Qual é a relação entre o título da obra o mamoeiro e a paisagem representada?

Tarsila do Amaral (1886-1973) foi uma das maiores pintoras brasileiras de todos os tempos.�

Com uma obra muito rica e variada, a artista paulista foi uma das grandes representantes do movimento modernista e � um nome fundamental da cultura do nosso pa�s.

1. Abaporu (1928) foi a obra mais importante pintada por Tarsila

Qual é a relação entre o título da obra o mamoeiro e a paisagem representada?

O quadro mais importante pintado por Tarsila, reconhecido nacional e internacionalmente, � Abaporu, que foi criado em 1928.�

Quando pintou a tela, Tarsila era casada com o escritor Oswald de Andrade (1910-1962), e foi para ele que ela criou o quadro. Abaporu foi um presente de anivers�rio entregue no dia 11 de janeiro de 1928 que acabou se tornando p�blico e virou uma imagem que representa a cultura nacional.�

Na ocasi�o Tarsila tinha 42 anos e criou o quadro em segredo no seu ateli� durante meses antes do anivers�rio do marido. Oswald adorou o presente. Encantado com a tela, ele chegou a dizer para o amigo Raul Bopp, tamb�m escritor, que Abaporu era o melhor quadro que Tarsila havia criado.

Pintado inspirado nas cores de maior destaque da bandeira nacional, o quadro faz refer�ncia a cultura do nosso pa�s. Ele foi t�o importante que chegou a motivar a escrita do Manifesto Antropof�gico, de Oswald de Andrade.�

Na tela vemos um �nico personagem com propor��es completamente inesperadas e conectado com a terra. A cabe�a pequena e os membros enormes - o bra�o e o p� - falam sobre a desvaloriza��o do trabalho intelectual e a valoriza��o do trabalho que envolve a for�a f�sica.�

Na �poca em que Tarsila pintou o quadro, grande parte da m�o de obra no Brasil era composta por trabalhadores bra�ais. Historiadores da arte leem a cabe�a pequena do personagem - como a ponta de um alfinete - como sendo a forma de Tarsila dizer que existia no pa�s a falta de um pensamento cr�tico.

O cacto e a paisagem fazem refer�ncia a vegeta��o das regi�es mais secas, como o nordeste. O nome do quadro, Abaporu, foi dado por Tarsila depois de consultar um dicion�rio em tupi-guarani. A tradu��o para o portugu�s quer dizer homem que come carne humana.

O quadro ficou nas m�os de Oswald por pouco tempo. No ano a seguir, em 1929, o casal se separou e Tarsila ficou com o quadro para ela.�

A pintora exp�s a tela in�meras vezes, no Brasil e no exterior (em Paris e em Veneza).

2. A cuca (1924) tem refer�ncias da inf�ncia passada no interior de S�o Paulo

Qual é a relação entre o título da obra o mamoeiro e a paisagem representada?

Tarsila nasceu no interior de S�o Paulo e passou os primeiros anos de vida na �rea rural. A inf�ncia foi vivida na Fazenda S�o Bernardo (em Capivari) e na Fazenda Sert�o (em Jundia�). Os seus pais, Jos� Estanislau do Amaral Filho e Lydia Dias de Aguiar do Amaral, eram de uma fam�lia tradicional, rica, e tiveram oito filhos.�

A mo�a, que foi criada nas terras da fam�lia, conheceu durante esse per�odo muito da cultura regional folcl�rica que ouvia contada na fazenda.

O quadro A cuca faz um elogio a essa cultura nacional e traz v�rios personagens, reais e imagin�rios, da fauna brasileira.

A cuca, protagonista da tela, faz refer�ncia a uma lenda importante que fez parte da inf�ncia da pintora. A cuca era chamada quando as crian�as n�o queriam dormir ou obedecer e era uma forma de incentivar os pequenos a se comportarem melhor. Ela e o personagem a meio do quadro�(no meio do mato), s�o seres do mundo da fantasia que dividem a tela com animais t�picos da fauna brasileira�como o sapo.

A vontade de se voltar para a inf�ncia, para os personagens caracter�sticos do nosso pa�s, surgiu depois que Tarsila levou o amigo su��o Blaise Cendrars, o poeta, no in�cio dos anos 20, para passear no interior de Minas Gerais. Quando retornou da viagem - e nos anos a seguir - Tarsila retratou muito desse imagin�rio brasileiro.

3. Oper�rios (1933) representa a fase comunista da pintora

Qual é a relação entre o título da obra o mamoeiro e a paisagem representada?

Oper�rios, tela onde Tarsila representa uma s�rie de trabalhadores com o fundo das f�bricas de S�o Paulo, � o quadro mais famoso da fase Social da pintora.�

O quadro que fala sobre o processo de industrializa��o em S�o Paulo mostra uma s�rie de rostos muito juntos, com uma forma de pir�mide.�

� de destacar que os trabalhadores t�m tipos f�sicos muito diferentes: s�o negros, morenos, brancos, homens, mulheres, velhos, novos. Tarsila queria pintar mesmo um panorama com as v�rias faces da classe trabalhadora em S�o Paulo.�

As chamin�s das f�bricas cinza ao fundo - uma delas ativa, despejando fuma�a no c�u - mostram o momento de desenvolvimento industrial da cidade e, de uma forma geral, do pa�s.

Durante um per�odo da vida, a pintora se sentiu influenciada pela causa comunista e chegou mesmo a fazer uma exposi��o em Moscou.

Quem a levou para esse mundo pol�tico foi o ent�o namorado e futuro marido, o psiquiatra paraibano Os�rio C�sar (1895-1979), que era membro do Partido Comunista Brasileiro.

Foi com ele que Tarsila viajou para a Uni�o Sovi�tica (URSS) em 1931. Por causas dos seus ideais, Tarsila chegou a ser presa durante um m�s, em 1932, pelo governo de Get�lio Vargas.��

4. Antropofagia (1929) marcou o per�odo em que Tarsila precisou se sustentar sozinha

Qual é a relação entre o título da obra o mamoeiro e a paisagem representada?

Uma tela bastante parecida com Abaporu foi Antropofagia, criada apenas um ano depois da sua grande obra-prima.�

Motivada a pintar com cores fortes e a elogiar a cultura nacional, Tarsila quis ressaltar durante esse per�odo como a nossa cultura brasileira era resultado da soma de v�rias culturas que ter�amos absorvido para criar algo �nico, nosso.

Em Antropofagia vemos dois personagens desproporcionais, com membros enormes e cabe�as pequenas como no quadro Abaporu. As duas telas s�o muito semelhantes, inclusive, e partilham um fundo parecido, com uma vegeta��o tipicamente brasileira.�

Do lado direito, em meio aos cactos, vemos o sol que � representado com o formato de meia laranja.

O ano em que pintou Antropofagia foi muito importante para a carreira de Tarsila, para o bem e para o mal. Em 1929 a pintora fez a sua primeira exposi��o individual no Brasil, inicialmente no Palace Hotel no Rio de Janeiro e depois em S�o Paulo.�

Nesse mesmo ano a sua vida passou por grandes mudan�as porque o pai de Tarsila, com a crise do caf� no Brasil (al�m da crise internacional) perdeu muito dinheiro e teve que hipotecar as fazendas que a fam�lia tinha.�

Pela primeira vez na vida, Tarsila precisou trabalhar para se sustentar. Ela chegou ser contratada pela Pinacoteca do Estado de S�o Paulo, onde se tornou diretora, mas com o fim do governo de J�lio Prestes perdeu o cargo.

5. Floresta (1929) foi pintado num ano triste de crise e div�rcio

Qual é a relação entre o título da obra o mamoeiro e a paisagem representada?

Floresta faz parte da fase antropof�gica (1928-1930) e traz um mundo fant�stico com ovos cor de rosa e uma paisagem de floresta com poucos elementos pintada em tons fortes de verde.�

Ao fundo da paisagem vemos troncos sem folhas enquanto apenas a �rvore da frente, maior e cheia de vida, parece proteger os muitos ovos m�gicos que se destacam pela cor.

Quem v� as cores poderosas e as formas simples do quadro, pintado em 1929, n�o imagina o quanto esse ano foi dif�cil para Tarsila do Amaral.

Enquanto o mundo passava pela queda da bolsa de valores e o pai de Tarsila precisava hipotecar as fazendas que a fam�lia tinha no Brasil, a pintora ainda teve que lidar com um div�rcio inesperado.

Tarsila havia se casado com o escritor Oswald de Andrade h� relativamente pouco tempo, em 1926, e descobriu, em 1930, que o marido a tra�a com a jornalista, poeta e revolucion�ria Patr�cia Rehder Galv�o (1910-1962), conhecida como Pagu.�

Quando descobriu o caso, Tarsila pediu imediatamente o div�rcio.

6. A negra (1923) relembra os primeiros anos de vida da pintora

Qual é a relação entre o título da obra o mamoeiro e a paisagem representada?

Tarsila foi uma inovadora em v�rios sentidos nas artes pl�sticas brasileira. Uma das suas atitudes de vanguarda foi ter pintado o quadro A negra, em 1923, dando protagonismo a uma mulher de pele escura.�

Esse quadro chamou bastante aten��o do pintor Fernand L�ger (1881-1955), o mestre cubista franc�s na �poca j� tinha grande fama e era professor de Tarsila.�

A pintora brasileira criou o quadro A negrainspirada nas mem�rias de inf�ncia. No per�odo em que havia escravatura no nosso pa�s, as escravas serviam como amas de leite e bab� das crian�as. Apesar de durante a inf�ncia de Tarsila j� n�o existir mais escravid�o no Brasil, ela ainda chegou a ser criada por mulheres negras (descendentes dos antigos escravos) que viviam nas fazendas e cuidavam os filhos dos patr�es.

O fundo do quadro, abstrato, d� ainda mais protagonismo para a mulher no centro da pintura. Na tela a mulher tem formas inesperadas: a boca, por exemplo, volumosa, destaca a sua origem racial.�

A personagem n�o nomeada tem contornos que chamam a aten��o para o seu corpo, especialmente um �nico seio em destaque, a mostra. Essa �nfase se explica se pensarmos que, muitas vezes, essas mulheres tinham como fun��o amamentarem as crian�as (suas e das fam�lias para as quais trabalhavam).

No ano em que criou A negra, a pintora voltou para a Europa e se estabeleceu no velho continente onde se aproximou de uma s�rie de artistas modernistas como Oswald de Andrade, que veio a se tornar seu namorado e, mais tarde, marido.

7. Sagrado Cora��o de Jesus (1904) foi a estreia de Tarsila na pintura

Qual é a relação entre o título da obra o mamoeiro e a paisagem representada?

A c�pia da imagem religiosa foi o primeiro quadro importante que Tarsila pintou, em 1904. A mo�a tinha 16 anos quando criou a tela e vivia em Barcelona, onde estudava no Col�gio Sacre-Coeur de J�sus.�

Apesar de n�o ser uma obra original, o quadro � um trabalho importante porque marca o in�cio da carreira profissional de Tarsila.�

A pintora voltou de Barcelona, e ainda bastante jovem, em 1906, se casou com o fazendeiro Andr� Teixeira Pinto, primo da sua m�e. Foi com ele que Tarsila teve a sua �nica filha, Dulce. Os dois se divorciaram em 1913, uma escolha muito rara naquela �poca.

Tarsila, corajosa, se mudou para a capital paulista.

Depois do div�rcio, a pintora passou a se dedicar integralmente aos estudos art�sticos, tendo come�ado com as aulas de escultura (com Zadig e Mantovani) e depois passado para o desenho e a pintura (com Pedro Alexandrino).

8. Autorretrato ou Le Manteau Rouge (1923) marca o per�odo em que viveu em Paris

Qual é a relação entre o título da obra o mamoeiro e a paisagem representada?

Em 1920,�Tarsila se mudou para Paris, onde estudou na Academie Julien. Ela embarcou para a Europa com a filha Dulce, que ficou estudando em um col�gio interno�na Inglaterra.

Quando vivia na capital francesa, Tarsila costumava oferecer para amigos no seu ateli� almo�os com feijoada e caipirinha para lembrar a casa. Muito vaidosa, nessas festas usava belos vestidos feitos pelos grandes estilistas da regi�o.

Num dos almo�os Tarsila usou um casaco vermelho e, gostou tanto da imagem que viu ao espelho, que resolveu criar o autorretrato que chamou de Le Manteau Rouge.�

O fundo da tela, azul, contrasta com a cor da roupa vermelha viva, elegante, a pele, extremamente branca, e o cabelo negro liso. Com o rosto fechado, Tarsila n�o sorri para a imagem e mant�m um ar fixo, focado. Na sua face o batom, vermelho como a roupa, destaca os seus l�bios.�

Durante esse per�odo Tarsila conheceu importantes pintores internacionais como Picasso e o casal Delaunay. Ela tamb�m conviveu com nata dos artistas brasileiros que estavam pela Europa como Di Cavalcanti e o compositor Villa Lobos.

9. E.F.C.B. (1924) foi pintado depois de uma viagem pelo interior de Minas Gerais

Qual é a relação entre o título da obra o mamoeiro e a paisagem representada?

Um dos quadros mais importantes da obra de Tarsila, E.F.C.B. (que quer dizer Estrada de Ferro Central do Brasil) foi pintado depois do amigo su��o, o poeta Blaise Cendrars, visitar o Brasil.

Ao lado de outros amigos modernistas, o casal Tarsila e Oswald de Andrade ficou respons�vel por mostrar o pa�s ao amigo estrangeiro. Al�m de levar o poeta ao carnaval no Rio de Janeiro, o casal tamb�m foi com Blaise conhecer as cidades hist�ricas de Minas Gerais.�

Dessa viagem Tarsila voltou cheia de inspira��o, e come�ou a criar quadros que entraram para a fase Pau-Brasil.�

A tela E.F.C.B. foi exposta na Confer�ncia de Cendrars em S�o Paulo e foi resultado das imagens que recolheu durante essas viagens pelo interior. A obra ganhou o Pr�mio Aquisi��o em 1951, na I Bienal de S�o Paulo.�

Na imagem vemos uma paisagem com muito elementos: casas ao fundo, uma igreja, uma estrada de ferro a frente, com protagonismo, postes de eletricidade e at� �rvores compondo o cen�rio. A paisagem, desenhada com muitas linhas e cores, n�o tem pessoas.

Uma curiosidade: nesse mesmo ano de 1924 Tarsila ilustrou o livro de poemas Feuilles de Route - I. Le Formose, do amigo Cendrars.

10. O pescador (1925) exalta a cultura brasileira

Qual é a relação entre o título da obra o mamoeiro e a paisagem representada?

O pescador faz parte da fase Pau-Brasil, que recebeu esse nome fazendo uma refer�ncia ao Manifesto Pau Brasil, onde Oswald de Andrade destacou o patriotismo t�pico dos artistas daquela �poca.

Tarsila e Oswald foram ficando cada vez mais pr�ximos virando de grandes amigos, logo depois namorados at� resolverem se casar em 1926.�

1926 foi um ano especialmente bom para Tarsila, fez que a sua primeira exposi��o individual em Paris, na Galerie Percier.

Durante a fase Pau-Brasil, Tarsila foi beber nas imagens da inf�ncia: ela relembrou as paisagens rurais, a cultura da fazenda, as hist�rias do folclore que estava acostumada a ouvir.�

No quadro O pescador vemos um �nico personagem principal no centro da tela com uma paisagem ao fundo constru�da a partir de tra�os simples e �rvores tropicais (repare nas palmeiras e no contorno das folhas). O pescador � flagrado por Tarsila no seu momento de sucesso, com um peixe na rede.

11. O mamoeiro (1925) celebra a cultura nacional

Qual é a relação entre o título da obra o mamoeiro e a paisagem representada?

Em O mamoeiro vemos uma t�pica paisagem rural do Brasil, com muitos elementos da flora - com protagonismo para o mamoeiro, que d� nome ao quadro - pintados a partir de tra�os simples.��

O quadro traz muitos elementos da vida cotidiana: pe�as de roupa no varal, crian�as na rua, uma senhora na porta de casa. � como se Tarsila flagrasse um dia comum de uma pequena cidade.

Esse quadro, criado em 1925, era considerado pelo escritor M�rio de Andrade a melhor obra da pintora.��

Tarsila fez da sua arte uma interessante mistura contando com o estilo cubista e as cores tipicamente brasileiras. Segundo a artista:�

Encontrei em Minas as cores que adorava em crian�a. Ensinaram-me depois que eram feias e caipiras. Mas depois vinguei-me da opress�o, passando-as para as minhas delas: o azul pur�ssimo, rosa viol�ceo, amarelo vivo, verde cantante

12. Beatriz (1963) retrata a �nica neta de Tarsila, que faleceu ainda crian�a

Qual é a relação entre o título da obra o mamoeiro e a paisagem representada?

O delicado retrato de Beatriz, pintado por Tarsila do Amaral em tons claros e past�is, tem uma triste hist�ria por tr�s. Pelas cores usadas no quadro temos a impress�o de que a menina se mistura com o fundo, causando um efeito como se ela fosse uma esp�cie de fantasma.

O quadro foi pintado em homenagem � Beatriz, a �nica neta de Tarsila, filha de Dulce, que faleceu em 1949, v�tima de um afogamento depois de tentar salvar uma amiga em um lago em Petr�polis (regi�o serrana do Rio de Janeiro). As duas jovens perderam a vida na ocasi�o.

Tarsila tamb�m viu a pr�pria filha Dulce falecer, j� adulta, devido � diabetes.�

Se voc� gostou de ler esse artigo sobre as obras da pintora experimente conhecer tamb�m a biografia completa de Tarsila do Amaral.

Qual é a relação entre o título da obra o mamoeiro e a paisagem representada?

O Mamoeiro (1925) - Tarsila do Amaral O mamoeiro (1925), Tarsila retrata a paisagem brasileira com intenso colorido. "Esta obra mostra o início da ocupação dos morros das grandes cidades. A simplificação e estilização das formas promovem certa relação com o cubismo.

Qual o significado da obra de Tarsila do Amaral O mamoeiro?

O Mamoeiro é uma obra da fase artística de Tarsila conhecida como Pau-Brasil, que se caracteriza por telas de cores fortes, temas tropicais e a presença de personagens tipicamente brasileiros. Ela retrata a ocupação dos morros das cidades brasileiras pelas camadas populares da população.

Quais as medidas da tela O mamoeiro?

O mamoeiro, 1925, Óleo sobre tela, 65 x 70 cm. Universidade de São Paulo.