

Com estes exercícios sobre a Guerra dos Sete Anos, você poderá averiguar os conhecimentos que obteve a respeito de uma das principais guerras da Idade Moderna. Publicado por: Cláudio Fernandes

A chamada Guerra dos Sete Anos (1756-1763) foi um conflito que envolveu os principais reinos europeus do século XVIII, como Áustria, Prússia, Rússia, França e Inglaterra. A guerra teve início em 1756, com duas disputas principais: uma travada entre Prússia e Áustria, e outra, entre Inglaterra e França. Essas disputas envolviam os territórios de:

a) Alsácia e Lorena

b) Guianas e Antártida

c) Renânia e Santa Helena

d) Sibéria e Crimeia

e) Silésia e Minorca

A Guerra dos Sete Anos, em virtude de sua grande proporção, exigiu o posicionamento de todos os principais reinos europeus. Um dos reinos que mais postergaram a sua decisão de entrar efetivamente na guerra foi Portugal. A vizinha Espanha era aliada dos franceses contra os ingleses. Portugal, em 1762, optou por ficar do lado inglês. Essa opção repercutiu no Brasil Colonial, em especial na região Sul do país, que:

a) insurgiu-se contra a coroa portuguesa e também ficou do lado dos franceses.

b) que se aproveitou da ocasião e pôs em ação a chamada Revolução Farroupilha.

c) comandada pelo italiano Giuseppe Garibaldi, lutou na guerra ao lado dos franceses.

d) foi alvo da invasão espanhola em 1763.

e) teve todo o seu território vendido para a Espanha.

Em grande parte do tempo da Guerra dos Sete Anos, os conflitos estiveram polarizados entre Inglaterra e França. Essa polarização teve efeitos nas respectivas colônias que essas nações mantinham na América do Norte, que hoje são os atuais Canadá e Estados Unidos da América. Um dos efeitos da Guerra dos Sete Anos para o contexto da América do Norte do século XVIII foi:

a) o avanço da colonização francesa até a fronteira com o México.

b) a independência da Flórida.

c) a perda das colônias francesas para a Inglaterra.

d) a independência do Canadá.

e) a independência da Louisiana.

Na maior parte das guerras modernas, ao fim, a ordem começa a ser restabelecida com tratados. Ao fim da Guerra dos Sete Anos, qual foi o tratado assinado?

a) Tratado de Paris

b) Tratado de Latrão

c) Tratado de Milão

d) Tratado de Versalhes

e) Tratado de Brets-Litovsk

respostas

Letra E

A Guerra dos Sete Anos começou em 1756, quando houve as disputas pelo território da Silésia, entre Áustria e Prússia, e pela ilha de Minorca, entre França e Inglaterra. A partir desse ano, os conflitos ganharam volume e atingiram também o continente americano.

Voltar a questão

Letra D

Em 1763, em razão dos efeitos da opção portuguesa de se aliar aos ingleses na Guerra dos Sete Anos, a região onde hoje se encontra o Rio Grande do Sul foi invadida pelo exército espanhol (aliado francês), em represália. Quem comandou a invasão foi o famoso general Ceballos.

Voltar a questão

Letra C

Ao fim da Guerra dos Sete Anos, em 1763, a França, derrotada, teve de ceder grande parte dos seus territórios coloniais na América do Norte para a Inglaterra, como a região da Louisiana, Flórida e o Canadá. O restante das posses passou para o domínio espanhol, em razão dos prejuízos que a Espanha teve que arcar com a guerra ao lado dos franceses.

Voltar a questão

Letra A

O Tratado de Paris trouxe uma série de resoluções com relação ao fim da Guerra dos Sete Anos, terminada em 1763, principalmente resoluções relacionadas com a divisão dos territórios coloniais.

Voltar a questão

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Assista às nossas videoaulas

Recebe o nome de Guerra dos Sete Anos o conflito ocorrido entre 1756 e 1763, tendo como protagonistas de um lado Grã-Bretanha, Prússia e Hanover de um lado, contra França, Áustria, Suécia, Saxônia, Rússia e eventualmente Espanha de outro. Tal foi a magnitude da guerra que esta acabou por se espalhar do território norte-americano até o continente europeu, e por isso mesmo é considerado o primeiro conflito em escala mundial, envolvendo quatro continentes, América, Europa, África e Ásia. É também um conflito considerado por muitos historiadores, mas não de forma unânime, que inaugura a era moderna.

Sua origem está nas disputas ecônomicas e territoriais que colocavam franceses e ingleses em terrenos opostos, nos Estados Unidos, Índia, Terra Nova e Nova Escócia (ambas partes até então colonizadas do Canadá). Foram estes, aliás, os principais personagens da Guerra dos Sete Anos, que lutavam pelo predomínio econômico e militar global.

Potência em franca ascensão, a Grã-Bretanha no momento está invadindo partes importantes destes postos coloniais, dominados em grande parte pelos franceses. Em represália, as tropas da França decidem juntar-se às tribos algonquinas e atacam as 13 colônias inglesas na América do Norte. Estas, por sua vez, terão que se esquecer das desavenças com a metrópole britânica e fazer uma aliança para combater franceses e indígenas. O resultado será a vitória da Grã-Bretanha naquilo que é chamado de ''a guerra contra os franceses e os índios'', ou a primeira fase do conflito.

A guerra irá chegar à Europa, segunda fase do conflito, devido às disputas entre as várias potências envolvidas, e pelo emaranhado de alianças políticas e militares estabelecido entre os reinos. A Grã-Bretanha une-se à Prússia e fecha os portos franceses e além disso, tomam posse de Quebec, Montreal e a região dos Grandes Lagos. Na Índia, a França encontrava-se originalmente em vantagem frente à Grã-Bretanha, dominando direta ou indiretamente boa parte do território. Com o conflito, os britânicos vão aos poucos invertendo a situação, deixando a França com uns poucos entrepostos remanescentes.

Os conflitos terminam formalmente com o Tratado de Paris de 1763, que resulta em um intrincado processo de troca e cessão de territórios.

Como resultado prático, o império ultramarino francês é extinto, pois a Inglaterra ganhará ainda, por meio de tratados o Canadá, o Cabo Bretão, o Senegal e a Gâmbia, e embora tenha saído vencedora, esta fica em péssima situação financeira, resultando posteriormente em uma penalização aos colonos da América do Norte, forçados a arcar com parte dos custos da guerra. A consequente insatisfação dos colonos irá aumentar com a proibição inglesa da tomada de posse das terras conquistadas aos franceses pelos norte-americanos, obrigando-os a viver apenas próximos do litoral. A contínua repressão desses colonos nos anos seguintes resultaria na guerra de independência dos Estados Unidos, na qual a França participaria, agora ao lado dos colonos, buscando uma revanche pelas perdas impostas pelos britânicos.

Bibliografia:
Guerra dos Sete Anos. Disponível em <//www.mundovestibular.com.br/articles/9548/1/Guerra-dos-sete-anos/Paacutegina1.html>. Acesso em: 20 nov. 2011.

Guerra dos Sete Anos. Disponível em <//www.colegioweb.com.br/historia/guerra-dos-sete-anos.html>. Acesso em: 20 nov. 2011.

Texto originalmente publicado em //www.infoescola.com/historia/guerra-dos-sete-anos/

Qual e a relação entre a Guerra dos Sete Anos e a mudança?

Há uma relação direta entre a Guerra dos Sete Anos e a mudança na administração inglesa em suas colônias. A Guerra, que durou de 1756 a 1763 e envolveu diversas das grandes potências europeias - entre elas a Inglaterra - foi bastante prejudicial para a economia inglesa, tendo prejudicado os cofres do país.

Qual e a relação entre a Guerra dos Sete Anos 1756 a 1763 e a mudança na administração das treze colônias inglesas?

A vitória britânica nesse conflito acabou realizando uma grande transformação no cenário colonial norte-americano. Inicialmente, os britânicos passaram a enrijecer suas relações com os colonos norte-americanos com a cobrança de impostos e a limitação na exploração das terras conquistadas.

O que foi a Guerra dos Sete Anos e qual sua relação com o processo de independência das treze colônias inglesas da América do Norte?

A Guerra dos Sete Anos (1756-1763) foi a mais relevante dessas guerras, pois colocou franceses e ingleses disputando o controle de territórios na América do Norte. Com a vitória nessa guerra, a Inglaterra recebeu da França territórios que passaram a ser almejados pelos colonos.

O que foi a Guerra dos Sete Anos e como ele interferiu no processo de independência dos Estados Unidos?

A Guerra dos Sete Anos foi um dos principais conflitos militares ocorridos no século XVIII. Esta guerra envolveu vários reinos europeus entre os anos de 1756 e 1763, sendo que os conflitos também se estenderam para os territórios coloniais na África, Ásia e América do Norte.

Toplist

Última postagem

Tag