Qual e o oceano que apresenta a maior profundidade média dos oceanos?

Os oceanos compreendem grandes espaços ocupados por água salgada, envolvendo áreas que se encontram abaixo da média de altitude das terras emersas, onde ficam os continentes. Juntos, eles ocupam 71% da superfície do planeta e abrigam uma infinidade de espécies de animais e vegetais, uma boa parte ainda desconhecida pelo ser humano.

O ser humano encontra grandes dificuldades para visitar os locais mais profundos dos oceanos. Isso porque a pressão das águas é tão grande que esmagaria totalmente o corpo de uma pessoa. Mesmo os equipamentos mais modernos encontram dificuldades em chegar a esse tipo de lugar. O ponto mais fundo já visitado alcançou os 11 mil metros de profundidade, nas proximidades da Fossa das Marianas, que se encontra a 11.500 metros abaixo da superfície.

Observe o mapa a seguir com a localização dos oceanos do planeta Terra:

Qual e o oceano que apresenta a maior profundidade média dos oceanos?

Mapa de todos os oceanos existentes

Podemos notar que existem cinco oceanos: Atlântico, Índico, Pacífico, Glacial Ártico e Glacial Antártico, embora os dois últimos não sejam mais considerados como oceanos, e sim como grandes mares. Conheça a seguir as principais características de cada um deles.

Oceano Atlântico: o seu nome foi criado a partir do deus grego chamado Atlas e é responsável por separar as Américas, a África e a Europa. É sobre ele que se realizam as principais trocas comerciais do mundo desde o avanço e crescimento do sistema capitalista. É o segundo maior oceano e suas águas cobrem 20% da superfície da Terra.

Oceano Pacífico: recebe esse nome por se acreditar, no passado, que suas águas eram mais calmas, o que não é totalmente verdade. É o maior dos oceanos e recobre quase um terço da superfície do planeta, contendo muitos vulcões no interior de suas águas. Ele separa a Oceania, a Ásia e a costa oeste das Américas. A fossa das Marianas, ponto mais profundo que mencionamos acima, encontra-se em sua área.

Oceano Índico: também chamado de “mar das índias”, esse oceano é menor que os demais, mas apresenta grandes profundidades, algumas delas alcançado os nove mil metros abaixo da superfície. Ele banha a costa leste e sudeste da África e o sul da Ásia, além da parte oeste da Oceania.

Oceano Glacial Ártico: situa-se ao norte do globo terrestre, na região do polo norte. Suas águas banham porções do continente europeu, do continente asiático e partes do continente americano. É considerado o menor e mais raso dos oceanos. Parte de suas águas permanece congelada no período do inverno.

Oceano Glacial Antártico: Fica ao sul, rodeando o continente da Antártida e sendo alimentado pelo sul dos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico. Em alguns pontos, apresenta temperaturas que ultrapassam os 60 graus negativos.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Os oceanos são grandes porções de água localizadas entre as terras emersas do planeta. Eles ocupam cerca de 70% da superfície terrestre. A sua formação está atrelada aos processos de constituição da superfície terrestre, mais precisamente, à ocorrência de grandes volumes de precipitação nos primórdios da formação terrestre. A sua morfologia é dada pelos processos endógenos e exógenos do relevo, como a movimentação tectônica e o intemperismo.

O planeta Terra possui cinco oceanos:

  • Pacífico

  • Atlântico

  • Índico

  • Glacial Ártico

  • Glacial Antártico

Eles estão localizados em diferentes regiões do planeta e possuem características distintas entre si. No geral, apresentam grande influência na dinâmica climática terrestre. Os oceanos são ecossistemas de grande importância ambiental e, também, de apoio ao desenvolvimento das atividades humanas.

Leia também: Qual a diferença entre mar e oceano?

Características do oceano

Qual e o oceano que apresenta a maior profundidade média dos oceanos?
Mapa com a localização dos oceanos.

Os oceanos são corpos de água localizados entre as formações continentais do planeta. O planeta Terra possui cinco oceanos, sendo eles o Pacífico, o Atlântico, o Índico, o Glacial Ártico e o Glacial Antártico. Esses oceanos estão distribuídos ao longo de toda a superfície terrestre e têm características distintas entre si, com base em variáveis geográficas, como clima e relevo.

Segundo estimativas diversas, os oceanos cobrem cerca de 331 milhões de quilômetros quadrados da superfície planetária, ou seja, aproximadamente 70% do planeta Terra. No geral, apresentam grande profundidade assim como a presença de muitos seres vivos e microrganismos, além de serem o ambiente de reprodução de alguns fenômenos, como os tsunamis.

Os oceanos são formados por água, sais minerais e diversos elementos químicos, sendo assim constituídos em sua totalidade por água salgada. O conjunto de oceanos terrestres é considerado o ecossistema de maior biodiversidade do mundo, sendo um meio com grande influência nas dinâmicas climáticas e ecológicas planetárias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais as origens do oceano?

Há várias teorias que tentam explicar as origens dos oceanos. No geral, elas se baseiam nos primórdios da formação do planeta, em períodos geológicos distantes, como o pré-cambriano. A teoria mais aceita atrela a constituição dos oceanos à formação da atmosfera terrestre. Segundo essa teoria, o acúmulo de vapor de água em temperaturas muito elevadas na atmosfera terrestre resultou na formação de uma grande quantidade de chuvas, que, por meio da precipitação, acumularam-se nas porções mais baixas do planeta, dando origem às grandes porções de acúmulo de água em que consistem os oceanos.

Sendo assim, as porções de água oceânica seriam resultantes de um fenômeno climático, mais precisamente, do acúmulo de água proveniente das chuvas em grandes extensões de altitude mais baixa que a superfície terrestre. Ademais, ao longo do tempo, os oceanos foram sendo transformados, por meio de processos como a movimentação de placas tectônicas, que ocorre no interior da Terra, mas também de fenômenos terrestres externos, como o intemperismo e erosão. Esses fenômenos geográficos resultaram na modificação da superfície oceânica assim como em aspectos como a extensão e modelação das massas de água salgada do planeta.

Qual e o oceano que apresenta a maior profundidade média dos oceanos?
A origem dos oceanos ainda guarda muitos mistérios e mobiliza vários estudos científicos pelo mundo.

Veja também: Qual a origem das rochas?

Oceanos do mundo

O planeta Terra possui cinco oceanos.

  • Oceano Pacífico

O oceano Pacífico é o maior em extensão do planeta Terra. Está localizado entre a costa oeste da América, a Ásia e a Oceania. Esse oceano possui grande relevância climática, uma vez que sua vasta extensão favorece a atuação de fenômenos como a formação e a movimentação de massas de ar e correntes marítimas.

Além disso, no oceano Pacífico ocorrem fenômenos climáticos importantes, o El Niño e o La Niña, que interferem no clima de várias regiões do planeta. Na atualidade, há um aumento da importância política e econômica do oceano Pacífico em razão do aumento das transações comerciais entre os países banhados pelas suas águas.

  • Oceano Atlântico

O oceano Atlântico está localizado entre a Europa, América e África. Já foi considerado umas das principais rotas exploratórias do planeta Terra, em especial, durante o período histórico das Grandes Navegações.

Na atualidade, ainda é considerado o oceano economicamente mais importante, por estar situado entre duas das principais regiões econômicas do globo, América do Norte e Europa Ocidental. Ademais, é um oceano muito explorado por meio das atividades humanas, como a pesca e o turismo.

  • Oceano Índico

O oceano Índico está localizado na porção Sul da Ásia, entre a África e a Oceania. O seu nome faz referência ao país mais importante da região, a Índia, que foi uma área de exploração no período das colonizações.

É o terceiro maior oceano em extensão e possui uma importância econômica e política de caráter mais regional. O oceano Índico expressa grande influência nas monções, uma vez que as suas águas quentes e mais próximas do litoral sul-asiático favorecem a formação de grandes volumes de chuvas.

  • Oceano Glacial Ártico

O oceano Glacial Ártico está localizado no extremo norte do planeta, e é delimitado pelas porções dos continentes América, Europa e Ásia. É marcado pelo clima Polar, com temperaturas extremamente frias, sendo assim uma região inóspita e muito pouco habitada. No entanto, guarda nas suas profundezas importantes reservas de recursos minerais. O oceano Glacial Ártico, em razão do clima local, apresenta várias porções congeladas.

  • Oceano Glacial Antártico

O oceano Glacial Antártico está situado na porção sul do Círculo Polar Antártico. As suas águas estão distribuídas ao longo da Antártida, único continente não habitado permanentemente no planeta. Essa região é extremamente fria e possui condições climáticas adversas, porém tem uma elevada biodiversidade. Além disso, é uma região importante para o desenvolvimento de pesquisas científicas, em especial no que tocas às mudanças climáticas.

Qual e o oceano que apresenta a maior profundidade média dos oceanos?
O oceano Glacial Antártico, localizado no extremo sul terrestre, apresenta baixas temperaturas e muitas formações de gelo.

Qual a importância do oceano?

Os oceanos da Terra têm uma grande importância, tanto nos aspectos naturais quanto no humano. No ambiente terrestre, os oceanos são grandes produtores de oxigênio e também importantes reguladores da temperatura terrestre. Além disso, influenciam na dinâmica atmosférica do planeta, como na formação e distribuição de umidade e chuvas.

Os oceanos são formados por diferentes ecossistemas com grande biodiversidade, sendo assim considerados de grande importância ambiental para o planeta. Já com relação às atividades humanas, os oceanos têm uma grande importância para os transportes comerciais e de passageiros assim como para o fornecimento de alimentos, a exploração de recursos minerais, e o desenvolvimento de ações de turismo e lazer.

Leia também: Como ocorrem as marés?

Morfologia do mundo marinho

A morfologia do mundo oceânico é dada pelo estudo das feições de relevo que formam a parte submersa do planeta Terra. Dessa maneira, no fundo dos oceanos, há diversas formações de relevo que foram modificadas, ao longo do tempo, por diversos processos, como a movimentação das placas tectônicas.

Além disso, ocorre, nas áreas submersas, processos como intemperismo, um dos responsáveis pela liberação de sais minerais nas águas oceânicas. Para entender melhor a divisão entre as diferentes formas que compõem o relevo oceânico, classifica-se as suas feições em tipos específicos. As principais formas de relevo atreladas aos oceanos são:

  • Plataforma continental: está localizada ao longo da borda do litoral dos oceanos. É considerada a região mais rasa, em termos de profundidade, do fundo oceânico.

  • Talude continental: é a área de transição entre a plataforma continental e o assoalho oceânico. Essa forma possui desníveis diversos, sendo formada predominantemente pelos sedimentos que são carreados da costa litorânea.

  • Assoalho oceânico: é a porção mais extensa dos oceanos e tem grandes profundidades. A sua dinâmica está diretamente relacionada ao movimentos das placas tectônicas submersas do planeta Terra.

  • Fossas oceânicas: são consideradas os pontos mais profundos dos oceanos. Essas áreas são formadas por processos tectônicos e erosivos, sendo consideradas as depressões do fundo oceânico.

Qual e o oceano que apresenta a maior profundidade média dos oceanos?
O assoalho oceânico é marcado por intensas atividades geológicas, mas também por uma grande biodiversidade marinha.

Exercícios resolvidos

Questão 1 - (Unicentro 2019) Os conhecimentos sobre clima, oceanos e movimentos das águas oceânicas possibilitam afirmar:

A) As correntes frias se deslocam das baixas latitudes para as altas latitudes.

B) A corrente Gulf Stream nasce na América Central, é fria e se desloca para a África, influenciando o clima da África do sul, amenizando-o.

C) A grande quantidade de peixe existente no sul do Brasil está relacionada à corrente quente que banha o seu litoral.

D) A pluviosidade do planeta depende da circulação das massas de ar e dos processos que compõem o ciclo da água.

E) As correntes marítimas possuem uma grande velocidade nos oceanos, e sua origem está relacionada ao movimento das marés.

Resolução

Alternativa D. Os oceanos possuem uma grande importância na dinâmica climática terrestre, já que, por meio deles, ocorre a formação de processos como massas de ar e correntes marítimas, que influenciam diretamente na formação das chuvas do planeta.

Questão 2 - (Enem 2015) As autoridades de Kiribati, arquipélago do Oceano Pacífico formado por 33 atóis e uma ilha de coral, estão conscientizando sua população para que aceitem que, nas próximas décadas, terão de fugir do país. A estimativa é que, em um período de 50 anos, as ilhas podem desaparecer. O governo convocou os líderes de todas as ilhas para convencê-los da importância de mudar a mentalidade das pessoas, com pleno conhecimento que é uma questão muito sensível porque ameaça a própria identidade de um país. Kiribati já antecipou convênios com Austrália e Nova Zelândia para enviar seus cidadãos aos países vizinhos, algo que muitos dos moradores do arquipélago não aceitam.

Disponível em: http://noticias.terra.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012.

No texto, faz-se referência a um problema que se tornou um tema recorrente na agenda global. Nesse sentido, a preocupação apresentada pela população de Kiribati fundamenta-se na previsão de

A) submersão de terras habitadas, decorrente da elevação do nível do mar.

B) ocorrência de tsunamis, derivada de mudanças no eixo de rotação do planeta.

C) erupções vulcânicas frequentes, visto que estão assentados sobre o Círculo do Fogo.

D) terremotos com magnitude extrema, devido à proximidade de bordas de placas tectônicas.

E) furacões de grande intensidade, em função de redução da temperatura média do oceano Pacífico.

Resolução

Alternativa A. Na atualidade, o aumento do nível dos oceanos tem gerado preocupação constante da sociedade. Esse cenário é dado em razão da elevação da temperatura terrestre, que, por meio do favorecimento do derretimento das calotas polares, pode resultar em uma elevação dos níveis dos oceanos terrestres.

Qual é o oceano que apresenta a maior profundidade média dos oceanos?

(1) o Pacífico possui a maior profundida média: 4.049m.

Qual é o oceano que possui as maiores profundidades?

A Depressão Challenger segue como o local mais profundo dos oceanos, com 10.924 metros de fundura. No Oceano Pacífico, o segundo lugar mais fundo é a Depressão Horizonte, na Fossa de Tonga, a 10.816 metros de profundidade.

Qual é a profundidade média dos oceanos?

A profundidade média dos oceanos é de 3,8 mil metros. O que equivale a cerca de 102 “cristos redentores” empilhados. Atualmente são considerados 5 oceanos: Atlântico. Pacífico.

Qual é a profundidade média do Oceano Pacífico?

11.022 mOceano Pacífico / Profundidade máximanull