Qual e a relação entre as correntes marítimas e as altas e baixas altitudes e latitudes?

As correntes de ar têm forte influência sobre as condições de clima. Entenda por quê e como isso ocorre.

As correntes marítimas quentes elevam a temperatura das regiões litorâneas e insulares de alta latitude e podem ser responsáveis pela maior umidade. O aquecimento da costa atlântica européia, a amenização das temperaturas da costa oeste da Noruega e a umidade das ilhas britânicas são exemplos da ação da corrente do golfo que tem origem nas baixas latitudes do mar das Antilhas.

As correntes marítimas frias, além de resfriarem as regiões costeiras podem, em certas circunstâncias, impedir a penetração da umidade no continente e formar climas secos. É o caso do deserto de Atacama, no norte do Chile. A massa de ar quente e úmida que segue em direção ao continente, se resfria ao cruzar a corrente fria de Humboldt (corrente do Peru). A queda de temperatura do ar provoca a condensação e a formação de chuvas sobre o oceano Pacífico e a massa de ar perde toda a umidade antes de atingir o continente.

Fenômeno semelhante ocorre no outro lado da América do Sul, na costa atlântica. No sul da Argentina, onde está situado o extenso deserto frio da Patagônia, o movimento da corrente fria das Malvinas (Falklands) condensa o ar úmido proveniente do Atlântico e as chuvas caem antes de penetrar no continente. Outro exemplo é o deserto da Namíbia, na costa atlântica meridional da África, devido à ação da corrente de Benguela.

O mar e as massas de ar

A maritimidade (proximidade do mar) é um fator de suavização das temperaturas, contribuindo para que haja menor variação entre as temperaturas máximas e mínimas. Isso é decorrência das diferenças existentes entre o comportamento térmico dos oceanos e dos continentes. No interior dos continentes, o aquecimento é mais rápido, mas também é mais rápida a liberação do calor.

Os oceanos, embora demorem mais para aquecer, conservam o calor por mais tempo. Desse modo, os lugares situados próximos ao mar têm uma amplitude térmica menor, enquanto que lugares mais afastados têm amplitude maior, isto é, variação mais acentuada de temperatura.

O principal fator climático é a circulação das massas de ar, responsável pela dinâmica da atmosfera. As massas de ar têm ação numa superfície mais abrangente e, portanto, sobrepõe-se aos fatores locais (como altitude, maritimidade, altitude, etc.). Elas adquirem as características de temperatura e umidade da região onde têm origem e transmitem estas características por onde passam ou onde ficam relativamente estacionadas, durante um determinado tempo.

Questão 1

Considerando seus conhecimentos sobre a relação entre a latitude de uma dada região e o clima característico, pode-se afirmar que as temperaturas nas regiões de altas latitudes são:

a) altas, em virtude da grande incidência dos raios solares, o que aumenta a temperatura.

b) variáveis, pois, de acordo com a estação do ano, pode haver muito calor ou muito frio.

c) amenas, pois nessas regiões as temperaturas possuem média em torno de 20°C.

d) altas, pois nas regiões equatoriais são comuns climas quentes e úmidos.

e) baixas ou negativas, pois, quanto maior a latitude, menores as temperaturas.

ver resposta


Questão 2

Além da latitude, existem outros fatores que podem influenciar as características de um determinado clima. São fatores determinantes do clima, exceto:

a) altitude

b) vegetação

c) massas de ar

d) maritimidade

e) tectonismo

ver resposta


Questão 3

O clima equatorial é encontrado em regiões da Ásia, América Central e do Sul e no continente africano. É um clima típico de baixas latitudes e, portanto, é:

a) um clima típico de regiões polares.

b) um clima que apresenta altas temperaturas.

c) um clima com estações do ano bem definidas.

d) um clima com baixíssimas temperaturas.

e) um clima com temperaturas amenas e períodos de frio intenso.

ver resposta


Questão 4

(UNIOESTE) Sobre o clima mundial, os fatores e os processos que o condicionam, assinale a alternativa INCORRETA.

I. A latitude influencia na distribuição espacial das temperaturas. Dessa forma, quanto maior for latitude, menores serão as temperaturas.

II. A pressão atmosférica varia em função da altitude e da temperatura. Assim, quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica e quanto mais alta a temperatura, menor será a pressão.

III. O planeta Terra é aquecido uniformemente, tanto ao longo da sua superfície quanto ao longo do tempo (anos), e isto condiciona a circulação atmosférica com a produção de centros de alta e de baixa pressão, que se alteram continuadamente.

IV. Dependendo das condições locais, a precipitação pode ocorrer na forma de chuva, granizo ou neve e está relacionada, principalmente, à umidade atmosférica.

V. A diferença entre as temperaturas máxima e mínima é maior no interior dos continentes e a continentalidade exerce grande influência sobre essa amplitude térmica.

a) Estão incorretas as afirmativas I, III e V.

b) Estão incorretas as afirmativas II, IV.

c) Estão incorretas as alternativas I, IV e V.

d) Apenas a afirmativa III está incorreta.

e) Todas as afirmativas estão incorretas.

ver resposta


Questão 5

(UCS/RS - Adaptada) A atmosfera terrestre é formada por diversos gases importantes para a vida. É na atmosfera que se desenvolvem o clima e o tempo. Sobre o clima, é correto afirmar que:

a) é o estado momentâneo da atmosfera que influencia todo o globo.

b) à medida que a latitude aumenta, a temperatura diminui.

c) quando nos afastamos da costa, encontramos amplitudes térmicas menores.

d) as massas de ar influenciam apenas os climas frios, pois, nos climas quentes, elas não conseguem penetrar.

e) quanto menor a altitude, menor é a temperatura em função da baixa umidade.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra E

As regiões de altas latitudes são as regiões polares. À medida que nos afastamos da linha do Equador (latitude 0°C), as temperaturas vão diminuindo, pois a incidência dos raios solares vai se tornando mais amena. Nas regiões polares, as temperaturas são baixas ou negativas.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra E

São fatores climáticos: latitude, altitude, vegetação, relevo, maritimidade ou continentalidade e correntes marítimas. Também é possível considerar a ação humana como influenciadora do clima. O tectonismo (os movimentos da crosta terrestre com origem em processos tectônicos) não é um fator climático.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra B

As áreas de baixas latitudes são as que estão próximas da linha do Equador e, portanto, as que apresentam maior incidência dos raios solares e, consequentemente, maiores temperaturas.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra D

A alternativa III está incorreta porque a variação de temperaturas no globo ocorre não apenas por causa da latitude, mas por uma série de outros fatores climáticos, como altitude, relevo e vegetação. Estes fatores fazem com que haja uma enorme diversidade de temperaturas em diferentes áreas do globo terrestre.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Letra B

A relação entre temperatura e latitude costuma ser inversa. Quanto maiores as latitudes em graus (0 a 90° N – 0 a 90° S), menores são as temperaturas, pois a intensidade e perpendicularidade da incidência dos raios solares vão diminuindo à medida que se dirigem aos polos (regiões de altas latitudes).

voltar a questão


Qual e a relação entre as correntes marítimas e as altas e baixas latitudes?

Assim sendo, esse fator divide as correntes em frias e quentes. Para entender essa divisão, é preciso ter em mente que, em termos de radiação e temperatura, as zonas equatoriais (baixas latitudes) são sempre mais quentes do que as áreas polares e extratropicais (elevadas latitudes).

Como a latitude e as correntes marítimas influenciam o clima?

As correntes quentes, graças às influências da latitude, quando se aquecem mais, levam mais umidade e geram temperaturas mais elevadas nas zonas litorâneas. Já as correntes frias provocam a queda da umidade e da temperatura nessas mesmas zonas. Isso ocorre porque os oceanos são grandes armazenadores da energia solar.

Qual e a relação entre as correntes marítimas frias e a falta de chuva no deserto do Saara?

Em áreas litorâneas, correntes marinhas frias retiram a umidade das massas de ar que se deslocam em direção ao continente, tornando-as secas. Do mesmo modo que no caso anterior, as áreas atingidas passam a ficar com baixa umidade do ar e raríssimas chuvas, transformando-se em grandes desertos.

Qual a relação entre as correntes marítimas frias e os desertos explique?

Em outro caso, correntes frias situadas próximas ao litoral dos continentes causam chuvas no mar. Desse modo, faz com que os ventos atinjam as áreas continentais desprovidos de umidade, favorecendo assim o surgimento de desertos, por exemplo.