Qual é o conceito de geográfico?

Geografia é uma ciência que estuda o espaço humano em suas várias vertentes: física, biológica e humana.

A geografia também estuda a relação entre os aspectos físicos, biológicos e humanos do planeta Terra.

Os geógrafos estudam onde vivem os homens, onde estão as plantas e os animais, a localização dos rios, lagos, montanhas e as cidades, porque geografia significa descrição da Terra.

Os geógrafos utilizam as viagens, leituras, o estudo de estatísticas, mapas, para atualizar e aprofundar o conhecimento geográfico. A geografia precisa das outras áreas do conhecimento, como a geologia, a história, a física, matemática, astronomia, biologia e principalmente a ecologia para obter informações básicas para aprofundar suas informações.

O estudo da geografia já se inicia desde o jardim da infância e estende-se até a universidade, porque com este estudo já há o desenvolvimento do sentido de direção da capacidade de ler mapas, do tempo. Clima e dos recursos naturais.

O estudo da geografia tem quatro linhas de investigação principais; a localização de acidentes geográficos, a descrição das partes do mundo, a explicação da origem dos acidentes geográficos do globo terrestre e as relações espaciais entre os acidentes e as regiões onde se encontram.

Geografia física

A geografia física é a área da geografia que analisa a evolução, distribuição e interação de componentes naturais e abióticos, por exemplo, os solos e a atmosfera.

Esta segmentação da geografia abrange áreas como a geomorfologia, ecogeografia, climatologia e geo-hidrologia. Está intimamente relacionada com a geografia humana.

Geografia humana

A geografia humana consiste na ciência que estuda as relações espaciais estabelecidas entre o ser humano e o seu meio físico envolvente. Esta área de debruça sobre temas como a economia, demografia, meio ambiente e urbanização.

Esta área da geografia foi criada graças à contribuição do geógrafo e etnólogo alemão Friedrich Ratzel.

A geografia (do latim geographĭa, que, por sua vez, deriva de um termo grego composto) é a ciência que tem por objectivo o estudo da descrição da Terra. Da mesma forma, a palavra também por ser usada para fazer referência ao território ou à paisagem.

A geografía estuda portanto o meio ecológico, as sociedades que habitam no mesmo e as regiões que se formam ao produzir-se esta relação. Por outras palavras, analisa a relação homem-Terra e os fenómenos geográficos da superfície terrestre.

Esta ciência conta com vários princípios (ou correntes), estipulados pelos especialistas ao longo da história. O princípio da extensão (ou localização do facto), por exemplo, foi anunciado por Friedrich Ratzel e consiste em localizar o facto geográfico, o que também permite identificar o fenómeno geográfico.

O princípio da analogia (ou comparação), analisado por Carl Ritter, explica a relação que existe entre um facto e um fenómeno geográfico. Também podemos mencionar o princípio da causalidade (ou motivo), estudado por Alexander von Humboldt, que investiga o fenómeno com base em comprovações; o princípio da descrição, defendido por Vidal de la Blache, que permite decifrar o facto geográfico ao analisar a sua causalidade; e o princípio da observação geográfica, que possibilita visualizar os fenómenos geográficos com base na referência que se origina na superfície ou no espaço.

Relativamente às tradições geográficas (as correntes ou linhas de estudo existentes nesta ciência), destacam-se a tradição física (estuda os aspectos físicos, como o relevo e a vegetação), a tradição corológica (estuda sistemas territoriais, quer espaços naturais como sociais), a tradição ecológica (centra-se na interacção entre os grupos humanos e o meio físico), a tradição paisagística (analisa as paisagens naturais e culturais), a tradição espacial (localização e distribuição dos fenómenos naturais e culturais) e a tradição social (estuda as sociedades e o meio onde estas habitam).

Citação

Equipe editorial de Conceito.de. (1 de Abril de 2011). Conceito de geografia. Conceito.de. https://conceito.de/geografia

A geografia é a ciência que estuda a terra e as relações entre esta o homem (a sociedade) para compreender como os fenômenos físicos, biológicos e humanos variam no espaço.

Em um primeiro momento a geografia se ocupa apenas dos elementos naturais que constituem o espaço geográfico, sua identificação, caracterização, classificação e representação. Mas à medida que avança no estudo do espaço geográfico como objeto ou agente de modificações pelo homem e do homem, se depara com o estudo das relações sociais.

Os primeiros estudiosos da geografia como ciência e filosofia foram os gregos com destaque para Tales de Mileto, Hiparco, Heródoto, Eratóstenes, Aristóteles, Estrabão e Ptolomeu. Diversos viajantes e conquistadores como Marco Pólo contribuíram para que se espalhasse o interesse pelo estudo e compreensão da geografia, mas foi só após os séculos XVI e XVII, época das grandes navegações, que a geografia surgiu como disciplina passando a ser ensinada nas universidades.

Atualmente a geografia é um campo bastante vasto que pela complexidade das relações que estuda se divide em diversas especialidades como a geografia política, a geografia econômica, geografia cultural, geografia urbana, geografia física, climatologia, biogeografia, geomorfologia, etc.

Mas, de forma geral, a geografia se divide em três áreas: geografia física, geografia humana e geografia técnica. A primeira se ocupa do estudo dos espaços físicos, do relevo, fauna, flora, clima e hidrografia de um local trabalhando o geógrafo, inclusive, em estudos ambientais, dos biomas e sobre preservação ambiental. A segunda, geografia humana, se ocupa do estudo das relações do homem com a terra. Assim, o geógrafo poderá estudar os movimentos migratórios, crescimento populacional, o planejamento e ordenamento do espaço, analisar indicadores demográficos como taxa de natalidade, expectativa de vida e outros estudos como os que são realizados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) quando realizam os “censos”. O terceiro campo, a geografia técnica, engloba atividades como o sensoriamento remoto e o geoprocessamento que exigem certo conhecimento em análises de dados, utilização de satélites, radares e etc..

Qual é o conceito geográfico?

Na geografia, os conceitos servem como instrumentos para clarificar as ideias do que está sendo dito e evitar ambiguidades em relação ao espaço geográfico estudado. Os principais conceitos utilizados pela geografia são: lugar, território, região e paisagem.

Quais são os conceitos em geografia?

Os conceitos principais são: espaço, território, região, paisagem e lugar; além destes, também as discussões sobre territorialidade, associada ao conceito de território e as escalas e redes geográficas.

Qual o conceito de paisagem geográfico?

A paisagem geográfica, assim, pode ser definida como todos os elementos do espaço que os nossos sentidos conseguem captar ou perceber e interpretar. A paisagem representa todos os componentes do espaço que os nossos sentidos conseguem perceber.